Para mim, o jogador mais frustrante que vi jogar no FC Porto. De longe.
Supera Clayton, Seninho, Jorge Couto, Postiga, Semedo dos primeiros anos aos pontos...
É uma paródia ambulante dentro das quatro linhas. Quase como se alguém se tivesse lembrado de fundir um jogador de topo mundial com um jogador da 2a Divisão da AF Algarve.
Tem sequências de Pulisić e sequências de Gonçalo Borges. Tem possivelmente a pior definição de que me recordo de ver por cá num jogador tecnicamente acima da média (não falha a decisão por lacuna técnica mas por lacuna de leitura), fecha quase sempre mal as jogadas e o mais frustrante é que é ele próprio que trabalha e ganha situações claras de vantagem fazendo uso da sua aceleração em condução, e a fazê-lo a partir do espaço entrelinhas a entrar para zona de finalização ou a progredir de trás a forçar colapsos é do melhor que há. Em Portugal, com esta capacidade de aceleração pelo corredor central só me recordo de Rafa e Marković nos últimos 10 anos.
Quando chega a altura de entregar ou finalizar, é de levar as mãos à cabeça a forma como consegue 9 em cada 10 vezes tomar uma decisão fora do top 3 de ações optimais possíveis para a jogada.
Sempre achei que pudesse dar um salto tardio nesse departamento (como Rafa deu), o que me levou a olhar uma potencial venda com desconfiança - no que vale e no que podia valer se conseguisse uma melhoria de 15 ou 20% nesse aspeto são muitos milhões de diferença no mercado - a acrescer ao facto de ter andado sempre a saltar de posição e função desde que chegou (extremo direito, esquerdo, médio ofensivo, lateral direito, até segundo avançado), mas a paciência também acaba e a minha esperança com ele neste momento é zero.
Também lhe noto um baixar de agressividade de ações com bola desde que chegou até agora, menos interventivo e com menos risco no que o diferencia. Conduz cada vez menos, rompe cada vez menos e define cada vez pior. É um eterno "e se", e a jogar onde joga no FC Porto, com o produto final que tem, não pode continuar. Dou a mão à palmatória porque acreditei até esta temporada que ainda estava para vir o melhor Pepê, mas o que se vê hoje é mais do mesmo filme repetido vezes sem conta.