Política Nacional

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,653
801
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
MrKovac disse:
O PSD nestas questiúnculas internas é o mais fodido.
Sempre em guerra.
Pior então se tiverem fora do poder, existem ali muitas gamelas que fora do poder não têm onde comer e depois chateiam-se uns com os outros.
Todos querem o tacho...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
MrKovac disse:
O PSD nestas questiúnculas internas é o mais fodido.
Sempre em guerra.
Pior então se tiverem fora do poder, existem ali muitas gamelas que fora do poder não têm onde comer e depois chateiam-se uns com os outros.
Desde 1995 até hoje ou seja em 23 anos estiveram apenas 7 anos nem um terço que vai descer para 1/4 porque perdem as próximas fácil, O Cherne esteve 2 anos antes de arranjar o tacho na comissão europeia, entrou o Santana que foi corrido pelo Sampaio passado 1 ano, e finalmente o Coelho.

O problema é mais que tacho, o PSD vai acabar por ter que dar origem a 2 partidos, porque tem uma ala muito vocal e com poder (a ala coelho) mais á direita do que é a origem do partido que é centro direita e que é a maior base dos militantes.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
PortoMDL disse:
Todos querem o tacho...
Até que isso seja provado são todos inocentes e é de mau gosto estar a acusar as pessoas de serem tacheiras, era a mesma coisa que estar a acusar o vieria de ser corrupto sem que antes transite em julgado

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,619
7,561
Em relação ao PSD, para o ano fica visto quão mau era ter o Coelho na frente do partido.. Estava desgastado, mas fazerem a cama para depois ter de escolher entre Santana e Rio, foi de mestre..

Ficou o mal menor, mas no fim de contas, o Rio, eterno amigo do NGC só tem estado ao seu nível, apontadinho à trombada que vai levar nas legislativas..

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,102
1
sirmister disse:
Desde 1995 até hoje ou seja em 23 anos estiveram apenas 7 anos nem um terço que vai descer para 1/4 porque perdem as próximas fácil, O Cherne esteve 2 anos antes de arranjar o tacho na comissão europeia, entrou o Santana que foi corrido pelo Sampaio passado 1 ano, e finalmente o Coelho.

O problema é mais que tacho, o PSD vai acabar por ter que dar origem a 2 partidos, porque tem uma ala muito vocal e com poder (a ala coelho) mais á direita do que é a origem do partido que é centro direita e que é a maior base dos militantes.
Nas próximas eleições já existem mais partidos na direita, algumas com figuras como o Santana e o Ventura cartilheiro, que podem ter alguma expressão mediática e outros partidos com malta mais nova que podem causar alguma surpresa, por serem feitos por malta de uma geração mais nova e por trazerem um discurso liberal mas em todos os aspectos da sociedade.

A direita vai passar a fragmentar-se muito mais do que até hoje, parece-me.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
MrKovac disse:
Nas próximas eleições já existem mais partidos na direita, algumas com figuras como o Santana e o Ventura cartilheiro, que podem ter alguma expressão mediática e outros partidos com malta mais nova que podem causar alguma surpresa, por serem feitos por malta de uma geração mais nova e por trazerem um discurso liberal mas em todos os aspectos da sociedade.

A direita vai passar a fragmentar-se muito mais do que até hoje, parece-me.
O Ventura é um excelene chefe de família mas não conta para o totobola.

O Santana vamos ver se aquilo é mesmo a serio ou só uma birra.

O CDS pode ter uma votação interessante nas proximas, a esquerda vai desfragmentar, o BE e o PC vão perder votos para o PS o PC especialmente.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Isto é um alerta para todos os Portistos.

https://twitter.com/paulavarela/status/1061586609542496256

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
dragaolux disse:
E disto ninguém fala desta pouca vergonha.

https://twitter.com/umoutroalterego/status/1062097316168036353
A geringonça toda devia ter vergonha de permitirem esta situação que já dura á anos, são crianças com cancro isto já deve durar há uns 5 anos.. puta que os pariu.

FABIOCOSTA

Bancada central
18 Junho 2013
1,284
798
Conquistas
4
Reykjavík
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
  • Deco
sirmister disse:
A geringonça toda devia ter vergonha de permitirem esta situação que já dura á anos, são crianças com cancro isto já deve durar há uns 5 anos.. puta que os pariu.
Não se preocupem. O dinheiro que não foi investido no S. João (e muito mais) será "emprestado" aos bancos, para daqui a uns anos perdoarmos esse empréstimo devido à gestão exemplar dos mesmos.

Por isso, vamos todos introduzir um sorriso na cara dos nossos pobres banqueiros votando outra vez na Geringonça (ou PSD e CDS que são a mesma merda com cheiro diferente)

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
FABIOCOSTA disse:
Não se preocupem. O dinheiro que não foi investido no S. João (e muito mais) será "emprestado" aos bancos, para daqui a uns anos perdoarmos esse empréstimo devido à gestão exemplar dos mesmos.

