É crucial construir o centro de formação como um centro de pesquisa, eu explico-me:
o futebol não é um objeto dogmático, não pode tratar-se de impor uma maneira de jogar...temos que ensinar ao jogador a pensar por si e como resolver ele mesmo um problema em situação.
Está a aparecer em centros de formação em grande clubes da Europa ferramentas de pesquisa sobre a hipnose, o Yoga, as habilidades mentais, documentação extensa sobre o que se faz no estrangeiro.
O nosso centro de formação tem que ser um centro de pesquisa, uma espécie de rede autónomo com células metodológicas, com ferramentas acima descritas, para transmitir aos jogadores para pensar por si próprio o jogo e que essa reflexão permanente sobre o jogo torna-se num vocabulário comum.
Eu confesso que não conheço os planos do clube para o centro de formação. Não sei dizer se é preciso um x ou y número de campos. No entanto, revejo-me naquilo que dizes e se não te importas desenvolvo mais um pouco.
Um jogo de futebol não é uniforme. Passa por momentos em que vais ter necessidade de atacar mais, outros de defender mais. Em momentos vamos precisar de manter a posse de bola, outros de jogar mais em transição. Momentos em que as defesas baixam e é necessário desmontar a estrutura defensiva do adversário e outros em que as defesas estão mais altas e se pode explorar a profundidade...
O jogador moderno tem de ser capaz de se adaptar àquilo que o momento do jogo pede. Essas capacidades têm que se treinadas na formação. Não podemos ter um treinador de uma equipa profissional a ensinar a um jogador como fazer uma receção de bola ou um passe a 20 metros. Uma equipa profissional tem que treinar rotinas, analisar adversários, atingir índices físicos... não pode perder tempo a ensinar princípios básicos.
Igualmente, a cada momento, estão a ser publicados novos estudos com novas metodologias, novas abordagens, novos exercícios... E não me refiro só ao futebol. Se o Lebron James vai na 18ª época na carreira, sempre com desempenhos notáveis (nunca na carreira teve médias inferiores a 20 pontos) porque não também perceber como é a sua preparação física?
Isto é o que eu gostava de ver. Eu não quero um simples centro de formação. Eu quero um centro de treino e formação de alto rendimento. Eu gostava de um espaço onde todas as equipas do NGC treinassem (e sim, não estou a limitar ao futebol), onde os jovens que precisam de alojamento tivessem ótimas condições, não só de alojamento como também equipas de tutores a ajudar na sua educação, terem espaços de lazer (indoor e outdoor)...
Queria uma equipa médica permanente, com aparelhos de diagnóstico no local para avaliar potenciais lesões na hora. Uma equipa de investigação a compilar internamente toda a obra publicada numa base de dados interna de fácil acesso para as equipas técnicas.
Acho que deveríamos ter equipas de desenvolvimento individual, que avaliassem quais os pontos em que cada jogador (formação ou profissional) pudesse melhorar e fazerem treinos específicos nesse sentido. Seja esse treino técnico (passe, receção, remate...), tático (posicionamento, leitura de jogo...) ou até físico (ganho ou perda de massa muscular, aumento de flexibilidade, resistência...).
Tanto para o futebol como para o andebol, basquetebol, hóquei, voleibol.
E sim, espaço "hoteleiro" para uma equipa nossa estagiar se necessário ou até, porque não, uma qualquer equipa ou seleção quisesse alugar as nossas instalações para um estágio.