Bem, lá acabou não é ? Vamos agora finalmente a coisas que realmente importam.
Fazendo um pequeno balanço. Nem nos meus melhores sonhos pensava que íamos ter esta transformação na equipa. Quando o Presidente disse que ia dar um murro na mesa e referiu que ia ser o maior mercado de sempre, não esperei que essas expressões fossem levadas tão à letra. E foram. O Presidente conseguiu em tempo recorde , despachar o "entulho" e muito desse entulho foram excelentes negócios. E conseguiu reforçar a equipa com jogadores capazes. Uns mais novos, outros mais experientes mas todos com uma mentalidade que parece-me ser a mais acertada.
Para se ter uma pequena noção da diferença de qualidade do ano passado vs este ano:
Samuel Portugal - João Costa
João Mário - Alberto Costa
Zé Pedro - Bednarek
Otávio - Prpic
Marcano - Kiwior
Grujic - Pablo Rosário
Fábio Vieira - Frohodlt
André Franco - Gabri Veiga
Gonçalo Borges - Borja Sainz
Namaso - De Jong
Reparem neste upgrade brutal. Ainda conseguimos "despachar" jogadores que não interessavam ao "menino jesus", quase sem valor de mercado nenhum e livrar-nos de alguns salários : Tiago Djalo, Baró, Ivan Jaime, Navarro , Fábio Cardoso.
Isto tudo sem vender as 3 maiores joias : Diogo Costa, Rodrigo Mora e Samu
Presidente, está de parabéns! Mais uma vez, prometeu e cumpriu.
Apesar disto, veio para mim o melhor reforço da época: Francesco Farioli. Um homem que respira futebol, que nota-se perfeitamente que é completamente obcecado e detalhista. Com processos simples e capazes de entrar facilmente na cabeça dos jogadores. Ganhou o grupo , nota-se a léguas. Não via um grupo tão unido assim há muito tempo. A maneira como se dão, como festejam , como celebram os sucessos e não deixam cair o companheiro.
Agora é trabalhar. Trabalhar. Trabalhar. Humildade, pés bem assentes no chão e continuar o processo. Como diz o Mister sempre "há coisas a melhorar". E é essa busca da perfeição ( que não existe ) que se deve ter sempre.
Em relação a um possível 11 inicial + alternativas de qualidade , ficamos com isto :
Diogo Costa
Alberto Costa
Nehuen Perez
Bednarek
Kiwior
Alan Varela
Froholdt
Gabri Veiga
Pepê
Borja Sainz
Samu
NOTA: Eu neste momento meto o Kiwior a defesa esquerdo e passo a explicar:
1 - A dupla Nehuen Perez - Bednarek está a um nível altíssimo.
2 - Para aquilo que Farioli quer dos laterais, e principalmente do defesa esquerdo, acho que Kiwior é perfeito para a função. Em fase de construção ( onde ele é fortissimo ) a vir para dentro. Depois na fase ofensiva , normalmente é o Alberto que sobe na pressão e o Nehuen salta para a direita, Bednarek no meio e Kiwior fica perfeito para fechar o lado esquerdo.
3 - Acho que Farioli não confia totalmente em Zaidu. Preferiu meter o Martim a defesa esquerdo e quando ele se lesionou e teve logo o Moura ( apesar da falta de ritmo) meteu logo em Alvalade. A verdade é que Moura ainda está longe do nivel fisico ideal ( vai começar agora a sua pré época )
4 - Acho que Kiwior vai ter um papel duplo. Jogo a jogar a defesa esquerdo ( principalmente os mais complicados ) e jogos a jogar a central ( os mais fáceis )
Ainda temos alternativas perfeitamente capazes de entrar no 11. Ora para alternar com outros jogadores, ora para mexer com o jogo , ora para dar coisas diferentes, ora para "trancar" o jogo, ora para jogar uns minutos aqui e ali numa rotação e quando as coisas estão resolvidas:
Cláudio Ramos
Martim Fernandes
Francisco Moura/Zaidu
Prpic
Rosario
Eustáquio
Rodrigo Mora
William Gomes
De Jong
Além disso , para além destes 23 jogadores parece-me que temos mais 3 na B que vão servir para qualquer eventualidade. Falo do Gabi e Tomás Perez ( que fizeram a pré época toda com a A e não saíram. Simplesmente estão tapados na A e vão tendo minutos na B. E no Caicedo que tem sido o extremo chamado para qualquer eventualidade )
Além disso acho que estamos com um treinador capaz de potenciar jogadores e dar-lhes confiança ( é ver a diferença de Nehuen, Varela, Pepê e até o próproio Zaidu). Quero acreditar que com o tempo certo e com o trabalho diário pode haver jogadores que podem evoluir e ainda serem importantes : Casos do Tomas Perez e do Deniz Gul por exemplo.
Acho que vai haver um grupo de 15/16 jogadores que vão jogar muito. Com 4 competições , rotação, lesões , cansaço.
Acho que até Janeiro isto está optimo. Em janeiro se virmos que é preciso mudar 1 peça ou 2 cá estaremos para ver.
Agora ... muita confiança no trabalho que está a ser desenvolvido esta época. Uma pessoa não se quer iludir, mas tem sido complicado.