Moncho López - Ex Treinador

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Civilizacional porquê?

Porque motivo tem de haver uma equipa feminina? Ou então, num Clube feminino, porque motivo tem de haver uma equipa masculina?

O Colégio de Gaia vai ter equipa masculina de andebol? O Santa Joana? O MaiaStars?

O Tondela vai ter equipa feminina? O Canelas? O Felgueiras?
Qualquer dia um clube qq lembra se de ter equipas nao binarias e o caralho a 4 e lá teremos nos de o fazer também

lucho

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,775
3,697
Vila do Conde, 1974
E esse teu ar grave e sério
Num rosto de cantaria
Que nos oculta o mistério
Dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonado
Nesse timbre pardacento
Nesse teu jeito fechado
De quem mói um sentimento

Porque sei que gostavas de ouvir cada vez que entravas no Arena.
Porque fazes o favor de ser meu amigo.
Porque deixas um vazio enorme que vai custar a ser preenchido.

Não tenho mais palavras. Pensei que a despedida ia ser em 2012. Dez anos depois é mesmo... Um dia vemos o Porto lado a lado de cachecol aos ombros.

lucho

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,775
3,697
Vila do Conde, 1974
Em 2012 Moncho disse-me isto, antes da decisão de ficar no dragon force:

"“Não te sintas mal, e não percas o entusiasmo e a paixão com as quais fazes, como dizes, tantos sacrifícios pois o FC Porto precisa desses sacrifícios, precisa de que acompanhes as modalidades que continuarem, precisa de que escrevas cada semana essa fantástica cronica que acaba por ser a voz do Dragão Caixa, a nossa língua, o mecanismo de expressão dos profissionais que trabalham nas modalidades, não quero que estejas triste, não fiques desiludido com o clube, por favor! Tu és FC Porto, eu sou e serei sempre FC Porto. Se por decisões doutras pessoas tenho de abandonar o leme da equipa do meu Coração, aceitarei isso como um castigo, mesmo sem saber que eu fiz para merecê-lo. Mas digo-te uma coisa, ninguém pode tirar-me o amor que sinto pelo clube, e lá para onde eu for, quero que a tua voz continue a se ouvir, quero cada terça, poder espreitar para dentro das portas e janelas das modalidades que sobreviverem e gritar com forca que aquele é o meu clube, o meu grande amor, o nexo de união entre todos nós”.

Em 2022, o lucho já não escreve a crónica, continua doente pelo Porto a acompanhar as equipas conforme lhe é possível e ainda ontem esteve em Matosinhos...Já o Moncho esse continua e continuará a ser um dos nossos, mesmo que muito não respeitem a pessoa especial que é.

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,454
738
Civilizacional porquê?

Porque motivo tem de haver uma equipa feminina? Ou então, num Clube feminino, porque motivo tem de haver uma equipa masculina?

O Colégio de Gaia vai ter equipa masculina de andebol? O Santa Joana? O MaiaStars?

O Tondela vai ter equipa feminina? O Canelas? O Felgueiras?
O Felgueiras tem futebol feminino , calma :) foi um tiro ao lado eheheh

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
122,734
55,618
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Não entremos em off-topic

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Em 2012 Moncho disse-me isto, antes da decisão de ficar no dragon force:

"“Não te sintas mal, e não percas o entusiasmo e a paixão com as quais fazes, como dizes, tantos sacrifícios pois o FC Porto precisa desses sacrifícios, precisa de que acompanhes as modalidades que continuarem, precisa de que escrevas cada semana essa fantástica cronica que acaba por ser a voz do Dragão Caixa, a nossa língua, o mecanismo de expressão dos profissionais que trabalham nas modalidades, não quero que estejas triste, não fiques desiludido com o clube, por favor! Tu és FC Porto, eu sou e serei sempre FC Porto. Se por decisões doutras pessoas tenho de abandonar o leme da equipa do meu Coração, aceitarei isso como um castigo, mesmo sem saber que eu fiz para merecê-lo. Mas digo-te uma coisa, ninguém pode tirar-me o amor que sinto pelo clube, e lá para onde eu for, quero que a tua voz continue a se ouvir, quero cada terça, poder espreitar para dentro das portas e janelas das modalidades que sobreviverem e gritar com forca que aquele é o meu clube, o meu grande amor, o nexo de união entre todos nós”.

