Para quando um centro de Formação no FC Porto?

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
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A única coisa que faz sentido e colocar a semente para uma cidade desportiva na verdadeira acepção da palavra, que pode ser efectuada por fases, conforme a possibilidade do clube.
Sim claro que sim

O problema é que não podes fazer isso na maia!

Por isso quem diz que prefere a maia eu não consigo entender porque

Como disse a nível logístico devia ser um pesadelo

O melhor era mesmo haver espaço junto ao olival para expandir mas pelos vistos nao há

O CAR é um compromisso

O ideal era algo semelhante a Alcochete do Sporting, caralho ate um parque solar vao ter para não pagar eletricidade

O olival foi dos maiores erros de PDC , fez aquela merda no meio do nada sem possibilidade de expansão

Faltou grande visão ao presidente dos presidentes

Ele nunca foi grande fã da formação e não

Se no passado soubesse o quanto dinheiro daria a formação teria agido de maneira diferente

A formação com a parceria dos 10% para o mendes basicamente salvou o regime da bancarrota
 
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Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
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Vai dar ao mesmo não ? é uma questão de prioridades.

Com a solução da Maia terías 10 campos para as camadas jovens e o Olival para a equipa principal. Provavelmente iria ficar mais caro (nao me acredito no orçamento apresentado) e terias de investir em condiçoes para o futebol profissional mais à frente.

Haverá quem perceba mais de formação, mas na minha opinião o momento decisivo é 16,17 anos e a transição para o futebol senior. Com essas idades jão são jogadores possivelmente de sub19 (os melhores) e já estarão a trabalhar no CAR, ao lado dos treinadores da equipa principal e dos seus idolos. Acho que mentalmente assumimos que sub19 são jogadores de 18/19 anos mas a abrangência de idades é bem maior.

Pré 16 anos é mais uma questão de recrutamento e aí ao termos menos "residencias" o CAR será pior .. .mas em termos de prioridades gosto mais da soluçao que agrupe sub19, B e equipa principal do que uma soluçao que mantenha A afastada da formação ad eternum.
Enquanto não se conseguir perceber que a Maia não entra nesta discussão, é inócuo debater este assunto.
 
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Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
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Enquanto não se conseguir perceber que a Maia não entra nesta discussão, é inócuo debater este assunto.
Então não estamos a discutir nada nao é?

Se preferia ter uma mega cidade desportiva com todos escaloes e modalidades juntos? Acho que todos preferiam. Se temos 70 ou 80M para o fazer se calhar nao e como tal temos de fazer escolhas.
 
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Edgar Siska

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
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Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Sim claro que sim

O problema é que não podes fazer isso na maia!

Por isso quem diz que prefere a maia eu não consigo entender porque

Como disse a nível logístico devia ser um pesadelo

O melhor era mesmo haver espaço junto ao olival para expandir mas pelos vistos nao há

O CAR é um compromisso

O ideal era algo semelhante a Alcochete do Sporting, caralho ate um parque solar vao ter para não pagar eletricidade

O olival foi dos maiores erros de PDC , fez aquela merda no meio do nada sem possibilidade de expansão

Faltou grande visão ao presidente dos presidentes

Ele nunca foi grande fã da formação e não

Se no passado soubesse o quanto dinheiro daria a formação teria agido de maneira diferente

A formação com a parceria dos 10% para o mendes basicamente salvou o regime da bancarrota
Só podias fazer na Maia se tivesses também os terrenos que eram para o Boavista.

Mas como podes ver pelas conversas aqui, existe um número substancial de terrenos que poderiam ser destinados a tal.


Não foi PdC que não era grande fã da formação, houve uma altura que o projeto se desinteressou disso, e foi sobretudo o AH que "não gostava da formação". Até se vangloriava disso.
Perderam-se anos importantes com esse mindset na estrutura.
 
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arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
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Então não estamos a discutir nada nao é?

Se preferia ter uma mega cidade desportiva com todos escaloes e modalidades juntos? Acho que todos preferiam. Se temos 70 ou 80M para o fazer se calhar nao e como tal temos de fazer escolhas.
É importante clarificar o que se está a discutir.
No curto prazo, ninguem pede mais que o CAR proposto por AVB, só que num outro terreno, terreno de 40-50H de utilização efectiva.
A formação ficaria temporariamente no Olival até termos condições de criar as infraestrutras da formação na Cidade Desportiva.

