#Basquetebol NBA - 2024/2025

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,715
194,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Essa cena da illegal defense tem muito que se lhe diga.
As equipas técnicas da NBA nos anos 90 (tal como hoje em dia) não eram estúpidas.
Havia muitas formas de contornar essa regra e fazer um 2x1. Tinhas era que ser mais dissimulado, e fazer chegar a ajuda já depois do jogador ofensivo iniciar a jogada com bola.

Ou achas que os grandes SGs da altura nao viam doubles? Porra, 2 das jogadas mais famosas da carreira do MJ partem precisamente de passes a sair do double, quando o Paxson decidiu o 1 threepeat em Phoenix ou quando o Kerr marcou aquele long-2 contra os Jazz na final.

Basta perder uns minutos a ver uns joguitos para veres que gajos como Hakeem, Shaq ou Ewing levavam com doubles constantes no poste baixo.
Constantes.
Vias uma double mas declarada e é muito mais fácil atacar uma double team do que atacar 1 gajo em cima de ti e 4 gajos focados em ti a poder defender zona e ajudar longe do seu homem
 
  • Like
Reações: jcmp17

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,715
194,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Espera...tu sabes quem é o Grant Hill, certo?
A liga não conseguia lidar com ele na altura, como obviamente não conseguiria lidar hoje. Pões o gajo em 2024 e é provavelmente o tipo mais atlético da NBA.
Não sei se consigo ver hoje em dia alguém com a explosão e potencia a sair do drible que o Hill tinha. Brincadeira.
O Grant fazia isso

Agora imagina os jogadores atuais de topo em que alguns são melhores que ele
O Grant nem sabia lançar naquela altura
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,612
9,445
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Levar com doubles é completamente diferente de levar com ajudas na nail

O 2v1 era permitido. O que não era permitido era teres um jogador a meio caminho. São imensos os lances dos anos 90 dos jogadores a apontarem para os adversários em posição de ajuda e os árbitros a marcar illegal defense

Que foi uma regra completamente estúpida. Assim com os 3 segundos defensivos o são na NBA de hoje
Certo, mas o que se andava por aqui a dizer era que antigamente o jogo era 1x1. Isso é falso.

Os doubles não eram tão agressivos quanto hoje em dia, nem me recordo de fazerem doubles no perímetro antes da bola chegar ao jogador, como se vê hoje.
Até aí tudo bem.
Mas provavelmente também não faria sentido faze-lo porque o hand-checking eliminava muito do que era o perigo vindo de um 1st step dum jogador de perímetro.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,260
55,882
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Certo, mas o que se andava por aqui a dizer era que antigamente o jogo era 1x1. Isso é falso.

Os doubles não eram tão agressivos quanto hoje em dia, nem me recordo de fazerem doubles no perímetro antes da bola chegar ao jogador, como se vê hoje.
Até aí tudo bem.
Mas provavelmente também não faria sentido faze-lo porque o hand-checking eliminava muito do que era o perigo vindo de um 1st step dum jogador de perímetro.
Meh os jogadores antigamente não eram explosivos o suficiente para bater o hand check
Daí a dominância do Jordan também

Eu acho que o basquetebol é indubitavelmente um melhor produto para o público hoje em dia do que era nos anos 90/2000

E isso deve se também ao aumento brutal da qualidade média dos role players da NBA e ao espaçamento que se gerou com o aumento estúpido do volume e da eficácia de triplos
 
  • Like
Reações: Ruben1893

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,612
9,445
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Vias uma double mas declarada e é muito mais fácil atacar uma double team do que atacar 1 gajo em cima de ti e 4 gajos focados em ti a poder defender zona e ajudar longe do seu homem
Claro que sim. Mas havia doubles. Nao é verdade que fosse tudo uma festa de 1x1.
E em cima daquilo tudo ainda tinhas o handchecking.

Os jogos não acabavam com 150 pontos em contraponto a 220 hoje em dia por obra e graça do Espírito Santo ou por causa dos triplos.
Era muito mais difícil marcar pontos.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,612
9,445
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Meh os jogadores antigamente não eram explosivos o suficiente para bater o hand check
Daí a dominância do Jordan também

Eu acho que o basquetebol é indubitavelmente um melhor produto para o público hoje em dia do que era nos anos 90/2000

E isso deve se também ao aumento brutal da qualidade média dos role players da NBA e ao espaçamento que se gerou com o aumento estúpido do volume e da eficácia de triplos
Concordo com a questão do melhor produto, e concordo com a última frase também.
Mas com a primeira já nao. O talento de topo da NBA nos anos 90 era provavelmente superior ao actual.
O resto é que não. Provavelmente um 12ndo jogador random da actualidade seria um 6th man normal na NBA dos 90s, e isso tem muito a ver com a entrada do jogador estrangeiro na NBA, e do aumento de qualidade brutal do basket fora dos States.
 
