Para quando um centro de Formação no FC Porto?

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
40,071
59,344
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Tudo se justifica para nada mexer:
-as convocatórias das seleções não interessam
-os sub 23 não são precisos para nada
-o futebol feminino não tem público
-o Bayern só tem um nos sub 20
etc.

Deixamos de ser ambiciosos, líderes e inovadores, passamos a ser hesitantes, cheios de ses e desculpas e pobres porque não podemos investir em instalações, na formação no futebol feminino, mas temos os Administradores mais bem pagos do País ao nível das melhores multinacionais.
Eu estou à espera que o pessoal me explique os benefícios de uma equipa sub 23

E não discuto tudo o resto. Apenas acho que os sub 23 não servem para nada

C

Campeões de Tudo

Guest
Eu estou à espera que o pessoal me explique os benefícios de uma equipa sub 23

E não discuto tudo o resto. Apenas acho que os sub 23 não servem para nada
Resposta dada pelo ChatGPT:

Existem vários benefícios em ter uma equipa sub-23 de futebol, tanto para os jogadores quanto para o clube em geral. Alguns desses benefícios incluem:
  1. Desenvolvimento de talentos: A equipa sub-23 é uma excelente oportunidade para o clube desenvolver jogadores jovens e talentosos. Os jogadores podem ser treinados e orientados para se tornarem jogadores profissionais, e podem ter a oportunidade de jogar em níveis mais elevados à medida que progridem em suas carreiras.
  2. Preparação para competições: A equipa sub-23 também pode ajudar a preparar jogadores para competições de nível superior. Eles podem ser expostos a diferentes estilos de jogo e níveis de competição, o que pode ajudá-los a se adaptar a diferentes situações e desafios.
  3. Aumento da profundidade do plantel: A equipa sub-23 pode ser vista como uma extensão do plantel principal do clube. Quando jogadores são suspensos ou lesionados, a equipa sub-23 pode fornecer jogadores para substituí-los, mantendo a qualidade da equipa num nível elevado.
  4. Melhoria da saúde financeira: A equipa sub-23 também pode ser uma fonte de receita para o clube. Os jogadores jovens podem ser vendidos para outros clubes por uma quantia significativa de dinheiro, o que pode ajudar a melhorar a saúde financeira do clube.
  5. Identificação de talentos: A equipa sub-23 pode ajudar a identificar jogadores talentosos em uma idade mais jovem, permitindo que o clube os adquira antes que outros clubes tenham a chance de fazê-lo. Isso pode ser uma grande vantagem no mundo competitivo do futebol profissional.
Em resumo, a equipa sub-23 pode ser benéfica para o clube em muitos aspetos, fornecendo uma plataforma para o desenvolvimento de jogadores jovens, melhorando a qualidade do plantel, gerando receita e identificando talentos precocemente.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,737
Gaia
Já expliquei isso n vezes, mas quem não quer entender, não entende, não vale a pena. Basta pegar em 3 centrais como o António Ribeiro, o Brás e o David Vinhas que ano passado quase foram campeoes de juniores (o António e o Brás no seu 1º ano de junior) e este ano estão sem evoluir e sem desenvolver porque:
-o David Vinhas este ano desapareceu de circulação passa os fds no sofá
-o Brás e o Ribeiro andam a regredir e a perder jogos sub 19 com o Vizela em vez de jogarem na Liga Sub 23 para desenvolverem
-entretanto os juniores de 1º ano estão a ser tapados pelo Brás e Ribeiro que já não deviam ali estar

Basta comparar com o modelo de desenvolvimento dos traficantes do seixal que aplicaramao Tone Silva 19 jogos na Liga Sub 23 quando ele tinha 17 anos, e que assim ultrapassou o Gabriel Brás e nas seleçoes foi suplente do Brás.

Isso para não falar no Vasco, no Jorge Meireles, no Rui Monteiro ou Umaro Candé que saltaram dos sub 19 para aonde? Para o VAZIO, o nosso clube não tem um modelo de desenvolvimento, é a completa teoria do caos. Se são craques desenvolvem porque são muito bons casos do Vitinha e Fabio se não são o clube pouco pode dar, aliás os clubes hoje em dia preferem um emprestado do trafica ou sbording em vez dos nossos e até aí perdemos o controle que já tivemos, porque no Dragao reina o amadorismo.

jcmp17

8 Julho 2018
40,071
59,344
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Já expliquei isso n vezes, mas quem não quer entender, não entende, não vale a pena. Basta pegar em 3 centrais como o António Ribeiro, o Brás e o David Vinhas que ano passado quase foram campeoes de juniores (o António e o Brás no seu 1º ano de junior) e este ano estão sem evoluir e sem desenvolver porque:
-o Brás e o Ribeiro andam a regredir e a perder jogos sub 19 com o Vizela em vez de jogarem na Liga Sub 23 para desenvolverem
-entretanto os juniores de 1º ano estão a ser tapados pelo Brás e Ribeiro que já não deviam ali estar

Basta comparar com o modelo de desenvolvimento dos traficantes do seixal que aplicaramao Tone Silva 19 jogos na Liga Sub 23 quando ele tinha 17 anos, e que assim ultrapassou o Gabriel Brás e nas seleçoes foi suplente do Brás.

