Marega

Marega 11

Marega

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,144
3,179
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Teófilo Cubillas disse:
É baseada no conhecimento empírico de aplicações milenares.

A mentalidade ocidental ultra-racional não consegue aceitar o que não se possa medir. "Provado cientificamente" é a nova inquisição.

Uma arrogância muito grande é pensar que todo o conhecimento ancestral vale 0 em relação à "prova científica". O mais engraçado é que a ciência têm vindo sistematicamente a validar as bases da medicina chinesa, ayurvédica e outras.
Caro Cubillas, ninguém nega o conhecimento empírico, nem o conhecimento ancestral.
Mas esse conhecimento só passa a ser ciência quando é validado pelo método científico. Isso é simples e não tem nada de arrogância. E até hoje muitas dessas medicinas alternativas, quando usados estudos randomizados e prospectivos, não mostraram benefício absolutamente nenhum.

Quanta bruxaria não é por aí vendida como a banha da cobra sem qualquer benefício e assente numa só coisa: placebo.
Já não para não falar naquela que põe a vida em risco de quem a procura...

Eu quando for tratado, ao quer que seja, prefiro que seja por medicina baseada na evidência e no método.

(E isto é um claro off-topic, não quero por o caso do Marega neste saco pq não sei bem o que faz esse profissional que o tratou)

Domingos Kostadinov

Bancada central
12 Julho 2016
1,365
1,915
Conquistas
1
  • Fevereiro/19
Tunes disse:
Caro Cubillas, ninguém nega o conhecimento empírico, nem o conhecimento ancestral.
Mas esse conhecimento só passa a ser ciência quando é validado pelo método científico. Isso é simples e não tem nada de arrogância. E até hoje muitas dessas medicinas alternativas, quando usados estudos randomizados e prospectivos, não mostraram benefício absolutamente nenhum.

Quanta bruxaria não é por aí vendida como a banha da cobra sem qualquer benefício e assente numa só coisa: placebo.
Já não para não falar naquela que põe a vida em risco de quem a procura...

Eu quando for tratado, ao quer que seja, prefiro que seja por medicina baseada na evidência e no método.

(E isto é um claro off-topic, não quero por o caso do Marega neste saco pq não sei bem o que faz esse profissional que o tratou)
Caro colega @Tunes , a psicanálise também não é uma ciência e no entanto anda a fazer falta a muito colega aqui do fórum…

Isto não é uma indireta para o colega, nem uma crítica negativa, até porque também temo recuperações demasiado rápidas há coisas em que objetivamente o corpo necessita de tempo… mas confio muito no nosso departamento médico, que não é infalível mas que é de grande qualidade e que pertence a um quadro de top mundial (falo com conhecimento próprio)…

E estas questões (ao nível das recuperações) não são tão lineares quanto isso... dentro da própria ciência há abordagens completamente diferentes... aliás, é só ver como muitos departamentos médicos nórdicos abordam certas roturas musculares em que tentam um "aproveitamento"do processo inflamatório... e os departamentos médicos mais latinos europeus... completamente diferentes... aliás, até a questão do "meter" ou não "meter" gelo começa a ser MUITO discutido... uns a favor outros contra...

O coaching também não é uma ciência, e é algo extremamente simples e prático, e não tem nada de bruxaria, e se muita gente o praticasse teria muitos melhores resultados nos mais diversos campos da sua vida profissional e pessoal... o NGC por exemplo não aposta nisso, porque não tem dinheiro a sério para investir, e porque tem pessoas que de certo modo o aplicam de forma mais informal e com o seu feeling...

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,144
3,179
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Domingos Kostadinov disse:
Caro colega @Tunes , a psicanálise também não é uma ciência e no entanto anda a fazer falta a muito colega aqui do fórum…

Isto não é uma indireta para o colega, nem uma crítica negativa, até porque também temo recuperações demasiado rápidas há coisas em que objetivamente o corpo necessita de tempo… mas confio muito no nosso departamento médico, que não é infalível mas que é de grande qualidade e que pertence a um quadro de top mundial (falo com conhecimento próprio)…

E estas questões (ao nível das recuperações) não são tão lineares quanto isso... dentro da própria ciência há abordagens completamente diferentes... aliás, é só ver como muitos departamentos médicos nórdicos abordam certas roturas musculares em que tentam um "aproveitamento"do processo inflamatório... e os departamentos médicos mais latinos europeus... completamente diferentes... aliás, até a questão do "meter" ou não "meter" gelo começa a ser MUITO discutido... uns a favor outros contra...

O coaching também não é uma ciência, e é algo extremamente simples e prático, e não tem nada de bruxaria, e se muita gente o praticasse teria muitos melhores resultados nos mais diversos campos da sua vida profissional e pessoal... o NGC por exemplo não aposta nisso, porque não tem dinheiro a sério para investir, e porque tem pessoas que de certo modo o aplicam de forma mais informal e com o seu feeling...
Eu já disse que fiz um off topic e generalizei aqui a questão. Não ponho o Marega, nem o nosso departamento clínico nisto tudo porque não sei o caso em concreto.
Falei unicamente do “empirismo”, do “feeling” e do “alternativo”.
Não sei quem é o profissional que o tratou, nem que métodos usou. Nem sei o que o nosso departamento permitiu.

Tenho pouco à vontade para comentar aquilo que não conheço.

