#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

4.67

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.67 Performance da Época

Álvaro Valente

Bancada lateral
5 Abril 2025
612
445
Nos círculos mais informados do futebol português e internacional, já se ouve a especulação de que Francesco Farioli, o jovem e ambicioso técnico italiano, poderá ser o próximo comandante dos Dragões. Diversos meios de comunicação, provenientes inclusive da imprensa holandesa – entre eles o relato de Valentijn Driessen, do De Telegraaf – apontam que o nome de Farioli tem estado a ser associado ao FC Porto.
Francesco Farioli, de 36 anos, tem vindo a fazer polémica pelas suas ideias inovadoras e pela forma única como alia a sua formação em filosofia a um estilo de jogo que aposta na posse de bola e num futebol ofensivo e moderno. Depois de ter passado por passagens relevantes em clubes como o Ajax e o Nice – onde impressionou pelo equilíbrio entre técnica e disciplina táctica – o italiano encontra-se, agora, sem equipa, o que o torna uma opção atrativa para um clube que, historicamente, é conhecido pela audácia e capacidade de inovação. Apesar de Andrés Villas-Boas ter manifestado publicamente confiança no atual treinador argentino, os rumores insistem e a hipótese de mudança não é por isso menos apelativa.

A narrativa que envolve uma possível transição para o FC Porto transcende a simples troca de nomes; trata-se de uma aposta num novo paradigma, num clube que, apesar de preservar a tradição vencedora e o espírito combativo, tem vindo a demonstrar uma abertura para a experimentação e para a adopção de novas ideias. A experiência de Farioli no cenário europeu, onde foi responsável por projetos ambiciosos e pela implementação de estratégias modernas mesmo em condições de recursos limitados, pode ser vista como um alento para os dragões, especialmente num momento de instabilidade onde os resultados podem determinar rapidamente o rumo da campanha.

O que se destaca, para além do currículo invejável, é o carisma e a capacidade de transmitir uma visão apaixonada de futebol, que não se limita apenas a números, mas que procura inspirar a equipa a reinventar o jogo com inteligência e audácia. Para os adeptos do FC Porto, que cultivam uma relação quase mítica com o clube, a chegada de um técnico como Farioli pode significar a abertura de uma nova era – uma era em que o compromisso com a tradição se mistura harmoniosamente com a vontade de inovar e de construir um projeto capaz de competir no mais alto nível europeu. Em suma, se for confirmado o seu destino, a nomeação de Farioli não só representaria um corte com o passado recente, como também uma aposta corajosa num futuro que promete trazer uma nova identidade ao FC Porto, marcada pela modernidade e pelo espírito de superação.

RuiFilipe10

💙🔵⚪️
28 Abril 2015
16,826
16,758
29
Pontos certos. Isso e o facto de sempre lhe terem dito que seria o treinador da próxima época corresse como corresse o Mundial. A questão e que correu como nunca se imaginava que corresse. E aqui o Anselmi tem claramente também culpas no cartório.
Isso foi um erro enorme do André , nunca poderia prometer isso do mundial . Uma coisa era o campeonato que bastava segurar o 3 lugar porque claramente estava perdido já . Outra é ir ao mundial , competição internacional ficar em último num grupo daqueles

Viena

Tribuna
8 Março 2022
4,255
9,055
Conquistas
1
O NES nunca será um treinador de equipa a lutar pelo titulo num campeonato desiquilibrado como o nosso ou Espanha por exemplo...

O estilo de jogo dele e onde ele encaixa melhor é em equipas de contra ataque...

Gostaria muito de o ver na Serie A numa equipa com boa constituição defensiva...
Mas o NES lutou pelo título em Portugal e só não o ganhou por causa do Polvo. Sejamos justos. Eu também acho que o seu perfil é para equipas de meio da tabela, mas aquele campeonato era dele. Era nosso.

lexx4point0

Arquibancada
17 Março 2013
405
216
Como é que não se imaginava que o mundial pudesse correr assim tão mal? Sou o único que achava que era mesmo assim que ia correr?
Não estava otimista para o mundial, mas nunca na vida pensei que nem da 1 fase o FC Porto não passasse. Era inimaginável perder ou empatar com o Inter Miami e Al Ahly, estava a contar uma eliminação nos oitavos ou quartos, mas fase de grupos nunca pensei, especialmente no grupo em que ficamos.
E além de não termos ganho ou Inter Miami e Al Ahly, o pior foi mesmo a forma e a exibição da equipa, horrorosa.

