Política Nacional

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Pronto, fica a disparatar sozinho, correu-te mal esta intervenção... no inicio eram todos brancos racistas, depois a policia desmente crime racial, no fim aparecem uns filipe liberato chamados de ciganos e que curtem musica cigana.

O noticias viriato conseguiu entregar informação sobre o caso mais rápido do que qualquer outro jornal... afinal não são propriamente putos estúpidos como falavas... estúpidos eram os que falavam no caso como um crime racial sem conhecerem os suspeitos e no fim engolem as palavras porque ha ciganos metidos no barulho. A histeria da esquerda novamente a correr para o torto

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,581
12,817
Esmoriz
JMPedroto disse:
Pronto, fica a disparatar sozinho, correu-te mal esta intervenção... no inicio eram todos brancos racistas, depois a policia desmente crime racial, no fim aparecem uns filipe liberato chamados de ciganos e que curtem musica cigana.

O noticias viriato conseguiu entregar informação sobre o caso mais rápido do que qualquer outro jornal... afinal não são propriamente putos estúpidos como falavas... estúpidos eram os que falavam no caso como um crime racial sem conhecerem os suspeitos e no fim engolem as palavras porque ha ciganos metidos no barulho. A histeria da esquerda novamente a correr para o torto
Obviamente nunca disse que tinha sido um crime de brancos racistas.
Agrada-me que não seja um grupo de rapazes ciganos.
Sempre esperei que não fosse (ao contrário de outras pessoas que adorariam que isto tivesse sido feito por um grupo de ciganos, que é para poderem odiar um bocadinho mais), a PJ já disse que não havia nenhum grupo de rapazes ciganos, a imprensa desmentiu que haja um grupo de ciganos (DN e Público, o Observador ontem dizia que um deles tinha raízes ciganas mas não fazia parte da comunidade, provavelmente será esse), as fotografias e os nomes dos acusados não permitem estabelecer nenhum link entre este caso e a comunidade cigana.
Ainda assim, o rapaz das noticias viriato, que copiou um link de um blog, chamou-lhe notícia e falou num grupo de 15 rapazes ciganos, que factualmente é uma versão completamente errada, é que tem razão.

LOL surreal, parece que estou a falar com um esquizofrénico.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Manageiro de futból disse:
Obviamente nunca disse que tinha sido um crime de brancos racistas.

Ai não? Para quem partilha este tipo de artigos pelo menos pensa assim:

That’s it.

"Justiça para Giovani: quem tem medo do racismo?

Ninguém externo ao caso pode afirmar com seriedade o que aconteceu ao Luís Giovani e talvez nunca se chegue a saber a verdade. O que importa é compreender porque é que, nas nossas cabeças de pessoas racializadas, ouvimos “jovem negro agredido com paus e ferros” e não podemos deixar de pensar na hipótese do ódio racial.

Eram brancos os que por ódio racial, ao longo dos anos, me agrediram física e verbalmente na escola e na rua. Eram brancos os que escreveram nas paredes do recreio do nosso liceu “Raça”, “Nação” e “Pretos fora de Portugal” e os que deixaram aquela propaganda racista tempo demais exposta. Eram brancos os membros do KKK que vi na televisão, quando era criança, e entendi que para além de insultados e brutalizados também éramos assassinados em outras partes do mundo. Razão pela qual guardo, até hoje, uma fobia real de máscaras.

Pouco tempo depois compreendi que, durante séculos, brancos escravizaram, torturaram e mataram negros e violaram inúmeras mulheres negras e “mulatas”. Não me esqueço do meu primeiro contacto com um olhar erotizado de adulto sobre o meu corpo ainda infantil, o de um familiar por aliança, branco, que me disse “cabritinhas como tu eram muito apreciadas quando estava na guerra”. O mesmo que gostava de dizer “o meu amigo... é preto, mas não é como os outros que merecem um tiro na cabeça”. A brutalidade racista continua ainda hoje com a violência policial e os ataques terroristas da extrema-direita.