A proposta de AVB é um remendo para 30 anos.
Ele tem a sua visão, mas até agora desportivamente tem chutado ao lado
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
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Não foi PdC que não era grande fã da formação, houve uma altura que o projeto se desinteressou disso, e foi sobretudo o AH que "não gostava da formação". Até se vangloriava disso.
Perderam-se anos importantes com esse mindset na estrutura
Enquanto há dinheiro ninguém quer saber da formação
Falta o dinheiro, olha-se para dentro

Até o Barcelona teve anos assim
Aparece esta malta toda em anos sem guita...porque será?
 

Maicon4

Tribuna
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É importante clarificar o que se está a discutir.
No curto prazo, ninguem pede mais que o CAR proposto por AVB, só que num outro terreno, terreno de 40-50H de utilização efectiva.
A formação ficaria temporariamente no Olival até termos condições de criar as infraestrutras da formação na Cidade Desportiva.

A proposta de AVB é um remendo para 30 anos.
Ele tem a sua visão, mas até agora desportivamente tem chutado ao lado
Não domino os hectares :D

Mas se assumimos CAR noutro sitio, estamos a excluir o Olival das equipas profisisonais.

Noutro lado, teria de ser construído algo do tamanho de CAR + Olival (custaria o quê? 50M?) para as equipas profissionais e não resolvíamos propriamente o problema da formação. O argumento poderia ser permitir expansão no futuro mas o Porto não é assim tao grande. Se tivermos sub19, B e A em Gaia e as camadas jovens (sub16's) em gondomar será que é assim tão dramático? Acho que é mais um fascínio natural (que também tenho) por ver uma cidade desportiva do que propriamente um problema efectivo no dia a dia.
 
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Edgar Siska

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Enquanto há dinheiro ninguém quer saber da formação
Falta o dinheiro, olha-se para dentro

Até o Barcelona teve anos assim
Aparece esta malta toda em anos sem guita...porque será?
O dito money não devia tolher o planeamento, quanto mais recursos puderes ter melhor, recursos adquiridos, recursos adquiridos por formar, recursos formados etc.
Na melhor das hipóteses vai gerar ainda mais money.
 

Edgar Siska

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É importante clarificar o que se está a discutir.
No curto prazo, ninguem pede mais que o CAR proposto por AVB, só que num outro terreno, terreno de 40-50H de utilização efectiva.
A formação ficaria temporariamente no Olival até termos condições de criar as infraestrutras da formação na Cidade Desportiva.

A proposta de AVB é um remendo para 30 anos.
Ele tem a sua visão, mas até agora desportivamente tem chutado ao lado
É um remendo que nos impossibilita de a médio prazo pensar em mais estruturas e nos ata depois ao "e que vamos fazer a esta estrutura?" um dia no remoto futuro quando se avançar para uma megaestrutura abrangente.
 
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arichard

arichard

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1 Setembro 2016
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Não domino os hectares :D

Mas se assumimos CAR noutro sitio, estamos a excluir o Olival das equipas profisisonais.

Noutro lado, teria de ser construído algo do tamanho de CAR + Olival (custaria o quê? 50M?) para as equipas profissionais e não resolvíamos propriamente o problema da formação. O argumento poderia ser permitir expansão no futuro mas o Porto não é assim tao grande. Se tivermos sub19, B e A em Gaia e as camadas jovens (sub16's) em gondomar será que é assim tão dramático? Acho que é mais um fascínio natural (que também tenho) por ver uma cidade desportiva do que propriamente um problema efectivo no dia a dia.
Vê-se que não estás por dentro deste tema ... Eu não sou especialista mas o que tenho procurado fazer é ver o que os nossos rivais têm e tenho pedido para que pessoas dentro do tema dêem a sua opinião ... e têm dado um contributo fantastico ....

Os hectares basta ver os rivais ... e ver a área que ocupam e é só futebol ... Se quisermos assumir o conceito de cidade desportiva então temos que ter uma área no minimo de 40H ...

O @Paul Ashworth já deu o seu contributo e parece alguém bem informado e que esteve por dentro do projecto da Maia e houve estudos, análises e a conclusão foi de que seriam necessários 10 campos ... SÓ PARA A FORMAÇÃO ...

Parece-me que CAR+Olival será curto para já ... É melhor que não termos nada ... mas parece um remendo ...

