1. "Não adianta reviver o passado"
Claro que adianta porque é a base que esta direcção / equipa técnica apanhou. Se o problema é 100% o treinador e vamos no terceiro treinador com resultados "parecidos", é normal pensar que talvez não esteja aí o maior problema.
Não adianta florear muito, responde apenas às questões:
- Temos melhor ou pior plantel que o Sporting e Benfica? Assumindo que vais responder pior, existiu alguma vez um gap maior de qualidade individual face aos rivais que nesta segunda volta?
- Em que lugar colocavas este plantel em comparação com os planteis dos últimos 20 anos?
Se a resposta a estas questões for o que todos sabemos, o Terceiro lugar era e será o expectável com a maioria dos treinadores quando a resposta a estas questões for a mesma.
2. "Piorou muito"
Isto é pegar no jogo do Santa Clara e extrapolar para todos os jogos. O Porto teve dois jogos péssimos com Anselmi - Santa Clara e Benfica.. no entanto não foi a regra. Já aqui falamos sobre os numeros. Os erros defensivos e de posicionamento são tantos mas só sofremos mais 2 golos que o Benfica e +3 que o Sporting.
Eu acho que o Anselmi tem 1 modelo e conseguimos perceber as ideias - pode falhar na implementação.
Acho que o VB não tem modelo e jogavamos de forma completamente aleatória / disfuncional.
Indo à comparação habitual, é mais fácil para o United trabalhar com um Amorim que tem 1 modelo formado e os perfis estão indentificados (já entrou Cunha, querem Mbuemo e Gyokeres), do que continuarem a contratar treinadores que jogam ao sabor do vento e não constroem modelo nenhum.
Agora é verdade que o Anselmi não tem provas dadas como o Amorim e não temos garantias de que dadas as condições certas vai conseguir construir algo positivo.
E mais uma vez, comparar o Porto sem o Nico é profundamente injusto.
3. Nico e Galeno
É verdade que se elogiou o trabalho mas acho que ninguem ficou a pensar que o plantel era melhor. Existia a expectativa que alguns jogadores rendessem mais como o Ivan Jaime.
Ainda assim, acho que o Plantel que começou a época é suficiente para ser competitivo (ter uns 20/30% de possibilidades de ser campeao) mas o plantel da segunda volta não.
Parece-me óbvio que perder o melhor jogador da equipa e substituir por ninguem tem muito impacto. O Sporting ter o Gyokeres permite-lhes ser competitivo com o Debast a médio. O Porto com o Nico conseguia camuflar insuficiencias tacticas e individuais.
Pior que a perda do Nico em si é a alternativa. Tivemos de adaptar o Fábio que não sabe defender porque o resto são jogadores de perfil defensivo.
No Sporting não seria perder o Gyokeres e ter o Harder, seria perder o Gyokeres e ter que adaptar o Quenda a avançado centro.
Percebemos que depois disso acotnecer, vir dizer que o Rui Borges fazia menos golos que o Ruben Amorim era parvo..
A comparação com o Jesualdo não faz sentido. Os planteis são bons ou maus em comparação com a concorrencia.. o Jesualdo com excepção do último ano teve como rival apenas o Sporting do Paulo Bento. Com ou sem saídas, a diferença de plantel era abismal em favor do Porto. Os Sportinguistas percebiam isso e não pediram para despedir o Paulo Bento todos os anos. Aqui ignora-se que os nossos treinadores têm tiuís a jogar contra hulks e pedem-se campeonatos.
Nota: Se os planteis ficassem assim, eu aposto que o Porto não é campeão com nenhum treinador do mundo.
1. Partimos de premissas completamente diferentes!
Para mim, nem a base é a mesma, nem os resultados são "parecidos"!
Em relação à base, o que eu tentei demonstrar, e obviamente não consegui, é que a base dos últimos 3 anos, não existe! São 5 jogadores, dos quais 1 já cá não está e os outros 4 já foram campeões, a jogar! O que é normal, num FCP "normal"! Os melhores são vendidos, renova-se talento e constrói-se de novo! Provavelmente, o maior erro da administração anterior, foi quando cedeu à pressão do treinador e quis inverter esse ciclo (eg, jogadores até ao fim do contrato)!
Depois, a questão dos resultados "parecidos"! Os resultados não são parecidos, nem próximo de serem parecidos! Comparar a má época de 2023/24 com a catastrófica época de 2024/25 é, bem para lá, de wishful thinking! Os campeonatos, até podem ter uma pontuação similar, mas, uma época, não se esgota no campeonato! Eu não sou adepto da pueril contagem de títulos, em que uma taça de liga tem a mesma ponderação de um campeonato, mas, uma taça de Portugal tem valor por si! Não acredito que mude, sozinha, o sucesso de uma época, mas tem valor! Os jogos contra os rivais têm valor por si! Muitos portistas não serão capazes de enumerar todas as épocas em que o FCP foi campeão, mas, ainda hoje, sabem quem foi o Lemos e quantas vezes ganhamos 5-0! Não muda o sucesso de uma época, mas tem valor! Ser eliminado na Champions nos penalties é diferente de não conseguir competir na Liga Europa!
Mesmo a compração VB vs MA penaliza o MA! Com uma extrapolação simples são 7 pontos de diferença! O Nico vale 7 pontos? E o Mora quantos vale?
