É o trio BSM.
Só falta o D para o sentimento dos sócios e adeptos ter correspondência completa.
Citei esta mensagem porque o tópico da silly season está trancado.
Faltam 2 meses para lançares a sondagem aqui no forum que te convidei a fazer pós encerramento do mercado neste post que colo em baixo.
Como achas que serão os resultados?
Não há projectos de 2 anos e meio se os resultados forem maus no primeiro meio.
Eu gostei da escolha do Anselmi. Não o conhecia, mas prefiro uma tentativa de alguém com rasgo e que possa ser diferenciado do que uma escolha nhonho dum Bruno Lage do Porto ou mais uma Peseirada para ver no que dá.
O que a experiência me diz, é que o Anselmi vai levar uma bateria de criticas justificaveis ou inventadas no decurso da sua experiência no Porto. A classe jornalistica e do comentariado em Portugal é do mais xenofobo que existe.
E não é só pelo Porto. O Schmidt também foi insultado sem dó nem piedade. Não é criticado. É insultado.
Basta não alinhar nas panelinhas, ser uma fonte, pagar almoços e jantares, ser amigo do pai ou do tio e quem é este gajo que me manda uma boca?
Foi assim com o Lopetegui que teve insucesso com condições para ter sucesso a nivel de plantel, mas com todo o peso da maquina benfiquista fora dos relvados.
Posso estar enganado, mas o mais provavel é que os resultados não estejam ao nivel da nossa exigência, que quando estivemos no meio da frustração do insucesso vamos precisar - como sempre precisamos - de descarregar em alguém e que esse alguém (com a gasolina que será lançada pelos xenofobos do costume) será inevitavelmente o Anselmi.
A menos que o adepto do Porto tenha mudado muito não vai engolir insucessos desportivos de monta sem apontar réus, entrar em modo tiririca.
Até te convido a lançar uma sondagem sobre a popularidade do Anselmi daqui a 3 meses.
Espero não ter razão, mas acho que ele se vai queimar e que não tem muito por onde escapar a esse churrasco.
Há só uma parte subjetiva minha que acresce. Não acho que AVB vá usar o credito que tem (e que continuará a ter) para se atravessar pelo Anselmi a sério.
O a sério será deixar da sua equipa de comunicação mandar recados das suas descidas ao balneario para exigir, conversar, pressionar e outros verbos que pretendam mostrar a imagem de homem que age para sócio ver.
Será dar poder real ao Anselmi para ser o unico chefe do balneario que exige, conversa, pressiona.
AVB está ali para em caso de duvida reforçar a um qualquer jogador que levante cabelo que é o Anselmi quem manda.
Não acredito nesse passo atrás para permitir que o Anselmi dê um à frente e possa representar em exclusivo (em tempos de liderança de balneário) o que o SC representou.
E também acho que em alturas de natural insatisfação por resultados ou por falhanços de mercado a preocupação da maquina de comunicação do Porto deve ser sempre a de proteger o treinador.
AVB ganhou com 80%. Não há oposição relevante. A que podia existir está em final de vida sem qualquer herdeiro com o minimo de estatuto que possa fazer sequer cocegas.
Que use esse credito que não sendo infinito é significativamente maior do que os 3 meses que acho que o Anselmi não terá.
Que use esse credito para proteger o treinador nas capas diarias que surgirão. É a SAD que tem que servir de escudo protector à reputação do treinador e não o contrário como vimos hoje quando é ele que veta reforços.
Eu não votei em AVB precisamente porque não tinha confiança que ele desempenhasse esse papel.
Se não o souber ou quiser fazer tudo o de bom que faça a nivel financeiro será reduzido a pó porque os resultados desportivos têm implicações brutais nas receitas anuais e o sucesso do treinador é o mais importante que pode existir.
Aqui chegados e com este mercado que nos deixa com um plantel a leguas de distancia do Benfica o que é importante agora é dar todo o apoio pessoal, comunicacional ao Anselmi.
Apoio a sério. O tsunami do que virá contra e que intoxicará o portismo será gigante.