Oposição à SAD

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,422
10,934
Tiago Silva disse:
“Acho que esse é um dos principios mais errados( e que tem levado à degradação) é dizer que a SAD não é uma empresa "normal"
É uma derivação da SA que tem principio o lucro.Não é uma associação ou uma cooperativa(ai não visa o lucro).
Outro erro estrondoso é a doentia dependencia de receita extraordinaria(venda de jogadores/alienação de passes).
Uma empresa tem de viver com o que gera e o FCP tem um custo de actividade demasiado elevado para a riqueza operacional (não inclui venda de passes) que produz.
É muito simples e enquanto este paradigma não mudar os problemas continuarão (até a falência)”

Misturas dois conceitos distintos que vou procurar dissecar:

É claro que o FCP tem custos operacionais demasiado elevados. Tenho dito isso à saciedade ao longo dos últimos 5 anos. Coisa diferente é considerar, como fazes, que “uma empresa tem de viver com o que gera”. Isso é desconhecer a realidade de todos os clubes de futebol com excepcção dos colossos mundiais ou dos clubes detidos por magnatas. Até no Benfica a sua maior receita provém da transacção de passes de jogadores (76M€). Isso é inevitável e será sempre uma realidade. Daí que os resultados semestrais não sirvam para muito mais do que apontei.


“Não é o presidente que tem a palavra, são os sócios. Espero que entendamos isso antes que seja tarde demais.”

O Presidente tem a palavra no sentido de evidenciar se quer projectar o clube para uma nova era estratégica ou se pretende manter tudo na mesma.
O meu apoio dependerá da resposta, em termos de projecto e de equipa, a esta questão.

“Sobre o meu tom não recebo considerações do foro pessoal de ninguem aqui.
Estamos a falar sobre ideias e não sobre posturas pessoais.”

Referia-me concretamente a este teu escrito:
“Eu continuo à espera que o user @Tiago Silva me responda ao que escrevi...se calhar por ter saltado para a ribalta agora acha que não tem de responder aos demais comuns.
Para quem diz que gosta de discussão...”

Foi absolutamente desnecessário e deslocado. Se não queres receberes considerações como as que teci só tens de evitar aquelas atoardas.
Tiago, partilho de algumas das tuas ideias para o futuro do clube.

No entanto, considero que tens um problema de base que é acreditar que PdC ainda faz parte da solução.

Um PdC a caminho dos 83 anos, que criou e persiste em colocar o clube numa situação crítica não é solução.

Quantos casos conheces, que a fonte de problema se torna a fonte de solução?

Persistir em ter PdC no poder, mesmo com slgumas caras novas, é para perpetuar vícios, más práticas.

Um Presidente, em qualquer Organização, tem um peso brutal na definição do caminho que a Organização decide percorrer.

E se PdC tivesse ainda interesse, capacidade, conhecimentos para alterar a situação, já o tinha feito nos últimos 10anos.

E PdC, não o fez, e pior, persistiu nas mesmas práticas danosa para o clube.

PdC é o culpado de todo este declínio pois é PdC a fonte do problema.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,186
6,307
Tiago Silva disse:
“Acho que esse é um dos principios mais errados( e que tem levado à degradação) é dizer que a SAD não é uma empresa "normal"
É uma derivação da SA que tem principio o lucro.Não é uma associação ou uma cooperativa(ai não visa o lucro).
Outro erro estrondoso é a doentia dependencia de receita extraordinaria(venda de jogadores/alienação de passes).
Uma empresa tem de viver com o que gera e o FCP tem um custo de actividade demasiado elevado para a riqueza operacional (não inclui venda de passes) que produz.
É muito simples e enquanto este paradigma não mudar os problemas continuarão (até a falência)”

Misturas dois conceitos distintos que vou procurar dissecar:

É claro que o FCP tem custos operacionais demasiado elevados. Tenho dito isso à saciedade ao longo dos últimos 5 anos. Coisa diferente é considerar, como fazes, que “uma empresa tem de viver com o que gera”. Isso é desconhecer a realidade de todos os clubes de futebol com excepcção dos colossos mundiais ou dos clubes detidos por magnatas. Até no Benfica a sua maior receita provém da transacção de passes de jogadores (76M€). Isso é inevitável e será sempre uma realidade. Daí que os resultados semestrais não sirvam para muito mais do que apontei.
O FCP não é " os outros clubes " e muito menos é o SLB.
O FCP sempre fez mais com menos e é esse paradigma que temos de recuperar.
O FCP gera mais ou menos 100M de receita operacional ou seja pode pagar de salários cerca de 70M.
Neste momento está acima dos 90M.
Isto não é sustentável.

A receita de jogadores é volátil e como tal não pode ser considerada para uma gestão sólida
 

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
12,004
4,443
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,000
7,291
44
Lisboa
E ninguém avança...

Daqui a uns anos quando alguém se chegar à frente, não terá condições para gerir o clube e vai andar a desculpar-se com sads anteriores...tipo lagartos...