Por isso, vamos todos introduzir um sorriso na cara dos nossos pobres banqueiros votando outra vez na Geringonça (ou PSD e CDS que são a mesma merda com cheiro diferente)
Isto é nojento porque é mais do que dinheiro, há um conjunto de privados que disponibiliza dinheiro mas não conseguem ir com a obra para a frente.

Isto já dura desde 2011... um primeiro ministro decente e aqui entra o Coelho e o Costa metiam a obra a andar para que crianças com cranco fossem tratadas com condições e não andassem anos a servirem de arma de arremesso por causa de politiquisses.

Mas é como tu dizes se for para salvar um banqueiro eles estão prontos, para estas coisas...

E aqui a comunicação social tambem tem culpa, isto era um assunto para andar na agenda do dia todos os dias até alguem ter vergonha na cara.

Durante todo este tempo até já deu para o Aroja ser condenado a pagar ao Rangel por metido o dedo na ferida.

https://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-06-12-Pedro-Arroja-condenado-a-pagar-9000-por-comentarios-na-TV-mas-absolvido-de-difamacao-a-Paulo-Rangel#gs.xB5dMBA

FABIOCOSTA

Bancada central
18 Junho 2013
1,284
798
Conquistas
4
Reykjavík
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
  • Deco
sirmister disse:
Isto é nojento porque é mais do que dinheiro, há um conjunto de privados que disponibiliza dinheiro mas não conseguem ir com a obra para a frente.

Isto já dura desde 2011... um primeiro ministro decente e aqui entra o Coelho e o Costa metiam a obra a andar para que crianças com cranco fossem tratadas com condições e não andassem anos a servirem de arma de arremesso por causa de politiquisses.

Mas é como tu dizes se for para salvar um banqueiro eles estão prontos, para estas coisas...

E aqui a comunicação social tambem tem culpa, isto era um assunto para andar na agenda do dia todos os dias até alguem ter vergonha na cara.

Durante todo este tempo até já deu para o Aroja ser condenado a pagar ao Rangel por metido o dedo na ferida.

https://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-06-12-Pedro-Arroja-condenado-a-pagar-9000-por-comentarios-na-TV-mas-absolvido-de-difamacao-a-Paulo-Rangel#gs.xB5dMBA
Não sabia dessa do Arroja... Simplesmente nojenta esta classe política (and friends) que temos em PT..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,361
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
FABIOCOSTA disse:
Não sabia dessa do Arroja... Simplesmente nojenta esta classe política (and friends) que temos em PT..
Ele descreve bem o que se passa nos partidos políticos...

hereges
Um dos meus posts em baixo (este) tem um fim pedagógico. Tem em vista mostrar que existe uma longa tradição na cultura portuguesa que é adversa à liberdade de expressão em público, porque é quando se exprime em público que o herege é perfeitamente identificado e passa a constituir uma ameaça para os interesses estabelecidos. (A definição de heresia está aqui).

Esta tradição é profundamente antidemocrática porque a mãe da democracia moderna é precisamente a liberdade de expressão (pública), a qual tem primeiramente em vista contestar os interesses estabelecidos em nome do bem-comum mas que, na realidade, não são coincidentes com o bem-comum.

A liberdade de expressão é a condição sine qua non da democracia, significando que a democracia em Portugal não está assegurada enquanto o Ministério Público (que corresponde à antiga Inquisição) tiver os poderes que tem e, em particular, o poder para perseguir criminalmente os hereges.

Cristo foi um herege e foi condenado por isso, e o fundador da democracia moderna (Lutero) também.

É em relação com este tema que eu gostaria de voltar ao meu julgamento e àquele que considero ser o seu segundo momento mais importante. Foi quando o Dr. Nuno Botelho, ex-aluno do Dr. Paulo Rangel e presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), na sua ânsia de exaltar as qualidades do "Professor" e da Cuatrecasas, disse em tribunal que a ACP recorria aos serviços da Cuatrecasas. Nesse momento, eu saltei no banco dos réus.

Quando pronunciei o meu comentário televisivo (Maio de 2015) eu sabia que o Paulo Rangel e o Avides Moreira (respectivamente, director e subdirector da Cuatrecasas) pertenciam à direcção da ACP, uma situação que ainda hoje se mantém. Mas era tudo, e não pensei mais no assunto, em parte porque não tinha a informação que o Nuno Botelho veio revelar em tribunal.

É caso para perguntar o que é que dois advogados, ambos directores da Cuatrecasas, sendo um deles também eurodeputado, fazem na direcção de uma associação de comerciantes. Em breve se chega à resposta.

