Mourinho vs Guardiola

S

sinal

Guest
Calabote disse:
Mea culpa.
Mas não invalida a ideia: se o Milan do Capelo deu uma sova Ainda maior (4-0) ao Barça do Cruyff...
É mesmo isso, o futebol e tudo na vida é assim tão linear como essa analogia.

Comparar equipas de diferentes gerações é uma verdadeira parvoíce, é o que é. Mas isso sou eu.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sinal disse:
É mesmo isso, o futebol e tudo na vida é assim tão linear como essa analogia.

Comparar equipas de diferentes gerações é uma verdadeira parvoíce, é o que é. Mas isso sou eu.
Não se mantiverem uma mesma ideia de jogo.
Qual a evolução?
Quais as melhorias?
Quais as diferenças?

Para mim, quando falam do Pep, grands inovador, grande treinador...ok, mas inventou o que mesmo? Uma bola quadrada?

O Barça do Cruyff é uma grande equipa, quebrou barreiras e fez coisas novas, sobretudo porque afirmou o Barça e o seu estilo na Europa. E ganhou a primeira Champions de sempre do clube.
Depois disso até o Rijkaard e Luís Enrique o conseguiram.

Messi, o melhor de sempre. É melhor que todo e qualquer jogador em toda a história do futebol? Se calhar lá na terra dele sim - tipo o CR7 na Madeira onde até o aeroporto tem o nome dele -, mas tudo o resto de quem é melhor e pior , treta.

Agora não vais comparar o Porto do Mourinho com o do NES claro.
O do Otávio sim, podemos comparar com o do NES. E o Octávio jogou contra a Juve também.
 
S

sinal

Guest
Calabote disse:
Não se mantiverem uma mesma ideia de jogo.
Qual a evolução?
Quais as melhorias?
Quais as diferenças?

Para mim, quando falam do Pep, grands inovador, grande treinador...ok, mas inventou o que mesmo? Uma bola quadrada?

O Barça do Cruyff é uma grande equipa, quebrou barreiras e fez coisas novas, sobretudo porque afirmou o Barça e o seu estilo na Europa. E ganhou a primeira Champions de sempre do clube.
Depois disso até o Rijkaard e Luís Enrique o conseguiram.

Messi, o melhor de sempre. É melhor que todo e qualquer jogador em toda a história do futebol? Se calhar lá na terra dele sim - tipo o CR7 na Madeira onde até o aeroporto tem o nome dele -, mas tudo o resto de quem é melhor e pior , treta.

Agora não vais comparar o Porto do Mourinho com o do NES claro.
O do Otávio sim, podemos comparar com o do NES. E o Octávio jogou contra a Juve também.
O futebol em 1993 é totalmente diferente do de hoje em dia. Tudo mudou, o treino mudou, tacticamente mudou, os relvados são diferentes, as bolas idem, até as chuteiras...tudo é diferente.

Aliás, para se ver o absurdo dessa tua comparação, nem o Sacchi no final da sua Era no seu Milan já era o mesmo. Relembrar que o Milan em 1991 levou 3 secos do MArselha, numa eliminatória que ficou 4-1 para os franceses, foi um baile.

Ainda por cima, posso estar enganado, mas tu estás um pouco perdido. Primeiro, não sabias o resultado da final de Atenas e também não sabias que já não era o Sacchi o treinador.

Quanto ao resto das tuas comparações do Otávio ao NES, passando pelo Messi. Estou à vontade, porque sempre disse, que não consigo comparar jogadores de diferentes épocas. Para mim é simples, existem as lendas que marcaram as suas épocas.
Para mim não há nada disso, do melhor de sempre. Tirando uma exceção, confesso o pecado, MJ GOAT. lol
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sinal disse:
Para mim não há nada disso, do melhor de sempre. Tirando uma exceção, confesso o pecado, MJ GOAT. lol
Supondo que MJ é o dos Chicago Bulls e não o do thriller, recomendo te o visionamento de jogos do Bill Russel ou do Wilt Chamberlain.

Podemos abrir a discussão sobre se o MJ é o melhor base de sempre... (estou a brincar, caso alguém não perceba...).
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sinal disse:
Aliás, para se ver o absurdo dessa tua comparação, nem o Sacchi no final da sua Era no seu Milan já era o mesmo. Relembrar que o Milan em 1991 levou 3 secos do MArselha, numa eliminatória que ficou 4-1 para os franceses, foi um baile.

