#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.08

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.08 Performance da Época

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
7,474
13,600
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Ponto previo; A escolha de Anselmi parece-me um erro de casting!

É uma escolha errada porque, a contrário do que o André afirmou em campanha eleitoral, essa solução não obeceu à construção de uma identidade de jogo universal em todos os escalões de formação + equipas profissionais que vá para lá das ideias do treinador da equipa principal.

Todo esse conjunto de ideias de jogo e sistematização de processos devem obedecer a toda uma matriz corporativa do clube. Isso, como todos sabemos, choca frontalmente contra com os conceitos de Anselmi.
Subscrevo completamente isto e é das coisas que mais confusão me faz. Esse deveria ser o caminho seguido, fazendo do treinador (seja ele qual for) aquilo que deveria sempre ser: uma peça de uma engrenagem muito maior e não a figura central de todo um projecto, ainda por cima em conflito com tudo o resto.

Andamos dos infantis à equipa B a formar jogadores e equipas para jogarem um futebol positivo e dominador, assente num determinado sistema/modelo de jogo e depois chega-se à equipa A e quer-se jogar na expectativa e no erro do adversário e com uma táctica para a qual é preciso andar a martelar os jogadores.

A ideia que fica é que foi uma solução de recurso num momento de pânico em que o André sentiu a época a desabar. E eventualmente até apoiando-se mais (ou apenas?) na opinião/conselho de outros e pouco ou nada na sua capacidade de análise. Isto quando, pelo seu passado, seria à partida o elemento da estrutura mais habilitado para o fazer. Seja como for, depois do primeiro erro de castigo chamado VB, ter imediatamente a seguir outro chamado Anselmi é muito preocupante.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
16,719
21,678
Um Porto semi decente tem mais que obrigação de ganhar os outros dois jogos fora Palmeiras seja de que maneira for, até ao pé coxinho.
Claro... mas pela amostra destes dois particulares (e dos meses anteriores)... :s Eu já me dava por contente que ele conseguisse estabilizar a defesa, já que mete tanta gente lá! De resto, a táctica "mete a bola no Mora" poderia ser suficiente para passar a fase de grupos...

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,613
4,272
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Claro... mas pela amostra destes dois particulares (e dos meses anteriores)... :s Eu já me dava por contente que ele conseguisse estabilizar a defesa, já que mete tanta gente lá! De resto, a táctica "mete a bola no Mora" poderia ser suficiente para passar a fase de grupos...
Eu já ficava satisfeito que a bola entrasse nos médios centro ou nas laterais e estes conseguissem fazer qlq coisa com ela.

Mal a recebem e são pressionados perdem logo a posse ou voltam a tocar para trás…

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
16,719
21,678
Eu já ficava satisfeito que a bola entrasse nos médios centro ou nas laterais e estes conseguissem fazer qlq coisa com ela.

Mal a recebem e são pressionados perdem logo a posse ou voltam a tocar para trás…
Engraçado que o discurso não era muito diferente em 15/16... era tudo uma merda... o Herrera não sabia passar, o Marcano era um buraco, o Aboubakhar e o Marega eram dois mancos, o Brahimi era o rotundas, o Corona era inútil, o Sérgio Oliveira um tractor a diesel que ia ser uma eterna promessa, o Otávio uma negociata da B e do Antero... e dois anos mais tarde foram campeões! E agora dizem que era um grande plantel...

J

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,113
4,814
1. "Não adianta reviver o passado"
Claro que adianta porque é a base que esta direcção / equipa técnica apanhou. Se o problema é 100% o treinador e vamos no terceiro treinador com resultados "parecidos", é normal pensar que talvez não esteja aí o maior problema.

Não adianta florear muito, responde apenas às questões:

- Temos melhor ou pior plantel que o Sporting e Benfica? Assumindo que vais responder pior, existiu alguma vez um gap maior de qualidade individual face aos rivais que nesta segunda volta?