Declarações do Dr. Nuno Botelho, em notícias e entrevistas que estão na internet,  fazem concluir que a ACP se financia sobretudo através de fundos comunitários. A presunção é, pois, a de que o eurodeputado Paulo Rangel está na direcção  da ACP para facilitar o acesso a esses fundos, tanto mais que a Cuatrecasas também possui um escritório em Bruxelas.

E será que ele se faz retribuir pela utilização que faz da sua condição pública de eurodeputado para obter benefícios para uma instituição privada, como é a ACP? Tudo indica que sim, sendo presumivelmente remunerado pelo lugar que ocupa na direcção da ACP.

Mas é precisamente agora  que surge a parte mais chocante e que está relacionada com a revelação do Nuno Botelho em tribunal, e que é a seguinte: a ACP é cliente da Cuatrecasas.

O conflito de interesses é gigantesco - o fornecedor de serviços senta-se na direcção da instituição sua cliente. Como é que se decide na ACP a quem é entregue o fornecimento de serviços jurídicos? E como é decidido o preço a pagar por eles?

Mas isto não é sequer o mais importante. O mais importante é que se cria a presunção de que o Paulo Rangel se faz pagar a dois carrinhos - como director da ACP e depois também como director da Cuatrecasas - pelos serviços que presumivelmente presta à ACP no desempenho de uma função pública, como é a de eurodeputado.

Em suma, com uma elevadíssima probabilidade para não dizer certeza, uma parte dos fundos comunitários acaba no bolso do eurodeputado Paulo Rangel e da sociedade de advogados Cuatrecasas.

É para isto que a União Europeia atribui fundos a Portugal?

O magistrado X não viu aqui nenhum indício do crime de tráfico de influências, e ainda bem porque eu não tenho nenhum desejo de criminalizar o Paulo Rangel ou seja quem fôr.

O magistrado X estava demasiado concentrado no crime que eu cometi - o de não ter o devido respeito pelos políticos e  pelos advogados do regime.

Como é que havia de ter com exemplos destes?

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
690
276
JMPedroto disse:
Dá-me exemplos de países com economia mais regulada pelo Estado que sejam pouco corruptos. Até podes falar da dinamarca, mas isso significa esperar que os governantes portugueses sejam como os dinamarqueses, e já vistes como são os jotinhas que vão para o poder daqui a uns 10 anos? Qual achas que vai ser o resultado se tens os futuros lideres com a espinha igual aos governantes actuais?
Mas eu disse que eram pouco corruptos?
A questão é precisamente essa, são TODOS corruptos por igual, tu é que disseste que uns eram menos que outros, Eu defendo que todos são corruptos, logo não me competa a mim dar-te um menos corrupto.

JMPedroto disse:
Sim, sabes ao menos qual foi o partido americano que promovia a escravatura e qual foi o partido que a derrubou?
Sei, e isso prova o quê? Que são ambos países que vivem do orçamento dos lobbys, seja o do armamento ou da industria bélica, todos são corruptos.
A minha questão não é "um mais que outro", é "um e outro"

JMPedroto disse:
E continuas a falar de um país que tem um melhor indice de transparência do que nós no que toca à corrupção, por isso não entendo porque continuas a falar dos EUA como se estivessem pior do que nós.
Se calhar estão... e não o sabem.... e não o sabendo a "percepção", que é isso que o índice trata, poderá ser menor.
A percepção da distribuição da riqueza nos EUA é uma e a real é outra, por exemplo. Como é diferente a percepção da taxa de probreza e a pobreza real.... são questões diferentes.

JMPedroto disse:
E em quantos países totalitários vês os poderosos a ser presos, ou pelo menos arguidos?
Aqui estamos de acordo, nunca disse o contrário. Mas totalitarismo são de esquerda e de direita.
Tanto Pinochet, como Maduro são totalitaristas mas garantidamente não dizes que são ambos de esquerda ou de direita...

JMPedroto disse:
Mete na cabeça que se dás poder a governantes corruptos não esperes que vás ter um país menos corrupto. O Lula foi preso no Brasil. Quantos ex-governantes de Portugal vês presos?
Repito, não digo o contrário, não é esse o meu ponto da conversa contigo.
Eu nunca disse que Portugal era melhor que o Brasil, ou que o Brasil era melhor que Portugal. O que sempre digo, é que tanto um como outro têm imensa corrupção e que apenas a dimensão dos respectivos países difere. Eles têm o Lula nós temos o Sócrates, com uma diferença fundamental, o Lula foi preso por convicção de ilicitude. Pelo mesmo que agora aceitou uma prendinha no governos eleito. Se isto não é pouco ético, não sei o que é.

