Para quando um centro de Formação no FC Porto?

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,079
2,787
Porto
-------------------------------

Mas isso não nos impede de termos o melhor Hospital do País, de em muitos cursos sermos na UP os melhores, de sermos lideres no Desporto em muitas modalidades, de termos grandes Empresas e no eixo Aveiro Braga vivem mais de 2 M de pessoas.

É tudo uma questão de liderança, PdC já foi o GRANDE LÍDER, agora já nao é bem assim.
Não nos podemos deter nas fraquezas, temos de nos focar nos Pontos fortes e avançar.
Ali ou acola podemos ter "performances" boas, mas tudo continua na mesma.

Nao há alterações significativas .

Hoje PC com menos 30 anos, dava jeito , mas nao teria na minha opinião o mesmo impacto.

• Like
Reações: Calabote

FoxPorto

Bancada central
4 Setembro 2020
1,472
2,373
Ha coisas que podemos ter opiniões do que achamos melhor e pior claro. Certamente ha muito a fazer.
Há certamente muito a fazer, mas sobretudo no que toca à transição de sub-17 para sub-19.
Ainda no outro dia, um forista comentou aqui no forum que disseram que estavamos a fazer um grande trabalho no FC Porto Almancil.
Temos uma grande geração sub-17, sub-15, e prespetivam-se que venham mais do género. O que fazemos pior, é trabalhá-las, principalmente nos últimos anos. Se tivemos os jogadores da equipa que ganhou a UYL a chegar à equipa principal não foi, com toda a certeza no mundo, pelo enorme trabalho de formação que aquela equipa B lhes proporcionou.

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
9,574
25,801
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
O teu primeiro ponto é mentira. Até te digo mais, a esse nível na Formação, ou seja, em contratos de formação, contratos profissionais e subsídios de deslocação de atletas jovens, o Porto é o que clube que mais gasta em Portugal. O que não surpreende, porque a partir do momento em que somos quem tem menos argumentos para convencer em termos logísticos e de espaço físico, temos de usar a parte financeira para convencer as famílias. A título de exemplo, o valor base do primeiro ano do contrato de formação do Porto é o dobro do Braga.

Não se trata de colocar paninhos quentes. Trata-se de perceber qual é a génese do problema. Falaste no teu primeiro comentário no recrutamento e no scouting, mas basta ver o desenvolvimento do tópico a seguir ao teu comentário para se perceber que o problema é outro e foi facilmente identificado por outros foristas.

O clube gera talento, e isso parece-me indiscutível. Se nessas 3 seleções só estão lá estão 3 atletas nossos, não é certamente por falta de qualidade dos atletas da Formação. Basta olhar ao que renderam financeiramente 2 ou 3 ex-atletas nossos que estão nos Sub-21 para se perceber que há valor na nossa Formação, mas também por aí se percebe o porquê de termos tão poucos convocados.

É factual que tem sido a Formação a "salvar" o clube nos últimos 6/8 anos. André Silva, Rúben Neves, Dalot, Vitinha, Fábio Vieira, Fábio Silva e, a breve prazo, Diogo Costa e João Mário, são quem tem mantido o clube minimamente competitivo (isso e o SC, claro). No entanto, insiste-se em tentar passar a ideia que a nossa Formação é só merda. Apesar disso, os bons valores vão continuar a aparecer. E vão continuar a dar rendimento, tanto desportivo como financeiro.
Tudo muito básico e intelectualmente desonesto mas, confundir "proposta de valor" com retribuição salarial é só, muito engraçado....

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,111
45,905
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
---------------------------

Mas isso resulta não do trabalho dos Dirigentes, mas da oportunidade criado pelo talento intrinseco de alguns talentos adicionado ao cada vez maior empobrecimento do plantel que gerou oportunidades para estes jovens conseguirem entrar no plantel e no 11, mesmo assim, não tendo nós um lateral de classe, médios cada vez mais fracos e alas cada vez menos talentosos, apenas o Vitinha, o Diogo Costa, o Sergio Oliveira (nem sempre) e o Joao Mário conseguiram ser verdadeiros titulares. Outra coisa que está a falhar é a qualidade dos emprestados da formaçao, enquanto vemos o Braga, benfica e scp a semear emprestimos na I e II Ligas e no estrangeiro, aonde nós já lideramos.
E além disso nos últimos anos têm saído do F.C.Porto técnicos da formação que aparentemente não têm sido bem colmatados, como por exemplo Pepijn Lijnders, Vítor Matos, Mário Silva, João Brandão e outros que trabalhavam ou espremiam muito bem o talento ao dispor o que resultou no surgimento de vários bons jogadores, alguns deles já citados por si,logo talvez seja necessário igualmente procurar ter na formação e equipa B gente que saiba moldar ou verificar o valor de um jogador e deixá-lo naturalmente evoluir ao serviço do nosso clube,em vez de apostar em jogadores que nada acrescentam em termos de presente ou futuro.