• Like
Reações: Álvaro Valente

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,442
79,891
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Mas em 2016 não era
pronto Ruben leva lá a bicicleta.

comparar um treinador que tinha feito um bom trabalho no rio ave, chegando à final da taça, e levado o valência à champions (é ver onde andam hoje) com o v bruno e o anselmi é algo notável.

já agora, o nuno, mesmo depois de ter sido espoliado pelos padres, ter sido superior ao benfica nos 2 jogos, ser segundo à frente do sporting do jj e ter ido aos 8´s da champions, teve noção de onde estava e sentiu que não podia continuar.

e a situação onde ele entra era parecida com esta.

o nuno não era nenhum suprasumo, continua a não ser mas comparar com dois inaptos...

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
18,288
28,723
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
E é nesta altura que dá para entender que o Anselmi não percebeu bem em que clube está.
O trabalho que ele foi realizado durante as competições nacionais já estava no limite do aceitável, o que se passou no mundial,da forma que aconteceu, é completamente inaceitável e a sua saída é inevitável.
No dia a seguir ao jogo com o Al Ahli até acordei com uma mensagem de um amigo lampião "4-4 com os africanos? O Anselmi tem de sair,acho que nunca vos vi a ter uma fase de grupos sem ganhar um jogo"
Se ate um lampião ou um lagarto sabem do que é ser Porto, da exigência associada, não podemos ter um treinador completamente alienado da realidade.

19 Julho 2018
4,711
9,436
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
Isso foi um erro enorme do André , nunca poderia prometer isso do mundial . Uma coisa era o campeonato que bastava segurar o 3 lugar porque claramente estava perdido já . Outra é ir ao mundial , competição internacional ficar em último num grupo daqueles
Eu acho perfeitamente normal e legítimo que o André tenha dito que o objetivo claro era passar a fase de grupos.

Atenção que ele não prometeu que íamos ganhar o mundial como já vi por essas TV's, sabemos bem com que intuito.

Agora há que perceber que estamos num país com uma comunidade portista que provavelmente tão cedo não vai estar de perto com a equipa, e há também que moralizar e motivar os sócios e adeptos.

Para mim a mensagem foi clara. O André sabendo perfeitamente das limitações do plantel e das condicionantes da época, atendendo ao nosso grupo, assumiu que não há desculpas para não passarmos. Tem que haver mínimos, e esses não foram cumpridos, o que terá precipitado toda esta situação.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
31,706
27,135
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Alias, eu até acho que 2 anos de contrato foi um erro

Devia ter sido 6 meses mais 2 de opção

• Love

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
5,264
9,025
Se á coisa que o AVB não sabe (pelo menos ainda não o mostrou até agora) é comunicar e gerir a comunicação...
O AVB esta época até começou a ganhar a super taça...por isso nem precisava de ter falado...bastava ter estado calado...
O silencio muitas vezes é o nosso maior amigo...
O AVB na minha opinião nesta epoca, sempre que falou publicamente sobre a epoca desportiva fe-lo de forma errática...
Depois nas assembleias e discurso tem de ser contido...

Há que ter também alguem forte no balneário para impor respeito e saber lidar com os egos (serve para todas as modalidades)...
O discurso dentro do balneario, pode e deve (no meu entender) ser diferente do discurso fora do balneario...
O balneario tem de ser absolutamente sagrada e o que se passa lá dentro não pode sair de maneira nenhuma para o publico - outro eerro que se cometeu várias vezes esta epoca...

O mundial de clubes deveria ter servido para preparar a proxima epoca e não para finalizar esta...
Jogadores que não tem futuro no clube na proxima epoca nem deveriam ter ido ao mundial...

Na minha opinião é um erro neste momento despedir Anselmi (e não sou muito apreciador das suas qualidades, mas sou da opinião que se deve dar condições e tempo para um treinador mostrar o seu trabalho), como foi um erro e comprovou-se ao longo da epoca ter despedido o Vitor Bruno...
Na minha opinião, o AVB e a direção estão a cometer o mesmo erro 2 vezes seguidas...

O hoquei mostrou, porque são um grupo forte e unido, não tem nada a ver com direções...o AVB tem 'zero' haver com o titulo do hoquei...o titulo do hoquei é sem duvida dos jogadores...

Será que o ambiente é provocado pelo treinador, ou pelos jogadores?
Será que a mudança de treinador irá fazer mudar o ambiente...já fizemos isso de Vitor Bruno para Anselmi e na minha opinião o ambiente em nada mudou...
O ambiente so vai mudar quando se tiver coragem (e isso é trabalho da direção) de mandar embora quem não quer cá estar...
Qual é a lesão do Diogo Costa???? será a sindrome conceição?
Aqui por exemplo o Ricardo Ares já discorda há muito tempo.
O resto divergimos, não sei como despedir o Anselmi é um erro se ambos concordamos que já não tem condições para continuar, pelo ambiente criado.