JMPedroto disse:
Portanto, agora os índices não interessam para nada. Se não corroboram o que dizes já não interessa, vamos relativizar isto a uns exemplos que tiras da cartola para tentar sustentar o teu argumento. É mesmo por aí que queres ir?
Mas quem disse que não interessam, eu disse que são coisas diferentes entre a percepção e o real. Apenas isso, por favor não leias o que não escrevi.
Eu sei o que escrevo e tenho cuidado com o que escrevo. Eu situei um caso, para explicar que apesar da percepção da pureza, que por exemplo os países nórdicos têm, eles também têm os seus podres.
Não disse que os indices não servem para nada, disse que devem ser entendidos pelo que são.

JMPedroto disse:
E não vês a nossa educação a piorar cada dia que passa?
Vejo. Mas não é de hoje e não é por causa de um determinado partido, mas por causa de vários partidos, sejam PS, PSD e CDS que são brutalmente permeáveis à corrupção. Veja-se o caso GPS que chegou a ter nos seus quadros governantes ligados aos 3 grupos parlamentares... vais-me dizer que era um partido? Não. eram os 3, e todos subservientes ao poder económico do grupo GPS

JMPedroto disse:
Diz-me uma coisa. Consideras o bloco de esquerda é um partido moderado ou extremista?
Nem uma coisa nem outra. Não gosto de partidos. Numas coisas tem razão, noutras não. Apenas isso. Concordo com umas, discordo de outras.

JMPedroto disse:
Nem tanto ao mar nem tanto à terra, eu defendo um estado mínimo, não um estado inexistente. A anarquia não é a solução tal como o comunismo.
O comunismo nunca foi tentado a sério. Porque os interesses particulares de cada um sempre se sobrepuseram ao comunismo. O Marxismo nunca foi comunismo. O Maoismo nunca foi comunista e o Castrismo idem.
Já  anarquia na Alemanha esmagada pelos protestantes e católicos, nas comunas catalãs esmagada por franquistas e marxistas ou as comunas mexicanas ainda em plena liberdade são exemplos abafados pela cultura vigente.
A anarquia não é a anomia. Infelizmente as pessoas não percebem a diferença

JMPedroto disse:
O Estado é o espelho do povo, não te contrario nisso. E são os arquivamentos dos processos de corrupção que vão continuar a perpetuar a falta de ética e valores morais na corrupção.
Eu digo que é a falta de valores morais e da ética que o vão fazer.
Estamos numa conversa de ovo e galinha....

JMPedroto disse:
E quanto mais poder dados aos governantes mais força eles têm para continuar a influenciar a justiça. Efeito bola de neve meu caro.
Concordo, mas isso não tem a ver com a dimensão do estado, nem com ele ser de esquerda ou direita, que é o ponto inicial da nossa conversa...

JMPedroto disse:
E gostas de gozar o trump? Vai ver a evolução da economia americana e da bolsa. E vou-te dar um spoiler, ele vai ser re-eleito em 2020. Podes quotar e depois em 2020 se estiver enganado atira-me isso à cara.
Por isso os estados mais pobres são os republicanos... sabes isso certo?
Uma coisa é o país ser rico economicamente, outra é ser um pais justo. Outra ainda é essa riqueza ser de todos e não de 2%

JMPedroto disse:
Idem à resposta para a pergunta anterior. Quanto mais governo, mais poder, mais força politica sobre a justiça.
Não acho que se seja assim tão simples por tudo o que disse atrás.

JMPedroto disse:
O exemplo do que se passou com o moreirense é mau, nem imaginam o que quanto grave será se passar o mesmo com o benfiquistão
Infelizmente não acredito que o benfiquistão seja punido. Porque o benfiquismo tem contornos de religião.
Para os seus fieis, nada do que possa ser feito pelo benfas é pecado. O pecado e o inferno é/são para os outros.

JMPedroto disse:
O chavismo usufrui de tempos em que petróleo estava em alta. Quando baseias toda a economia no petróleo e esse produto perder o valor de mercado o que acontece? O que está a acontecer na venezuela actual. O liberalismo ecómico torna a economia mais robusta e menos dependente de um só recurso natural. Tu achas razoável um país como a venezuela com enormes reservas de petróleo estar na miséria? Desde que o chaves nacionalizou o petróleo

https://www.dn.pt/globo/eua-e-americas/interior/hugo-chavez-nacionaliza-todo-o-sector-do-petroleo--1226733.html

que o sector foi ficando mais fraco até chegar ao cumulo de produzir quase nada. O que achas que aconteceu? O camarada Chaves meteu gente do governo a liderar as empresas petrolíferas (pessoas sem conhecimento na área, é como cá quando metes os catrogas na edp)
Vais me dizer que o catroga é de esquerda? C'um catano.... é claro que não... tal como a china não é comunista...
O problema é que o partido politico do chavez também quis mamar das tetas do petróleo.
Como fazem tantos outros. E o povo lioxu-se outra vez.