E já agora essa questão de aproveitamento do processo inflamatório e da evicção de gelo não é feito com base empírica e de feeling. Uns não defendem ou são a favor porque naquele dia acordaram para uns dos lados da cama. Seguirá certamente o método científico e a experimentação. Exemplo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3396304/

E, está a confundir e a misturar conceitos quando fala do coaching e da psicanálise.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,464
5,456
Conquistas
1
  • Junho/18
Acho que ele devia começar o jogo com o Braga no banco mesmo que esteja recuperado, e só ser utilizado em último caso, não acho que valha a pena correr o risco quando ainda há mais um jogo nesta eliminatória.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,464
5,456
Conquistas
1
  • Junho/18
tripeiro_de_gema disse:
Alguma falta de coerência.
O clube nunca anunciou datas de recuperação para nenhum jogador, a CS é que costuma face à tipologia das lesões anunciadas fazer um estimativa caso a caso, e em quase todos os casos avança com o maior prazo possivel porque nunca a contradizemos.

Parece-me que para não criar pressão sobre o atleta e defraudar as expectativas dos adeptos, é intencional esta forma de nunca se comprometer com uma data especifica para o retorno do mesmo.

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,396
580
JPA84 disse:
O Marega é um grande jogador no seu estilo, e já ninguém pode dizer o contrário! Mas também não percebo este folclore todo à volta da sua recuperação...
Contra o Setúbal e contra o Tondela fizemos boas exibições, sem o Marega, e a jogar de maneira diferente, com o Otávio, Adrian, Corona e Oliver a jogar bem com bolinha no pé e combinações ofensivas....
Se agora que temos o Marega vamos voltar a jogar com o bombo pa frente, não sei se as notícias da sua recuperação são assim tão boas...
Por exemplo, para mim o Benfica tem mais dificuldades a defender contra um jogo mais de pé para pé e combinações do que propriamente na profundidade, que eles costumam controlar bem...
Em Braga ganhamos ao Benfica muito à custa da profundidade. No primeiro golo profundidade após recuperação alta. No terceiro em contra ataque.

Marega é importante em qualquer uma delas

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Domingos Kostadinov

Bancada central
12 Julho 2016
1,365
1,915
Conquistas
1
  • Fevereiro/19
Tunes disse:
Eu já disse que fiz um off topic e generalizei aqui a questão. Não ponho o Marega, nem o nosso departamento clínico nisto tudo porque não sei o caso em concreto.
Falei unicamente do “empirismo”, do “feeling” e do “alternativo”.
Não sei quem é o profissional que o tratou, nem que métodos usou. Nem sei o que o nosso departamento permitiu.

Tenho pouco à vontade para comentar aquilo que não conheço.

E já agora essa questão de aproveitamento do processo inflamatório e da evicção de gelo não é feito com base empírica e de feeling. Uns não defendem ou são a favor porque naquele dia acordaram para uns dos lados da cama. Seguirá certamente o método científico e a experimentação. Exemplo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3396304/

E, está a confundir e a misturar conceitos quando fala do coaching e da psicanálise.
Eu não disse que a questão do gelo e do processo inflamatório eram baseados no feeling ou que não eram científicos... estava sim a dizer que dentro do que é considerado científico, mesmo aí, há muitos pontos discordantes, há abordagens completamente distintas dentro da própria ciência que se entende como global para todas as equipas médicas… uns fazem de uma maneira… e outros fazem de uma completamente diferente dizendo que os outros é que estavam errados.

E dei o exemplo da psicanálise e do coaching para dizer que nem tudo gira em torno da ciência… não vamos agora estar a colocar tudo em questão apenas e só porque não é científico… e dei o exemplo de 2 áreas que não são consideradas científicas e são muitos os resultados práticos (que é o que interessa verdadeiramente)…

Por exemplo, o Enfermeiro Braga do FCPorto é... enfermeiro... mestrado e douturado... mas é enfermeiro e dá uma MALHA de medicina desportiva, de questões neurológicas e posturais à maioria dos médicos... no entanto, não é médico! Este Eduardo pode ser verdadeiramente um craque... achei muito curioso o que ele falou sobre as agulhas e a eletroestimulação... na clínica do Dragão, os terapeutas do Espregueira-Mendes, curiosamente ou não, têm esse tipo de abordagem e é um facto que os resultados são muito melhores e superiores...

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
28,088
20,757
Misto de saberes orientais milenares(visão do corpo visto como um todo, em que o físico e o mental  são indissociáveis, sendo que os fluxos de energia percorrem os meridianos, sendo desbloqueados através de técnicas pouco ortodoxas, rumo ao equilíbrio dos vetores energéticos, vulgarmente apelidados de chakras) com os  avanços científicos ocidentais resultam num milagre de recuperação para Marega e para nós.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,390
2,080
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
À disposição. Fizeram um milagre.

Vêm aí acusações de doping mas está aqui uma recuperação interessante.

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/marega-esta-a-disposicao-o-milagre-foi-mesmo-natural-e-o-jogo-ouviu-um-testemunho-10619752.html?target=conteudo_fechado&fbclid=IwAR0YNhudB5g0KNfV_7gvcbCFW379gPOhx-tVmhOOrIkuwsh2_n_W0-C3WPg

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,689
3,245
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Se for preciso que faca uns minutinhos em Braga se o jogo ja tiver decidido para se sentir mais confiante para entrar a 100% contra os lampiursos

Paulo Cruz

Superior
25 Maio 2014
97
11
Penso que se tiver em condições de jogar é lançar na segunda parte.
Defesa adversária mais fatigada, já possivelmente amarelada.