- Em que lugar colocavas este plantel em comparação com os planteis dos últimos 20 anos?

Se a resposta a estas questões for o que todos sabemos, o Terceiro lugar era e será o expectável com a maioria dos treinadores quando a resposta a estas questões for a mesma.

2. "Piorou muito"
Isto é pegar no jogo do Santa Clara e extrapolar para todos os jogos. O Porto teve dois jogos péssimos com Anselmi - Santa Clara e Benfica.. no entanto não foi a regra. Já aqui falamos sobre os numeros. Os erros defensivos e de posicionamento são tantos mas só sofremos mais 2 golos que o Benfica e +3 que o Sporting.

Eu acho que o Anselmi tem 1 modelo e conseguimos perceber as ideias - pode falhar na implementação.
Acho que o VB não tem modelo e jogavamos de forma completamente aleatória / disfuncional.

Indo à comparação habitual, é mais fácil para o United trabalhar com um Amorim que tem 1 modelo formado e os perfis estão indentificados (já entrou Cunha, querem Mbuemo e Gyokeres), do que continuarem a contratar treinadores que jogam ao sabor do vento e não constroem modelo nenhum.

Agora é verdade que o Anselmi não tem provas dadas como o Amorim e não temos garantias de que dadas as condições certas vai conseguir construir algo positivo.

E mais uma vez, comparar o Porto sem o Nico é profundamente injusto.

3. Nico e Galeno
É verdade que se elogiou o trabalho mas acho que ninguem ficou a pensar que o plantel era melhor. Existia a expectativa que alguns jogadores rendessem mais como o Ivan Jaime.
Ainda assim, acho que o Plantel que começou a época é suficiente para ser competitivo (ter uns 20/30% de possibilidades de ser campeao) mas o plantel da segunda volta não.
Parece-me óbvio que perder o melhor jogador da equipa e substituir por ninguem tem muito impacto. O Sporting ter o Gyokeres permite-lhes ser competitivo com o Debast a médio. O Porto com o Nico conseguia camuflar insuficiencias tacticas e individuais.
Pior que a perda do Nico em si é a alternativa. Tivemos de adaptar o Fábio que não sabe defender porque o resto são jogadores de perfil defensivo.
No Sporting não seria perder o Gyokeres e ter o Harder, seria perder o Gyokeres e ter que adaptar o Quenda a avançado centro.

Percebemos que depois disso acotnecer, vir dizer que o Rui Borges fazia menos golos que o Ruben Amorim era parvo..

A comparação com o Jesualdo não faz sentido. Os planteis são bons ou maus em comparação com a concorrencia.. o Jesualdo com excepção do último ano teve como rival apenas o Sporting do Paulo Bento. Com ou sem saídas, a diferença de plantel era abismal em favor do Porto. Os Sportinguistas percebiam isso e não pediram para despedir o Paulo Bento todos os anos. Aqui ignora-se que os nossos treinadores têm tiuís a jogar contra hulks e pedem-se campeonatos.