JMPedroto disse:
É o que acontece quando o Estado intervêm na economia. Destroi até o sector mais rentável da economia.
Ou quando o estado, com PESSOAS honestas faz o seu papel, como na Islândia, ou em alguns países nórdicos, a população usufrui de tudo a que o estado em direito.
A questão não é se o estado liberal ou conservador, é se as coias são feitas a pensar no interesse próprio ou no interesse colectivo.
É se as pessoas, e sempre as pessoas, são honestas ou não. Se pensam nos outros ou nos seus bolsos.
Falas como se antes do chavismo não houvessem pessoas a encher-se com os recursos antes dele. É esse o meu ponto. Eu não defendo o chavez, disse que antes dele, houve uma conjuntura ligada a uma política liberal que era tão corrupta que produziu... outro corrupto...
E também podemos olhar para como os partidos políticos destroem uma coisa, para depois dizerem que precisa de ser privatizada. Veja-se o caso dos hospitais e escolas. Tentaram destruir o SNS e o Sistema de ensino para dar o dinheiro às empresas privadas e aos grandes grupos económicos, e alguns desses casos ainda destroem a nossa economia. veja-se o caso das PPPs da Ponte Vasco da Gama, por exemplo, ou alguns dos hospitais publico/privados, ou a conversa do grupo GPS... que recebeu milhões para construir escolas, e enquanto isso, as escolas publicas era depauperadas de recursos e alunos... tudo isto feito em governos mais liberais.. a questão repito, não é que um é mais honesto que outro... é que ambos são igualmente maus... o ponto apenas que defendi na minha primeira postagem.

JMPedroto disse:
E se eu e disser que a Venezuela está a pensar privatizar o sector enérgético?
https://www.diariolasamericas.com/opinion/proceso-privatizacion-venezolano-n4139848
Alguém naquele partido chegou à conclusão que é melhor dar o sector a privados que entendem da coisa.
Ou se calhar, sabem que se não cederem ao capital, os EUA ainda invadem aquilo tudo...
O maduro é corrupto, como ficou o chavez no fim do seu mandato.
Precisamente porque é natureza do poder corromper o ser humano.
Eu não quero nenhum poder absolutista, nem de direita nem de esquerda.
O meu heroi é o anti-heroi, precisamente porque o poder é o maior inebriante do ser humanos.

JMPedroto disse:
O chavez teve a sorte de viver em tempos cujo o petróleo estava em alta, o mito chaves cairia com a queda do petróleo na bolsa podes ter a certeza disso. O maduro é um chavez, mas a vier em tempos que o petroleo vale menos.
Eu citei o chavismo, para explicar que as conjunturas liberais também, e repito, "TAMBÉM", produzem corrupção. A questão não é se o chavismo é mais ou menos corrupto que o outro (mete aqui pinochet, ou fujimori, ou .... ou.... ou ....)

JMPedroto disse:
Eu só agora reparei nesta parte. Esta é a minha ultima resposta pública mas responderei-te por pm a todas as tuas questões.
JMPedroto disse:
E só mais uma coisa, o Brasil elegeu um politico "ficha limpa" como os brasileiros dizem. Nós podemos dizer isso?
hahahahahah esta só para rir.... o Bolsonaro ficha limpa???? É como dizer que no tempo do Henrique Cardoso não havia corrupção.... só mesmo a rir....
O facto dos corruptos de não serem acusados, de as denuncias serem arquivadas, não quer dizer que não houvesse corrupção.
Mais uma vez, a diferença entre a percepção e realidade.
O estado brasileiro, antes do Lula já era corrupto. Embora TODOS os casos fossem arquivados. Aliás, o PGR deles da altura tinha a alcunha do "gavetas" ou lá o que era.
Mas isto é uma questão que dá para os dois lados, também posso perguntar sob que vigência foi o Lula investigado? Não foi num governo ainda liderado pelo PT? O tal corrupto? Quantos políticos foram investigados na era FHC?

