Vamos lá por pontos...eu não tenho dúvidas que o foco do Magnus já não estava no clube, não sei se por cansaço mental (existiam muitas razões para isso, principalmente depois do período terrível que a equipa teve de superar após a perda do nosso querido Alfredo Quintana) ou se por outras distrações, mas a verdade é que ele tinha mais foco num hobby (golfe) do que no andebol (pelo menos, no andebol do FCP).
Relativamente à comparação que fazes, percebo porque a fazes mas acho que não faz sentido fazê-la por um simples motivo...algo já dito algumas vezes aqui no fórum e que considero totalmente acertado, o erro não foi a saída do Magnus mas sim a sua substituição pelo Resende.
Com o rumo que o nosso Andebol estava a levar, acho que era facilmente perceptível que precisávamos de um bom treinador, com uma personalidade forte e que conseguisse unir a equipa à sua volta. Só assim poderíamos sonhar em reverter aquilo que parecia mais do que óbvio (perda do domínio para o Sporting).
Infelizmente, o Resende, por muitas qualidades que possa ter, parece-me ser o oposto desse tipo de pessoa. A coisa resultou no início, acho que não tanto por causa dele mas sim porque a equipa estava mentalmente mais "leve", mas depois dos primeiros tempos e com a chegada das contrariedades começou-se a perceber que íamos ter grandes dificuldades (só não foram maiores porque o Benfica teve uma péssima época em que tiveram uma quantidade de más decisões e azares que não são comuns).
O primeiro parágrafo tem de se fundamentar em inside information! E, acrescento, se existiam falhas no cumprimento das suas obrigações profissionais, dever-se-ia ter levantado um (ou mais) processo(s) disciplinar(es). Acredito que não seria o caso, porque, que se saiba, o FCP não contestou o cumprimento das suas obrigações para com o Magnus e, certamente, não estaria mal assessorado!
É lógico que ter um treinador com contrato assinado com outro clube para a época seguinte não é a situação ideal! Porém, um treinador de andebol não é um activo que seja susceptível de gerar mais-valias! Não é um jogador!
Ainda assim, para alimentar o argumento, eu poderia entender a vontade de mudar a página, eventualmente, um confronto pessoal incómodo com algum superior hierárquico, ou algo similar! São situações do quotidiano em que, muitas vezes, é preferível cortar cedo do que deixar arrastar!
Dito isto, ainda que fosse este o cenário, é preciso ponderar o que vem a seguir! Eu não posso trocar o JL, por pior que ele seja, pelo Peseiro, mantendo o Rui Barros, umas semanas como principal, em janeiro! Aqui, eu sabia que existe um constrangimento financeiro, portanto teria menos capacidade de atacar o mercado! Seria o cenário ideal para avançar na continuidade com uma solução de baixo custo: Martingo! Apostar no Resende, tinha muito pouco para correr bem! E, por menor que seja o seu salário, somaria ao do Magnus!