No imaginário coletivo, os corpos negros são mais resistentes, inclusive ao terror que constitui o racismo, mas é falso. O corpo negro sente, chora e tem medo da mesma forma. Racismo é terrorismo e traumatismo. Da mesma forma que não temos o privilégio de olhar para um “pai extremoso” tatuado na TV e não entender de imediato que estamos perante um neonazi, também não temos o privilégio de ouvir a história de um rapaz cabo-verdiano que teria sido espancado por um grupo de pessoas com ferros, paus e cintos e não pensar na hipótese de um crime racista. É natural, a isto se chama ter uma experiência traumática. Esta imagem de linchamento convoca de imediato imagens que estão gravadas a ferro quente no nosso ser, que povoaram os nossos pesadelos enquanto crianças e adultos.

Ninguém externo ao caso pode afirmar com seriedade o que aconteceu ao Luís Giovani e talvez nunca se chegue a saber a verdade. A motivação racial pode estar tanto na origem do ato como na intensidade do golpe desferido. O Giovani já cá não está para contar. Os agressores dirão aquilo que lhes apetecer. E os agressores até podem ser negros, não é isso que importa. O que importa é compreender porque é que, nas nossas cabeças de pessoas racializadas, ouvimos “jovem negro agredido com paus e ferros” e não podemos deixar de pensar na hipótese do ódio racial. A resposta está no nosso traumatismo individual e coletivo. Esse trauma tem um nome, chama-se racismo.

Habituámo-nos a silenciar estas vivências porque conhecemos bem demais a insuportável reação que consiste em descredibilizar as nossas vozes, em acusarem-nos de vitimização e até de racismo e identitarismo. Os identitários são os que defendem a superioridade racial, os que consideram que não pertencemos à mesma esfera da humanidade, que nos agridem por sermos como somos, sem qualquer outro motivo. Sem qualquer outro motivo! Comparar a luta pela Igualdade à luta pela desigualdade, a luta antirracista a neonazismo é um insulto, e é um insulto racista. O sistema de hierarquização de pessoas é extremamente resiliente e toma sempre novas formas. Estas vergonhosas equivalências ou inversões da realidade, operadas até por autoproclamados “aliados”, para preservar privilégios e calar vozes é só mais uma dessas formas."

https://www.publico.pt/2020/01/11/sociedade/opiniao/justica-giovani-medo-racismo-1899998
Agrada-me que não seja um grupo de rapazes ciganos.
Sempre esperei que não fosse (ao contrário de outras pessoas que adorariam que isto tivesse sido feito por um grupo de ciganos, que é para poderem odiar um bocadinho mais), a PJ já disse que não havia nenhum grupo de rapazes ciganos, a imprensa desmentiu que haja um grupo de ciganos (DN e Público, o Observador ontem dizia que um deles tinha raízes ciganas mas não fazia parte da comunidade, provavelmente será esse), as fotografias e os nomes dos acusados não permitem estabelecer nenhum link entre este caso e a comunidade cigana.
Ainda assim, o rapaz das noticias viriato, que copiou um link de um blog, chamou-lhe notícia e falou num grupo de 15 rapazes ciganos, que factualmente é uma versão completamente errada, é que tem razão.
Ai sim? O que é factualmente errado no artigo do noticias viriato? Disse que 15 ciganos mataram o estudante? É que nâo disse nada disso, lê o artigo e mostra onde está esse erro factual antes de escreveres.

LOL surreal, parece que estou a falar com um esquizofrénico.
Caro @administrador , estou cansado de reportar diferentes provocações da mesma pessoa (desrespeitando a regra 2)  chamando-me de doente quando há não muito tempo atrás fui suspenso e avisado de expulsão por provocações.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,581
12,817
Esmoriz
JMPedroto disse:

Ai sim? O que é factualmente errado no artigo do noticias viriato? Disse que 15 ciganos mataram o estudante? É que nâo disse nada disso, lê o artigo e mostra onde está esse erro factual antes de escreveres.