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
pauloans disse:
Mas eu disse que eram pouco corruptos?
A questão é precisamente essa, são TODOS corruptos por igual, tu é que disseste que uns eram menos que outros, Eu defendo que todos são corruptos, logo não me competa a mim dar-te um menos corrupto.
Lógica da batata. São todos corruptos, logo devemos insistir num sistema que dá mais poderes aos governantes e não substituir por outro que retira esses mesmos poderes? Os americanos têm um sistema economico liberal e mesmo com todos os problemas de corrupção são das melhores economias do mundo porque a economia avança com mais fluidez. O Brasil que é um pais com imensos recursos como os EUA teve até agora uma economia mais estatal e está na miséria que se vê. Porque é que os brasileiros votaram num político que defendia a privatização das empresas públicas? Sabes o que é o mensalão? Nós também temos mensalões e continuamos a deixar os criminosos fora da cadeia.

pauloans disse:
Sei, e isso prova o quê? Que são ambos países que vivem do orçamento dos lobbys, seja o do armamento ou da industria bélica, todos são corruptos.
A minha questão não é "um mais que outro", é "um e outro"
Mas que conversa é esta? Todos os países têm corruptos ponto final. Agora depende de que forma podes combater isso. Cá tens a justiça a ser constante influencia pelo poder político. E tu achas que um sistema político podre com forte presença na economia é saudável para o país?

pauloans disse:
Se calhar estão... e não o sabem.... e não o sabendo a "percepção", que é isso que o índice trata, poderá ser menor.
A percepção da distribuição da riqueza nos EUA é uma e a real é outra, por exemplo. Como é diferente a percepção da taxa de probreza e a pobreza real.... são questões diferentes.
"se calhar estão" Portanto, partes de suposições para baseares os teus argumentos. Estou esclarecido como baseias o teu ponto de vista. Eu apresento-te factos, tu apresentas suposições. O indice está errado, tu é que estás certo? Se a conversa vai por ai não saímos do sítio. Se me mostrares provas que portugal é menos corrupto do que os EUA a conversa é outra.

pauloans disse:
Aqui estamos de acordo, nunca disse o contrário. Mas totalitarismo são de esquerda e de direita.
Tanto Pinochet, como Maduro são totalitaristas mas garantidamente não dizes que são ambos de esquerda ou de direita...
Sim, mas onde é que me viste a defender regimes totalitários? Defender liberalismo económico =/= defender anarquia ou capitalismo selvagem

pauloans disse:
Repito, não digo o contrário, não é esse o meu ponto da conversa contigo.
Eu nunca disse que Portugal era melhor que o Brasil, ou que o Brasil era melhor que Portugal. O que sempre digo, é que tanto um como outro têm imensa corrupção e que apenas a dimensão dos respectivos países difere. Eles têm o Lula nós temos o Sócrates, com uma diferença fundamental, o Lula foi preso por convicção de ilicitude. Pelo mesmo que agora aceitou uma prendinha no governos eleito. Se isto não é pouco ético, não sei o que é.
Eu entendo o teu ponto de vista sobre o sérgio moro e aceito que pode não ter sido a decisão mais correcta. Mas seria como termos a JMV a administrar o Ministério da Justiça. Isso para ti era negativo?

pauloans disse:
Mas quem disse que não interessam, eu disse que são coisas diferentes entre a percepção e o real. Apenas isso, por favor não leias o que não escrevi.
Eu sei o que escrevo e tenho cuidado com o que escrevo. Eu situei um caso, para explicar que apesar da percepção da pureza, que por exemplo os países nórdicos têm, eles também têm os seus podres.
Não disse que os indices não servem para nada, disse que devem ser entendidos pelo que são.
Então que outra forma usas para comparar a corrupção entre países?  A tua percepção? É que tu estás a escrever baseado no que percepcionas e não com base nos dados que te dão

pauloans disse:
Vejo. Mas não é de hoje e não é por causa de um determinado partido, mas por causa de vários partidos, sejam PS, PSD e CDS que são brutalmente permeáveis à corrupção. Veja-se o caso GPS que chegou a ter nos seus quadros governantes ligados aos 3 grupos parlamentares... vais-me dizer que era um partido? Não. eram os 3, e todos subservientes ao poder económico do grupo GPS
Obrigado por me dares ainda mais razão para termos uma economia com menor presença do Estado. Aliás, posso-te dizer que actualmente Portugal está refém de uma classe politica nojenta, o ps é que se vê, o psd de rio é uma sombra do ps, e o cds de cristas é um circo autêntico. Não vejo grande futuro no país com o actual estado da política. Foi por isso que disse num dos meus posts que precisamos de um novo partido de direita ou da região norte. Os que estão na AR estão podres.

pauloans disse:
Nem uma coisa nem outra. Não gosto de partidos. Numas coisas tem razão, noutras não. Apenas isso. Concordo com umas, discordo de outras.
Ou seja, ou és de esquerda ou não tens tanto conhecimento político para não saber responder a essa questão. Não leves esta afirmação como um insulto. 

pauloans disse:
O comunismo nunca foi tentado a sério. Porque os interesses particulares de cada um sempre se sobrepuseram ao comunismo. O Marxismo nunca foi comunismo. O Maoismo nunca foi comunista e o Castrismo idem.
Já  anarquia na Alemanha esmagada pelos protestantes e católicos, nas comunas catalãs esmagada por franquistas e marxistas ou as comunas mexicanas ainda em plena liberdade são exemplos abafados pela cultura vigente.
A anarquia não é a anomia. Infelizmente as pessoas não percebem a diferença
"o comunismo nunca foi tentado a sério" essa é frase que repetem há séculos e que ouço muito comunista a dizer quando um país sobre a alçada do comunismo cai em desgraça. Já estou a perceber melhor todo o teu discurso. Baseias-te muito em suposições e teorias. Eu apresento-te provas, tu apresentas a tua opnião pessoal e suposições.