• Like

RuiFilipe10

💙🔵⚪️
28 Abril 2015
16,826
16,758
29
Eu acho perfeitamente normal e legítimo que o André tenha dito que o objetivo claro era passar a fase de grupos.

Atenção que ele não prometeu que íamos ganhar o mundial como já vi por essas TV's, sabemos bem com que intuito.

Agora há que perceber que estamos num país com uma comunidade portista que provavelmente tão cedo não vai estar de perto com a equipa, e há também que moralizar e motivar os sócios e adeptos.

Para mim a mensagem foi clara. O André sabendo perfeitamente das limitações do plantel e das condicionantes da época, atendendo ao nosso grupo, assumiu que não há desculpas para não passarmos. Tem que haver mínimos, e esses não foram cumpridos, o que terá precipitado toda esta situação.
Não é por aí
Não podes prometer que vais manter o treinador aconteça o que acontecer no mundial .

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
31,706
27,135
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Se á coisa que o AVB não sabe (pelo menos ainda não o mostrou até agora) é comunicar e gerir a comunicação...
O AVB esta época até começou a ganhar a super taça...por isso nem precisava de ter falado...bastava ter estado calado...
O silencio muitas vezes é o nosso maior amigo...
O AVB na minha opinião nesta epoca, sempre que falou publicamente sobre a epoca desportiva fe-lo de forma errática...
Depois nas assembleias e discurso tem de ser contido...

Há que ter também alguem forte no balneário para impor respeito e saber lidar com os egos (serve para todas as modalidades)...
O discurso dentro do balneario, pode e deve (no meu entender) ser diferente do discurso fora do balneario...
O balneario tem de ser absolutamente sagrada e o que se passa lá dentro não pode sair de maneira nenhuma para o publico - outro eerro que se cometeu várias vezes esta epoca...

O mundial de clubes deveria ter servido para preparar a proxima epoca e não para finalizar esta...
Jogadores que não tem futuro no clube na proxima epoca nem deveriam ter ido ao mundial...

Na minha opinião é um erro neste momento despedir Anselmi (e não sou muito apreciador das suas qualidades, mas sou da opinião que se deve dar condições e tempo para um treinador mostrar o seu trabalho), como foi um erro e comprovou-se ao longo da epoca ter despedido o Vitor Bruno...
Na minha opinião, o AVB e a direção estão a cometer o mesmo erro 2 vezes seguidas...

O hoquei mostrou, porque são um grupo forte e unido, não tem nada a ver com direções...o AVB tem 'zero' haver com o titulo do hoquei...o titulo do hoquei é sem duvida dos jogadores...

Será que o ambiente é provocado pelo treinador, ou pelos jogadores?
Será que a mudança de treinador irá fazer mudar o ambiente...já fizemos isso de Vitor Bruno para Anselmi e na minha opinião o ambiente em nada mudou...
O ambiente so vai mudar quando se tiver coragem (e isso é trabalho da direção) de mandar embora quem não quer cá estar...
Qual é a lesão do Diogo Costa???? será a sindrome conceição?
Acho que o treinador do hoquei deu importância ao trabalho da atual direcção pelo título

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
86,188
205,660
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
pronto Ruben leva lá a bicicleta.

comparar um treinador que tinha feito um bom trabalho no rio ave, chegando à final da taça, e levado o valência à champions (é ver onde andam hoje) com o v bruno e o anselmi é algo notável.

já agora, o nuno, mesmo depois de ter sido espoliado pelos padres, ter sido superior ao benfica nos 2 jogos, ser segundo à frente do sporting do jj e ter ido aos 8´s da champions, teve noção de onde estava e sentiu que não podia continuar.

e a situação onde ele entra era parecida com esta.

o nuno não era nenhum suprasumo, continua a não ser mas comparar com dois inaptos...
Não estou a comparar, estou a dizer que é arriscado passar sentenças tão taxativas quando o futebol mostra o contrário muitas vezes

Mas alguém era capaz de dizer que o Fonseca ia sair daqui, lavar a cara com um passo atrás e ainda fazer uma carreira de alto nível?
Lopetegui a chegar ao Real e à seleção com uma conquista europeia?
Nuno a treinar anos e anos(com grande sucesso) no maior campeonato do mundo?

Sabe-se lá como vai ser a carreira desses dois

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,031
230
43
Cascais
Se há treinador que metia isto a jogar, quer gostem dele ou não é o Jorge Jesus.

Bem sei que não temos dinheiro mas entre gastar dinheiro em projetos de treinadores e consequentes despedimentos/indemnizações era apostar as fichas no homem

Não tenho dúvida que íamos jogar à bola

Um Fairoli ou lá como se chama é mais um anselmi

• Love