Caro @administrador , estou cansado de reportar diferentes provocações da mesma pessoa (desrespeitando a regra 2)  chamando-me de doente quando há não muito tempo atrás fui suspenso e avisado de expulsão por provocações.
Portanto citar um texto onde se diz o seguinte, é igual a dizer que foi um crime racial feito por brancos.

"Ninguém externo ao caso pode afirmar com seriedade o que aconteceu ao Luís Giovani e talvez nunca se chegue a saber a verdade. A motivação racial pode estar tanto na origem do ato como na intensidade do golpe desferido. O Giovani já cá não está para contar. Os agressores dirão aquilo que lhes apetecer. E os agressores até podem ser negros, não é isso que importa. O que importa é compreender porque é que, nas nossas cabeças de pessoas racializadas, ouvimos “jovem negro agredido com paus e ferros” e não podemos deixar de pensar na hipótese do ódio racial. A resposta está no nosso traumatismo individual e coletivo. Esse trauma tem um nome, chama-se racismo."

Sei que há muita gente que é incapaz de interpretar textos mas nunca pensei que a iliteracia chegasse a este ponto.

O meu apelo para o @administrador é um pouco diferente.
Pedia-lhe que acabasse de vez com subtópicos de actualidade politica, nacional e internacional.
Ultimamente isto só serve para alguns partilharem links de extrema-direita e para certas pessoas demonstrarem os seus ódios e preconceitos raciais. Para isso subscrevia o canal Invictus Portucale e as notícias do Viriato, não um forum do FCP.

jfc_campos

Tribuna Presidencial
3 Maio 2012
5,661
1,790
Conquistas
4
33
Porto
  • Lucho González
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
JMPedroto disse:

Caro @administrador , estou cansado de reportar diferentes provocações da mesma pessoa chamando-me de doente quando há não muito tempo atrás fui suspenso e avisado de expulsão por provocações.
Mais depressa acabas tu suspenso ou até mesmo expulso rapaz.
Neste tópico uns podem provocar, fazer propaganda pura e dura, tentativa de doutrinação tudo e mais alguma coisa, mas como é da dito de forma fofinha e politicamente correcta, está tudo bem não é?
Mas se outros o fizerem meu Deus é uma calamidade, são logo ameaçados de expulsão, suspensão, etc.
Por isso já há muito deixei de aqui comentar pois é notório que tudo seja contra a ideologia que se gosta por aqui é visto como alvo a abater.
Pessoas como eu, o @JMPedroto , o @sirmister , etc temos de andar em casca de ovo por aqui....
Para quem leu e não gostou temos pena, nem vale a pena que de mim nem terão resposta, pois para andarem a desconversar constantemente, como fazem, não contem comigo para esses joguinhos de palavras...

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
É engraçado que tudo o que vá contra a narrativa de esquerda é acusado de extrema direita. O noticias viriato por publicar  uma noticia incómoda para os de esquerda é apelidado de extrema direira e de mentirosos...um jornal reconhecido pela ERC, essa entidade que pertence ao Estado, o Estado também é de extrema direita? Ao ridiculo que chegam as tentativas de censurar certas fontes.  Como o noticias viriato incomoda e não partilha a mesma ideologia e mesmas ideias já é um alvo a abater pela esquerda

Censurar o topico de politica é realmente o que interessa para quem não consegue contrariar certos factos apresentados... pelos vistos só querem o tópico para propaganda governamental, ate aqui não havia problema... ate valia dizer que a morte de um estudante negro era crime racial quando nem conheciam os suspeitos e as autoridades desmentiram isso... nisso já não querem censura

Andamos nós a criticar a censura e propaganda do benfiquistão... e depois defendem as mesmas práticas

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Portanto citar um texto onde se diz o seguinte, é igual a dizer que foi um crime racial feito por brancos.

