A alteração legislativa, nomeadamente a famosa lei dos solos não terá vindo abrir novas possibilidades? Mesmo nesta situação do Car?O estilo tuga no seu melhor é discutir, ponderar, avaliar. Todos profundos conhecedores dos assuntos, como é óbvio.
Tomar decisões bem fundamentadas e, sobretudo, executá-las, bem isso pode esperar.
A direcção tem que prestar contas aos sócios, e se têm a decisão tomada e for contraria a dos sócios então têm que mudar.O estilo tuga no seu melhor é discutir, ponderar, avaliar. Todos profundos conhecedores dos assuntos, como é óbvio.
Tomar decisões bem fundamentadas e, sobretudo, executá-las, bem isso pode esperar.
Lê o tópico todo ... há aqui opiniões fundamentadas de pessoas mais por dentro do que eu.O estilo tuga no seu melhor é discutir, ponderar, avaliar. Todos profundos conhecedores dos assuntos, como é óbvio.
É que gostava de ver um amplo e aberto debate, sem dogmas, acerca do tema pois considero que a Maia reunia melhores condições para a Academia (fazendo a mesma por fases e admitindo que o projecto não é "empacado" por entidades exteriores ao município, o que não é líquido).O @Tiago Silva foi quem falou em primeiro lugar sobre a Cidade Desportiva ali em Matosinhos ...
Discutir saudavelmente o tema do CAR, Academia ou Cidade Desportiva do Porto numa AG unicamente dedicada a este tema?
Qual a tua opinião sobre o tema @Tiago Silva ?
As eleições eram o projeto dos candidatos.Até o próprio AVB disse que as eleições não eram sobre o CAR e/ou Academia da Maia ...
Portanto isso de estarem mandatados por sufragio por ter apresentado o seu ponto de vista não significa que pode fazer tudo o que quiser ...
Acho que é practicamente unânime que uma Cidade Desportiva seria a solução adequada.O CAR dá condições ao maior ativo do clube
Aquela coisa na Maia deixava o maior ativo do clube em infraestruturas com 20 anos e fora do projeto(o que é um bocado estúpido) mas dava condições à formação
Falta chegar à solução: uma fusão dos 2 projetos
Não diria que é grande ciência e que seja algo polémico
Depois era preciso ver o que fazer com o Olival mas também se arranjava alguma coisa
Aquilo é quase de borla para o clube
Eu votei AVB porque o projecto de AVB não era um CAR, era uma imensidão de coisas, melhor gestão, melhor governança, etc ... E do outro lado sabíamos que seria o fim do clube ...As eleições eram o projeto dos candidatos.
E o projeto do candidato e agora presidente AVB incluía, entre muitas outras coisas, o CAR.
Como tal, sim esta é uma medida que foi sufragada!
E também sim, a Direção tem toda a legitimidade do ponto de vista jurídico para avançar com o projeto sem passar por uma AG.
Se deve consultar e dar uma última palavra aos sócios? Isso já é outra coisa. A qual, apesar de tudo concordaria.
Se não deres melhores condições à Formação, a probabilidade de veres um Mora no campo ao lado diminui drasticamente.Sinceramente acho que temos uma tendência natural para apoiar tudo que é formacao e isto influencia como olhamos as coisas.
Nao estudei os assuntos com profundidade mas a grande diferença dos projectos era:
Maia - focado na formação, mas muito distante da princpal
Gaia - focado na ultima etapa de formacao e equipa principal
O que trará melhores jogadores ao clube?ter sub19, B e principal a trabalhar juntos, com os tecnicos a verem e a trocarem informacao ou tarem a 40km de distancia?
O anselmi se quiser ver o novo mora, pode ir ao campo ao lado observar.
Gaia é melhor conceito e nao impede que se faça uma academia ate aos sub19 no futuro (noutro local).
Eu fico admirado é com as condições existentes o bom trabalho que ainda se consegue fazer. Tudo capital humano.Se não deres melhores condições à Formação, a probabilidade de veres um Mora no campo ao lado diminui drasticamente.
E quando dizes que não impede de fazer uma Academia, estás a pensar em quantos anos depois? É que após gastares o que vais gastar no CAR+Olival, nem nos próximos 30 anos gastas novamente dinheiro em infraestruturas.
Vai dar ao mesmo não ? é uma questão de prioridades.Se não deres melhores condições à Formação, a probabilidade de veres um Mora no campo ao lado diminui drasticamente.
E quando dizes que não impede de fazer uma Academia, estás a pensar em quantos anos depois? É que após gastares o que vais gastar no CAR+Olival, nem nos próximos 30 anos gastas novamente dinheiro em infraestruturas.
A única coisa que faz sentido e colocar a semente para uma cidade desportiva na verdadeira acepção da palavra, que pode ser efectuada por fases, conforme a possibilidade do clube.Para mim a academia da maia nao faz sentido nenhum
Ficava a formação separada, nem sei como a nível logístico iria funcionar aquilo , teriamos ter duas equipas de fisioterapia, duas equipas médicas, duas equipas de cozinha etc?
A maia só faz sentido se ficássemos com mais terreno , o que não podemos
Era preciso ficarmos com os terrenos do boavista mais ainda alguns se quiséssemos para o futuro
Mais ou menos como o Sporting tem em alcochete
Sim claro que simA única coisa que faz sentido e colocar a semente para uma cidade desportiva na verdadeira acepção da palavra, que pode ser efectuada por fases, conforme a possibilidade do clube.
Enquanto não se conseguir perceber que a Maia não entra nesta discussão, é inócuo debater este assunto.Vai dar ao mesmo não ? é uma questão de prioridades.
Com a solução da Maia terías 10 campos para as camadas jovens e o Olival para a equipa principal. Provavelmente iria ficar mais caro (nao me acredito no orçamento apresentado) e terias de investir em condiçoes para o futebol profissional mais à frente.
Haverá quem perceba mais de formação, mas na minha opinião o momento decisivo é 16,17 anos e a transição para o futebol senior. Com essas idades jão são jogadores possivelmente de sub19 (os melhores) e já estarão a trabalhar no CAR, ao lado dos treinadores da equipa principal e dos seus idolos. Acho que mentalmente assumimos que sub19 são jogadores de 18/19 anos mas a abrangência de idades é bem maior.
Pré 16 anos é mais uma questão de recrutamento e aí ao termos menos "residencias" o CAR será pior .. .mas em termos de prioridades gosto mais da soluçao que agrupe sub19, B e equipa principal do que uma soluçao que mantenha A afastada da formação ad eternum.
Então não estamos a discutir nada nao é?Enquanto não se conseguir perceber que a Maia não entra nesta discussão, é inócuo debater este assunto.