Philipp disse:
Basta ver a discriminação a que se assiste diariamente em relação às pessoas de cor negra quer seja em questões banais do dia-a-dia quer, por exemplo, em relação ao mercado laboral.
O racismo é um problema que se assiste muito também na Europa do norte mas Portugal devia ter evoluído muito mais dada as suas ligações a África.
Aqui à uns anos o Nelson Évora, o Francis Obikwelu e um grupo de amigos de cor negra foram barrados de entrar numa discoteca por esse motivo. E isto soube-se porque eles são figuras publicas. Agora é pensar no caso das pessoas anónimas.
"O racismo é um problema que se assiste muito também na Europa do norte mas Portugal devia ter evoluído muito mais dada as suas ligações a África."
O racismo é um problema, ponto final. Nada nesta frase me faz discordar.
O que me levou a tentar perceber o que querias dizer é que me pareceu que nao era isso que estavas a dizer mas sim a falar dos racistas de 15% (aprox.) da população mundial, o mundo ocidental.
É que na minha opiniao ha duas coisas diferentes, uma é racismo outra é que o que cada país pode e deve fazer para o combater, a primeira existe em todo o lado e o mundo ocidental está muito longe de ser o pior, a segunda ha muito para fazer e muito a melhorar.
Nao me entendas mal, para mim uma pessoa ou tem valor e interesse ou nao tem...e a cor que a reveste a mim nao me afecta. Onde discordo é na direcção autofagica de que as nações ocidentais sao racistas (e acrescento homofobas, xenofobas, sexistas, transfobica e mais uma serie de ismos que tu nao dissseste mas que se ouve com frequencia).
É verdade que as nações ocidentais têm muito odio e que ele toma forma em diversas frentes mas esse nao é o framing do tema, o framing das nações ocidentais é falso, isso é um odio mundial que classifica-lo como uma caracteristica de paises ocidentais é falso, ha racismo profundo e gravissimo na asia, na africa, nas americas, nas arabias, na europa de leste e tambem ha na europa ocidental.
Dentro dos paises ocidentais somos provavelmente aquele que menos tem condições economicas e financeiras para se libertar dalguns hangups no entanto fazemo-lo perto do nivel de muitos outros.
Espero sinceramente que todos (reforço todos) consigamos combater a discriminação seja ela qual for, mas espero igualmente que o consigamos fazer da forma correcta porque se nao for (e nao tem sido) tudo isto pode terminar em retrocessos terriveis porque com razao e sem ela martelar o mesmo tema e a mesma agenda de manhã à noite (e claro que nao estou a falar da tua mensagem), do ambiente de trabalho, ao reclame na TV, ao casting duma serie, ao discurso politico, aos festivais de musica and on and on and on...passa da necessidade abertura mental a programatico e Orwelliano no pior dos sentidos que é o pior que se pode fazer...nao ha nada pior do que os fins justificarem os meios porque pelo caminho vai-se semeando uma porrada de sementes que vao dar pessimos frutos garantindo que esses fins nao sao atingidos e ficando apenas uma colecção de meios que vao parecer mais incompreensiveis que nunca.
Phillip, para mim conta o respeito pelo ser humano ao meu lado, o resto vem depois, assegurando o primeiro tudo o resto encaixa (acredito que penses o mesmo) agora interpelei-te porque a tua mensagem pareceu-me vinda dum angulo que no meu entender é errado e perigoso, posso estar errado mas foi o que me pareceu.
Espero que nao me leves a mal...tentei explicar no que discordo sem stress.