#Futebol Plantel 2024/2025

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
540
768
Continuo a achar que nos faz falta um extremo á base do Galeno. Explosivo, rápido, não tanto na base da técnica. No mercado de Inverno devia ser a nossa prioridade.

Despachar de uma vez por todas o Borges (nem que fosse por empréstimo) e apostar as fichas num extremo nessa base.

@DeepBlue Quem achas que podia ser uma solução no imediato dentro da base do que disse em cima? Talvez já na Europa para não ter aquele possível problema de adaptação.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,177
6,276
Porto
Essencialmente pelo que tenho visto...

O plantel actual, parece-me que foi um resultado de um mercado positivo, mas ainda incompleto.

Da minha perspetiva, dificilmente no inverno iremos mexer muito na coisa, mas a meu ver seria isto:
- Dispensar wendel: poupar dinheiro!
- Dispensar grujic: custa eu sei, mas neste momento nem adiciona à equipa e ainda ganha muito. Dispensava retendo por exemplo 50% do passe/futura venda.
- Vender: Pêpe. O primeiro não parece acrescentar, o segundo parece-me insuficiente.
- Ceder: Borges e Namaso: Um emprestimo creio que faria bem a ambos, neste momento tão verdes, mas tambem seria precoce vender. Gostava bastante que pudessem ter uma experiencia num vitoria de guimaraes, onde ha muita exigencia. Não sei se seria legal, mas admitiria uma cedencia de 10-15% de uma futura venda mediante objectivos de utilizacao de ambos os jogadores.

Em sentido inverso:
Precisamos de olhar e focar nas oportunidades de mercado: jogadores que terminam contrato em dezembro e jogadores que terminam contrato em julho.
- Saindo grujic, era bom que entrasse outro medio, embora, não creio que fosse algo imperativo. Um meio campo com Varela, Nico, Vasco, Eustaquio, parece-me suficientemente capaz, depois ainda ha franco e mora a aparecer tambem. Portanto, a juntar alguem aqui, ou seria antecipar um medio defensivo para prevenir e trabalhar para a expectavel saida do varela em julho (se ficar, poderiamos sempre vender eustaquio).
- E garantirmos a chegada de um extremo. Ivan jaime, parece-me um jogador insuficiente: chuta bem, sabe onde estar, mas efectivamente parece querer pouco.
Pêpe parece que anda perdido em campo, não traz rasgo, enfim, parece que estamos coxos à direita! Borges, como disse, eu creio que foi mal gerido, ja devia ter rodado para se perceber se a sua falta de objectividade dá para trabalhar ou se é um caso perdido. Precisava de alguma rigidez mas ainda poderia dar jogador.
Fabio vieira pode caber ali, mas eu sinceramente acho que deviamos ter outro tipo de jogador, com outro perfil: "mais conceicaoJR, menos jaime" Como disse antes, teria gostado muito da aposta no Jota Silva (na minha visao para DE até, num estilo à nuno santos, mas confesso que o moura me está a surpreender muito) e poderia ter sido a solução para a direita, uma vez que é um jogador sempre bastante inconformado e acho que esse tipo de rasgo tá em falta.

Ainda, e de um modo muito opcional, temos que comecar a prever a saida do diogo.
Ok o claudio pode ser um backup, mas será que não seria bom rodar 6 meses a titular para ganhar confiança? Tenho a certeza que era um GR ainda bastante requisitado por emprestimo durante 6 meses a algum clube da nossa liga (boavista por exemplo, caso possa inscrever jogadores).
Obviamente saindo o claudio, não poderiamos entregar o banco ao samuel PT, porque a meu ver nao tem condicoes para isso. Mas aproveitar esta situacao do Antony Lopes e o Lyon. Ja tem idade, é certo, mas os GR normalmente esticam muito a corda.
Vir agora 6 meses (dando um contrato tipo de ano e meio de contrato + 1 anos de opção), poderia dar para validar exactamente o ponto do antony Lopes, meter o claudio a rodar para estar preparado. E em julho fazia-se as contas:

Saindo diogo, teriamos 2 jogadores para a sua sucessão: lopes e claudio, que no limite, daria sempre para deixar sair um deles ou até ambos a custo zero, caso até escolhessemos outro, por exemplo o rui silva ou o andrew. Se diogo acabar por ficar mais um ano, dava sempre para deixar tambem sair um deles.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,035
42,395
Hoje ficou bem demonstrado as lacunas que temos nas alas. Gonçalo e Iván Jaime fora da convocatória e Fábio Vieira como única solução (de recurso!) que pode lá jogar no banco. O Gonçalo bem se tentou que pegasse mas voltou a desiludir e o Iván Jaime que até começou bem desapareceu...nada de novo. Parece que cada vez que perde a titularidade ou deixa de ser opção num ou outro jogo que acaba por se aliar... Precisa-se de reformulou aqui!

Depois é no meio campo. Precisamos de alguém mais valioso para o nosso centro do terreno. Temos um Grujic que não rende, a verdade é esta, e um Vasco ainda a precisar de mais competição, mais andamento, como alternativas ao Alan e ao Nico, principalmente. Eustáquio é um elemento de plantel interessante mas é preciso mais. A ideia devia ser deixar sair (seja como for) o Grujic e contratar alguém capaz de jogar nessas duas posições.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,454
5,482
Hoje ficou bem demonstrado as lacunas que temos nas alas. Gonçalo e Iván Jaime fora da convocatória e Fábio Vieira como única solução (de recurso!) que pode lá jogar no banco. O Gonçalo bem se tentou que pegasse mas voltou a desiludir e o Iván Jaime que até começou bem desapareceu...nada de novo. Parece que cada vez que perde a titularidade ou deixa de ser opção num ou outro jogo que acaba por se aliar... Precisa-se de reformulou aqui!

Depois é no meio campo. Precisamos de alguém mais valioso para o nosso centro do terreno. Temos um Grujic que não rende, a verdade é esta, e um Vasco ainda a precisar de mais competição, mais andamento, como alternativas ao Alan e ao Nico, principalmente. Eustáquio é um elemento de plantel interessante mas é preciso mais. A ideia devia ser deixar sair (seja como for) o Grujic e contratar alguém capaz de jogar nessas duas posições.
Absolutamente. Se com a saída do Chico já achava que o plantel estava curto em extremos, as saídas da convocatória de Borges e Ivan Jaime mostram que a urgência ainda é maior.

No meio-campo, Grujic teve uma série de oportunidades, até demais no meu entender (Bodo), e mostrou que não estánem para aí virado, o jogador com menor entrega ao jogo, mas de longe. Nunca foi um jogador muito intenso, mas as suas ultimas prestações roçaram o ridículo. Já parece mais aposentado que o Pepe.

Fábio Vieira mostrou ontem que lhe falta ainda muito para estar em condições sequer de discutir um lugar no 11.

Anda tudo a a bater no João Mário, no Zé Pedro, mas as grandes lacunas são médios (há anos que digo que o meio-campo do FC Porto é vulgar) e extremos, e na realidade não vimos o plantel reforçado com uma coisa nem outra. Valeu apenas pela integração do ouro da casa a tempo inteiro(Vasco e Mora).

tdiniz

Tribuna
19 Junho 2013
3,962
959
Vila Nova de Famalicao
Há muito ainda por trabalhar.
Ontem contra o Braga viu-se, claramente, jogadas que poderiam dar em golo, falhadas simplesmente por falta de entendimento entre jogadores. Não há ainda um entrosamento positivo necessário para um bom funcionamento de uma equipa.
Viram quantas vezes o Samu poderia ter ficado de frente para o golo e o passe nunca surgiu?

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,265
14,715

Concordo e acrescento a necessidade de um central esquerdino.