Em primeiro lugar o projecto de AVB é construir o CAR para as equipas profissionais femininas e masculinas, Equipa B e sub-19.
O Olival ficaria para a formação ...

Qual a diferença entre fazer o CAR noutro espaço que permita ampliação?

Ninguém está a pedir que se faça a Cidade Desportiva logo no 1ª mandato ... todos sabemos das limitações do clube ...
Portanto numa primeira fase a formação ficaria no Olival tal como projectado pelo AVB.

A diferença do CAR em Gaia e do CAR noutro lugar é que o CAR de Gaia NUNCA poderá albergar uma Cidade Desportiva, enquanto que o CAR num outro espaço com terreno poderá albergar a cidade desportiva.

E mais o conceito de UNIDADE e de proximidade só pode ser atingido plenamente num outro espaço ... Onde a formação esteja junto dos profissionais ...

Que sejam necessários fazer 13-14 campos mais infraestruturas, mais pavilhões, mais modalidades ... Seria um projecto facilmente para atingir os 100M€ ...

É um projecto para a dimensão de um clube como o Porto .. O do braga custou 60M€ e não tem estas dimensões ... E estámos a falar de um clube que vende jogadores na ordem dos 60M€ e de outro que vende na ordem dos 30M ... portanto não podemos estar aqui com joginhos e mentalidade pequena ...

Temos que ter uma Cidade Desportiva digna da nossa dimensão ...

O Olival, existe muitas outras finalidades para as quais haverá tempo para decidir ... Já foram dadas aqui ideias ... Na minha opinião era construir um CAR multidisciplinar e ser utilizado pela Fundação FCPorto

O que me parece é que deveria haver debate, esclarecimentos dos sócios e serem estes a decidir o que pretendem ... Para que esta e direcções seguintes cumpram o designio dos sócios ...

Não se tratar de ressuscitar a Maia (só se conseguirmos mais espaço), não se trata CAR Gaia vs Maia ...

Trata-se de CAR em Gaia naquele terreno ou CAR num outro local mais amplo que permita construir posteriomente uma cidade desportiva ...
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
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Toronto
Vê-se que não estás por dentro deste tema ... Eu não sou especialista mas o que tenho procurado fazer é ver o que os nossos rivais têm e tenho pedido para que pessoas dentro do tema dêem a sua opinião ... e têm dado um contributo fantastico ....

Os hectares basta ver os rivais ... e ver a área que ocupam e é só futebol ... Se quisermos assumir o conceito de cidade desportiva então temos que ter uma área no minimo de 40H ...

O @Paul Ashworth já deu o seu contributo e parece alguém bem informado e que esteve por dentro do projecto da Maia e houve estudos, análises e a conclusão foi de que seriam necessários 10 campos ... SÓ PARA A FORMAÇÃO ...

Parece-me que CAR+Olival será curto para já ... É melhor que não termos nada ... mas parece um remendo ...

Em primeiro lugar o projecto de AVB é construir o CAR para as equipas profissionais femininas e masculinas, Equipa B e sub-19.
O Olival ficaria para a formação ...

Qual a diferença entre fazer o CAR noutro espaço que permita ampliação?

Ninguém está a pedir que se faça a Cidade Desportiva logo no 1ª mandato ... todos sabemos das limitações do clube ...
Portanto numa primeira fase a formação ficaria no Olival tal como projectado pelo AVB.

A diferença do CAR em Gaia e do CAR noutro lugar é que o CAR de Gaia NUNCA poderá albergar uma Cidade Desportiva, enquanto que o CAR num outro espaço com terreno poderá albergar a cidade desportiva.

E mais o conceito de UNIDADE e de proximidade só pode ser atingido plenamente num outro espaço ... Onde a formação esteja junto dos profissionais ...

Que sejam necessários fazer 13-14 campos mais infraestruturas, mais pavilhões, mais modalidades ... Seria um projecto facilmente para atingir os 100M€ ...

É um projecto para a dimensão de um clube como o Porto .. O do braga custou 60M€ e não tem estas dimensões ... E estámos a falar de um clube que vende jogadores na ordem dos 60M€ e de outro que vende na ordem dos 30M ... portanto não podemos estar aqui com joginhos e mentalidade pequena ...

Temos que ter uma Cidade Desportiva digna da nossa dimensão ...

