Em 2012 Moncho disse-me isto, antes da decisão de ficar no dragon force:
"“Não te sintas mal, e não percas o entusiasmo e a paixão com as quais fazes, como dizes, tantos sacrifícios pois o FC Porto precisa desses sacrifícios, precisa de que acompanhes as modalidades que continuarem, precisa de que escrevas cada semana essa fantástica cronica que acaba por ser a voz do Dragão Caixa, a nossa língua, o mecanismo de expressão dos profissionais que trabalham nas modalidades, não quero que estejas triste, não fiques desiludido com o clube, por favor! Tu és FC Porto, eu sou e serei sempre FC Porto. Se por decisões doutras pessoas tenho de abandonar o leme da equipa do meu Coração, aceitarei isso como um castigo, mesmo sem saber que eu fiz para merecê-lo. Mas digo-te uma coisa, ninguém pode tirar-me o amor que sinto pelo clube, e lá para onde eu for, quero que a tua voz continue a se ouvir, quero cada terça, poder espreitar para dentro das portas e janelas das modalidades que sobreviverem e gritar com forca que aquele é o meu clube, o meu grande amor, o nexo de união entre todos nós”.
Em 2022, o lucho já não escreve a crónica, continua doente pelo Porto a acompanhar as equipas conforme lhe é possível e ainda ontem esteve em Matosinhos...Já o Moncho esse continua e continuará a ser um dos nossos, mesmo que muito não respeitem a pessoa especial que é.