Nota: Se os planteis ficassem assim, eu aposto que o Porto não é campeão com nenhum treinador do mundo.
1. Partimos de premissas completamente diferentes!
Para mim, nem a base é a mesma, nem os resultados são "parecidos"!
Em relação à base, o que eu tentei demonstrar, e obviamente não consegui, é que a base dos últimos 3 anos, não existe! São 5 jogadores, dos quais 1 já cá não está e os outros 4 já foram campeões, a jogar! O que é normal, num FCP "normal"! Os melhores são vendidos, renova-se talento e constrói-se de novo! Provavelmente, o maior erro da administração anterior, foi quando cedeu à pressão do treinador e quis inverter esse ciclo (eg, jogadores até ao fim do contrato)!
Depois, a questão dos resultados "parecidos"! Os resultados não são parecidos, nem próximo de serem parecidos! Comparar a má época de 2023/24 com a catastrófica época de 2024/25 é, bem para lá, de wishful thinking! Os campeonatos, até podem ter uma pontuação similar, mas, uma época, não se esgota no campeonato! Eu não sou adepto da pueril contagem de títulos, em que uma taça de liga tem a mesma ponderação de um campeonato, mas, uma taça de Portugal tem valor por si! Não acredito que mude, sozinha, o sucesso de uma época, mas tem valor! Os jogos contra os rivais têm valor por si! Muitos portistas não serão capazes de enumerar todas as épocas em que o FCP foi campeão, mas, ainda hoje, sabem quem foi o Lemos e quantas vezes ganhamos 5-0! Não muda o sucesso de uma época, mas tem valor! Ser eliminado na Champions nos penalties é diferente de não conseguir competir na Liga Europa!
Mesmo a compração VB vs MA penaliza o MA! Com uma extrapolação simples são 7 pontos de diferença! O Nico vale 7 pontos? E o Mora quantos vale?
Sobre as questões que colocas:
a) Eu acho que o pior plantel é o do scp! Provavelmente, será o melhor 11, mas o pior plantel! Posso justificar, facilmente! Para mim, o plantel do FCP competiria, facilmente, com o dos nossos adversários! À frente refiro-me à questão do Nico!
b) Não sou capaz de hierarquizar este plantel, mas, percebe-se, que não acho o conjunto de jogadores tão mau - nem de perto - como tem parecido/jogado! Logicamente, fica bem longe dos plantéis com Hulk/Falcao/James... mas, com tantos miúdos, o potencial aparece, assim se potencie a sua colocação em campo (eg, Mora e Samu).

2. Uma vez mais, partimos de pressupostos muito diferentes! O FCP não teve 2 jogos péssimos! O FCP teve muito mais do que 2 jogos péssimos! Esses foram os que perdeu de forma ridícula! O FCP ganhou em Faro, com 2 remates enquadrados na baliza adversária, ganhou ao Casa Pia, com 3 remates enquadrados! Não creio que adiante regressar ao tema! Concordemos em discordar!
Sobre a comparação MA e amorim! Eu não concordo com essa forma de construir uma equipa! Para mim, em abstrato, o melhor treinador é aquele que percebe os jogadores que tem e adequa os seus princípios de jogo aos jogadores que tem! Com Lisandro na ala, eu jogo de uma forma, mas se o coloco na frente, jogarei de outra forma e, quando me derem o Falcao, vou mudar, novamente! O que eu não vou fazer é martelar o Falcao na ala, porque o meu sistema é assim! Ou rejeitar o Falcao, porque não se enquadra no que pretendo!
Basta ver o que se passou com o amorim no scp! Correndo bem, dá para ganhar, correndo mal, acabamos em 4º!
No caso concreto, bem mais grave do que o princípio, é a incapacidade! A incapacidade de produzir, que se reflete a cada jogo!
Mesmo a questão do Nico é contraproducente! Porque, no limite, não há nenhuma razão lógica para parar no Nico!
Eu entendo que a posição do Nico é crítica neste modelo! E entendo que o Nico era importantíssimo! E, repara, o Nico foi vendido, mas, o Vasco, lesionou-se! Se o Nico não é vendido e se se tem lesionado, também, teríamos de parar a nossa avaliação! E se não for o Nico, se for a ou b! Um plantel tem diferenças de qualidade entre titulares e substitutos! Esta hipervalorização da importância Nico, por um lado, desresponsabiliza, totalmente, o treinador e, em segundo lugar, negligencia que o "buraco" que ele deixou se deve, e muito, à incapacidade do treinador em encontrar soluções alternativas! Que faz parte do seu leque de tarefas!
Neste caminho, amanhã, será o b que não se adapta e não consegue fazer o lugar como se pretende, o c que não tem qualidade e foi um tiro ao lado ou o d que se lesiona e o suplente não dá rendimento! Todos os dias, é possível encontrar justificações!

