J
Jorge Pacino
Guest
Pq que a pergunta é dirigida para mim? Tenho familiares pretos e uma ligação umbilical a uma ex colónia portuguesa. Não que isso seja relevante mas já agora respondo à pergunta já que foi feita diretamente...no meu caso em concreto, independentemente de eu ser branco, amarelo, preto, cor de rosa, mestiço, cabrito, eu não me sentia ofendido porque sei de que lado está a estupidez e não me surpreendia a ignorância das pessoas. Mas não somos todos iguais e quem se sente ofendido tem toda a legitimidade para o sentir.Calabote disse:A questão é: se um estádio cheio te chamar macaco, sentes te bem?
Rui TSM disse:sim, faria. apesar de isso ser algo impossível de acontecer pois arbitro actuaria.
e È importante realçar que ha coisas mais importantes na vida. o problema do racismo não é quando afecta jogadores milionários da bola. o problema é muito mais complexo. Conheço quem não se ache racista mas tem casa para alugar.. só não quer que seja alugada por pretos ou brasileiros.
Neste caso então estamos em desacordo. O Hulk poderia reagir conforme entendesse, mas estaria a prejudicar a entidade patronal.Fernando Resende disse:Faria...
A dignidade humana tem mais valor do que um jogo.
Se o Hulk estivesse a ser humilhado dessa forma e saísse do campo claro que faria bem.
Posto isto, compreendo perfeitamente a atitude do Marega, é igualmente evidente que quem vai aos estádios imitar sons de macaco deve ser punido, e com a sua saída deu mais visibilidade ao caso(logo fez bem) mas se o Porto tivesse perdido o jogo e ficasse prejudicado com a sua saída (o que felizmente não aconteceu) era uma atitude que não me agradava.
O racismo é péssimo, a banalização do racismo idem, mas não cabe ao clube ou ao jogador pôr a causa do racismo acima dos seus resultados. Já sem falar nos accionistas, colegas de equipa, etc que iam ser prejudicados e iam perder milhões porque um jogador abandonou o campo a meio do jogo (beneficiando quem o insultou) e estragou toda a estratégia da equipa. E agora dizem me "o dinheiro está acima da dignidade humana?"...claro que não está, trata-se de um dogma. Se está então quero ver o clube a oferecer 50 milhões a uma associação contra o racismo ou a gastar dinheiro e tempo nesta luta. E sabem pq não o faz? Porque não cabe ao clube essa luta. Como entidade pública tem de agir corretamente perante estes casos, mas NUNCA colocar a causa do racismo acima dos seus resultados desportivos. Porque é um clube desportivo!
Outro ponto é que o clube não pode ser prejudicado mas o jogador também não tem de levar com aquilo. Certo...mas o jogador é preparado para estas situações. Depois da posição que o Marega com bravura tomou, não pode voltar a repetir como é evidente. Caso aconteça no próximo jogo também deve sair? A questão que me incomoda é esta. Por vocês se vos dissessem que o Marega vai sair em todos os jogos aos 60 minutos para dizer não ao racismo vocês aceitavam.
E acredito que o Marega não faria aquilo se o Porto não estivesse a ganhar e não tivesse feito um golo.
Felizmente correu bem e saímos todos a ganhar. Serviu como tomada de posição e teve a visibilidade pretendida.
E isto é a minha perspectiva enquanto adepto do FC Porto que sentiu que a equipa podia ir abaixo com a sua saída naquele momento. Claro que quem não liga nada a futebol nem sequer vai pôr esta questão. Mais a frio entendi perfeitamente a sua posição mas ainda me custa a entender muita da hipocrisia social e do aproveitamento política de um extremo ao outro do espectro político português.