Ainda por cima, posso estar enganado, mas tu estás um pouco perdido. Primeiro, não sabias o resultado da final de Atenas e também não sabias que já não era o Sacchi o treinador.
Não não estou perdido, vejo futebol há tempo suficiente para me esquecer de muitas coisas.
Tinha a impressão que tinha ficado 4-1, honestamente nem me lembrei que estava lá o Capello. Salvo erro foi um grande jogo do Savicevic, que até costumava ser suplente (estou a citar de memória, posso estar a confundir com o Boban ou o Massaro).

Felizmente não tenho medo de errar nem de assumir os erros!

Um aparte, sobre o Marselha, curioso que de fale aqui do Marselha numa semana em que tanto se falou em mãos na área, porque o "grande" (com g pequeno) Marselha é um produto da mão do Vata.
Apreenderam ali como obter resultados.
Ha quase 30 anos, os beneficiados já eram os mesmos.

 
S

sinal

Guest
Calabote disse:
Não não estou perdido, vejo futebol há tempo suficiente para me esquecer de muitas coisas.
Tinha a impressão que tinha ficado 4-1, honestamente nem me lembrei que estava lá o Capello. Salvo erro foi um grande jogo do Savicevic, que até costumava ser suplente (estou a citar de memória, posso estar a confundir com o Boban ou o Massaro).

Felizmente não tenho medo de errar nem de assumir os erros!

O Marselha, curioso que de fale aqui do Marselha numa semana em que tanto se falou em mãos na área, porque o "grande" (com g pequeno) Marselha é um produto da mão do Vata.
Apreenderam ali como obter resultados.
Ha quase 30 anos, os beneficiados já eram os mesmos.
O Boban ainda não era um jogador fundamental. O Massaro não era indiscutível, mas marcou 2 golos (acho que foram os 2 primeiros) e o Savicevic era um cracalhão, que marcou um dos melhores golos de sempre nesse jogo.

Quanto ao Marselha, essa eliminatória foi indiscutivel, foram muito mais fortes, eram melhores do que aquele Milan do Sacchi. Aliás, o Sacchi estava muito desgastado, já não era o mesmo, por isso é que pouco durou mais por lá, mas anda por aí um documentário nas internetes sobre esse Milan, onde o Sacchi fala disso tudo, é só perder um pouco de tempo e tentar saber um pouco mais.
 
S

sinal

Guest
Calabote disse:
Supondo que MJ é o dos Chicago Bulls e não o do thriller, recomendo te o visionamento de jogos do Bill Russel ou do Wilt Chamberlain.

Podemos abrir a discussão sobre se o MJ é o melhor base de sempre... (estou a brincar, caso alguém não perceba...).
Bill Russel e Chamberlain...não conheço. Não me digas que são os gajos do Dude Perfect.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Calabote disse:
Mea culpa.
Mas não invalida a ideia: se o Milan do Capelo deu uma sova Ainda maior (4-0) ao Barça do Cruyff...

A questão não deveria ser se o Barça do Pep é a melhor equipa de sempre - não é - mas se o Barça do Pep é superior ao Barça do Cruyff (tal como o Milan do Sacchi superior ao Milan do Capello).
São continuações de uma mesma ideia de jogo.

Eu não considero o Romário ou o Stoichkov devam algo a Messi ou outro qualquer.
E o Pep, como jogador, não era pior que qualquer médio do Barça nos últimos anos.
Zubizareta era MUITO melhor que o Valdes.
O Sergi, Juan Carlos, Bakero, Alexanko, Koeman, Goikoetxea...
E tinhas o Limite de 3 estrangeiros, pelo que andavas com o Laudrup no banco - até se fartar.

E a Liga na altura era muito mais competitiva e não uma dança das cadeiras a dois - e o Barça era um clube que tinha menos Taças dos campeões do que nos.
1 - Romário e Stoichkov não devem nada ao Messi?
2- O Guardiola não era pior que Busquets, Xavi e Iniesta?
3 - Zubizarreta era MUITO melhor em quê? Eram iguais. Bons GR. Nenhum deles de topo Mundial.

Se não havia limite de estrangeiros mais razão me dás: o Barça de Guardiola era MUITO melhor. E mesmo assim do 11 tipo tinhas 2-3 estrangeiros no Barça de Pep. 
A Liga Espanhola era mais competitiva? Hoje tens 2 equipas? LOL. Hoje tens 3 equipas do top 5 Mundial. Tens equipas espanholas a ganhar a CL e a Liga Europa de forma consecutiva. Ano após ano. Ainda esta época passaram as 7 à fase a eliminar. Todas elas têm melhores jogadores, precisamente graças aos estrangeiros sem limite.

O Barça tinha menos CL porque não era assim tão bom. O do Guardiola foi um rolo compressor de 14 troféus em 18 possíveis. Numa era de super equipas que são conglomerados de craques.