  • Like
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,260
55,882
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Claro que sim. Mas havia doubles. Nao é verdade que fosse tudo uma festa de 1x1.
E em cima daquilo tudo ainda tinhas o handchecking.

Os jogos não acabavam com 150 pontos em contraponto a 220 hoje em dia por obra e graça do Espírito Santo ou por causa dos triplos.
Era muito mais difícil marcar pontos.
Era muito mais difícil marcar pontos porque havia muito menos espaço

Não havia um tipo em cada canto a espaçar o campo. Estavam plantados a 4/5 metros do cesto
 
  • Like
Reações: Y_Chippo

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,715
194,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Meh os jogadores antigamente não eram explosivos o suficiente para bater o hand check
Daí a dominância do Jordan também

Eu acho que o basquetebol é indubitavelmente um melhor produto para o público hoje em dia do que era nos anos 90/2000

E isso deve se também ao aumento brutal da qualidade média dos role players da NBA e ao espaçamento que se gerou com o aumento estúpido do volume e da eficácia de triplos
A era atual é a mais talentosa da história da liga

E nem é pelos jogadores de topo, a qualidade dos jogadores desse nível mantém-se +/- constante desde sempre
Mas um jogador médio da liga é muito superior ao passado

E o mais engraçado é que agora entram mais cedo na liga mas com skills surreais
Qualquer marmanjo marca pontos a cagar
 
  • Like
Reações: jcmp17

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,612
9,445
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Era muito mais difícil marcar pontos porque havia muito menos espaço

Não havia um tipo em cada canto a espaçar o campo. Estavam plantados a 4/5 metros do cesto
Sim, por isso e pelas regras.

Não sei se jogas ou já jogaste basket com regularidade, mas concordarás que é fodido ter um 1 passo explosivo ou passar por alguém em drible quando te estão a agarrar a camisola ou os calções. Tirar o puto do handchecking foi a melhor coisinha que a NBA fez.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,260
55,882
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Sim, por isso e pelas regras.

Não sei se jogas ou já jogaste basket com regularidade, mas concordarás que é fodido ter um 1 passo explosivo ou passar por alguém em drible quando te estão a agarrar a camisola ou os calções. Tirar o puto do handchecking foi a melhor coisinha que a NBA fez.
Joguei mas não sou nada explosivo 🤣

Eu jogo tipo o Kyle Anderson mas prometo que o meu shooting motion é normal
 
  • Haha
Reações: Y_Chippo

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,146
26,569
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Certo, mas o que se andava por aqui a dizer era que antigamente o jogo era 1x1. Isso é falso.

Os doubles não eram tão agressivos quanto hoje em dia, nem me recordo de fazerem doubles no perímetro antes da bola chegar ao jogador, como se vê hoje.
Até aí tudo bem.
Mas provavelmente também não faria sentido faze-lo porque o hand-checking eliminava muito do que era o perigo vindo de um 1st step dum jogador de perímetro.
Mais, hoje apita-se por sopros na orelha é tão fácil ir para a linha de lance livre.

Antigamente atacar o paint era levar um arraial de porrada. Só se marcava falta quando fazia barulho.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,612
9,445
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
A era atual é a mais talentosa da história da liga

E nem é pelos jogadores de topo, a qualidade dos jogadores desse nível mantém-se +/- constante desde sempre
Mas um jogador médio da liga é muito superior ao passado

E o mais engraçado é que agora entram mais cedo na liga mas com skills surreais
Qualquer marmanjo marca pontos a cagar
Certo, o jogador médio é bem mais talentoso a botar a bola no cesto. Concordo perfeitamente.
Talvez seja menos talentoso em média noutras áreas, mas isso tem a ver com o que o jogo actual pede.
E como aqui já disse, acho que o crescimento brutal do basket fora dos EUA tem muito a ver com esse incremento de talento do jogador médio.

Já relativamente a talento de topo, acho que dantes estávamos mais bem servidos.
Hoje dadas as facilidades concedidas ao jogo ofensivo, qualquer gajo acima da média consegue fazer stats de craque, o que engana muita gente.

Há muita estatística inflaccionada.

Tipo, acho que ninguém com o mínimo conhecimento da história recente do jogo pensa que o Westbrook iria sacar médias de triple double em 1997. Nem perto.
Em 2024 fala-se de um Haliburton como uma estrela, mas qualquer pessoa que tenha visto basket nos últimos 25 anos sabe que um Penny Hardaway o metia no bolso fácil, muito fácil. E pego nestes 2 como exemplo porque são gajos com estatuto semelhante nas respectivas eras.
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,715
194,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Certo, o jogador médio é bem mais talentoso a botar a bola no cesto. Concordo perfeitamente.
Talvez seja menos talentoso em média noutras áreas, mas isso tem a ver com o que o jogo actual pede.
E como aqui já disse, acho que o crescimento brutal do basket fora dos EUA tem muito a ver com esse incremento de talento do jogador médio.

