Respeitando as opiniões de todos, pois todos temos direito a elas, continuo a recusar-me a fazer grandes juízos de valor sobre o trabalho do Anselmi.
Não sou maluco ao ponto de gostar daquilo que vejo, mas para vos ser muito sincero, fosse qual fosse o treinador, não esperaria grandes melhorias, especialmente após as vendas do Galeno e do Nico. Seria até um pouco paradoxal, uma equipa que estava mal, perder dois jogadores titulares e melhorar substancialmente.
Para mim, este é o Porto mais pobre de que tenho memória. Se o Anselmi é o treinador certo ou não, não tenho nenhuma resposta e acho cedo, não só porque a matéria-prima é fraquíssima, como o Anselmi não foi contratado para fazer o que muitos treinadores fazem quando chegam a meio da época a um novo clube, que é usar um sistema com dinâmicas simples, organizar defensivamente a equipa e ir pontuando de forma pragmática. Veio para tentar impor a sua ideia, mas precisa de jogadores com bastante mais qualidade para isso, como precisaria qualquer outro treinador para fazer a equipa jogar bom futebol.
Toda a gente reconhece qualidade ao Rúben Amorim pelo que fez em Portugal. No entanto, chegou ao Manchester United e, numa abordagem similar à do Anselmi, deixou de lado o pragmatismo e resultadismo imediato para tentar desde logo começar a mostrar aos jogadores como pretende jogar. É útil, porque rapidamente vai percebendo quem não tem condições de interpretar o jogo daquela forma, quem tem de sair, que tipo de reforços são necessários, etc. Não é porque o Rúben Amorim era bom e, de repente, passou a ser muito mau.
Os treinadores são fundamentais, mas são os grandes jogadores que fazem a diferença e mudam equipas de patamar. Podemos fazer um exercício simples e pensar se este PSG jogaria o mesmo futebol se em vez do Vitinha tivesse naquela posição o Palhinha ou o Danilo Pereira. Seria na mesma uma boa equipa, mas não praticaria de todo o mesmo futebol e não é porque o Luís Enrique não quisesse, mas porque não tinha o médio que flutua entre a posição 6 e 8, controlando todos os ritmos de jogo da equipa, conduzindo a bola e tabelando com os companheiros quebrando linhas do adversário, nem tão pouco a mesma capacidade para ter bola e exercer o mesmo tipo de dominância sobre os adversários.
Espero por reforços e acho que o André e a sua equipa vão ser capazes de criar um plantel significativamente mais forte. Aí sim, EU terei condições de avaliar o trabalho do Anselmi. Se falhar, cá estarei para admitir que estava errado e que não tinha capacidade para o desafio de treinar o FC Porto.