JMPedroto disse:
Dá-me exemplos de países com economia mais regulada pelo Estado que sejam pouco corruptos. Até podes falar da dinamarca, mas isso significa esperar que os governantes portugueses sejam como os dinamarqueses, e já vistes como são os jotinhas que vão para o poder daqui a uns 10 anos? Qual achas que vai ser o resultado se tens os futuros lideres com a espinha igual aos governantes actuais?
Mas eu disse que eram pouco corruptos?
A questão é precisamente essa, são TODOS corruptos por igual, tu é que disseste que uns eram menos que outros, Eu defendo que todos são corruptos, logo não me competa a mim dar-te um menos corrupto.
JMPedroto disse:
Sim, sabes ao menos qual foi o partido americano que promovia a escravatura e qual foi o partido que a derrubou?
Sei, e isso prova o quê? Que são ambos países que vivem do orçamento dos lobbys, seja o do armamento ou da industria bélica, todos são corruptos.
A minha questão não é "um mais que outro", é "um e outro"
JMPedroto disse:
E continuas a falar de um país que tem um melhor indice de transparência do que nós no que toca à corrupção, por isso não entendo porque continuas a falar dos EUA como se estivessem pior do que nós.
Se calhar estão... e não o sabem.... e não o sabendo a "percepção", que é isso que o índice trata, poderá ser menor.
A percepção da distribuição da riqueza nos EUA é uma e a real é outra, por exemplo. Como é diferente a percepção da taxa de probreza e a pobreza real.... são questões diferentes.
JMPedroto disse:
E em quantos países totalitários vês os poderosos a ser presos, ou pelo menos arguidos?
Aqui estamos de acordo, nunca disse o contrário. Mas totalitarismo são de esquerda e de direita.
Tanto Pinochet, como Maduro são totalitaristas mas garantidamente não dizes que são ambos de esquerda ou de direita...
JMPedroto disse:
Mete na cabeça que se dás poder a governantes corruptos não esperes que vás ter um país menos corrupto. O Lula foi preso no Brasil. Quantos ex-governantes de Portugal vês presos?
Repito, não digo o contrário, não é esse o meu ponto da conversa contigo.
Eu nunca disse que Portugal era melhor que o Brasil, ou que o Brasil era melhor que Portugal. O que sempre digo, é que tanto um como outro têm imensa corrupção e que apenas a dimensão dos respectivos países difere. Eles têm o Lula nós temos o Sócrates, com uma diferença fundamental, o Lula foi preso por convicção de ilicitude. Pelo mesmo que agora aceitou uma prendinha no governos eleito. Se isto não é pouco ético, não sei o que é.
JMPedroto disse:
Portanto, agora os índices não interessam para nada. Se não corroboram o que dizes já não interessa, vamos relativizar isto a uns exemplos que tiras da cartola para tentar sustentar o teu argumento. É mesmo por aí que queres ir?
Mas quem disse que não interessam, eu disse que são coisas diferentes entre a percepção e o real. Apenas isso, por favor não leias o que não escrevi.
Eu sei o que escrevo e tenho cuidado com o que escrevo. Eu situei um caso, para explicar que apesar da percepção da pureza, que por exemplo os países nórdicos têm, eles também têm os seus podres.
Não disse que os indices não servem para nada, disse que devem ser entendidos pelo que são.
JMPedroto disse:
E não vês a nossa educação a piorar cada dia que passa?
Vejo. Mas não é de hoje e não é por causa de um determinado partido, mas por causa de vários partidos, sejam PS, PSD e CDS que são brutalmente permeáveis à corrupção. Veja-se o caso GPS que chegou a ter nos seus quadros governantes ligados aos 3 grupos parlamentares... vais-me dizer que era um partido? Não. eram os 3, e todos subservientes ao poder económico do grupo GPS
JMPedroto disse:
Diz-me uma coisa. Consideras o bloco de esquerda é um partido moderado ou extremista?
Nem uma coisa nem outra. Não gosto de partidos. Numas coisas tem razão, noutras não. Apenas isso. Concordo com umas, discordo de outras.
JMPedroto disse:
Nem tanto ao mar nem tanto à terra, eu defendo um estado mínimo, não um estado inexistente. A anarquia não é a solução tal como o comunismo.
O comunismo nunca foi tentado a sério. Porque os interesses particulares de cada um sempre se sobrepuseram ao comunismo. O Marxismo nunca foi comunismo. O Maoismo nunca foi comunista e o Castrismo idem.
Já anarquia na Alemanha esmagada pelos protestantes e católicos, nas comunas catalãs esmagada por franquistas e marxistas ou as comunas mexicanas ainda em plena liberdade são exemplos abafados pela cultura vigente.
A anarquia não é a anomia. Infelizmente as pessoas não percebem a diferença
JMPedroto disse:
O Estado é o espelho do povo, não te contrario nisso. E são os arquivamentos dos processos de corrupção que vão continuar a perpetuar a falta de ética e valores morais na corrupção.
Eu digo que é a falta de valores morais e da ética que o vão fazer.
Estamos numa conversa de ovo e galinha....
JMPedroto disse:
E quanto mais poder dados aos governantes mais força eles têm para continuar a influenciar a justiça. Efeito bola de neve meu caro.
Concordo, mas isso não tem a ver com a dimensão do estado, nem com ele ser de esquerda ou direita, que é o ponto inicial da nossa conversa...
JMPedroto disse:
E gostas de gozar o trump? Vai ver a evolução da economia americana e da bolsa. E vou-te dar um spoiler, ele vai ser re-eleito em 2020. Podes quotar e depois em 2020 se estiver enganado atira-me isso à cara.
Por isso os estados mais pobres são os republicanos... sabes isso certo?