O Olival, existe muitas outras finalidades para as quais haverá tempo para decidir ... Já foram dadas aqui ideias ... Na minha opinião era construir um CAR multidisciplinar e ser utilizado pela Fundação FCPorto

O que me parece é que deveria haver debate, esclarecimentos dos sócios e serem estes a decidir o que pretendem ... Para que esta e direcções seguintes cumpram o designio dos sócios ...

Não se tratar de ressuscitar a Maia (só se conseguirmos mais espaço), não se trata CAR Gaia vs Maia ...

Trata-se de CAR em Gaia naquele terreno ou CAR num outro local mais amplo que permita construir posteriomente uma cidade desportiva ...
Estou de acordo contigo.porque nao assegurar terrenos com dimensao para construir uma cidade desportiva e ir construindo em phases?
 

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
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Vê-se que não estás por dentro deste tema ... Eu não sou especialista mas o que tenho procurado fazer é ver o que os nossos rivais têm e tenho pedido para que pessoas dentro do tema dêem a sua opinião ... e têm dado um contributo fantastico ....

Os hectares basta ver os rivais ... e ver a área que ocupam e é só futebol ... Se quisermos assumir o conceito de cidade desportiva então temos que ter uma área no minimo de 40H ...

O @Paul Ashworth já deu o seu contributo e parece alguém bem informado e que esteve por dentro do projecto da Maia e houve estudos, análises e a conclusão foi de que seriam necessários 10 campos ... SÓ PARA A FORMAÇÃO ...

Parece-me que CAR+Olival será curto para já ... É melhor que não termos nada ... mas parece um remendo ...

Em primeiro lugar o projecto de AVB é construir o CAR para as equipas profissionais femininas e masculinas, Equipa B e sub-19.
O Olival ficaria para a formação ...

Qual a diferença entre fazer o CAR noutro espaço que permita ampliação?

Ninguém está a pedir que se faça a Cidade Desportiva logo no 1ª mandato ... todos sabemos das limitações do clube ...
Portanto numa primeira fase a formação ficaria no Olival tal como projectado pelo AVB.

A diferença do CAR em Gaia e do CAR noutro lugar é que o CAR de Gaia NUNCA poderá albergar uma Cidade Desportiva, enquanto que o CAR num outro espaço com terreno poderá albergar a cidade desportiva.

E mais o conceito de UNIDADE e de proximidade só pode ser atingido plenamente num outro espaço ... Onde a formação esteja junto dos profissionais ...

Que sejam necessários fazer 13-14 campos mais infraestruturas, mais pavilhões, mais modalidades ... Seria um projecto facilmente para atingir os 100M€ ...

É um projecto para a dimensão de um clube como o Porto .. O do braga custou 60M€ e não tem estas dimensões ... E estámos a falar de um clube que vende jogadores na ordem dos 60M€ e de outro que vende na ordem dos 30M ... portanto não podemos estar aqui com joginhos e mentalidade pequena ...

Temos que ter uma Cidade Desportiva digna da nossa dimensão ...

O Olival, existe muitas outras finalidades para as quais haverá tempo para decidir ... Já foram dadas aqui ideias ... Na minha opinião era construir um CAR multidisciplinar e ser utilizado pela Fundação FCPorto

O que me parece é que deveria haver debate, esclarecimentos dos sócios e serem estes a decidir o que pretendem ... Para que esta e direcções seguintes cumpram o designio dos sócios ...

Não se tratar de ressuscitar a Maia (só se conseguirmos mais espaço), não se trata CAR Gaia vs Maia ...

Trata-se de CAR em Gaia naquele terreno ou CAR num outro local mais amplo que permita construir posteriomente uma cidade desportiva ...
Eu concordo - se me dissessem que não ha restrições financeiros avancemos para a cidade desportiva.

O meu único ponto é CAR realisticamente cobre 16 anos (os melhores) para cima e Cidade Desportiva cobria tudo (remeto-me apenas ao futebol).

O que quero desconstruir é o conceito de "cidade desportiva". Todos preferímos ter uma infraestrutura única e certamente existirão alguns benefícios em ter tudo junto. Mas será que tem assim tanto impacto?

O CAR vai ter 5 campos + 5 campos do olival. Se "expandirmos" o CAR para mais 5 campos para os sub16 no futuro, não ficamos cobertos com os mesmos "13-14" campos?

