Para reflexão
Opinião de Nuno Farinha
maisfutebol.iol.pt
Percebo a ideia do texto e alguns pontos comuns que se podem traçar, mas o que acontece com o Arteta no Arsenal njnca seria possível num clube grande em Portugal. Aliás, eu diria que nem o que acobteceu com o Klopp quando foi para o Liverpool quanto mais o que se passa com o Arteta.
A realidade do Arsenal é muito diferente da nossa, desde logo em dois princípios fundamentais: financeiro e competitivo.
No financeiro porque é impossível vomparar as realidades dos dois clubes e a capacidade que cada um deles tem para investir e remodelar planteis (mesmo que ajustados à devida escala). No competitivo porque, verdade seja dita, aquando da entrada do Arteta, o Arsenal não era candidato a ganhar a Liga. O Arsenal não é candidato a ganhar há muito tempo porque acabou ultrapassado pela concorrência feroz dos adversários mais próximos. Isso dá maior margem de manobra ao clube para poder apostar numa espécie de reestruturação, permitindo ao mesmo tempo maior margem de erro a quem lidera. Em Portugal, não só pela cultura desportiva mas também pela competitividade que se reduz a 3 candidatos (muitas vezes apenas 2), um clube como o Porto estar sem ganhar dois anos já começa a ser grave e é muito complicado para uma direção segurar um treinador nessas condições.
De qualquer forma, acho que aquilo que há em comum entre este momento do Porto e o momento que existia no Arsenal se prende com a necessidade urgente de uma revolução. O Porto está num processo de mudança que afecta muitas árras do clube e que precisa de fazer efectivamente um corte com a forma de trabalhar do passado recente também no futebol. Nesse sentido acho que tem lógica a ideia de um lídar que, tal como o Arteta, tem ideias e convicções profundas sobre o jogo e sobre o que quer construir. Esse paralelismo faz todo o sentido porque não se muda um paradigma com alguém que é fraco de convicções e que não tem a coragem de trabalhar as sua próprias ideias. Vamos ver como resulta.
No Arsenal começa a dar frutos, embora ainda seja curto para ganhar uma liga onde a competitividade é brutal e existem vários candidatos em melhor posição. No Porto, terá que dar frutos obrigatoriamente mais cedo porque o Anselmi não vai ter o tempo, a paciência e o dinheiro do Arteta para fazer arrastar o projecto.