3. Repara que, até aqui, referes a questão do Nico e comparas com o scp! Com as lesões nos 2 do meio, passaram por lá um junior de 1º ano, um rapaz que ainda tenho dúvidas que seja jogador de futebol e um central! O defesa-direito era um miúdo que esteve quase a ser despachado, meia época foi com 2 guarda-redes que tiravam pontos! E, no caminho, ainda perderam um dos melhores jogadores durante quase toda a época! E nós a atribuir a nossa falta de competitividade à venda do Nico!
Num aspeto, concordamos: "Pior que a perda do Nico em si é a alternativa". Discordo totalmente, da parte "Tivemos de adaptar o Fábio que não sabe defender porque o resto são jogadores de perfil defensivo." ... não tivemos de adaptar nada, foi uma escolha do treinador! O treinador devia ter percebido tudo o que perde, quando coloca o Fábio nessa posição e tudo o que perde, quando retira o Fábio de uma posição mais próxima da baliza! Eu não sou treinador, nem me pagam para isso, mas, no scp, a alternativa aos 2 do meio, era igual à nossa para o Nico!
Com isto, acaba a penalizar a equipa e a prejudicar os jogadores! A especialização existe, por algum motivo!
Mais exemplos: o Pepê! O Pepê, hoje, é um dos alvos! Um exemplo do quão miserável o plantel do FCP é! O Pepê tem os mesmos números do Quenda no campeonato! Porém, o Pepê fez esses números até janeiro! De fevereiro para cá, qual foi a posição do Pepê? Eu acho que nem ele sabe bem o que se esperava dele!
Outro exemplo: o Eustaquio!
E nesta conversa toda, negligenciamos o impacto do Mora! O Mora, sozinho, deu 4 ou 5 vitórias!
No final do dia, não acho que esta fulanização ajude a resolver o problema!

Para concluir, sobre os golos marcados (e sofridos)! Se bem percebo, porque o FCP perdeu um médio, é normal que o número de golos marcados diminua!
Os dados: com VB, 2,27 golos marcados e 0,77 golos sofridos; com MA, 1,53 golos marcados e 1 golo sofrido (todos por jogo)!
Portanto, extrapolando para o campeonato, o Nico custou-nos 7,5 pontos, 25 golos marcados e mais 7,5 golos sofridos!
Há uns anos, uma equipa que eu conheço, perdeu o melhor jogador e melhor marcador, na mesma altura do ano!
Os dados: antes, 2,79 pontos por jogos, 2,68 golos marcados por jogo e 0,68 golos sofridos por jogo; depois, 2,53 pontos por jogos, 2,33 golos marcados por jogo e 0,6 golos sofridos por jogo! Ou seja, o melhor marcador e melhor jogador, custou 8,7 pontos (mais do que o Nico), 11,9 golos marcados (menos do que o Nico) e menos 2,86 golos sofridos (bem melhor do que sem o Nico)! E esta equipa foi campeã!
Creio que são números ilustrativos!

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,455
13,349
Engraçado que o discurso não era muito diferente em 15/16... era tudo uma merda... o Herrera não sabia passar, o Marcano era um buraco, o Aboubakhar e o Marega eram dois mancos, o Brahimi era o rotundas, o Corona era inútil, o Sérgio Oliveira um tractor a diesel que ia ser uma eterna promessa, o Otávio uma negociata da B e do Antero... e dois anos mais tarde foram campeões! E agora dizem que era um grande plantel...
Mas continuam a não ter qualidade. Isso é o típico adepto bipolar. Agora todos esses jogadores eram fracos tirando o Otávio que por acaso não li negociata da B. Mas a memória é curta do que diziam do Marega, Herrera, Brahimi, Corona, Sérgio, último ano do Taremi, primeiro do Uribe, etc etc etc

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,850
10,565
Mas eu acho que aquilo não foi uma certeza..eu acho é que ele está a antever mais resultados no mundial e o gajo vai ficar na corda bamba.. não me pareceu uma informação..
Óbvio se a decisão de ir embora estivesse tomada não ia só mundial. A haver decisão é só na cabeça do AVB e não vão existir aqui insides.
De resto como torço sempre pelo Porto espero um bom mundial, reforços e aumento da qualidade do nosso jogo.
Prefiro ser optimista do que estar aqui quase a torcer por um mau mundial.

