portanto não votas no BE ou no IL porque são de extremos e consideras um que defende uma utopia.
o federalismo europeu nunca irá acontecer, esqueçam. só quem não conhece a história do continente é que pode acreditar nisso.
Por nunca ir acontecer (se bem que eu não usaria a palavra nunca seja para o que for) não quer dizer que não fosse isso que desejasse.
Conheço bem a historia do continente mas conheço ainda melhor o que faz avançar o mundo (infelizmente às vezes): dinheiro/progresso/segurança.
E o futuro para a Europa enquanto continente só vai ser auspicioso, isto se esta quiser (voltar) a ser um player de relevo no xadrez internacional, face às duas potencias do presente/futuro EUA e China (mais os países emergentes nas próximas décadas) se esta estiver muito mais interligada/unida do que está agora.
Só uma UE verdadeiramente federalista, em tudo que isso implica, desde um exército europeu, a obrigações/regalias partilhadas por todos é que vai manter o velho continente relevante no futuro.
Eu não usaria a palavra utopia com tanta leviandade, depois de ainda há poucos anos vermos uma UE dominada por uma corrente austera/liberal, focada nos orçamentos/défices de cada estado membro, passamos entretanto para uma politica de fundos europeus em cheque.
Depois de durante décadas mencionar sequer o tema da possível criação de um exército/força de segurança comum da UE ser um autentico tabu, cada vez sao mais comuns hoje em dia as opiniões que esse deve ser o caminho que a UE deve seguir, em vez de estar sempre a espera/dependente do velho aliado do outro lado do Atlântico, isto quando apetece/é do seu interesse intervir (como ainda há poucos meses se viu com o acordo que os EUA fizeram com os britânicos e os australianos, deixando os franceses de calças na mão).
O mundo está a mudar rapidamente, vai mudar ainda mais nos próximos anos, ninguém sabe como vai ser uma China no futuro, cada vez mais poderosa e influente em todo o mundo, com uma expansão militar extremamente bem sucedida e calculada, passando pelos pingos da chuva (ao contrario dos Russos em que a descrição é o ultimo adjetivo que se pode usar para os caracterizar, a China com a sua tradição milenar de planeamento/paciência é bastante mais eficaz na sua agenda), os EUA a viverem uma turbulência com uma presidência fraca (e envelhecida), a UE em bom português, ou acorda e se une ou continua a ser um saco de pequenos Balcãs (face a escala mundial) e uma Alemanha/França a disputarem uma mão cheia de nada, depois do abandono do Reino Unido.
De resto, para quem acha que é uma utopia, eu diria que utopia são aqueles que acham que, verdadeiramente, faz assim tanta diferença, num país como o nosso, mas noutros, como os nossos vizinhos aqui ao lado por exemplo, faz assim tanta diferença votar entre um PS ou um PSD. Sim, a medida X ou Y, aumentar uma migalha ou diminuir este imposto ou apostar mais na área Z ou W, pode ser diferente, mas o quadro macro, as grandes decisões/orientações, são decididas la fora, por isso, para mim, o pior é mesmo ficar no limbo; nem um federalismo a serio, nem autonomia para ter nas mãos o pode de tomar verdadeiramente decisões de fundo.
De resto eu não disse que não votava no BE ou IL por serem de extremos..disse ate o contrario, ambos os partidos têm medidas que eu gostaria de ver aplicadas, tal como outros.