Essencialmente pelo que tenho visto...
O plantel actual, parece-me que foi um resultado de um mercado positivo, mas ainda incompleto.
Da minha perspetiva, dificilmente no inverno iremos mexer muito na coisa, mas a meu ver seria isto:
- Dispensar wendel: poupar dinheiro!
- Dispensar grujic: custa eu sei, mas neste momento nem adiciona à equipa e ainda ganha muito. Dispensava retendo por exemplo 50% do passe/futura venda.
- Vender: Pêpe. O primeiro não parece acrescentar, o segundo parece-me insuficiente.
- Ceder: Borges e Namaso: Um emprestimo creio que faria bem a ambos, neste momento tão verdes, mas tambem seria precoce vender. Gostava bastante que pudessem ter uma experiencia num vitoria de guimaraes, onde ha muita exigencia. Não sei se seria legal, mas admitiria uma cedencia de 10-15% de uma futura venda mediante objectivos de utilizacao de ambos os jogadores.
Em sentido inverso:
Precisamos de olhar e focar nas oportunidades de mercado: jogadores que terminam contrato em dezembro e jogadores que terminam contrato em julho.
- Saindo grujic, era bom que entrasse outro medio, embora, não creio que fosse algo imperativo. Um meio campo com Varela, Nico, Vasco, Eustaquio, parece-me suficientemente capaz, depois ainda ha franco e mora a aparecer tambem. Portanto, a juntar alguem aqui, ou seria antecipar um medio defensivo para prevenir e trabalhar para a expectavel saida do varela em julho (se ficar, poderiamos sempre vender eustaquio).
- E garantirmos a chegada de um extremo. Ivan jaime, parece-me um jogador insuficiente: chuta bem, sabe onde estar, mas efectivamente parece querer pouco.
Pêpe parece que anda perdido em campo, não traz rasgo, enfim, parece que estamos coxos à direita! Borges, como disse, eu creio que foi mal gerido, ja devia ter rodado para se perceber se a sua falta de objectividade dá para trabalhar ou se é um caso perdido. Precisava de alguma rigidez mas ainda poderia dar jogador.
Fabio vieira pode caber ali, mas eu sinceramente acho que deviamos ter outro tipo de jogador, com outro perfil: "mais conceicaoJR, menos jaime" Como disse antes, teria gostado muito da aposta no Jota Silva (na minha visao para DE até, num estilo à nuno santos, mas confesso que o moura me está a surpreender muito) e poderia ter sido a solução para a direita, uma vez que é um jogador sempre bastante inconformado e acho que esse tipo de rasgo tá em falta.
Ainda, e de um modo muito opcional, temos que comecar a prever a saida do diogo.
Ok o claudio pode ser um backup, mas será que não seria bom rodar 6 meses a titular para ganhar confiança? Tenho a certeza que era um GR ainda bastante requisitado por emprestimo durante 6 meses a algum clube da nossa liga (boavista por exemplo, caso possa inscrever jogadores).
Obviamente saindo o claudio, não poderiamos entregar o banco ao samuel PT, porque a meu ver nao tem condicoes para isso. Mas aproveitar esta situacao do Antony Lopes e o Lyon. Ja tem idade, é certo, mas os GR normalmente esticam muito a corda.
Vir agora 6 meses (dando um contrato tipo de ano e meio de contrato + 1 anos de opção), poderia dar para validar exactamente o ponto do antony Lopes, meter o claudio a rodar para estar preparado. E em julho fazia-se as contas:
Saindo diogo, teriamos 2 jogadores para a sua sucessão: lopes e claudio, que no limite, daria sempre para deixar sair um deles ou até ambos a custo zero, caso até escolhessemos outro, por exemplo o rui silva ou o andrew. Se diogo acabar por ficar mais um ano, dava sempre para deixar tambem sair um deles.