Isso para não falar no Vasco, no Jorge Meireles, no Rui Monteiro ou Umaro Candé que saltaram dos sub 19 para aonde? Para o VAZIO, o nosso clube não tem um modelo de desenvolvimento, é a completa teoria do caos. Se são craques desenvolvem porque são muito bons casos do Vitinha e Fabio se não são o clube pouco pode dar, aliás os clubes hoje em dia preferem um emprestado do trafica ou sbording em vez dos nossos e até aí perdemos o controle que já tivemos, porque no Dragao reina o amadorismo.
Esses jogadores que falas deviam estar na B que é o espaço competitivo deles

O problema são os Romain e os Zé Pedros

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,411
4,982
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
A equipa de sub23 podia ser por exemplo um último crivo antes de mandarmos os jogadores para outros clubes e que depois são chamados às seleções ... ou então pôr alguns Sub-17 promissores uns a ganhar cabedal(como o Mora) a outros dar minutos pois sem jogar em lado nenhum é que não evoluem como Martim! Há tantos exemplos.
Somem os jogadores que estão sem minutos na B,nos Sub-19 e nos Sub-17,e podem perfeitamente fazer uma equipa de sub 23.

• Like
Reações: Campeões de Tudo

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,873
6,248

A acrescer a isso tudo não se percebe nem se discute qual é o nosso modelo de formação.
Os miudos vão sendo lançados (não me recordo de uma fase em que a equipa A tivesse apostado tanto em miudos da formação como nestes últimos 3 anos) mas muitos poderão estar a perder-se e outros a não serem devidamente potenciados, sendo que, a final, quem perde é o clube.

jcmp17

8 Julho 2018
40,071
59,344
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
A acrescer a isso tudo não se percebe nem se discute qual é o nosso modelo de formação.
Os miudos vão sendo lançados (não me recordo de uma fase em que a equipa A tivesse apostado tanto em miudos da formação como nestes últimos 3 anos) mas muitos poderão estar a perder-se e outros a não serem devidamente potenciados, sendo que, a final, quem perde é o clube.
A equipa B já tem a manutenção mais do que assegurada mas continuamos a apostar em jogadores que não têm qualquer tipo de futuro no clube

O problema é esse

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,712
194,365
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Sub 23 continuo 50/50 em termos de criar uma equipa
E muito dos 50 na parte do não criar vem associado à tendência desta direção de abrir mais um entreposto de jogadores nessa equipa

Mais um plantel, mais contratações duvidosas, mais uns trocos gastos todos os anos
Meter os miúdos podia ser engraçado porque lhes dava outro traquejo mas iam querer ver jogadores de 16/17/18 anos a serem passados a ferro por jogadores mais velhos?

C

Campeões de Tudo

Guest
O problema não é não ter equipa de sub-23 mas sim andar a apostar na B em gajos sem futuro como o Zé Pedro e o Romain em vez do Vinhas e do Brás por exemplo.

Se a equipa B fosse usada como deve ser, ninguém ia sentir necessidade de equipa sub-23 nenhuma.
Uma equipa SÓ de miúdos não se mantém numa liga profissional, tens de ter também alguma experiência e arcaboiço.

C

Campeões de Tudo

Guest
Equipas B de clubes pequenos valem zero porque a capacidade de ter talento jovem é pouca.

O exemplo que dou é o das equipas B dos lampiões que tem sempre média de idade nos 20 anos e está sempre segura e a trabalhar bem o talento.

Andar com Zé Pedros e Romains em vez do Vinhas e do Brás é péssima gestão.
Braga e Sporting são clubes pequenos?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,737
Gaia
Esses jogadores que falas deviam estar na B que é o espaço competitivo deles

O problema são os Romain e os Zé Pedros
----------------------------

Isso não é linear, o nosso clube e outros não costuma bombar jogadores para ganharem corpo e basta ver as dificuldades de um Vasco, de Baró, F Vieira e outros na Liga I onde 90% dos duelos é contra armários de mais 80Kg sempre a dar pau e o futebol é pontapé para a frente.

O Tone, o João Félix, o Guedes, o Nuno Mendes, o Fatauw, o Gonçalo ramos todos juntos pouco jogaram na II liga, isso é desculpa.

• Like
C

Campeões de Tudo

Guest
Mas o que é que o Sporting e o Braga interessam?