• Like
Reações: Pedro Brandão

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Ali ou acola podemos ter "performances" boas, mas tudo continua na mesma.

Nao há alterações significativas .

Hoje PC com menos 30 anos, dava jeito , mas nao teria na minha opinião o mesmo impacto.
PC com menos 30 anos dava jeito se estivessemos em 1993.
Um PC com menos 30 anos, hoje em dia...bem, é o PC que temos. Se descontares o que o mundo evoluiu, um PC com menos 30 anos hoje teria o mesmo impacto que o PC atual.
Porque estamos em 2023, convinha ter um presidente com uma outra visão do mundo, um que pelo menos soubesse utilizar um smartphone, um email...
Que tivesse p.e. percebido o que a proibição da TPO iria significar para um clube como o Porto e antecipasse políticas em vez de andar às voltas, tipo chico esperto, a tentar enganar e passar na entrelinhas da lei. Deu merda, com as Doyens e cia, obviamente.

Atenção, eu respeito a experiencia, e escuto sempre com muita atenção as histórias que os meus avós, tios avós, pais, tios, amigos mais velhos me conta e acho que a experiência é fundamental. Já dizia o Isaac Newton: se eu vejo mais longe, é por estar sobre os ombros de gigantes.
Mas quem vier a seguir não sei se irá olhar para o futuro a partir dos ombros de um gigante ou de um corcunda, infelizmente...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,737
Gaia
E além disso nos últimos anos têm saído do F.C.Porto técnicos da formação que aparentemente não têm sido bem colmatados, como por exemplo Pepijn Lijnders, Vítor Matos, Mário Silva, João Brandão e outros que trabalhavam ou espremiam muito bem o talento ao dispor o que resultou no surgimento de vários bons jogadores, alguns deles já citados por si,logo talvez seja necessário igualmente procurar ter na formação e equipa B gente que saiba moldar ou verificar o valor de um jogador e deixá-lo naturalmente evoluir ao serviço do nosso clube,em vez de apostar em jogadores que nada acrescentam em termos de presente ou futuro.
Bem lembrado, existe uma massa anónima de tecnicos que vao saindo porque arranjam Projetos mais interessantes, alguns até foram para os rivais.
Preocupante.

JDuarte

Arquibancada
17 Julho 2017
285
302
Toda a estrutura do futebol jovem - até à equipa B inclusive - carece de profissionalização; não éque não consigamos produzir talento: felizmente consegiimo-lo! Trata-se de alterar o paradigma: e na minha modesta opinião, náo é com esta "gente" que o faremos! Não é obra fácil nem realizavel no curto prazo e por isso já perdemos demasiado tempo.Somos um país periférico, pequeno e distante dos grande pontos de decisão e comércio..não nos resta outra alternativa senão produzir e vender...esta é a única verdade verdadeiramente indesmentível!
Se dúvidas existirem basta olhar para sul . nomeadamente Seixal - e ver o que a aposta na formação lhes proporcionou já e vai seguramente continuar a proporcionar...
O Clube está em termos de dirigismo velho,anquilosado e moribundo: é necessário dar um passo em frente,não esquecendo NUNCA quem tanto nos proporcionou: JNPC será sempre A MAIOR de todas as nossas referências,aquele a quem deveremos sempre um OBRIGADO por tudo o que fez pelo NGC e a sua memória deverá ser perpetuada e honrada sempre que dele se falar...
Mas os tempos não param e TEMOS que avançar: tenho muito medo de quem aí parece vir ( tanto ou mais de quem cá está)...mas os tempos que se avizinham embora tormentosos devem ser enfrentados com coragem,resiliência e frontalidade...e não há NINGUÈM mais capaz de o fazer do que as gentes do NORTE e do meu querido PORTO em particular...não o fazer por receio,comodismo ou establishment poderá significar uma longa e penosa travessia do deserto ,algo que não desejaria ver repetido! 2024 e os portistas são agora os grandes vectores de mudança!! Coragem amigos...façamo-lo com honra,consciência e sobretudo GRATIDÃO !

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,306
6,445
Porto
Sobre esta discussão, eu gostava de nos ver com 1 equipa B e outra sub 23...