Viena

Tribuna
8 Março 2022
4,037
8,647
Conquistas
1
O Mundial, para o Anselmi, é totalmente uma lose lose situation, tirando uma ocorrência fora do normal
Lose lose porque já se espera a desgraça. Se se esperasse o mínimo: passar a fase de grupos mostrando competência... Mas já se sabe que os adversários que aí vêm são muita fortes.

• Like
Reações: Eclipsisboy

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,289
235
Porto
Até que se possa ver de novo o Porto a jogar um futebol decente e competitivo, vai levar tempo. Quanto tempo? Depende. Depende, se o Porto tiver a clarividência de acertar num treinador. Depende, se o Porto for capaz de segurar os que neste momento fazem o esqueleto. Depende, se a este esqueleto o Porto conseguir acrescentar paulatinamente qualidade, mediante a fraca carteira que tem. A não entrada na CL é um balázio nas nossas ambições, mas felizmente tivemos este ano um novo formato onde poderíamos ir buscar financiamento. O problema é que aparentemente nos falta "um Mora e um Samu" para conseguirmos ultrapassar um Riga em casa. Estamos mal. Estamos fracos. Estamos depauperados. Não há sequer dinâmicas de jogo, quanto mais jogadores. Falta-nos muita coisa até podermos voltar a ser competitivos.

Fazer o tudo por tudo por manter o Diogo, o Mora e Samu.

Ir ao mercado buscar um treinador.

Recuperar o jogo da equipa. Trazer de volta uma dinâmica de vitórias e conseguir lutar pelo título. Chegando lá, chegamos ao dinheiro. Chegando ao dinheiro, poderemos reforçar.

Óbvio que tudo isto vai levar tempo. Muito rigor. Muito sacrifício.

Não há poções mágicas. É step by step. E aceitando que levará tempo. Mas mantendo-nos fiéis no caminho que sabemos que temos que trilhar.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,897
205,323
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Lose lose porque já se espera a desgraça. Se se esperasse o mínimo: passar a fase de grupos mostrando competência... Mas já se sabe que os adversários que aí vêm são muita fortes.
Lose lose porque, tirando algo de especial, não fará mais que os mínimos

Dificilmente sai reforçado do mundial
Mas nunca se sabe

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
16,719
21,678
Até que se possa ver de novo o Porto a jogar um futebol decente e competitivo, vai levar tempo. Quanto tempo? Depende. Depende, se o Porto tiver a clarividência de acertar num treinador. Depende, se o Porto for capaz de segurar os que neste momento fazem o esqueleto. Depende, se a este esqueleto o Porto conseguir acrescentar paulatinamente qualidade, mediante a fraca carteira que tem. A não entrada na CL é um balázio nas nossas ambições, mas felizmente tivemos este ano um novo formato onde poderíamos ir buscar financiamento. O problema é que aparentemente nos falta "um Mora e um Samu" para conseguirmos ultrapassar um Riga em casa. Estamos mal. Estamos fracos. Estamos depauperados. Não há sequer dinâmicas de jogo, quanto mais jogadores. Falta-nos muita coisa até podermos voltar a ser competitivos.

Fazer o tudo por tudo por manter o Diogo, o Mora e Samu.

Ir ao mercado buscar um treinador.

Recuperar o jogo da equipa. Trazer de volta uma dinâmica de vitórias e conseguir lutar pelo título. Chegando lá, chegamos ao dinheiro. Chegando ao dinheiro, poderemos reforçar.

Óbvio que tudo isto vai levar tempo. Muito rigor. Muito sacrifício.