O Benfica consegue lutar na boa pela manutenção sem ter gajos de 25 anos como o Zé Pedro a titular.

Só nós é que andamos nisto.
Neste momento a formação do Benfica é manifestamente superior à nossa, colocas isso em causa? E não retiro o que disse, uma equipa do PORTO composta só por miúdos não se iria aguentar nesta Liga 2 mas se queremos assumir essa estratégia, por mim tudo bem.

C

Campeões de Tudo

Guest
--------------------------

mesmo na Liga 3 esses clubes não deixam de apresentar jovens que têm evoluido, a Liga II não é imprescindivel para saltar para a Liga 1.
Eu vejo a equipa B como um "backup" da A misturada com jogadores dos sub-17/sub-19 COM CAPACIDADE de poderem integrar a equipa A, é nestes moldes que eu vejo a equipa B. Tudo o que não cabe neste modelo permanece na sub-17, sub-19 ou numa hipotética equipa sub-23 que eu sou a favor de ser criada.

• Like
Reações: JORGE ARAUJO
C

Campeões de Tudo

Guest
Eu acho é que estás a passar um atestado de incompetência a jogadores como o Vinhas e o Brás na minha opinião.

Nenhum jogador sem futuro nenhum na A devia ser titular da B na minha opinião.

O Benfica não precisa disso e eu acho que temos bons jogadores para formar uma boa equipa B como o Vinhas, o Brás, o Martim, o Vasco, o Sidnei, o Nilton (a lateral), o Jorge Meireles, etc.
Se até na A tens jogadores que nunca lá deviam estar vais querer uma equipa B composta só por fenómenos... acho que nem o Ajax tem essa capacidade filho.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,207
15,149
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
As pessoas e os adeptos não têm noção mas isto é importantíssimo quer para os jovens jogadores quer para os pais. Já não basta o nome do clube como ainda por aqui se acha. A história é bonita mas é sempre passado. Um clube que não tem os olhos postos no futuro dificilmente consegue evoluir para um patamar de excelência. E não é só nas instalações. É também na organização e nos recursos humanos. Custa-me ver muitos estrangeiros falarem das academias dos rivais como das melhores para formação e saber que perdemos o comboio quando tínhamos tudo para ser pioneiros. Agora a fazer-se que seja com os olhos postos no futuro e não uma solução para remediar.
Em termos logisticos nos staffs técnicos ainda mais importante é. Imagina-te a trabalhar nos Sub17, Sub13 e ainda numas escolinhas e tens de andar entre o Olival, Pedroso, Vitalis e sabe-se lá mais onde.
Mas há aqui gente que o explica muito melhor, como o Paul Washborn.

• Like

jcmp17

8 Julho 2018
40,071
59,344
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
----------------------------

Isso não é linear, o nosso clube e outros não costuma bombar jogadores para ganharem corpo e basta ver as dificuldades de um Vasco, de Baró, F Vieira e outros na Liga I onde 90% dos duelos é contra armários de mais 80Kg sempre a dar pau e o futebol é pontapé para a frente.

O Tone, o João Félix, o Guedes, o Nuno Mendes, o Fatauw, o Gonçalo ramos todos juntos pouco jogaram na II liga, isso é desculpa.
O Vitinha e o Fábio Vieira logo a seguir a serem campeões do Youth League fizeram da segunda liga um chinelo
O Chico Conceição fez da segunda liga um chinelo ainda como júnior

O Baró fez da segunda liga um chinelo no ano em que ganhamos a Youth League

O meu problema não é o João Marcelo, o Sidnei, o Marcus e malta dessa estarem a jogar na equipa B

O pessoal vai me dizer que uma equipa B com Francisco Meixedo (Gonçalo Ribeiro), Rodrigo Pinheiro (Martim Fernandes), João Marcelo, David Vinhas (Gabi), Nilton Varela, Sidnei, Vasco, Marcus, Umaro (Rui Monteiro, Giorgi), Jorge Meireles, Luan Brito não chegava e sobrava para a segunda liga? Poupem me

• Like
Reações: Mary Antas

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,970
4,762
Todos os pontos que falam são válidos e desaguam no mesmo problema: utilização ineficiente da equipa B.

Não é atirar putos para a segunda liga e esperar que eles se aguentem sozinhos, nem é tê-los constantemente tapados por gajos que já não passam daquele nível, sem necessidade nenhuma.

Com o número de jornadas da II Liga, os diferentes tipos de desafios e ainda por cima 5 substituições dá perfeitamente para os ter a crescer no melhor espaço competitivo.
Prefiro que a equipa B acabe em 14⁰ com os miúdos a acumular minutos do que fique em 4⁰ com os miúdos no banco.

Mas eu até poderia aceitar um plantel de sub-23 sem problema nenhum. Mas como deve ser. Agora assim? Nós nem sequer sabemos gerir uma equipa secundária fará duas.