Bem caminhamos para sporting 2.0 ...
 

mrcl23

Arquibancada
17 Junho 2019
165
176
Mesmo que ninguém avance, é importante a presença dos sócios na votação, e se realmente estão descontentes votem nulo. Mas é importante votar!!!
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,986
3,655
SUPERMLY disse:
O FCP não é " os outros clubes " e muito menos é o SLB.
O FCP sempre fez mais com menos e é esse paradigma que temos de recuperar.
O FCP gera mais ou menos 100M de receita operacional ou seja pode pagar de salários cerca de 70M.
Neste momento está acima dos 90M.
Isto não é sustentável.

A receita de jogadores é volátil e como tal não pode ser considerada para uma gestão sólida
Se o clube passa a ser gerido com base nas receitas operacionais, não tarde nada estás abaixo dum Sporting.

Acreditar que a solução passa por aí é andar muito distraído do mundo do futebol que nos rodeia.

As receitas “extraordinárias” são mais que isso. Todos os anos vendemos. Temos de andar nesse risco se queremos ser competitivos. Ainda mais com o benfica atual.
Para sermos competitivos assim obviamente que tem de haver uma estratégia. E essa não pode passar por contratar Pepes/Marcanos/Uribes/Ze Luises... Por muita qualidade que possam ter. Um aceita-se. Mais já é colocar todo modelo em risco.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,186
6,307
AdrianSmith disse:
Se o clube passa a ser gerido com base nas receitas operacionais, não tarde nada estás abaixo dum Sporting.

Acreditar que a solução passa por aí é andar muito distraído do mundo do futebol que nos rodeia.
Essa é a maior falácia que os despesistas quiseram impingir nos.

Há uma coisa chamada fair play financeiro e uma das condições é que o clube só pode gastar em salarios determinada percentagem de receita operacional(algo entre 70 e 80%).
Fair Play fiananceiro que já por uma vez falhamos.

AdrianSmith disse:
As receitas “extraordinárias” são mais que isso. Todos os anos vendemos. Temos de andar nesse risco se queremos ser competitivos. Ainda mais com o benfica atual.
Para sermos competitivos assim obviamente que tem de haver uma estratégia. E essa não pode passar por contratar Pepes/Marcanos/Uribes/Ze Luises... Por muita qualidade que possam ter. Um aceita-se. Mais já é colocar todo modelo em risco.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Receita extraordinaria é receita acessoria da actividade da SAD - produção de espectaculo desportivo.

Utilizar os valores das vendas para comprar jogadores?sim
Para pagar divida?com certeza

Para pagar salários?Erro de gestão
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,986
3,655
O fair play financeiro não engloba apenas custos operacionais. Não sei onde viste isso.


Se quiseres pagar salários com base nas receitas operacionais não podes competir de igual para igual com o benfica. Lamento mas não é realisticamente possível.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
SUPERMLY disse:
Essa é a maior falácia que os despesistas quiseram impingir nos.

Há uma coisa chamada fair play financeiro e uma das condições é que o clube só pode gastar em salarios determinada percentagem de receita operacional(algo entre 70 e 80%).
Fair Play fiananceiro que já por uma vez falhamos.
Receita extraordinaria é receita acessoria da actividade da SAD - produção de espectaculo desportivo.

Utilizar os valores das vendas para comprar jogadores?sim
Para pagar divida?com certeza

Para pagar salários?Erro de gestão
Não é preciso perceber muito para se entender isso. Não podes pôr uma despesa (neste caso salários que é fixa, isto é, é estrutural, isto é, que se mantém no tempo, algo que perdura no tempo) a depender de receitas extraordinárias, que são "extraordinárias" no sentido que não perduram no tempo, aconteceu hoje mas não vai acontecer amanhã, são receitas fora do controlo da organização que dependem de N factores externos! Mas os salários já são internos! Os salários devem depender das receitas operacionais, sim!

 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,986
3,655
Os nossos melhores anos foram assim e... “não podes”?

Os melhores anos do benfica estão a ser assim e “não podes”?

Ok...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,186
6,307
AdrianSmith disse:
Os nossos melhores anos foram assim e... “não podes”?

Os melhores anos do benfica estão a ser assim e “não podes”?

Ok...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não não foi assim....
https://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC36110.pdf

No link acima está o relatorio e contas de 2010/2011 (epoca do AVB com titulo europeu)

Lá está proveitos operacionais(ou receita excluindo transaccção de passes) 89,9 M
Depois está lá noutra rubrica nos custos operacionais "Custos com pessoal" no valor de 50,6M de eur.

Ora se a matemática não me falha (50,6/89,9)x100= 56,28%
Ou impacto salarial na altura nas contas desse ano foi pouco mais de meia receita operacional!

Esta epoca a receita operacional quase que não dá para pagar salarios.

Só para provar que não era assim
 

administrador

Administrator
Staff
6 Junho 2016
2,424
2,209
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Agora que já há candidatos, fechamos por agora este tópico.

Há um tópico de discussão geral das eleições neste mesmo sub-fórum. Usem-no para esse efeito:
https://www.fcporto.ws/index.php?topic=23155.0

Tudo o que for específico a um candidato, devem faze-lo no respectivo tópico.

Obrigado.
Modificar mensagem
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.