"Ninguém externo ao caso pode afirmar com seriedade o que aconteceu ao Luís Giovani e talvez nunca se chegue a saber a verdade. A motivação racial pode estar tanto na origem do ato como na intensidade do golpe desferido. O Giovani já cá não está para contar. Os agressores dirão aquilo que lhes apetecer. E os agressores até podem ser negros, não é isso que importa. O que importa é compreender porque é que, nas nossas cabeças de pessoas racializadas, ouvimos “jovem negro agredido com paus e ferros” e não podemos deixar de pensar na hipótese do ódio racial. A resposta está no nosso traumatismo individual e coletivo. Esse trauma tem um nome, chama-se racismo."

Sei que há muita gente que é incapaz de interpretar textos mas nunca pensei que a iliteracia chegasse a este ponto.

No mesmo artigo:

Eram brancos os que por ódio racial, ao longo dos anos, me agrediram física e verbalmente na escola e na rua. Eram brancos os que escreveram nas paredes do recreio do nosso liceu “Raça”, “Nação” e “Pretos fora de Portugal” e os que deixaram aquela propaganda racista tempo demais exposta. Eram brancos os membros do KKK que vi na televisão, quando era criança, e entendi que para além de insultados e brutalizados também éramos assassinados em outras partes do mundo. Razão pela qual guardo, até hoje, uma fobia real de máscaras.

Pouco tempo depois compreendi que, durante séculos, brancos escravizaram, torturaram e mataram negros e violaram inúmeras mulheres negras e “mulatas”. Não me esqueço do meu primeiro contacto com um olhar erotizado de adulto sobre o meu corpo ainda infantil, o de um familiar por aliança, branco, que me disse “cabritinhas como tu eram muito apreciadas quando estava na guerra”. O mesmo que gostava de dizer “o meu amigo... é preto, mas não é como os outros que merecem um tiro na cabeça”. A brutalidade racista continua ainda hoje com a violência policial e os ataques terroristas da extrema-direita.
Um artigo que fala em racismo com as seguintes palavras "Eram brancos os que por ódio racial" ,"Eram brancos os membros do KKK ", " brancos escravizaram, torturaram e mataram negros". Um artigo que farta-se de associar os brancos a crimes de ódio racial, não é um artigo que pretende associar a morte do giovani a ódio racial de brancos? E ainda há a lata de apelidar indirectamente de burros a quem diz o contrário.

Depois querem censurar o tópico porque há fontes de informação que contrariam toda esta narrativa, parecem os miudos que só jogam à bola quando estão a ganhar, quando perdem pegam na bola e não deixam jogar mais ninguém. Só vale usar o tópico para propaganda de esquerda, quem contrariar é de extrema direita e um fã de hitler

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Então o pessoal do Livre estava tão contente com a subvenção e agora vão mandar embora a galinha dos ovos de ouro?
O livre não ia despachar a joacine sem ter a certeza que os ovos ficavam

Livre vai manter subvenção mensal de 13 mil euros
https://www.jn.pt/nacional/livre-vai-manter-subvencao-mensal-de-13-mil-euros-11720252.html´

bónus:

O Livre não perde a subvenção mensal do Estado, no valor de 13 mil euros. Já a parlamentar vai ter de passar a fazer contas aos gastos na Assembleia da República (AR).

Portanto, o partido dos brancos fica com a subvenção e ainda tiram privilégios à única negra que pertencia à direcção do partido. Isto já esteve mais longe de parecer um acto de racismo. Que partido interessante, imagino o que se diria se fosse o chega, IL ou outro partido de direita a tratar um negro desta forma

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Parabéns ao Chega, IL, PS e BE que foram os grandes vencedores do congresso do LIVRE e das eleições internas do PSD.

Até o CDS que também está em decadência ainda pode respirar de alívio graças à escolha do PSD.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,434
47,441
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
jfc_campos disse:
Mais depressa acabas tu suspenso ou até mesmo expulso rapaz.
Neste tópico uns podem provocar, fazer propaganda pura e dura, tentativa de doutrinação tudo e mais alguma coisa, mas como é da dito de forma fofinha e politicamente correcta, está tudo bem não é?
Mas se outros o fizerem meu Deus é uma calamidade, são logo ameaçados de expulsão, suspensão, etc.
Por isso já há muito deixei de aqui comentar pois é notório que tudo seja contra a ideologia que se gosta por aqui é visto como alvo a abater.
Pessoas como eu, o @JMPedroto , o @sirmister , etc temos de andar em casca de ovo por aqui....
Para quem leu e não gostou temos pena, nem vale a pena que de mim nem terão resposta, pois para andarem a desconversar constantemente, como fazem, não contem comigo para esses joguinhos de palavras...