Em 2022, o lucho já não escreve a crónica, continua doente pelo Porto a acompanhar as equipas conforme lhe é possível e ainda ontem esteve em Matosinhos...Já o Moncho esse continua e continuará a ser um dos nossos, mesmo que muito não respeitem a pessoa especial que é.
Bom testemunho.

Mas temos que dar o desconto, ha pessoas que simplesmente passam a vida a enxovalhar treinadores porque nao sabem mais e ao mesmo tempo porque nao lhes convem virarem-se mais acima.

Questionar a liderança sobre o porquê de 7 campeonatos em 40 anos seria incomodo.

Muito mais facil e pratico cair em cima dos destreinas.

Quando se ganha o mérito é todo do grande lider. Quando se perde sao os destreinas.

Um tribalismo tipico de afegaos.

• Like
Reações: Flamma e Moreira

Ninja67

Bancada central
12 Novembro 2015
2,013
3,789
E esse teu ar grave e sério
Num rosto de cantaria
Que nos oculta o mistério
Dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonado
Nesse timbre pardacento
Nesse teu jeito fechado
De quem mói um sentimento

Porque sei que gostavas de ouvir cada vez que entravas no Arena.
Porque fazes o favor de ser meu amigo.
Porque deixas um vazio enorme que vai custar a ser preenchido.

Não tenho mais palavras. Pensei que a despedida ia ser em 2012. Dez anos depois é mesmo... Um dia vemos o Porto lado a lado de cachecol aos ombros.
Está aqui tudo!
Quem conhece o Homem sabe que vai sair um de nós!

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Está aqui tudo!
Quem conhece o Homem sabe que vai sair um de nós!
Curiosidade: Treinador principal, no nosso clube, qual é o record de longevidade?

O Moncho nao deve andar longe.

Mas este dim, portista e porto a 100%, não precisa de andar a bater no peito e a falar nos torniquetes, as suas atitudes falaram mais alto.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,879
11,439
Esmoriz
Gosto do Moncho, é um de nós e até o via facilmente a ocupar uma posição mais directiva, digamos assim.
Mas tudo na vida tem ciclos e a equipa, mesmo com o roubo do ano passado e as lesões em jogadores importantes, parecia estar num beco sem saída e sem troféus.
Espero voltar a vê-lo um dia no Porto mas sem saudosismos. Seria certamente bom sinal.

• Like
Reações: Moreira

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,902
4,448
Vejo varios problemas aqui.
Primeiro é que nada te garanta que com os Portugueses chegues a um 4º ou 5º lugar. Imagina que vais ter que andar a dar 15/20min ao Torrie por jogo !!!

Segundo é que em Fevereiro tens os americanos de carcteristicas duvidosas. Tens aqueles que estão parados desde o inicio do ano por lesão ou por serem fracos e tens aqueles que foram mandados embora por algum motivo
Onde lês 5 americanos em fevereiro e 0 no início da época, lê 3 no início da época e 2 em fevereiro, por exemplo… ou vice-versa…qualquer solução que permita assegurar, de forma tranquila, o quarto ou, no limite, o quinto lugar!

Vincando que estou longe de ser um conhecedor profundo, como é possível que a taxa de acerto seja tão interessante (melhor, diz-me o meu eye test…) nos meses de fevereiro (face ao início do ano)? (ponderado pelo facto da amostra ser muito menor, é certo)
Não será, também, possível atrair americanos que estejam no fundo do banco de (muito?) melhores equipas, que queiram vir aumentar stats para um melhor contrato no ano seguinte?

