Oxalá que sim, que tenha sucesso. Mas foi um risco grande, para um momento do Clube em que era necessário estabilizar. E para isso precisávamos como técnico, uma certeza. Anselmi era e é uma incógnita. Num momento do Clube onde imperasse o otimismo e tempo de vitórias, Anselmi era uma aposta correta.Eu não estou a comparar as equipas e muito menos a falar de resultados. O que estou a falar é no sistema de jogo, nas dinâmicas e na forma de jogar.
O que leva o Porto a ir buscar o Anselmi ao Cruz Azul é a forma como o treinador colocava a sua equipa a jogar e a percepção que não me parece errada de que isso pode ser aplicado a uma equipa da dimensão do Porto.
O percurso e evolução do Anselmi, não só no Cruz Azul como nas outras equipas em que trabalhou, é o que leva um clube a apostar nele. Isso vem da forma como entende o jogo e como trabalha as suas equipas para jogar cada jogo. Será assim com qualquer treinador que se contrate (ou pelo menos é assim que deve ser). É disso que falo e, quando vemos os jogos (e análises a jogos do Cruz Azul) e os do Porto percebemos que há uma diferença e percebemos que é muito difícil com o meio campo que temos (para mim o principal problema neste momento) conseguir o tipo de dinâmica e mobilidade que se percebe que o treinador gosta e quer implementar e que me parece fundamental para atingir o sucesso. Nenhuma equipa pode chegar ao sucesso com um meio campo tão limitado (em opções e qualidade técnica) como o que temos, seja em que sistema táctico for.
Claro que um sistema de jogo que seja ideal para um Farense não o é obrigatoriamente para um Porto porque as dimensões, os objectivos, as obrigações e a qualidade dos jogadores são diferentes. Mas neste caso, honestamente, não acho que isso se aplique porque parece-me que as ideias do treinador podem perfeitamente ser aplicadas a uma equipa grande. Depois cabe ao treinador fazer a gestão dos momentos do jogo e dos diferentes jogos de acordo com os objectivos e as necessidades que serão obrigatoriamente diferentes numa equipa grande.
Acho honestamente que, neste momento, o principal entrave à evolução rápida da equipa para as ideias do treinador passa essencialmente pelas limitações do plantel (principalmente no meio campo) e claro pelo ainda pouco tempo de trabalho. Este tipo de processos e dinâmicas leva tempo a aperfeiçoar, daí eu achar que a pré-época será fundamental, principalmente com um plantel ajustado no mercado de transferencias.
Acredito mesmo que vamos ter sucesso com este treinador, mas não podemos cair no erro de o riscas e/ou dispensar ao fim de meia dúzia de semanas! Se começamos a entrar nesse ciclo dificilmente chegamos a algum lado. O Porto não pode de repente passar a ser um cemitério de treinadores.
Numa altura de voltar ao trilho.... teria apostado num treinador ncional com provas dadas, conhecedor do futebol nacional, europeu, da grandeza do Porto e os objetivos que isso acarreta.