Vamos supor que o CAR + Olival ficam para +16 anos e se "expande" construindo um espaço mais dedicado à formação inicial (com residências) em Valbom (ou até noutro sitio mais perto em Gaia! não faltam terrenos). Será que tem assim tanto impacto nos sub16 termos infraestruturas separadas por 5/10min?

Numa fase em que estamos completamente depenados financeiramente, faz sentido sequer considerar que vamos deitar o Olival fora nos próximos 10/15 anos?
 
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arichard

Tribuna Presidencial
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Eu concordo - se me dissessem que não ha restrições financeiros avancemos para a cidade desportiva.

O meu único ponto é CAR realisticamente cobre 16 anos (os melhores) para cima e Cidade Desportiva cobria tudo (remeto-me apenas ao futebol).

O que quero desconstruir é o conceito de "cidade desportiva". Todos preferímos ter uma infraestrutura única e certamente existirão alguns benefícios em ter tudo junto. Mas será que tem assim tanto impacto?

O CAR vai ter 5 campos + 5 campos do olival. Se "expandirmos" o CAR para mais 5 campos para os sub16 no futuro, não ficamos cobertos com os mesmos "13-14" campos?

Vamos supor que o CAR + Olival ficam para +16 anos e se "expande" construindo um espaço mais dedicado à formação inicial (com residências) em Valbom (ou até noutro sitio mais perto em Gaia! não faltam terrenos). Será que tem assim tanto impacto nos sub16 termos infraestruturas separadas por 5/10min?

Numa fase em que estamos completamente depenados financeiramente, faz sentido sequer considerar que vamos deitar o Olival fora nos próximos 10/15 anos?
Não podes expandir o CAR. O terreno tem 30H mas só 10H uteis. Isso mudou ou tem perspectivas de mudar?
O CAR tem orçamento de 35M e ainda n tens as obras da requalificação do Olival.
Não tens residencias, vamos ter que arranjar soluções

Quando dizes que deviamos avançar para a cidade Desportiva sem ter restrições financeiras, ninguem está a pedir gastar mais do que inicialmente previsto para o CAR numa primeira fase.
Posteriormente avançamos para as restantes infraestruturas
 

Dunham

Tribuna
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O CAR dá condições ao maior ativo do clube
Aquela coisa na Maia deixava o maior ativo do clube em infraestruturas com 20 anos e fora do projeto(o que é um bocado estúpido) mas dava condições à formação

Falta chegar à solução: uma fusão dos 2 projetos
Não diria que é grande ciência e que seja algo polémico

Depois era preciso ver o que fazer com o Olival mas também se arranjava alguma coisa
Aquilo é quase de borla para o clube
Sou da mesma opinião, já durante as eleições achava que o melhor plano era o que conseguisse juntar as duas ideias, conseguir fazer algo na Maia (ou outro sítio) capaz de albergar tanto o futebol profissional como a formação.
No caso do Olival, acho que seria perfeito para sustentar os primeiros passos do nosso futebol feminino, tanto sénior como de formação.
 

Regod

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  • Reinaldo Teles
Sou da mesma opinião, já durante as eleições achava que o melhor plano era o que conseguisse juntar as duas ideias, conseguir fazer algo na Maia (ou outro sítio) capaz de albergar tanto o futebol profissional como a formação.
No caso do Olival, acho que seria perfeito para sustentar os primeiros passos do nosso futebol feminino, tanto sénior como de formação.
Sou da opinião que caso seja possivel separar as aguas. Formação até aos sub 19 num lado, sub 19 a seniores juntos.

Feminino idêntico.
 

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
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Há que ponderar bem este assunto, e acima de tudo ter uma premissa bem assente:

A nossa utilização do Olival não pode parar, seja daqui a 10/20/30 anos. Temos de dar sempre uso ao Olival, dê por onde der.
Nem que passe a ser a casa do futebol feminino.

Como já referiram, e bem, no dia em que "larguemos" o Olival, os lampiões ou os calimeros montam lá uma escola.
 

Regod

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Há que ponderar bem este assunto, e acima de tudo ter uma premissa bem assente:

A nossa utilização do Olival não pode parar, seja daqui a 10/20/30 anos. Temos de dar sempre uso ao Olival, dê por onde der.
Nem que passe a ser a casa do futebol feminino.

Como já referiram, e bem, no dia em que "larguemos" o Olival, os lampiões ou os calimeros montam lá uma escola.
Para mim o car seria masculino e o olival feminino isto a médio prazo, no modelo que falei
 
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