Não há poções mágicas. É step by step. E aceitando que levará tempo. Mas mantendo-nos fiéis no caminho que sabemos que temos que trilhar.
É esperar que mais uma boa exibição na selecção faça alguém bater 60M pelo Diogo Costa. As duas últimas épocas no Porto foram bastante abaixo das espectativas... parece não estar motivado no clube. Tivemos uma fase que no Porto tudo dizia que ele era o melhor... mas ninguém o veio buscar, enquanto outros colegas da mesma geração foram saíndo para campeonatos melhores, e com salários muito superiores... de mantêr é um Mora (mas a intransigência na cláusula deixa-nos numa posição frágil), Samu, Martim (o pessoal esquece sempre este)... e outros como o Moura, Cláudio Ramos e mais alguns que podem ser importantes no 11 ou no plantel.

• Like
Reações: Galego

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
848
534
É esperar que mais uma boa exibição na selecção faça alguém bater 60M pelo Diogo Costa. As duas últimas épocas no Porto foram bastante abaixo das espectativas... parece não estar motivado no clube. Tivemos uma fase que no Porto tudo dizia que ele era o melhor... mas ninguém o veio buscar, enquanto outros colegas da mesma geração foram saíndo para campeonatos melhores, e com salários muito superiores... de mantêr é um Mora (mas a intransigência na cláusula deixa-nos numa posição frágil), Samu, Martim (o pessoal esquece sempre este)... e outros como o Moura, Cláudio Ramos e mais alguns que podem ser importantes no 11 ou no plantel.
Mudar o treina a dor e despachar os cepos dos centrais é absolutamente prioritário, a não ser que alguém esteja a sabotar o clube propositadamente....

Depois dos famigerados 70M que existem para reforços - FODA-SE O QUE EU ME RIO COM A SANTA FALÊNCIA.... - bastava metade para comprar jogadores capazes, ambiciosos em mercados periféricos, sendo que a poupança devia ser afeta a uma efetiva redução da dívida!

Mas temos que regressar à Champions sem dúvida nenhuma!!!

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
25,002
25,142
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Com Anselmi já levamos 4 meses de mau futebol, diria que é um pouco diferente de 1 jogo. Mas vou ficar à espera que ele consiga então os mesmos resultados no campeonato de 20/21 ou do ano do AVB.
Sim deixa.o começar a época e ter uma pré época

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
848
534
1. Partimos de premissas completamente diferentes!
Para mim, nem a base é a mesma, nem os resultados são "parecidos"!
Em relação à base, o que eu tentei demonstrar, e obviamente não consegui, é que a base dos últimos 3 anos, não existe! São 5 jogadores, dos quais 1 já cá não está e os outros 4 já foram campeões, a jogar! O que é normal, num FCP "normal"! Os melhores são vendidos, renova-se talento e constrói-se de novo! Provavelmente, o maior erro da administração anterior, foi quando cedeu à pressão do treinador e quis inverter esse ciclo (eg, jogadores até ao fim do contrato)!
Depois, a questão dos resultados "parecidos"! Os resultados não são parecidos, nem próximo de serem parecidos! Comparar a má época de 2023/24 com a catastrófica época de 2024/25 é, bem para lá, de wishful thinking! Os campeonatos, até podem ter uma pontuação similar, mas, uma época, não se esgota no campeonato! Eu não sou adepto da pueril contagem de títulos, em que uma taça de liga tem a mesma ponderação de um campeonato, mas, uma taça de Portugal tem valor por si! Não acredito que mude, sozinha, o sucesso de uma época, mas tem valor! Os jogos contra os rivais têm valor por si! Muitos portistas não serão capazes de enumerar todas as épocas em que o FCP foi campeão, mas, ainda hoje, sabem quem foi o Lemos e quantas vezes ganhamos 5-0! Não muda o sucesso de uma época, mas tem valor! Ser eliminado na Champions nos penalties é diferente de não conseguir competir na Liga Europa!
Mesmo a compração VB vs MA penaliza o MA! Com uma extrapolação simples são 7 pontos de diferença! O Nico vale 7 pontos? E o Mora quantos vale?
Sobre as questões que colocas:
a) Eu acho que o pior plantel é o do scp! Provavelmente, será o melhor 11, mas o pior plantel! Posso justificar, facilmente! Para mim, o plantel do FCP competiria, facilmente, com o dos nossos adversários! À frente refiro-me à questão do Nico!
b) Não sou capaz de hierarquizar este plantel, mas, percebe-se, que não acho o conjunto de jogadores tão mau - nem de perto - como tem parecido/jogado! Logicamente, fica bem longe dos plantéis com Hulk/Falcao/James... mas, com tantos miúdos, o potencial aparece, assim se potencie a sua colocação em campo (eg, Mora e Samu).