Uma coisa é o país ser rico economicamente, outra é ser um pais justo. Outra ainda é essa riqueza ser de todos e não de 2%
JMPedroto disse:
Idem à resposta para a pergunta anterior. Quanto mais governo, mais poder, mais força politica sobre a justiça.
Não acho que se seja assim tão simples por tudo o que disse atrás.
JMPedroto disse:
O exemplo do que se passou com o moreirense é mau, nem imaginam o que quanto grave será se passar o mesmo com o benfiquistão
Infelizmente não acredito que o benfiquistão seja punido. Porque o benfiquismo tem contornos de religião.
Para os seus fieis, nada do que possa ser feito pelo benfas é pecado. O pecado e o inferno é/são para os outros.
JMPedroto disse:
O chavismo usufrui de tempos em que petróleo estava em alta. Quando baseias toda a economia no petróleo e esse produto perder o valor de mercado o que acontece? O que está a acontecer na venezuela actual. O liberalismo ecómico torna a economia mais robusta e menos dependente de um só recurso natural. Tu achas razoável um país como a venezuela com enormes reservas de petróleo estar na miséria? Desde que o chaves nacionalizou o petróleo
https://www.dn.pt/globo/eua-e-americas/interior/hugo-chavez-nacionaliza-todo-o-sector-do-petroleo--1226733.html
que o sector foi ficando mais fraco até chegar ao cumulo de produzir quase nada. O que achas que aconteceu? O camarada Chaves meteu gente do governo a liderar as empresas petrolíferas (pessoas sem conhecimento na área, é como cá quando metes os catrogas na edp)
Vais me dizer que o catroga é de esquerda? C'um catano.... é claro que não... tal como a china não é comunista...
O problema é que o partido politico do chavez também quis mamar das tetas do petróleo.
Como fazem tantos outros. E o povo lioxu-se outra vez.
JMPedroto disse:
É o que acontece quando o Estado intervêm na economia. Destroi até o sector mais rentável da economia.
Ou quando o estado, com PESSOAS honestas faz o seu papel, como na Islândia, ou em alguns países nórdicos, a população usufrui de tudo a que o estado em direito.
A questão não é se o estado liberal ou conservador, é se as coias são feitas a pensar no interesse próprio ou no interesse colectivo.
É se as pessoas, e sempre as pessoas, são honestas ou não. Se pensam nos outros ou nos seus bolsos.
Falas como se antes do chavismo não houvessem pessoas a encher-se com os recursos antes dele. É esse o meu ponto. Eu não defendo o chavez, disse que antes dele, houve uma conjuntura ligada a uma política liberal que era tão corrupta que produziu... outro corrupto...
E também podemos olhar para como os partidos políticos destroem uma coisa, para depois dizerem que precisa de ser privatizada. Veja-se o caso dos hospitais e escolas. Tentaram destruir o SNS e o Sistema de ensino para dar o dinheiro às empresas privadas e aos grandes grupos económicos, e alguns desses casos ainda destroem a nossa economia. veja-se o caso das PPPs da Ponte Vasco da Gama, por exemplo, ou alguns dos hospitais publico/privados, ou a conversa do grupo GPS... que recebeu milhões para construir escolas, e enquanto isso, as escolas publicas era depauperadas de recursos e alunos... tudo isto feito em governos mais liberais.. a questão repito, não é que um é mais honesto que outro... é que ambos são igualmente maus... o ponto apenas que defendi na minha primeira postagem.
JMPedroto disse:
E se eu e disser que a Venezuela está a pensar privatizar o sector enérgético?
https://www.diariolasamericas.com/opinion/proceso-privatizacion-venezolano-n4139848
Alguém naquele partido chegou à conclusão que é melhor dar o sector a privados que entendem da coisa.
Ou se calhar, sabem que se não cederem ao capital, os EUA ainda invadem aquilo tudo...
O maduro é corrupto, como ficou o chavez no fim do seu mandato.
Precisamente porque é natureza do poder corromper o ser humano.
Eu não quero nenhum poder absolutista, nem de direita nem de esquerda.
O meu heroi é o anti-heroi, precisamente porque o poder é o maior inebriante do ser humanos.
JMPedroto disse:
O chavez teve a sorte de viver em tempos cujo o petróleo estava em alta, o mito chaves cairia com a queda do petróleo na bolsa podes ter a certeza disso. O maduro é um chavez, mas a vier em tempos que o petroleo vale menos.
Eu citei o chavismo, para explicar que as conjunturas liberais também, e repito, "TAMBÉM", produzem corrupção. A questão não é se o chavismo é mais ou menos corrupto que o outro (mete aqui pinochet, ou fujimori, ou .... ou.... ou ....)
JMPedroto disse:
Eu só agora reparei nesta parte. Esta é a minha ultima resposta pública mas responderei-te por pm a todas as tuas questões.
JMPedroto disse:
E só mais uma coisa, o Brasil elegeu um politico "ficha limpa" como os brasileiros dizem. Nós podemos dizer isso?
hahahahahah esta só para rir.... o Bolsonaro ficha limpa???? É como dizer que no tempo do Henrique Cardoso não havia corrupção.... só mesmo a rir....
O facto dos corruptos de não serem acusados, de as denuncias serem arquivadas, não quer dizer que não houvesse corrupção.
Mais uma vez, a diferença entre a percepção e realidade.
O estado brasileiro, antes do Lula já era corrupto. Embora TODOS os casos fossem arquivados. Aliás, o PGR deles da altura tinha a alcunha do "gavetas" ou lá o que era.
Mas isto é uma questão que dá para os dois lados, também posso perguntar sob que vigência foi o Lula investigado? Não foi num governo ainda liderado pelo PT? O tal corrupto? Quantos políticos foram investigados na era FHC?