• Like
Reações: Paolitik

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,902
4,448
Eu não disse que há mais. Disse que conheço mais. Se sou uma excepção pode ser derivado de ter filhas e elas estarem inseridas nesse meio.
Agora é lógico que há mais miúdos, muitos mais nem há discussão.
O que julgo é que há campo para explorar no futuro pelo nosso clube. Agora vai ter mesmo de ser pelas regras da UEFA.
Aliás, uma delas tem muito jeito, é portista ferrenha como o Pai, fã do Pepe (a prenda de aniversário foi uma camisola do Pepe autografada com dedicatória) e anda a ser sondada pelos lagartos. Foi fazer um treino lá e até quase que chorava ao ter de vestir a camisola deles. Ainda é miúda mas queriam que fosse para lá.
Acho que o nosso clube tem de saber gerir estas tendências.
O futebol feminino nem sequer tem uma dimensão mínima nos escalões de formação…
As meninas jogam com os rapazes até aos 14 (e, às vezes, depois disso…) e nunca são mais de 2…
As poucas que resistem, pois os clubes são poucos, aos 16 já começam a jogar nos seniores …
Se o desporto extra-futebol passa dificuldades, o desporto feminino é uma utopia mum país desportivo monotemático!

Cyclisme81

Bancada lateral
2 Fevereiro 2017
745
878
Conquistas
2
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Estive, duas vezes com Moncho, as duas na Madeira, a quando da visita do nosso clube a Ilha, Homem de um trato simples e de uma grandiosidade que se vê muito pouco nos dias de hoje, tenho a certeza absoluta, mas isso posso ter a certeza, que jamais este Homem irá ter alguma palavra ou atitude menos digna para com o clube, porque Moncho, ama o Porto e quem o crítica, não conhece o Homem e principalmente o Portismo de um grande Senhor! Obrigado por tudo.

otilious

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
122,734
55,618
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
13 anos depois, chegou o momento deste casamento ser desfeito.

Será estranho vermos a nossa equipa de basquetebol sem o Moncho no comando técnico, mas tal como em tudo na vida, todos os ciclos mais cedo ou mais tarde terminam e no caso do Moncho terminou agora.

Percebo perfeitamente a decisão que tomou e mesmo para o próprio será interessante vivenciar outras experiências, campeonatos e enriquecer ainda mais os seus conhecimentos na modalidade, que já são imensos!
Não tenho dúvidas que o senhor Ramón Suárez sai do FC Porto tão portista como muitos de nós. No passado já teve propostas bastante interessantes para sair, mas a paixão a este clube falou sempre mais alto.
Muito obrigado por tudo o que deu em prol do FC Porto. Para quem olha e vê apenas duas Ligas em 13 anos (não esquecer que não devemos contar três anos), pode pensar que era um perdedor nato e tudo mais, mas para quem acompanha a fundo esta extraordinária modalidade, haja noção das coisas e sim, houve campeonatos provavelmente mal perdidos, mas também houve épocas que foi feito o possível, já que do outro lado existiam outros argumentos financeiros.
Mas a verdade é que no plano desportivo, o Moncho termina a sua ligação ao clube com 15 títulos conquistados, o que dá a média de pelo menos um troféu por cada ano, o que é de salientar.
Ainda para mais, o basquetebol não é de todo onde o nosso clube tem o melhor palmarés, por isso, não foi assim tão mau como muitos querem pintar, se bem que concordo que mais troféus podiam ter sido conquistados.

Moncho é um grande treinador. Respira basquetebol 24 sobre 24 horas e depois no plano humano, são N de exemplos que abonam a seu favor.

O ciclo Moncho López está terminado no FC Porto, mas fica aqui o meu apreço por tudo o que fez pelo melhor clube do mundo. OBRIGADO MISTER!

faugusto1983

Bancada central
27 Abril 2019
1,710
1,714
Quem o critica que olhe bem para o trajecto da carreira dele antes de chegar ao nosso clube. Podia ter saido passado um par de anos e passado o seu tempo a treinar equipas bem mais interessantes e a um nivel bem mais alto em espanha. E obvio que se apaixonou pelo clube e pela regiao e que abdicou de ambicoes pessoais para ficar ca. Usem a cabecinha e reconhecam quem serve o clube e os adeptos em vez de andarem a lamber as botas a quem se serve dele.

• Like
Reações: Pedro Teixeira

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
122,734
55,618
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Confirmado no Japão.

Toda a sorte e estarei atento ao seu percurso no novo clube.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

• Like
Reações: jcmp17 e onurB