Para quando um centro de Formação no FC Porto?

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,818
3,346
Vila Nova de Gaia, 1981
É impossível, totalmente impossível.
Pendente para o rio e reserva ecológica do Douro (não podes construir nas margens).

Ontem já aqui foi referido que no máximo podes adquirir os terrenos mais acima por trás de uns armazéns e oficinas, mas seriam depois no fim 3 terrenos separados por faixas de ruas e habitações, ainda que todos na mesma área geográfica.
Disso a única coisa impossível de contornar é a reserva. No futuro poderá haver remodelação da zona. A metro do Porto também negociou aqui na minha zona para deitar casas abaixo,etc.
Só podemos esperar e confiar que haja visão de futuro

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,301
142,205
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Discutir uma coisa tipo um CAR não está ao nível de discutir se devemos contratar jogador X ou vender jogador Y ?

Digo isto porque sinceramente não me lembro de isto ser discutido noutros clubes. No nosso, não discutimos estádio, pavilhão ou museu, porque deveria ser diferente com o CAR?
Não, não está.

Jogadores não são património permanente do FC Porto nem estruturante ao mesmo nível.

Jogadores vão e vêm todos os anos.

Estádio não há conceito, é um Estádio. No máximi podias discutir remodelação vs novo.
Pavilhão não há conceito, é um pavilhão (podes é discutir quando muito dimensões)

CAR's, Academias são estruturantes e com conceitos distintos. São discussões mais profundas.

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,301
142,205
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Disso a única coisa impossível de contornar é a reserva. No futuro poderá haver remodelação da zona. A metro do Porto também negociou aqui na minha zona para deitar casas abaixo,etc.
Só podemos esperar e confiar que haja visão de futuro
Era como dizia o @Ruben1893

Mandamos os velhos para um lar e ficamos-lhes com as casas :ROFLMAO:

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
4,819
8,410
Não, as pessoas votaram em AVB, na sua equipa.
Não votaram no CAR.
Simplesmente legitimaram AVB e equipa a tomar as decisões.

No entanto ainda cho que uma decisão tão estruturante devia de ter sido discutido com os associados.
Então, por essa ordem de lógica, na política estaríamos sempre a fazer referendos.

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,301
142,205
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Então, por essa ordem de lógica, na política estaríamos sempre a fazer referendos.
Não, mas como vês existem referendos para assuntos específicos, normalmente estruturantes.

Por essa ordem, também nunca os havia para nada porque os governos e a AR estão automaticamente legitimados a tomar decisões.
Além da comparação meio nonsense, o FC Porto não é uma república parlamentar, é uma organização associativa.
Logo devemos de nos afastar desse tipo de comparações.

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
4,819
8,410
Não, mas como vês existem referendos para assuntos específicos, normalmente estruturantes.

Por essa ordem, também nunca os havia para nada porque os governos e a AR estão automaticamente legitimados a tomar decisões.
Além da comparação meio nonsense, o FC Porto não é uma república parlamentar, é uma organização associativa.
Logo devemos de nos afastar desse tipo de comparações.
Uma decisão estruturante que já era conhecida aquando da eleição correto?
Eu não sou fã do CAR, acho que devíamos seguir outro tipo de projeto, mas não percebo sinceramente a surpresa e o alarido com algo que já era conhecido se o Presidente fosse eleito.

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,301
142,205
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Uma decisão estruturante que já era conhecida aquando da eleição correto?
Eu não sou fã do CAR, acho que devíamos seguir outro tipo de projeto, mas não percebo sinceramente a surpresa e o alarido com algo que já era conhecido se o Presidente fosse eleito.
Qual alarido?
Estamos só a conversar como portistas uns com os outros.
É como se estivessemos no café. :)

• Like
Reações: forcadragoes

MMCorreia

Superior
19 Maio 2025
64
133
Normalmente eles têm herdeiros :LOL:

Ocupamos aquela merda e fazemos usucapião daqui a 15 anos..
É de memória, pelo que não tenho a certeza, mas no caso do Braga ia jurar que para a construção da academia, a camara fez expropriações de terrenos de privados, sob a regra da função de interesse público, e que depois foram doados ao Braga. Creio que a unica razão que foi dada é que as infraestructuras que iam ser construidas iam valorizar a região e a população.