Ok iam subir os custos, certo, mas a meu ver, é mais produtivo termos uma sequecia melhor de preparação de jogadores que espetalos logo na equipa B.
Se tá a resultar minimamente? Creio que sim, mas pela qualidade dos jogadores que temos tido.

Mas para mim, era positivo, pegar em meia duzia de miudos dos sub 19 que estejam prontos para um next level, juntamente com outros jogadores ligeiramente mais velhos e mete-los a jogar, 1 anito, contra gajos mais velhos ( de 22, 23 anos) e com ligeiramente mais maturação, e só depois os meter na 2a liga.

Parece-me que daquilo que vejo, a transição entre sub-19 e equipa B é demasiado dura, e seria mais proveitoso ter 1 ano intermédio numa equipa sub-23... que depois no limite ainda poderiam jogar gajos da equipa B, que não estejam a jogar, para ganharem ritmo.

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
16,579
12,198
Londres
Ainda está a decorrer prazo para a elaboração do plano pormenor.
Depois disso, o mesmo tem de ser aprovado e só posteriormente é que se parte para a elaboração do projecto e aprovação do mesmo.
Diria que está tudo a compor-se por forma a anunciar-se a realização do mesmo no período das eleições do próximo ano.
Depois vai ser mais 4 anos para começar as obras?

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,566
2,441
Tudo muito básico e intelectualmente desonesto mas, confundir "proposta de valor" com retribuição salarial é só, muito engraçado....
Mas já que falas nessa "proposta de valor", peço que dês o exemplo de uma abordagem do Braga em comparação com uma abordagem nossa. Mas sê concreto, e não básico e intelectualmente desonesto como eu.

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,873
6,248
Mas já que falas nessa "proposta de valor", peço que dês o exemplo de uma abordagem do Braga em comparação com uma abordagem nossa. Mas sê concreto, e não básico e intelectualmente desonesto como eu.
Como primeiro contrato profissional, pagamos por um internacional 2 mil euros / mês no 1 ano e 3 mil no segundo.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,079
2,787
Porto
Um PC com menos 30 anos, hoje em dia...bem, é o PC que temos. Se descontares o que o mundo evoluiu, um PC com menos 30 anos hoje teria o mesmo impacto que o PC atual.
Porque estamos em 2023, convinha ter um presidente com uma outra visão do mundo, um que pelo menos soubesse utilizar um smartphone, um email...
Que tivesse p.e. percebido o que a proibição da TPO iria significar para um clube como o Porto e antecipasse políticas em vez de andar às voltas, tipo chico esperto, a tentar enganar e passar na entrelinhas da lei. Deu merda, com as Doyens e cia, obviamente.

Atenção, eu respeito a experiencia, e escuto sempre com muita atenção as histórias que os meus avós, tios avós, pais, tios, amigos mais velhos me conta e acho que a experiência é fundamental. Já dizia o Isaac Newton: se eu vejo mais longe, é por estar sobre os ombros de gigantes.
Mas quem vier a seguir não sei se irá olhar para o futuro a partir dos ombros de um gigante ou de um corcunda, infelizmente...
A mudança com mais impacto, entre outras e a que nao vejo dar importância foi o aparecimento da "Lei de Bases" ......

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,507
6,250

Afinal, não estamos nada distantes um do outro.

Pela minha parte, independentemente do que acontecerá nas futuras eleições, tenho o luto em relação à atual direção há muito feito.

Estou há muito aberto a um novo futuro, que tem que ser agarrado, a uma nova era, a novas pessoas, a novas ideias, a um novo FC Porto, jovem, arejado, ambicioso, vivo, mesmo sabendo que um possível futuro novo presidente/direção, seja este ou aquele, não será evidentemente perfeito.

O que não pode é continuarmos como estamos.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes

Afinal, não estamos nada distantes um do outro.

Pela minha parte, independentemente do que acontecerá nas futuras eleições, tenho o luto em relação à atual direção há muito feito.

Estou há muito aberto a um novo futuro, que tem que ser agarrado, a uma nova era, a novas pessoas, a novas ideias, a um novo FC Porto, jovem, arejado, ambicioso, vivo, mesmo sabendo que um possível futuro novo presidente/direção, seja este ou aquele, não será evidentemente perfeito.

O que não pode é continuarmos como estamos.
Eu não estou distante de ninguem que seja portista nem me chateio com ninguem por causa de opiniões.
Todo o respeito por PdC, mas que se perceba que o rumo tem de ser outro.
E quem vai ao leme tambem...