• Like
Reações: Roberto_FCP

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,778
11,147
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Absolutamente. Se com a saída do Chico já achava que o plantel estava curto em extremos, as saídas da convocatória de Borges e Ivan Jaime mostram que a urgência ainda é maior.

No meio-campo, Grujic teve uma série de oportunidades, até demais no meu entender (Bodo), e mostrou que não estánem para aí virado, o jogador com menor entrega ao jogo, mas de longe. Nunca foi um jogador muito intenso, mas as suas ultimas prestações roçaram o ridículo. Já parece mais aposentado que o Pepe.

Fábio Vieira mostrou ontem que lhe falta ainda muito para estar em condições sequer de discutir um lugar no 11.

Anda tudo a a bater no João Mário, no Zé Pedro, mas as grandes lacunas são médios (há anos que digo que o meio-campo do FC Porto é vulgar) e extremos, e na realidade não vimos o plantel reforçado com uma coisa nem outra. Valeu apenas pela integração do ouro da casa a tempo inteiro(Vasco e Mora).
O Grujic tem que ser vendido em janeiro. Salário + rendimento = burla.

• Like
Reações: supra04

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,265
14,715
Transfermakt atualizou hoje os valores de mercado da Liga Portuguesa.

O nosso plantel valorizou com destaque para o Rodrigo Mora.

De estranhar a não valorização do Nico González.

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,265
14,715
Com as "descidas" do Gonçalo Ribeiro e Gonçalo Sousa à equipa B o plantel terá ao que tudo indica 29 jogadores até Janeiro.

3 GR
10 D
9 M
7 A

26 jogadores de campo, 2 a mais do que pretendia Vítor Bruno mas é natural dado que Marcano e Zaidu vêm de lesões de longa duração.

• Like
Reações: Roberto_FCP

João Peixoto

Bancada central
10 Janeiro 2019
2,458
5,453
Conquistas
5
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
Com praticamente 3 meses da época olhando pro plantel (contando com as descidas do Gonçalo, Diogo, Brás, Cunha, Sousa:

GR: Diogo é dos melhores do mundo, Cláudio vai ser sempre uma excelente alternativa pras taças, o Samuel poderia sair em janeiro, para o papel de 3° redes tanto o Gonçalo como o Diogo Fernandes chegam e sobram.

DC: Já esteve pior mas ainda não está bem. Nehuén é bom, Djaló esperemos que seja o que foi no Lille e aí teríamos boa dupla de centrais, mas o Otávio é uma casa constantemente a arder e o Zé Pedro apesar de certinho não é mais que um suplente útil. Marcano já só está mesmo pela liderança.

DD: Martim é mais completo que o João Mário, mas não é por aqui que há problema.

DE: Moura é uma certeza. Wendell devíamos tentar colocar, Zaidu idem aspas, posição a rever.

MC: Varela e Nico são top 4 dos jogadores do plantel com mais importância, Vasco tem de evoluir mas tem muita margem, Eustaquio é um bom suplente e útil, mas não mais que isso.
Grujic seria para colocar, é mau demais e só está a estagnar e piorar cada vez mais. André Franco não sei que diga, os treinadores gostam dele mas não acrescenta nada.

EX/MO: Galeno e Pepê mal ou bem vão continuando a ter rendimento, Fábio Vieira tem de ganhar ritmo mas é craque, Mora tem de ser aposta séria já provou que está mais que ponto. Iván Jaime tem de acordar para a vida. Gonçalo Borges seria para colocar, foi um erro não ter saído no verão, não tem estofo nem qualidade pro Porto por mais bom rapaz que seja.

PL: Samu é um craque, Gül está a surpreender mais cedo do que esperava e Namaso não é tão mau como se pinta.
Navarro para colocar

Posto isto é imperativo um reforço para as alas, alguém mais explosivo penso que falte, não sei o preço mas gosto do Baris Yilmaz do Gala e do Gabriel Pec dos LA Galaxy. Na lateral esquerda também não sei se com a saída dos outros dois não seria uma boa opção também um reforço.