Valdés
Alves- Pique-Puyol-Abidal
Busquets
Xavi - Iniesta

Pedro (Messi) - Messi (Etoo)- Villa(Henry)

Estás a brincar. Só pode. Respeito o Amor, Bakero, Salinas, Eusebio e afins + os ases Koeman, Stoichkov e Romário mas compara-los com dos melhores jogadores que a Espanha já teve+ Henry+Etoo e acima de tudo o Messi. Caramba.

Jamais eu direi que o Barça é a melhor equipa de sempre. Não posso comparar com o Ajax dos anos 70, ou o Bayern dessa década, ou o Real dos anos 60. Muito distante.
Mas digo-te que o Barça de Guardiola e o Milan de Sacchi com os 3 ases Holandeses, Ancelloti, Baresi, Maldini,Costacurta, Tassoti, Donadoni era uma equipaça. Ganhou menos que Guardiola e foi menos dominador, no entanto. Só ganhou 1 campeonato. Nessa altura era mais dificil ganhar a Taça dos Campeões que a Liga Italiana.
E ganhar a CL neste formato atual é MUITO mais dificil que vencer a Taça dos Campeões no antigo formato. Nem tem comparação.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
jardel disse:
1 - Romário e Stoichkov não devem nada ao Messi?
2- O Guardiola não era pior que Busquets, Xavi e Iniesta?
3 - Zubizarreta era MUITO melhor em quê? Eram iguais. Bons GR. Nenhum deles de topo Mundial.

Se não havia limite de estrangeiros mais razão me dás: o Barça de Guardiola era MUITO melhor. E mesmo assim do 11 tipo tinhas 2-3 estrangeiros no Barça de Pep. 
A Liga Espanhola era mais competitiva? Hoje tens 2 equipas? LOL. Hoje tens 3 equipas do top 5 Mundial. Tens equipas espanholas a ganhar a CL e a Liga Europa de forma consecutiva. Ano após ano. Ainda esta época passaram as 7 à fase a eliminar. Todas elas têm melhores jogadores, precisamente graças aos estrangeiros sem limite.

O Barça tinha menos CL porque não era assim tão bom. O do Guardiola foi um rolo compressor de 14 troféus em 18 possíveis. Numa era de super equipas que são conglomerados de craques.


Valdés
Alves- Pique-Puyol-Abidal
Busquets
Xavi - Iniesta

Pedro (Messi) - Messi (Etoo)- Villa(Henry)

Estás a brincar. Só pode. Respeito o Amor, Bakero, Salinas, Eusebio e afins + os ases Koeman, Stoichkov e Romário mas compara-los com dos melhores jogadores que a Espanha já teve+ Henry+Etoo e acima de tudo o Messi. Caramba.

Jamais eu direi que o Barça é a melhor equipa de sempre. Não posso comparar com o Ajax dos anos 70, ou o Bayern dessa década, ou o Real dos anos 60. Muito distante.
Mas digo-te que o Barça de Guardiola e o Milan de Sacchi com os 3 ases Holandeses, Ancelloti, Baresi, Maldini,Costacurta, Tassoti, Donadoni era uma equipaça. Ganhou menos que Guardiola e foi menos dominador, no entanto. Só ganhou 1 campeonato. Nessa altura era mais dificil ganhar a Taça dos Campeões que a Liga Italiana.
E ganhar a CL neste formato atual é MUITO mais dificil que vencer a Taça dos Campeões no antigo formato. Nem tem comparação.
Se o Romario e Stoichkov não devem nada a ninguém, não sei. O Messi devia ao fisco, mas tanto quanto se sabe, já pagou.

Mas de futebol é complicado falar com quem acha que o Zubizarreta e o Guardiola não eram jogadores de topo.
O Guardiola então...
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,398
3,434
Conquistas
1
  • José Mourinho
jardel disse:
1 - Romário e Stoichkov não devem nada ao Messi?
2- O Guardiola não era pior que Busquets, Xavi e Iniesta?
3 - Zubizarreta era MUITO melhor em quê? Eram iguais. Bons GR. Nenhum deles de topo Mundial.

Se não havia limite de estrangeiros mais razão me dás: o Barça de Guardiola era MUITO melhor. E mesmo assim do 11 tipo tinhas 2-3 estrangeiros no Barça de Pep. 
A Liga Espanhola era mais competitiva? Hoje tens 2 equipas? LOL. Hoje tens 3 equipas do top 5 Mundial. Tens equipas espanholas a ganhar a CL e a Liga Europa de forma consecutiva. Ano após ano. Ainda esta época passaram as 7 à fase a eliminar. Todas elas têm melhores jogadores, precisamente graças aos estrangeiros sem limite.

