O Passos governou com grandes, enormes limitações. Por culpa de quem?
Exigir que se subisse salários numa altura em que o país estava naquele estado é justo? O Passos construiu as bases para que o país se reerguesse, apanhou o país numa das piores alturas da democracia. Para além de que aumentar o ordenado mínimo de pouco adianta se as empresas não tiverem capacidade para o pagar. E certamente, imagino eu porque não me recordo disso ao certo, que o Passos disse isso no sentido de que obrigar as empresas a aumentar salários numa fase em que não estão preparadas para tal só iria conduzir a que ocorressem despedimentos. Porque é óbvio que uma pequena empresa que tenha de aumentar salários a todos os X trabalhadores que tenha, juntando a todos os impostos acrescidos que terá de pagar por causa disso, não vai conseguir fazê-lo a não ser que despeça um ou outro trabalhador para conseguir ter a folga para acomodar os aumentos dos restantes.
O Passos foi um senhor, foi um governante responsável e foi alguém que teve a coragem de tomar medidas impopulares para tentar que o futuro do país fosse melhor. Cometeu erros e excessos e certamente que tirou lições do que fez errado. Se o homem estivesse no governo até ao dia de hoje teríamos hoje um país muito melhor do que o temos e disso tenho poucas dúvidas. Em vez disso temos um país em que quem ganha 1500€ é rico e que quem ganha 1000€ é classe média/alta. E em que o ordenado mínimo é bem bom porque há quem ganhe abaixo disso e ninguém fiscaliza nada.