O @JMPedroto  e o @Manageiro de futból  se não conseguem falar também paravam de falar um com um outro, mas como o objectivo do @Manageiro de futból é fechar o topico, e o do @JMPedroto se calhar também... e devem ter conseguido, não vale a pena estares a chatear-te com isso.

Quanto ao @administrador, a maneira enviesada como ele aplica as regras não tem nada a ver com estes topicos, ele é assim em todos, acho que não faz sentido atribuir isso a ideologia politica, mas ele é dono disto faz o que quer.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,581
12,817
Esmoriz
Não precisam de fechar o tópico, eu saio por minha própria iniciativa.

Isto se entretanto não for suspenso pelas denúncias das pessoas que estão tão preocupadas com a censura.

jfc_campos

Tribuna Presidencial
3 Maio 2012
5,661
1,790
Conquistas
4
33
Porto
  • Lucho González
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
sirmister disse:
O @JMPedroto  e o @Manageiro de futból  se não conseguem falar também paravam de falar um com um outro, mas como o objectivo do @Manageiro de futból é fechar o topico, e o do @JMPedroto se calhar também... e devem ter conseguido, não vale a pena estares a chatear-te com isso.

Quanto ao @administrador, a maneira enviesada como ele aplica as regras não tem nada a ver com estes topicos, ele é assim em todos, acho que não faz sentido atribuir isso a ideologia politica, mas ele é dono disto faz o que quer.
ai tem tem

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
sirmister disse:

Não me acuses de querer fechar o tópico, eu quero que o tópico continue aberto. Não fui eu a pedir para fechar o tópico assim que perdi argumentos na conversa. Eu acho importante haver possibilidade para qualquer um participar, dentro das regras estabelecidas, seja de direita ou esquerda, é a discussão politica que faz evoluir a sociedade, senão parecemos os lampiões com a sua cartilha onde todos têm a mesma opinião.

O que eu não acho justo é ter sido suspenso por provocação e passagem de mensagem politica quando neste tópico além de vários elementos fazerem propaganda a favor do governo ainda me provocam, hoje até sou tratado como doente mental com todas as letras, por isso aguardo as devidas sanções que me foram dadas pelos mesmos motivos no passado. Só peço igualdade de tratamento

E pedir para fechar o tópico por "extremismo de direita" é absurdo porque dizem que o noticias viriato é um orgão de extrema direita, só porque foi contra a tese de ódio racial da esquerda e falou em ciganos logo nos primeiros dias. Esse jornal está inscrito na ERC, duvido que essa entidade aceita-se um orgão fascista já que é proibido na Constituição da Republica.

jfc_campos

Tribuna Presidencial
3 Maio 2012
5,661
1,790
Conquistas
4
33
Porto
  • Lucho González
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
JMPedroto disse:
Não me acuses de querer fechar o tópico, eu quero que o tópico continue aberto. Não fui eu a pedir para fechar o tópico assim que perdi argumentos na conversa. Eu acho importante haver possibilidade para qualquer um participar, dentro das regras estabelecidas, seja de direita ou esquerda, é a discussão politica que faz evoluir a sociedade, senão parecemos os lampiões com a sua cartilha onde todos têm a mesma opinião.