Já relativamente a talento de topo, acho que dantes estávamos mais bem servidos.
Hoje dadas as facilidades concedidas ao jogo ofensivo, qualquer gajo acima da média consegue fazer stats de craque, o que engana muita gente.

Há muita estatística inflaccionada.

Tipo, acho que ninguém com o mínimo conhecimento da história recente do jogo pensa que o Westbrook iria sacar médias de triple double em 1997. Nem perto.
Em 2024 fala-se de um Haliburton como uma estrela, mas qualquer pessoa que tenha visto basket nos últimos 25 anos sabe que um Penny Hardaway o metia no bolso fácil, muito fácil. E pego nestes 2 como exemplo porque são gajos com estatuto semelhante nas respectivas eras.
Médias de triplo duplo ia ser difícil porque é uma raridade na história da liga e também havia menos posses de bola e mais bigs perto do cesto no ressalto
Mas o Russ, no seu prime, dominava qualquer era da liga
Um atleta surreal, totalmente imparável
E nem sequer sou fã do jogador e do estilo de jogador

E as stats agora também estão inflacionadas mas não é só por facilidades mas também porque os jogadores são melhores, há mais posses de bola e há uma seleção de lançamento muito melhor
Nenhuma equipa quer um gajo a lançar 6 fadeaways por jogo enquanto mete 34% 😬 ou um Demar a lançar 6 midranges por jogo com eficácia de 41% quando a equipa pode lançar 6 triplos a lançar 38% ou algo do género
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,260
55,882
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Médias de triplo duplo ia ser difícil porque é uma raridade na história da liga e também havia menos posses de bola e mais bigs perto do cesto no ressalto
Mas o Russ, no seu prime, dominava qualquer era da liga
Um atleta surreal, totalmente imparável
E nem sequer sou fã do jogador e do estilo de jogador

E as stats agora também estão inflacionadas mas não é só por facilidades mas também porque os jogadores são melhores, há mais posses de bola e há uma seleção de lançamento muito melhor
Nenhuma equipa quer um gajo a lançar 6 fadeaways por jogo enquanto mete 34% 😬 ou um Demar a lançar 6 midranges por jogo com eficácia de 41% quando a equipa pode lançar 6 triplos a lançar 38% ou algo do género
Por muito surreal que pareça estatisticamente falando um lançamento de 2 que lances a 50% vale tanto como um lançamento de 3 a 33%

É matemático
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,612
9,445
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Médias de triplo duplo ia ser difícil porque é uma raridade na história da liga e também havia menos posses de bola e mais bigs perto do cesto no ressalto
Mas o Russ, no seu prime, dominava qualquer era da liga
Um atleta surreal, totalmente imparável
E nem sequer sou fã do jogador e do estilo de jogador
Certo, nao quis dizer com a minha afirmaçao que o Russ nao foi um bom jogador. Mas obviamente que num contexto histórico nao é tao bom quanto as suas estatísticas básicas podem apontar. Já houve jogadores mais versáteis e dinamicos quanto ele, e nunca chegaram perto de tais marcas por motivos óbvios.
É um exemplo clássico de que esta Era inflacciona stats, especialmente no que respeita a marcaçao de pontos e ressaltos.
Como bem dizes, era virtualmente impossível o Russ chegar aos 10 ressaltos de média numa Era em que tens jogadores interiores "a sério" e em permanencia na área pintada.

E as stats agora também estão inflacionadas mas não é só por facilidades mas também porque os jogadores são melhores, há mais posses de bola e há uma seleção de lançamento muito melhor
Nenhuma equipa quer um gajo a lançar 6 fadeaways por jogo enquanto mete 34% 😬 ou um Demar a lançar 6 midranges por jogo com eficácia de 41% quando a equipa pode lançar 6 triplos a lançar 38% ou algo do género
Sem dúvida. Sobretudo na questao das posses de bola. E claro, com tanto falhanço de 3 pontos que ves hoje em dia, há ressaltos de toda a maneira e feitio, especialmente ressaltos longos para os bases, uma raridade noutros tempos.
Essa questao da selecçao de lançamento veio trazer mais eficácia e sentido prático de jogo às equipas, mas veio criar um problema ao espectador.
A nao ser que alguém goste de ver 10 gajos a lançarem triplos de 15 em 15 segundos até ao próximo timeout. Há que voltar a criar mais diversidade no jogo antes que isto se transforme numa palhaçada geral. Mas isso da estética já é outra questao.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,260
55,882
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
2020s, a década com menos lances livres na história da liga; não passa nada essa ideia

Lançar 35 triplos por jogo também ajuda
Ir para a linha é uma skill

O Haliburton por exemplo é um excelente jogador mas vai muito poucas vezes para a linha comparado com outros bases (Shai, Dame, Brunson)

Se ganhar essa skill passa facilmente de 20 PPG para 25 PPG