Sobre as questões que colocas:
a) Eu acho que o pior plantel é o do scp! Provavelmente, será o melhor 11, mas o pior plantel! Posso justificar, facilmente! Para mim, o plantel do FCP competiria, facilmente, com o dos nossos adversários! À frente refiro-me à questão do Nico!
b) Não sou capaz de hierarquizar este plantel, mas, percebe-se, que não acho o conjunto de jogadores tão mau - nem de perto - como tem parecido/jogado! Logicamente, fica bem longe dos plantéis com Hulk/Falcao/James... mas, com tantos miúdos, o potencial aparece, assim se potencie a sua colocação em campo (eg, Mora e Samu).
2. Uma vez mais, partimos de pressupostos muito diferentes! O FCP não teve 2 jogos péssimos! O FCP teve muito mais do que 2 jogos péssimos! Esses foram os que perdeu de forma ridícula! O FCP ganhou em Faro, com 2 remates enquadrados na baliza adversária, ganhou ao Casa Pia, com 3 remates enquadrados! Não creio que adiante regressar ao tema! Concordemos em discordar!
Sobre a comparação MA e amorim! Eu não concordo com essa forma de construir uma equipa! Para mim, em abstrato, o melhor treinador é aquele que percebe os jogadores que tem e adequa os seus princípios de jogo aos jogadores que tem! Com Lisandro na ala, eu jogo de uma forma, mas se o coloco na frente, jogarei de outra forma e, quando me derem o Falcao, vou mudar, novamente! O que eu não vou fazer é martelar o Falcao na ala, porque o meu sistema é assim! Ou rejeitar o Falcao, porque não se enquadra no que pretendo!
Basta ver o que se passou com o amorim no scp! Correndo bem, dá para ganhar, correndo mal, acabamos em 4º!
No caso concreto, bem mais grave do que o princípio, é a incapacidade! A incapacidade de produzir, que se reflete a cada jogo!
Mesmo a questão do Nico é contraproducente! Porque, no limite, não há nenhuma razão lógica para parar no Nico!
Eu entendo que a posição do Nico é crítica neste modelo! E entendo que o Nico era importantíssimo! E, repara, o Nico foi vendido, mas, o Vasco, lesionou-se! Se o Nico não é vendido e se se tem lesionado, também, teríamos de parar a nossa avaliação! E se não for o Nico, se for a ou b! Um plantel tem diferenças de qualidade entre titulares e substitutos! Esta hipervalorização da importância Nico, por um lado, desresponsabiliza, totalmente, o treinador e, em segundo lugar, negligencia que o "buraco" que ele deixou se deve, e muito, à incapacidade do treinador em encontrar soluções alternativas! Que faz parte do seu leque de tarefas!
Neste caminho, amanhã, será o b que não se adapta e não consegue fazer o lugar como se pretende, o c que não tem qualidade e foi um tiro ao lado ou o d que se lesiona e o suplente não dá rendimento! Todos os dias, é possível encontrar justificações!
3. Repara que, até aqui, referes a questão do Nico e comparas com o scp! Com as lesões nos 2 do meio, passaram por lá um junior de 1º ano, um rapaz que ainda tenho dúvidas que seja jogador de futebol e um central! O defesa-direito era um miúdo que esteve quase a ser despachado, meia época foi com 2 guarda-redes que tiravam pontos! E, no caminho, ainda perderam um dos melhores jogadores durante quase toda a época! E nós a atribuir a nossa falta de competitividade à venda do Nico!
Num aspeto, concordamos: "Pior que a perda do Nico em si é a alternativa". Discordo totalmente, da parte "Tivemos de adaptar o Fábio que não sabe defender porque o resto são jogadores de perfil defensivo." ... não tivemos de adaptar nada, foi uma escolha do treinador! O treinador devia ter percebido tudo o que perde, quando coloca o Fábio nessa posição e tudo o que perde, quando retira o Fábio de uma posição mais próxima da baliza! Eu não sou treinador, nem me pagam para isso, mas, no scp, a alternativa aos 2 do meio, era igual à nossa para o Nico!
Com isto, acaba a penalizar a equipa e a prejudicar os jogadores! A especialização existe, por algum motivo!
Mais exemplos: o Pepê! O Pepê, hoje, é um dos alvos! Um exemplo do quão miserável o plantel do FCP é! O Pepê tem os mesmos números do Quenda no campeonato! Porém, o Pepê fez esses números até janeiro! De fevereiro para cá, qual foi a posição do Pepê? Eu acho que nem ele sabe bem o que se esperava dele!
Outro exemplo: o Eustaquio!
E nesta conversa toda, negligenciamos o impacto do Mora! O Mora, sozinho, deu 4 ou 5 vitórias!
No final do dia, não acho que esta fulanização ajude a resolver o problema!
Para concluir, sobre os golos marcados (e sofridos)! Se bem percebo, porque o FCP perdeu um médio, é normal que o número de golos marcados diminua!
Os dados: com VB, 2,27 golos marcados e 0,77 golos sofridos; com MA, 1,53 golos marcados e 1 golo sofrido (todos por jogo)!
Portanto, extrapolando para o campeonato, o Nico custou-nos 7,5 pontos, 25 golos marcados e mais 7,5 golos sofridos!
Há uns anos, uma equipa que eu conheço, perdeu o melhor jogador e melhor marcador, na mesma altura do ano!
Os dados: antes, 2,79 pontos por jogos, 2,68 golos marcados por jogo e 0,68 golos sofridos por jogo; depois, 2,53 pontos por jogos, 2,33 golos marcados por jogo e 0,6 golos sofridos por jogo! Ou seja, o melhor marcador e melhor jogador, custou 8,7 pontos (mais do que o Nico), 11,9 golos marcados (menos do que o Nico) e menos 2,86 golos sofridos (bem melhor do que sem o Nico)! E esta equipa foi campeã!
Creio que são números ilustrativos!