O que eu não acho justo é ter sido suspenso por provocação e passagem de mensagem politica quando neste tópico além de vários elementos fazerem propaganda a favor do governo ainda me provocam, hoje até sou tratado como doente mental com todas as letras, por isso aguardo as devidas sanções que me foram dadas pelos mesmos motivos no passado. Só peço igualdade de tratamento

E pedir para fechar o tópico por "extremismo de direita" é absurdo porque dizem que o noticias viriato é um orgão de extrema direita, só porque foi contra a tese de ódio racial da esquerda e falou em ciganos logo nos primeiros dias. Esse jornal está inscrito na ERC, duvido que essa entidade aceita-se um orgão fascista já que é proibido na Constituição da Republica.
https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/337/202001191734/128005/diploma/indice

Artigo 46º nº4 da CRP

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,581
12,817
Esmoriz
jfc_campos disse:
https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/337/202001191734/128005/diploma/indice

Artigo 46º nº4 da CRP
O engraçado é quando se usa o argumento do racismo e da ideologia fascista para, por exemplo, impedir um link de ser partilhado nas redes sociais, a resposta é sempre "censura".

Dito de outra forma, eu posso dizer o que quiser porque não estou a ser nem racista nem fascista. Mas se alguém disser que eu estou a ser racista e fascista e usar a lei para me impedir de dizer o que quero, então estou a ser censurado. É uma win-win situation.

Foi o que aconteceu ao link das notícias dos rapazes ciganos. Não era possivel partilhar o link porque era racista e obviamente mentira. A lei impede a partilha de notícias racistas mas o autor acha que não estava a ser racista, o facebook é que o censurou. Só há racismo se eu disser que sou racista. Como não digo nem assumo que sou racista, é porque não há racismo. Assunto arrumado.

É como o outro. Foi contrariado pela PJ, pelo DN, pelo Público, pelo Observador e pela própria realidade mas ainda continua a achar que tem razão.

É mais uma vez a esquizofrenia em acção.

jfc_campos

Tribuna Presidencial
3 Maio 2012
5,661
1,790
Conquistas
4
33
Porto
  • Lucho González
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
O engraçado é quando se usa o argumento do racismo e da ideologia fascista para, por exemplo, impedir um link de ser partilhado nas redes sociais, a resposta é sempre "censura".

Dito de outra forma, eu posso dizer o que quiser porque não estou a ser nem racista nem fascista. Mas se alguém disser que eu estou a ser racista e fascista e usar a lei para me impedir de dizer o que quero, então estou a ser censurado. É uma win-win situation.

Foi o que aconteceu ao link das notícias dos rapazes ciganos. Não era possivel partilhar o link porque era racista e obviamente mentira. A lei impede a partilha de notícias racistas mas o autor acha que não estava a ser racista, o facebook é que o censurou. Só há racismo se eu disser que sou racista. Como não digo nem assumo que sou racista, é porque não há racismo. Assunto arrumado.

É como o outro. Foi contrariado pela PJ, pelo DN, pelo Público, pelo Observador e pela própria realidade mas ainda continua a achar que tem razão.

É mais uma vez a esquizofrenia em acção.
Continua lá com o teu joguinho de semântica e de desconversar que tens muito jeito para isso, mas comigo ficas a falar sozinho, porque não tens mais nada que isso desconversa, depois passas à provocação e ao ataque pessoal e por fim à vitimização, pois não gostas que te contrariem.
Provocaçõezinhas por MP tbm não me afecta, mas tbm deu para ver bem com quem se debate que nem permite a resposta a esse MP.
Foi esclarecedor.
Passa bem.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,581
12,817
Esmoriz
jfc_campos disse:
Continua lá com o teu joguinho de semântica e de desconversar que tens muito jeito para isso, mas comigo ficas a falar sozinho, porque não tens mais nada que isso desconversa, depois passas à provocação e ao ataque pessoal e por fim à vitimização, pois não gostas que te contrariem.
Provocaçõezinhas por MP tbm não me afecta, mas tbm deu para ver bem com quem se debate que nem permite a resposta a esse MP.
Foi esclarecedor.
Passa bem.
A Raposa e as Uvas é uma fábula atribuída a Esopo e que foi reescrita por Jean de La Fontaine.

Com pequenas variações, é basicamente a história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas numa vinha alta. Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes. A moral afirmada no final da fábula é algo como:

É fácil desprezar aquilo que não se pode obter