Pelo que com vontade politica, não diria que fosse impossivel o clube ter acesso aos terrenos que separam os dois espaços.

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
408
628
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Eu até percebo o saudosismo de alguns que aqui comentam mas vir defender a "Academia da Maia" depois de tudo o que que sabe em relação a essa situação é, no mínimo, gaslighting de 200 octanas.

Venha de lá o CAR ou então os sócios que se opõem a essa solução que apareçam, convoquem uma AG extraordinária para requerer a paragem do processo do Car e ao mesmo tempo apresentando uma alternativa legítima, custeada e com financiamento estruturado e garantido e pronta a avançar ainda este ano. E os sócios podem então decidir qual a melhor opção.

Senão apoiem o FC Porto, os seus dirigentes legitimamente eleitos e os que todos os dias estão a trabalhar para fazer crescer o clube em vez de vir para aqui só mandar areia para os olhos.

Se eu fosse mais cínico diria que há por aqui malta que prefere que o FC Porto gerido pela direcção de AVB tenha muito insucesso para lhes aliviar uma dor de cabeça qualquer. Enfim.

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,346
18,708
Não, as pessoas votaram em AVB, na sua equipa.
Não votaram no CAR.
Simplesmente legitimaram AVB e equipa a tomar as decisões.

No entanto ainda cho que uma decisão tão estruturante devia de ter sido discutido com os associados.
Cuidado com os erros gramaticais, aparece já aí o @Neiva a cobrar 😂

E não estou a falar do "a" que te esqueceste no "acho" 😉

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,346
18,708
A maioria extrema que votou nele não leu programa nenhum, votou nele porque queriam correr com PdC, se queres um ponto de viragem irreversível foi a tal assembleia geral - aí está o cerne da vitória.
E mesmo sem essa AG a vitória do AVB estava mais do que garantida.

Só aqueles que viviam numa bolha é que não percebiam os sinais mais do que evidentes sobretudo desde o verão de 2022.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,209
3,457
Lisboa, 1979
Não consigo esconder uma profunda desilusão por esta opção. Não por suspirar por uma suposta Academia na Maia, porque isso há muito tempo que deixou de ser discussão. Também não me dá nenhum tipo de consolo ler "mas os outros em 40 anos não fizeram nada, agora ao menos temos alguma coisa", porque, primeiro, o que não foi feito no passado não torna a má decisão de hoje numa boa decisão. Segundo, porque tínhamos a "vantagem" de, ao não ter nada, poder fazer algo de raiz pensado de forma a resolver grande parte dos problemas que temos hoje, sobretudo a nível logístico, e vamos fazer algo que pouco resolve. Ou seja, vamos gastar cerca de 50 milhões (sim, são 50M os custos entre CAR, intervenção no CTFD e nova Casa do Dragão) e vamos continuar com um caos logístico terrível para a maioria dos nossos atletas.

Isto porque enquanto a logística dos nossos atletas envolver 3 pontos que estão demasiado distantes em termos geográficos (local de treino, residência e escola), vamos continuar a ter caos. Enquanto o nosso espaço de treino não der resposta para suportarmos os treinos de 17 equipas/11 escalões (e estou a falar apenas do masculino), vamos continuar a ter caos. Enquanto não tivermos espaços de jogo para todas estas equipas, vamos continuar a andar com a casa às costas ao fim de semana.

Não só o CAR+CTFD não resolve o caos logístico da Formação, como condena a Formação a mais 20/30 anos desse caos, porque não se faz um investimento desta magnitude para passados meia-dúzia de anos se começar nova obra para resolver os problemas que ficaram por resolver.

