Entretanto ouvi o AVB a explicar de forma sucinta a opção da Gaia e devo dizer que mais uma vez se expressou impecavelmente.
Ele refere que por razões de privacidade e tranquilidade quando a equipa principal treina, os campos ao lado ficam vazios (os três em linha) e que o uso dos outros dois também têm limitações. Apenas a B usa. Não sei se será assim mas experiência de treinar lá ele tem por isso para mim nem discuto.
Portanto o que faz sentido é passar para o Olival Actual (Olival I) a formação (masculino e cada vez mais o feminino) e basicamente otimizar os 5 campos. Fiquei com a ideia que nesse cenário o campo com bancada passaria também a ser para uso exclusivo da formação. Incluindo os Juniores. Ou seja os Juniores passavam a ser os reis do pedaço no Olival I.
O Olival I passaria a ser a "Academia". Não fica claro que há custos de adaptação mas fiquei com a ideia que a expectativa é "as it is".
Para isto ser possível constrói-se o Olival II no tal terreno para o qual já tem o CPCV que não está ligado fisicamente ao Olival I mas que está próximo. O terreno não é misterioso. Já se sabe onde é.
A área do terreno não percebi. O AVB fala de 30 ha mas olhando para o mapa não me parece que o terreno tenha 30 ha de area intervencionável. Alternativamente o terreno tem 3 ha ou seja 30,000 m2. mas em 30,000 m2 não cabe o que ele quer lá meter. Por isso talvez seja um terreno com 30 ha mas com uma área de intervenção muito inferior. Basta que o terreno vá até ao rio para que 30% vá logo ao ar. Mas adiante o terreno tem a área suficiente para o projecto. é o que interessa.
O Olival II será o Centro de Alto Rendimento construído (com o mais alto standard atual) a pensar nas equipas profissionais (Senior A, B e Feminino) mas claro onde a equipa A seria a rainha do pedaço. tudo orientado para os seniores.
Inclui 4 campos, 1 campo com bancada (mini estádio), hotel de estágio (libertando o espaço da Academia para receber miúdos), e pavilhão para as modalidades treinarem (acredito que será um projecto mais para a frente).
O mini estágio visa também substituir o Jorge Sampaio como estádio da B e ser o estádio da equipa senior feminina.
Vantagens apresentadas por ele:
1. proximidade. o AVB vê os 2 Olivais como um único polo.
2. custo. projecto é metade do da maia por isso menos caro.
3. rapidez de execução. não só pelo tamanho mas também pela não necessidade de novos acessos e por na visão dele tirando uns afluentes o caminho estar desobstruído ao contrário da Maia onde há a questão da hasta pública e do vertigios. Ele menciona uma coisa que eu não sabia que é o projecto da Maia contar com um acesso mais directo de uma das autoestradas. ou seja não terias de ir a Nogueira. Não sei se será ideia do nosso projecto ou do Parque em si mas seria a longo prazo super interessante. mas enfim.
Tudo muito bem explicado e concorde-se ou não que seja a melhor solução não é uma coisa mal pensada.