A eleição do Bolsonaro foi naturalíssima. Adotou um discurso anti-criminalidade e anti-corrupção e fez disso a sua bandeira de campanha. Num país que transpira criminalidade e corrupção por todos os poros, é lógico que ia conquistar o eleitorado.
Rasgar amizades só porque "votou Bolsonaro" é um pensamento profundamente ideológico, para não dizer idiota.
Tenho familiares no Brasil que moram em zonas onde não se pode sair à rua depois de determinadas horas, onde é preciso ter cuidado com os semáforos vermelhos porque nunca se sabe quem vem a correr assaltar o carro, onde andar com telemóveis ou câmaras fotográficas na rua é pedir para levar no focinho. E o que mais choca é que nem sequer moram nos sítios realmente perigosos.
São gente humilde, trabalhadora, que só quer seguir a vida em paz e sossego. E como eles há dezenas de milhões no país. Alguém pode censurar estas pessoas por votar no Bolsonaro? Os outros andaram lá décadas e não resolveram o problema. É motivo para cortar relações? Claro que não. Se a vossa vida consistisse nesta insegurança constante o vosso sentido de voto tinha sido o mesmo.
Diz aqui o amigo Devenish que ele fez comentários misógenos. Sim, ninguém nega isso. A partir do momento em que ele diz que concebeu uma filha "num momento de fraqueza" é óbvio que se trata de um indivíduo que não respeita a mulher.
Entretanto a criminalidade violenta no Brasil caiu mais de 20% só este ano.
Dois títulos: "Bolsonaro vê a mulher como um ser inferior ao homem" e "Criminalidade no Brasil teve a maior queda dos últimos 11 anos."
Agora adivinha qual dos dois títulos ganha mais votos.
Já expressei aqui por diversas vezes a minha orientação político partidária com ideais de direita, principalmente a nível económico e fiscal. Ainda assim, não simpatizo com Bolsonaro porque tenho o meu limite de tolerância em relação a diversas questões sociais com as quais não estou minimamente de acordo com o que ele defende.
Dito isto, não irei perder nem um segundo a criticar o eleitorado do Bolsonaro. Compreendo muito bem os motivos que os levaram a optar por essa solução.
Edit: Agora o tópico andou uma página e já estão noutra conversa, mas penso que ainda é relevante.