O plantel tem qualidade e margem de progressão, é só o Vítor saber tirar isso deste leque de jogadores.

• Like
Reações: miguel1000 e DeZ

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,131
11,104
Com praticamente 3 meses da época olhando pro plantel (contando com as descidas do Gonçalo, Diogo, Brás, Cunha, Sousa:

GR: Diogo é dos melhores do mundo, Cláudio vai ser sempre uma excelente alternativa pras taças, o Samuel poderia sair em janeiro, para o papel de 3° redes tanto o Gonçalo como o Diogo Fernandes chegam e sobram.

DC: Já esteve pior mas ainda não está bem. Nehuén é bom, Djaló esperemos que seja o que foi no Lille e aí teríamos boa dupla de centrais, mas o Otávio é uma casa constantemente a arder e o Zé Pedro apesar de certinho não é mais que um suplente útil. Marcano já só está mesmo pela liderança.

DD: Martim é mais completo que o João Mário, mas não é por aqui que há problema.

DE: Moura é uma certeza. Wendell devíamos tentar colocar, Zaidu idem aspas, posição a rever.

MC: Varela e Nico são top 4 dos jogadores do plantel com mais importância, Vasco tem de evoluir mas tem muita margem, Eustaquio é um bom suplente e útil, mas não mais que isso.
Grujic seria para colocar, é mau demais e só está a estagnar e piorar cada vez mais. André Franco não sei que diga, os treinadores gostam dele mas não acrescenta nada.

EX/MO: Galeno e Pepê mal ou bem vão continuando a ter rendimento, Fábio Vieira tem de ganhar ritmo mas é craque, Mora tem de ser aposta séria já provou que está mais que ponto. Iván Jaime tem de acordar para a vida. Gonçalo Borges seria para colocar, foi um erro não ter saído no verão, não tem estofo nem qualidade pro Porto por mais bom rapaz que seja.

PL: Samu é um craque, Gül está a surpreender mais cedo do que esperava e Namaso não é tão mau como se pinta.
Navarro para colocar

Posto isto é imperativo um reforço para as alas, alguém mais explosivo penso que falte, não sei o preço mas gosto do Baris Yilmaz do Gala e do Gabriel Pec dos LA Galaxy. Na lateral esquerda também não sei se com a saída dos outros dois não seria uma boa opção também um reforço.

O plantel tem qualidade e margem de progressão, é só o Vítor saber tirar isso deste leque de jogadores.
Centrais não me convencem. Extremos são bons, mas precisamos de melhor.

MadMix

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
6,503
2,896
Lisboa
Olhando para o plantel nesta altura da época, para quem tem sido utilizado ou não , quem está a mais no plantel, quem não acrescenta absolutamente nada, e igualmente perante aquilo que são posições carenciadas, diria que no mercado de Janeiro devíamos:

GR - despachar Samuel Portugal.
LD - não mexe.
LE - Wendell se não sair em Janeiro por um valor baixo que seja, no fim da época sai a 0. Se for vendido em Janeiro, temos de ir buscar um LE. Despachar Zaidu.
DC - diria que estamos mais estáveis agora, quando Marcano estiver mesmo recuperado e voltar a jogar de vez em quando, emprestaria Otávio.
MD - temos de contratar um backup para o Varela e despachar Grujic.
MC - Vasco, Eustáquio e Nico dão conta do recado
MO - Fábio ainda tem de se impôr, Mora vai jogando de vez em quando. Franco não vale a ponta e tem de ser despachado. Jaime se não conta, tb tem de sair. Imperativo contratar um médio ofensivo de quanlidade.
Extremos - Galeno e Pepê. Despachar o Borges! De extremos estamos muitos curtos, é imperativo contratar um extremo, pois ninguém substituiu o Chico.
Avançados - Namaso como 2º avançado é para ficar. Samu top!! Deniz ainda tem de comer muita sopinha. Despachar Navarro. Imperativo contratar um backup do Samu.