Tiago, partilho de algumas das tuas ideias para o futuro do clube.Tiago Silva disse:Acho que esse é um dos principios mais errados( e que tem levado à degradação) é dizer que a SAD não é uma empresa "normal"
É uma derivação da SA que tem principio o lucro.Não é uma associação ou uma cooperativa(ai não visa o lucro).
Outro erro estrondoso é a doentia dependencia de receita extraordinaria(venda de jogadores/alienação de passes).
Uma empresa tem de viver com o que gera e o FCP tem um custo de actividade demasiado elevado para a riqueza operacional (não inclui venda de passes) que produz.
É muito simples e enquanto este paradigma não mudar os problemas continuarão (até a falência)
Misturas dois conceitos distintos que vou procurar dissecar:
É claro que o FCP tem custos operacionais demasiado elevados. Tenho dito isso à saciedade ao longo dos últimos 5 anos. Coisa diferente é considerar, como fazes, que uma empresa tem de viver com o que gera. Isso é desconhecer a realidade de todos os clubes de futebol com excepcção dos colossos mundiais ou dos clubes detidos por magnatas. Até no Benfica a sua maior receita provém da transacção de passes de jogadores (76M). Isso é inevitável e será sempre uma realidade. Daí que os resultados semestrais não sirvam para muito mais do que apontei.
Não é o presidente que tem a palavra, são os sócios. Espero que entendamos isso antes que seja tarde demais.
O Presidente tem a palavra no sentido de evidenciar se quer projectar o clube para uma nova era estratégica ou se pretende manter tudo na mesma.
O meu apoio dependerá da resposta, em termos de projecto e de equipa, a esta questão.
Sobre o meu tom não recebo considerações do foro pessoal de ninguem aqui.
Estamos a falar sobre ideias e não sobre posturas pessoais.
Referia-me concretamente a este teu escrito:
Eu continuo à espera que o user @Tiago Silva me responda ao que escrevi...se calhar por ter saltado para a ribalta agora acha que não tem de responder aos demais comuns.
Para quem diz que gosta de discussão...
Foi absolutamente desnecessário e deslocado. Se não queres receberes considerações como as que teci só tens de evitar aquelas atoardas.
No entanto, considero que tens um problema de base que é acreditar que PdC ainda faz parte da solução.
Um PdC a caminho dos 83 anos, que criou e persiste em colocar o clube numa situação crítica não é solução.
Quantos casos conheces, que a fonte de problema se torna a fonte de solução?
Persistir em ter PdC no poder, mesmo com slgumas caras novas, é para perpetuar vícios, más práticas.
Um Presidente, em qualquer Organização, tem um peso brutal na definição do caminho que a Organização decide percorrer.
E se PdC tivesse ainda interesse, capacidade, conhecimentos para alterar a situação, já o tinha feito nos últimos 10anos.
E PdC, não o fez, e pior, persistiu nas mesmas práticas danosa para o clube.
PdC é o culpado de todo este declínio pois é PdC a fonte do problema.