Aconselho-te a ler Milton Friedman. Mas não ias ser bem visto pelos teus camaradas.

Aliás, agora percebo porque é que evitaste responder à questão sobre o bloco. És do bloco não és? Não estou a criticar, mas prefiro quando as pessoas expõe as suas cores partidárias e não as escondem. Eu posso-te dizer que sou liberalista e votaria num partido de direita em Portugal. Só que Portugal não possui partidos de direita genuína, quando o psd e cds estavam no governo e subiam impostos estão contra o que pressupõe o liberalismo económico que defendo.

Sabias que a Catarina Martins(a líder de um partido que defende o comunismo) tem alojamentos locais que aluga a turistas? O que tens a dizer sobre esta iniciativa privada?

pauloans disse:
Eu digo que é a falta de valores morais e da ética que o vão fazer.
Estamos numa conversa de ovo e galinha....

pauloans disse:
Concordo, mas isso não tem a ver com a dimensão do estado, nem com ele ser de esquerda ou direita, que é o ponto inicial da nossa conversa...
Se dás mais poder aos governantes estás a dar maior dimensão na presença do estado na economia. Porque é que continuas a pagar cada vez mais impostos e os sistema nacional de saúde piora cada vez mais?

pauloans disse:
Por isso os estados mais pobres são os republicanos... sabes isso certo?
Uma coisa é o país ser rico economicamente, outra é ser um pais justo. Outra ainda é essa riqueza ser de todos e não de 2%
São mais pobres porque não concentram a riqueza do país, ou vai tirar o poder de voto a essas regiões só porque são mais pobres? Isso não é uma visão muito  injusta para os "mais pobres"? Era o mesmo que dar mais poder de voto a lisboa porque concentra mais riqueza.

pauloans disse:
Não acho que se seja assim tão simples por tudo o que disse atrás.
Mais uma vez, falas em suposições e nunca baseias os teus argumentos em factos. É o discurso habitual de um comunista. Quando começares a pesquisar mais sobre os assuntos e tiveres pessoas que pensem de forma diferente de ti vais entender o que digo.

pauloans disse:
Infelizmente não acredito que o benfiquistão seja punido. Porque o benfiquismo tem contornos de religião.
Para os seus fieis, nada do que possa ser feito pelo benfas é pecado. O pecado e o inferno é/são para os outros.
O que sugerias para lhes tirar poder? Eu sugeria um modelo económico que retira os poderes aos governantes que defendem esse regime mas tu és contra. Por isso espero que tenhas uma solução não baseada em suposições

pauloans disse:
Vais me dizer que o catroga é de esquerda? C'um catano.... é claro que não... tal como a china não é comunista...
O problema é que o partido politico do chavez também quis mamar das tetas do petróleo.
Como fazem tantos outros. E o povo lioxu-se outra vez.
Portanto, acabaste de dizer que o problema é que o partido politico de chavez mamou na teta. Tal como os partidos de cá fazem. E tu insistes num modelo Económico que dá mais poder ao Estado. Não estás a ver nenhuma incoerência no teu discurso???? O partido é mau, mas devemos dar mais poder ao Estado?? pensa lá um bocadinho no que acabaste de dizer

pauloans disse:
Ou quando o estado, com PESSOAS honestas faz o seu papel, como na Islândia, ou em alguns países nórdicos, a população usufrui de tudo a que o estado em direito.
A questão não é se o estado liberal ou conservador, é se as coias são feitas a pensar no interesse próprio ou no interesse colectivo.
É se as pessoas, e sempre as pessoas, são honestas ou não. Se pensam nos outros ou nos seus bolsos.
Falas como se antes do chavismo não houvessem pessoas a encher-se com os recursos antes dele. É esse o meu ponto. Eu não defendo o chavez, disse que antes dele, houve uma conjuntura ligada a uma política liberal que era tão corrupta que produziu... outro corrupto...
E também podemos olhar para como os partidos políticos destroem uma coisa, para depois dizerem que precisa de ser privatizada. Veja-se o caso dos hospitais e escolas. Tentaram destruir o SNS e o Sistema de ensino para dar o dinheiro às empresas privadas e aos grandes grupos económicos, e alguns desses casos ainda destroem a nossa economia. veja-se o caso das PPPs da Ponte Vasco da Gama, por exemplo, ou alguns dos hospitais publico/privados, ou a conversa do grupo GPS... que recebeu milhões para construir escolas, e enquanto isso, as escolas publicas era depauperadas de recursos e alunos... tudo isto feito em governos mais liberais.. a questão repito, não é que um é mais honesto que outro... é que ambos são igualmente maus... o ponto apenas que defendi na minha primeira postagem.
Estás a querer que Portugal tenha políticos como dinamarca e islândia? Amigo puxa da cadeira. Ora vai ver os casos mais recentes dos jotinhas dos partidos do arco do poder. Vais ter a mesma classe politica que tens agora daqui a 10 anos. Mas continua a pedir mais Estado, ou seja, mais poder para essa gente.