E para ser claro, o CAR+CTFD não tem por onde se expandir. Ainda se tentou acrescentar mais um campo ao CTFD, alterando a disposição dos campos atuais, mas tal não será possível. Ou seja, será esta a nossa realidade para os próximos 20/30 anos. Serão gastos 50 milhões em algo que irá manter a nossa Formação com piores condições que qualquer um dos nossos rivais diretos e até do Braga. Sim, será melhor do que o que temos agora, mas fico triste com esta falta de ambição, esta falta de arrojo. E existiam alternativas. Não houve foi coragem para se romper com uma mera promessa eleitoral.
Também esperava mais. Também queria que se tivesse ouvido quem, todos os dias, tem que gerir problemas concretos.

Também esperava mais arrojo. Também esperava mais centralidade.

Aliás, se há algo comum no discurso de AVB e do dimissionário pres EVR, é que como este projecto é maravilhoso para essa parte "esquecida" de Gaia. Lá está, ausência de centralidade. Esse arrabalde, para não lhe chamar cú de judas. E é duplamente arrabalde. Pelo parco desenvolvimento da zona (há estruturas escolares próximas para mitigar a logística escola treino?), mas também, pelos lamentáveis acessos e parqueamento.

O que resta? Um milagre. E só será isso mesmo, um milagre. Nesta fase, já não acredito.

A seguir ao milagre, há o mal menor. De alguma forma, quer o planeamento do CAR, mas sobretudo que a reformulação do CTFD Olival consigam potenciar ao máximo esta solução, transformando-a de uma solução má para uma coisa aceitável (longe do ideal que o clube merecia). Com uma enorme potenciação da capacidade de alojamento e logística para as camadas jovens. Com uma enorme transformação dos acessos a esta zona, a única parte do discurso do EVR que deitou uma luzinha de esperança nisto tudo. Mas é palavra de político. Vale menos que nada.

• Like
  • Triste
Reações: Kerouac e Tails

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,996
14,703
Esmoriz
Não, não está.

Jogadores não são património permanente do FC Porto nem estruturante ao mesmo nível.

Jogadores vão e vêm todos os anos.

Estádio não há conceito, é um Estádio. No máximi podias discutir remodelação vs novo.
Pavilhão não há conceito, é um pavilhão (podes é discutir quando muito dimensões)

CAR's, Academias são estruturantes e com conceitos distintos. São discussões mais profundas.
Tbh, o car vs academia da Maia foi um dos assuntos principais da campanha. Foi até uma das promessas eleitorais da lista do AVB.

Abrir a discussão a sócios e a decisões posteriores em AG só para temas que não foram colocados antes das eleições, sei lá, passarmos a transmitir jogos em canal aberto, o naming do estádio, acabar com uma modalidade, coisas que nunca estiveram em discussão antes das eleições nem no programa da lista vencedora.

Mera opinião pessoal, claro .

• Like
Reações: T-Dragon

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,301
142,205
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Tbh, o car vs academia da Maia foi um dos assuntos principais da campanha. Foi até uma das promessas eleitorais da lista do AVB.

Abrir a discussão a sócios e a decisões posteriores em AG só para temas que não foram colocados antes das eleições, sei lá, passarmos a transmitir jogos em canal aberto, o naming do estádio, acabar com uma modalidade, coisas que nunca estiveram em discussão antes das eleições nem no programa da lista vencedora.

Mera opinião pessoal, claro .
Só que não é CAR vs Academia da Maia.

Isso já foi, já era, as eleições já acabaram há muitooooooo tempo.

Discutir o assunto já não tem nada a ver com isso.

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
3,293
3,997
Para o CAR não ter pavilhão, acho que a coisa deve estar a correr bem
Também foi a minha ideia, por isso comentei. A ver se temos sorte, porque está tudo muito muito caro assim que terá que ser com muita mas mesmo muita boa vontade e parcerias. E é preciso não esquecer que ainda que importante as modalidades são sobretudo fonte de despesa e não de rendimento, assim que qualquer decisão terá que ser ainda mais ponderada.

• Like
Reações: Regod