Branco disse:
A diferença é que o Fernando Andrade não foi o jogador que mais pesou no rendimento da equipas nas 2 épocas anteriores, nem um jogador que como 2ª avançado fez sempre mais que 20 golos por época, ou que marcou 6 golos numa edição da Champions.
Eu percebo que alguns adeptos possuam minimos estéticos para o que entendem ser a qualidade técnica de um jogador do Porto, mas o rendimento efectivo tem que sempre ser avaliado dentro de uma perspectiva que não envolve só a dimensão técnica.
O Marega merece a avaliação de mais de 20 M que alguns clubes fazem dele, é certamente uma avaliação que faz mais sentido em alguns campeonatos que noutros porque necessita de algum espaço para jogar, mas o volume de jogadas perigosas e desgaste na defesa contrária que cria compensam as suas debilidades técnicas.
Obviamente que ao termos alterado a nossa forma de jogar ele deixou de ser tão importante, e neste momento também porque me parece que está um pouco contrariado por não ter saído no defeso, já não é um jogador imprescindível na equipa e eu aceitava uma boa oferta por ele, no entanto continua a ser um jogador que ainda resolve em jogos importantes.
O que é que isso tem a ver com o que está a ser discutido?
O meu comentário foi irónico e serve precisamente para se perceber que marcar ao Sporting e ao Benfica desta ou daquela forma, não serve para nada para avaliar um jogador.
O Marega é muito bom porque marcou 6 golos em 6 jogos na Liga dos Campeões contra adversários bastante inferiores ao FC Porto? O Alan, há uns anos, marcou 5 golos em 4 jogos pelo Braga na Liga dos Campeões, isso fazia do Alan o quê?
Agora vem esta conversa do Marega marcar ao Benfica e ao Sporting, uau. É fantástico, já é o maior. Pena que passe completamente ao lado da maioria dos jogos e tenha números ridículos para um avançado do FC Porto.
O Marega não está pior porque joga numa posição diferente, o Marega já se vem arrastando desde o início da época passada e o que tem feito é simplesmente banal para a exigência que um clube como o FC Porto tem que ter.
A verdade é que se fosse um miúdo da formação a ter o rendimento do Marega já estava a ser trucidado e não haveria tanta energia para defender esse miúdo como se defende o Marega. Imaginem um miúdo ser lançado na posição de avançado num 4-4-2 e a ter uma média de golos por jogo de 0,4. Coitadinho do miúdo.