Quando as coisas tao mal, ainda parecem piores que a realidade...
Ha que manter a cabeça fria.
A aposta foi anselmi? Era a minha escolha? Nao! Foi o escolhido... e agora vai embora porque não conseguiu implementar as ideias, nunca equipa que tava mal e num mercado conseguiu ficar pior!
Malta, vamos ter mais cabeça fria. Custou a derrota, ou as derrotas? Sim!
Faz sentido dizer que o esquema de 5 defesas nao ta a resultar? Faz! Faz sentido ele meter um sistema mais similar ao que existia para finalizar a epoca? Pra mim não! Tamos só a perder tempo a manter uma ideia que será para desfazer em uma questao de meses.
O problema que vejo aqui são as espectativas... comecamos a epoca nao muito mal, e mesmo em janeiro, espreitamos o 1o lugar, mas convenhamos esta equipa está em revolução, o clube esta em revolução. E a revolução não se faz do dia para a noite, tal como a destruição financeira que houve no clube levando a este ponto, tambem nao aconteceu numa epoca...
Portanto, nós tamos a pagar com instabilidade, uma tentativa de mudança abrupta.
Qual é a alternativa? Ir mudando aos pouquinhos? Se assim é corremos o risco de dar 4/5 epocas de avanco aos rivais, porque é preciso ser claro: não temos plantel para lutar por titulos! "AHHH mas tinhamos pepe, conceicao, evanilson..."
ohhh malta... de todos os que sairam, o Pepe é o unico questionavel, e o conceicao foi por arrasto fruto de uma azelhice do AVB (a meu ver obviamente).
Mas eu percebo totalmente a saida do pepe... obviamente que custa perder um jogador daqueles, mas tambem temos que ser objectivos. A disponibilidade dele era cada vez menor, ele nao ia para novo, logo só tenderia a piorar... e tinha um salario elevando. Acabo por compreender a decisão: ou se usa o coracao ou a cabeça. manter pepe era usar unicamente o coracao.
Portanto... é preciso ter calma com anselmi e proteger o treinador tambem. Acho que tem condicoes, acho que a direção deveria puxar mais para si as criticas e retirar a pressao ao treinador e sobretudo, trabalharem a serio para continuar o que foi iniciado no verão passado!
Objectivamente temos jogadores que tem qualidade para se manter no clube (no entanto tambem é preciso vender por isso alguns deles terão de ser vendidos):
Bons e para manter:
- Martim
- Mora
- Samu
Bons e para sair: (bons como quem diz, devem dar algum dinheiro)
- Diogo
- Varela: precisamos de um trinco mais de pulmao (tipo huljmand, fernando) que um "ruben neves" como é o argentino.
- Pepe: se for para as arabias ou assim
- JM: eu acredito que o JM ainda possa valer algo entre 10-15M... ou até mais, nao acho que seja assim tao mau como lhe pintam, no entanto nao aparenta sair disto
Suplentes a manter:
- Claudio
- Zé Pedro (pra mim é uma boa "alternativa da alternativa")
- Moura
- Marcano (é medir bem, idealmente nao ficaria, mas provou ter utilidade)
- Tomas Perez,
- Eustaquio (poderá entrar no lote das saidas, é outro que acho que pode ter algum valor e dar geito para reformular o plantel, no entanto como SUPLENTE, é um jogador util)
- William
A emprestar:
- Gul
- vasco
A despachar:
- Otavio (pode dar um dinheiro aceitavel, continua a ser um jogador interessante, mas acho arriscado continuar por ser tao 8/80)
- Grujic
- Zaidu
- Fraco
- Borges
- Namaso: jogador burro de mais para ser alguma vez avancado numa equipa grande, numa pequena pode ter sucesso.
- DJALO e VIEIRA: pra mim nao faz sentido manter, nem investir neles.
Duvida:
- N. Perez... acho que o gajo nao é assim tao mau, mas é um ponto de total intuição da minha parte, porque nao consigo sustentar isso com argumentos.
Quem nao me aquece ou arrefece:
- Samuel PT: para 3a alternativa, até podia ser um meco... vender e ter que investir em alguem parece-me parvo. O Ideal era nunca termos investido nele, mas isso ja nao dá pra voltar atras!
A regressar:
- Chico
Quem ja não deveria regressar:
- Veron (nem entra para as contas)
- Navarro
- Cardoso
- Baró
- Jaime
Por isso... pelas minhas contas, o nosso plantel (ideal) para a proxima epoca... teriamos cerca de 10/11, no maximo 12/13 jogadores... portanto, imaginem a limpesa que ainda é preciso fazer... e pior, a quantidade de gente que ainda precisa ser contratada: ainda pra mais, uns seriam necessarios para titulares, por isso, ainda requerem uma qualidade superior...
Portanto, a meu ver, neste momento deveriamos era tar a identificar alvos mas desta vez olhando ao perfil (tou farto de mansos, quero gajos que tenham rasgo e querer!) e tambem a meter o olho nas oportunidades de mercado, isto é, olhar para jogadores que estejam a entrar no ultimo ano de contrato ou que terminem contrato, a fim de reduzirem um custo para o rendimento...
Um exemplo simples:
- ha a possibilidade de venda do moura, que até o classifico como "jogador suplente a manter"... mas imaginando que a proposta em cima da mesa são 12M... que pode ser esticada ou nao, para valores superiores.
Trazer o Lelo, poderia ter um custo baixo, tipo na ordem dos 2-3M... ou talvez menos. Em termos de salarios, tambem deveria ser jogador para ser equiparavel ao moura, e em termos desportivos tambem é equiparavel... pode ser melhor, pode ser ligeiramente pior... nao se sabe bem, no entanto, seria sempre um bom jogador para ser suplente...
Feitas as contas... se aos 12M, retirarmos o custo do lelo... teriamos sempre uns 7-8M de capital, que poderiam ser importantes para adquirir um lateral titular! Entre tar limitado a contratar um lateral titular por 6-7M, ou poder aumentar o leque para targets de 10-15M, seria sempre uma ajuda!