Portanto, continuas a criticar como os políticos tratam o SNS e o Sistema de ensino e mesmo assim continuas a dizer que é preciso que o Estado esteja presente na economia. É basicamente dares a arma ao bandido e queixares-te de que foste assaltado por ele. O Estado como está "gordo" suga imenso em impostos. Essa gordura está principalmente nas autarquias e parasitas que vivem à sua volta. Quando diminuirem os impostos sobre as empresas elas contratam mais pessoas. O contrário cria mais pobreza. Mas não é nada que vais ler nos teus livros de karl marx

pauloans disse:
Ou se calhar, sabem que se não cederem ao capital, os EUA ainda invadem aquilo tudo...
O maduro é corrupto, como ficou o chavez no fim do seu mandato.
Precisamente porque é natureza do poder corromper o ser humano.
Eu não quero nenhum poder absolutista, nem de direita nem de esquerda.
O meu heroi é o anti-heroi, precisamente porque o poder é o maior inebriante do ser humanos.
pauloans disse:
Eu citei o chavismo, para explicar que as conjunturas liberais também, e repito, "TAMBÉM", produzem corrupção. A questão não é se o chavismo é mais ou menos corrupto que o outro (mete aqui pinochet, ou fujimori, ou .... ou.... ou ....)
Este post é uma mão cheia de nada que não me convence que o chavismo foi um sucesso sem o petróleo em alta. Nem sei o que é isso de conjecturas liberais. Há conjecturas comunistas que criam economias fortes? Hum, gostava de saber quais são

pauloans disse:
hahahahahah esta só para rir.... o Bolsonaro ficha limpa???? É como dizer que no tempo do Henrique Cardoso não havia corrupção.... só mesmo a rir....
O facto dos corruptos de não serem acusados, de as denuncias serem arquivadas, não quer dizer que não houvesse corrupção.
Mais uma vez, a diferença entre a percepção e realidade.
O estado brasileiro, antes do Lula já era corrupto. Embora TODOS os casos fossem arquivados. Aliás, o PGR deles da altura tinha a alcunha do "gavetas" ou lá o que era.
Mas isto é uma questão que dá para os dois lados, também posso perguntar sob que vigência foi o Lula investigado? Não foi num governo ainda liderado pelo PT? O tal corrupto? Quantos políticos foram investigados na era FHC?

Não é ficha limpa? Então mostra lá as provas que tens. Se tiveres tu vai ser a pessoa responsável pelo seu inpeachement já que  mais ninguém as tem. Se não tens apenas estás a fazer o que fizeste até agora, apoiar argumentos em suposições. Mostra então as provas de que foi corrupto. É o mesmo que eu dizer que és corrupto sem ter provas para tal.

"Mas isto é uma questão que dá para os dois lados, também posso perguntar sob que vigência foi o Lula investigado? Não foi num governo ainda liderado pelo PT? O tal corrupto? Quantos políticos foram investigados na era FHC?"

Sim foi, foi até o Sérgio Moro que o condenou, mas a justiça não deve ser independente do Estado? Seja o Lula ou Bolsonaro a justiça tem de prender que comete crimes independentemente de quem governa. O que não o que se passa em Portugal

Mas eu entendo a tua reacção, é a expectável de um bloquista. E se tiveres inserido num ambiente familiar e escolar com mais gente que pensa como tu é natural que continues numa bolha comunista. Mas quando conheceres pessoas do outro lado político e sentarem para debater ideias vais perceber com o tempo que tudo em que tu acreditas não é compatível com a realidade. Eu quando era mais novo pensava como tu. Mas foi a pesquisar e a falar com pessoas com outras perspectivas politicas que deixei de ser de esquerda.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,633
16,469
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
A solução então está no neo-liberalismo que existe atualmente. A riqueza concentrada cada vez mais num número menor de pessoas, a classe média a passar para pobre que aumenta todos os dias nos chamados Países desenvolvidos. Conheço um "tipo" que previu isso há mais de 120 anos. Vamos ver como acabará este sistema...