O Barça tinha menos CL porque não era assim tão bom. O do Guardiola foi um rolo compressor de 14 troféus em 18 possíveis. Numa era de super equipas que são conglomerados de craques.


Valdés
Alves- Pique-Puyol-Abidal
Busquets
Xavi - Iniesta

Pedro (Messi) - Messi (Etoo)- Villa(Henry)

Estás a brincar. Só pode. Respeito o Amor, Bakero, Salinas, Eusebio e afins + os ases Koeman, Stoichkov e Romário mas compara-los com dos melhores jogadores que a Espanha já teve+ Henry+Etoo e acima de tudo o Messi. Caramba.

Jamais eu direi que o Barça é a melhor equipa de sempre. Não posso comparar com o Ajax dos anos 70, ou o Bayern dessa década, ou o Real dos anos 60. Muito distante.
Mas digo-te que o Barça de Guardiola e o Milan de Sacchi com os 3 ases Holandeses, Ancelloti, Baresi, Maldini,Costacurta, Tassoti, Donadoni era uma equipaça. Ganhou menos que Guardiola e foi menos dominador, no entanto. Só ganhou 1 campeonato. Nessa altura era mais dificil ganhar a Taça dos Campeões que a Liga Italiana.
E ganhar a CL neste formato atual é MUITO mais dificil que vencer a Taça dos Campeões no antigo formato. Nem tem comparação.
As respostas às  3 perguntas, principalmente as duas primeiras, são óbvias.

O Romário e o Stoichkov eram grandes jogadores mas quando estamos a falar do Messi acho que nem é preciso dizer nada. Até os dois primeiros admitiam sem nenhum rancor a superioridade do Messi. Bem, é o Messi.

O Guardiola foi uma figura importante como jogador do Barcelona mas nunca na vida foi aquele jogador Top Mundial como esses 3. O Busquets é o melhor 6 do mundo, ou pelo menos já o foi e se não o é anda lá perto. O Guardiola nunca o foi. E no fundo no final da carreira tanto Busquets como o Xavi e o Iniesta vão ser recordados como jogadores superiores ao Guardiola. O Pep é muito mas muito melhor treinador do que foi como jogador.

Quanto ao Zubizarreta e o Valdes a minha opinião é que nenhum deles vai ser especialmente recordado como grande GR da Historia do futebol. O Valdes vai ser sempre recordado como o GR da melhor equipa da Historia mas já na altura era tido como o elo mais fraco.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Calabote disse:
Se o Romario e Stoichkov não devem nada a ninguém, não sei. O Messi devia ao fisco, mas tanto quanto se sabe, já pagou.

Mas de futebol é complicado falar com quem acha que o Zubizarreta e o Guardiola não eram jogadores de topo.
O Guardiola então...
Quem diz que Stoichkov e Romário são da mesma estirpe que Messi é um ignorante futebolistico e não perco tempo com ignorantes.

Pára de escrever baboseiras.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,515
24,903
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Romário no seu tempo áureo era juntamente com o Van Basten o melhor PL do mundo. Ainda me dói o coração saber que ele e Roberto Carlos tiveram quase com um pé no nosso clube. O nível futebolístico dele era uns furos abaixo do Messi, fazendo a comparação era de um nível futebolístico similar ao do Neymar. Foi dos melhores PL a finalizar que vi, tinha um arranque muito potente que nos primeiros metros ganhava a frente ao defesa e tinha uma finalização em bico que nunca mais vi alguém fazer. O Stoichkov era um extremo com muito golo, extremamente rápido de sangue quente. Deu cabo do Aloísio quando o Robson erradamente o meteu a lateral esquerdo para o parar. Ambos podiam lutar por um lugar no MSN mas tinham de estar no topo do seu jogo. O Messi é claramente melhor que os 2.