2. Uma vez mais, partimos de pressupostos muito diferentes! O FCP não teve 2 jogos péssimos! O FCP teve muito mais do que 2 jogos péssimos! Esses foram os que perdeu de forma ridícula! O FCP ganhou em Faro, com 2 remates enquadrados na baliza adversária, ganhou ao Casa Pia, com 3 remates enquadrados! Não creio que adiante regressar ao tema! Concordemos em discordar!
Sobre a comparação MA e amorim! Eu não concordo com essa forma de construir uma equipa! Para mim, em abstrato, o melhor treinador é aquele que percebe os jogadores que tem e adequa os seus princípios de jogo aos jogadores que tem! Com Lisandro na ala, eu jogo de uma forma, mas se o coloco na frente, jogarei de outra forma e, quando me derem o Falcao, vou mudar, novamente! O que eu não vou fazer é martelar o Falcao na ala, porque o meu sistema é assim! Ou rejeitar o Falcao, porque não se enquadra no que pretendo!
Basta ver o que se passou com o amorim no scp! Correndo bem, dá para ganhar, correndo mal, acabamos em 4º!
No caso concreto, bem mais grave do que o princípio, é a incapacidade! A incapacidade de produzir, que se reflete a cada jogo!
Mesmo a questão do Nico é contraproducente! Porque, no limite, não há nenhuma razão lógica para parar no Nico!
Eu entendo que a posição do Nico é crítica neste modelo! E entendo que o Nico era importantíssimo! E, repara, o Nico foi vendido, mas, o Vasco, lesionou-se! Se o Nico não é vendido e se se tem lesionado, também, teríamos de parar a nossa avaliação! E se não for o Nico, se for a ou b! Um plantel tem diferenças de qualidade entre titulares e substitutos! Esta hipervalorização da importância Nico, por um lado, desresponsabiliza, totalmente, o treinador e, em segundo lugar, negligencia que o "buraco" que ele deixou se deve, e muito, à incapacidade do treinador em encontrar soluções alternativas! Que faz parte do seu leque de tarefas!
Neste caminho, amanhã, será o b que não se adapta e não consegue fazer o lugar como se pretende, o c que não tem qualidade e foi um tiro ao lado ou o d que se lesiona e o suplente não dá rendimento! Todos os dias, é possível encontrar justificações!

