pedrooa disse:
Pessoal, contaram-me (logo não é de fonte segura) que o FC Porto deve dinheiro à New Balance.
Não era suposto ser a New Balance a dever dinheiro de patrocínios?
Alguém sabe como funciona este tipo de negócios?
Isso deve ser contra-informação, não? Porque raio haveriamos de dever dinheiro à New Balance?
A New Balance tinha e tem mais interesse em mantêr o Porto nesta fase, do que própriamente o Porto em usar New Balance.
É uma marca que só muito recentemente entrou no mercado do futebol, por isso tem todo o interesse em se associar a clubes de alguma visibilidade e a pagar por isso (e não o contrário). Para além disso, basta hoje em dia ir às ruas do Porto para perceber o quanto a New Balance favoreceu com este patrocínio.
Há 4 anos atrás raras eram as pessoas no Porto (e direi mesmo, em Portugal) a usar New Balance. Até porque é uma marca algo mais cara que as restantes, pois é a única grande marca desportiva que ainda tem produção fora da Ásia (em Inglaterra e nos EUA). Eu usava (e ainda uso) sapatilhas da New Balance (made in UK) para correr. Raro era o pessoal que usava a marca nas inúmeras provas de atletismo amador que há pelo Porto! Mesmo sendo, porventura, a especialidade da New Balance e a modalidade à qual a empresa mais inovações trouxe - o pessoal acabava sempre por preferir Asics ou Saucony (tidas ambas como as melhores sapatilhas de corrida) ou marcas mais vulgares como Adidas ou Nike. Em relação a calçado casual, então, nem se fala... lembro-me de no final dos anos 90, alguns miúdos de familias mais abastadas usarem a marca. De resto, raramente vi pessoal a usar sapatilhas da marca, pese embora a sua reconhecida qualidade. No entanto, quando fui de férias ao Porto em Dezembro último, o que mais se via era pessoal com sapatilhas da marca (indepentemente de género ou idade). Penso ser impossível de disassociar o boom do uso das sapatilhas da marca em Portugal com o facto de patrocinar o FC Porto. Daí que a minha conclusão seja que a New Balance favoreceu muito mais com o patrocínio ao Porto, do que propiamente o Porto. A minha opinião só mudaria, caso o valor do patrocínio fosse bastante elevado, mas não creio - se fosse superior ao que tinhamos da Nike, teria sido anúnciado aos 4 ventos...
Claro que há que reconhecer que, para a New Balance, ainda melhor seria patrocinar o benfica (já estou a imaginar a rtp, sic, tvi, etc a fazer reportagens sobre a história da marca e a enaltecer o facto de ainda produzir nos EUA e UK... ). Mas para isso teriam de bater o valor que a Adidas paga e ainda ajudar numa rescisão de contrato... não me parece que fosse do interesse da marca empatar tanto dinheiro num mercado periférico com um baixo poder de compra.