O único jogador que na minha óptica tinha lugar de caras no Barça de Guardiola era o Koeman, o melhor marcador de livres (juntamente com o Mihjalovic) que vi jogar.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,515
24,903
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O único jogador da história do Barcelona que pode ser equiparado ao Messi é o Maradona. É o único que em talento, potencial e nível futebolístico rivaliza com ele, tendo em comum inúmeras características. Os outros ficam todos bem longe.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sinal disse:
@jardel e @Calabote
Discutir é uma coisa, troca de insultos é outra. Próximo insulto, sai suspensão.
Obrigado. Dado que não insultei ninguém - nem o faço, respeito sempre as ideias dos outros - , agradeço a atenção da moderação.
E como já disse, por mim a discussão sobre este tema já acabou.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,872
5,146
Treinador de Bancada disse:
O Romário no seu tempo áureo era juntamente com o Van Basten o melhor PL do mundo. Ainda me dói o coração saber que ele e Roberto Carlos tiveram quase com um pé no nosso clube. O nível futebolístico dele era uns furos abaixo do Messi, fazendo a comparação era de um nível futebolístico similar ao do Neymar. Foi dos melhores PL a finalizar que vi, tinha um arranque muito potente que nos primeiros metros ganhava a frente ao defesa e tinha uma finalização em bico que nunca mais vi alguém fazer. O Stoichkov era um extremo com muito golo, extremamente rápido de sangue quente. Deu cabo do Aloísio quando o Robson erradamente o meteu a lateral esquerdo para o parar. Ambos podiam lutar por um lugar no MSN mas tinham de estar no topo do seu jogo. O Messi é claramente melhor que os 2.

O único jogador que na minha óptica tinha lugar de caras no Barça de Guardiola era o Koeman, o melhor marcador de livres (juntamente com o Mihjalovic) que vi jogar.
O Koeman tinha imensas falhas como defesa, era lento e tinha fraco jogo de cabeça, tudo isto era compensado por outros atributos e pela sua fenomenal capacidade de remate - que era sobrenatural.
(falhas para um jogador de topo, calma, de um certo patamar como defesa na altura, o Koeman não era dos melhores a nível defensivo, acredito até que o Barça só fica com ele e não com o Aloisio, que era imensamente superior como defesa pela sua capacidade de remate - e limitação de estrangeiros, sorte a nossa que ficámos com o Aloísio desta maneira)

O Koeman hoje não marcava um livre no Barça, da mesma maneira que certos jogadores são o capitão só porque são o jogador mais famoso ou talentoso da equipa, há uma hierarquia mediatica para marcar livres nos clubes de topo, naquela época, era mesmo o melhor executante que marcava (e lembrar que no Barça jogava o guardiola entre outros excelente executantes como o Laudrup ou jogadores de maior cartaz).

Confesso que prefiro o Koeman a marcar livres que o Mihalovic, sendo que este era genial - e lembro-me de o meterem nos descontos de um jogo para marcar um livre perigoso e ser golo, mais do que uma vez, mas o Mihalovic era fraco defesa.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,515
24,903
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Di Charis disse:
O Koeman tinha imensas falhas como defesa, era lento e tinha fraco jogo de cabeça, tudo isto era compensado por outros atributos e pela sua fenomenal capacidade de remate - que era sobrenatural.
(falhas para um jogador de topo, calma, de um certo patamar como defesa na altura, o Koeman não era dos melhores a nível defensivo, acredito até que o Barça só fica com ele e não com o Aloisio, que era imensamente superior como defesa pela sua capacidade de remate - e limitação de estrangeiros, sorte a nossa que ficámos com o Aloísio desta maneira)

O Koeman hoje não marcava um livre no Barça, da mesma maneira que certos jogadores são o capitão só porque são o jogador mais famoso ou talentoso da equipa, há uma hierarquia mediatica para marcar livres nos clubes de topo, naquela época, era mesmo o melhor executante que marcava (e lembrar que no Barça jogava o guardiola entre outros excelente executantes como o Laudrup ou jogadores de maior cartaz).

Confesso que prefiro o Koeman a marcar livres que o Mihalovic, sendo que este era genial - e lembro-me de o meterem nos descontos de um jogo para marcar um livre perigoso e ser golo, mais do que uma vez, mas o Mihalovic era fraco defesa.
Concordo Di Charis, além do remate tinha uma saída de bola excelente, um pouco como anos mais tarde o Rafa Marquez.
Quanto ao sérvio, lembro-me de uma vez num jogo fazer um hattrick só com livres directos. Parecia FIFA. Eles 2 e o Juninho Pernambucano foram os melhores batedores de livre que vi.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,872
5,146
Treinador de Bancada disse:
Concordo Di Charis, além do remate tinha uma saída de bola excelente, um pouco como anos mais tarde o Rafa Marquez.
Quanto ao sérvio, lembro-me de uma vez num jogo fazer um hattrick só com livres directos. Parecia FIFA. Eles 2 e o Juninho Pernambucano foram os melhores batedores de livre que vi.
"Saida de bola excelente", ora ai está uma qualidade no Koeman que me estava a esquecer - e ajudava a fazer dele um jogador de eleição.

Sou obrigado a concordar com esses três e se tivesse que encontrar um quarto para lhes juntar: Nakamura (inferior aos três mas também muito melhor que a média)