3. Repara que, até aqui, referes a questão do Nico e comparas com o scp! Com as lesões nos 2 do meio, passaram por lá um junior de 1º ano, um rapaz que ainda tenho dúvidas que seja jogador de futebol e um central! O defesa-direito era um miúdo que esteve quase a ser despachado, meia época foi com 2 guarda-redes que tiravam pontos! E, no caminho, ainda perderam um dos melhores jogadores durante quase toda a época! E nós a atribuir a nossa falta de competitividade à venda do Nico!
Num aspeto, concordamos: "Pior que a perda do Nico em si é a alternativa". Discordo totalmente, da parte "Tivemos de adaptar o Fábio que não sabe defender porque o resto são jogadores de perfil defensivo." ... não tivemos de adaptar nada, foi uma escolha do treinador! O treinador devia ter percebido tudo o que perde, quando coloca o Fábio nessa posição e tudo o que perde, quando retira o Fábio de uma posição mais próxima da baliza! Eu não sou treinador, nem me pagam para isso, mas, no scp, a alternativa aos 2 do meio, era igual à nossa para o Nico!
Com isto, acaba a penalizar a equipa e a prejudicar os jogadores! A especialização existe, por algum motivo!
Mais exemplos: o Pepê! O Pepê, hoje, é um dos alvos! Um exemplo do quão miserável o plantel do FCP é! O Pepê tem os mesmos números do Quenda no campeonato! Porém, o Pepê fez esses números até janeiro! De fevereiro para cá, qual foi a posição do Pepê? Eu acho que nem ele sabe bem o que se esperava dele!
Outro exemplo: o Eustaquio!
E nesta conversa toda, negligenciamos o impacto do Mora! O Mora, sozinho, deu 4 ou 5 vitórias!
No final do dia, não acho que esta fulanização ajude a resolver o problema!

Para concluir, sobre os golos marcados (e sofridos)! Se bem percebo, porque o FCP perdeu um médio, é normal que o número de golos marcados diminua!
Os dados: com VB, 2,27 golos marcados e 0,77 golos sofridos; com MA, 1,53 golos marcados e 1 golo sofrido (todos por jogo)!
Portanto, extrapolando para o campeonato, o Nico custou-nos 7,5 pontos, 25 golos marcados e mais 7,5 golos sofridos!
Há uns anos, uma equipa que eu conheço, perdeu o melhor jogador e melhor marcador, na mesma altura do ano!
Os dados: antes, 2,79 pontos por jogos, 2,68 golos marcados por jogo e 0,68 golos sofridos por jogo; depois, 2,53 pontos por jogos, 2,33 golos marcados por jogo e 0,6 golos sofridos por jogo! Ou seja, o melhor marcador e melhor jogador, custou 8,7 pontos (mais do que o Nico), 11,9 golos marcados (menos do que o Nico) e menos 2,86 golos sofridos (bem melhor do que sem o Nico)! E esta equipa foi campeã!
Creio que são números ilustrativos!
Isso é como falar para paredes...

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,386
3,934
Por ai
Desde dezembro estamos a criar uma equipa em conjunto com Anselmi? Cadê a equipa?

E esperou-se pelo final de janeiro para o trazer? Nao era mais facil vir logo no inicio de janeiro, assim até poupava o Anselmi a começar mal o campeonato com o Cruz Azul. E tinhamos 1 mês para ir ja contratando alguns jogadores para a super tatica.

Entretanto tambem passou a janela de mercado pré mundial e nem um centralzito...

Ta mal contada esse estoria.
há muita coisa mal contada, e há muita coisa que querem tentar passar a ideia de que esta mal contada, funciona para os dois lados.

suponho que saibas tanto ou mais do que eu , no que toca a abertura de mercado de contratacao de jogadores, não é porque tás a planear uma equipa que consegues ter os jogadores quando te apetece.

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
946
735
Humm... Quinito, Otávio? O del Neri teve um mês. O Couceiro e o Peseiro entraram em condições parecidas ao Anselmi, e não tiveram oportunidade de continuar... o Peseiro tinha perdido a taça de forma vergonhosa, mas o Couceiro até tinha dado uns sinais positivos, apostando até em jovens (coisa muito rara na altura).
Já não sou do tempo do Quinito. Quanto à época Del Neri, Fernadez, Couceiro era um contexto em que o FC Porto estava carregado de dinheiro mas ao mesmo tempo tinha expectativas irrealistas de que era possível num ano só construir uma equipa igual à que ganhou a Champions no ano anterior. E sinceramente se calhar foi um erro despedir tão depressa qualquer um dos três. Contexto muuuito diferente do actual. O Peseiro esse estava a ter os resultados que o Anselmi está (mais coisa menos coisa) mas com um plantel 3 vezes melhor.