Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Isto é um bom ponto. Alguém acha sequer ético um investidor ir para um cargo na SAD? No dia em que ele quiser tirar o dinheiro que tem no Porto, o que o impede de vender um jogador qualquer prejudicando a equipa desportivamente só para se pagar a si?
No dia em que tiver que ser o Porto ou o dinheiro dele, quem acham que terá prioridade?
um investidor na SAD ir para o conselho de administração da SAD? Ético não sei. Mas é o que acontece em 99% dos casos se tiveres uma participação relevante.

Eu às vezes penso se vocês estão no gozo só para ver se eu me pico.

Do género vamos lá fazer o gajo explicar uma vez mais algo que já sabemos.

Ou isso ou não fazem a mínima ideia do mundo corporativo.

não sei. Estou speechless
 
  • Like
Reações: Silvino Morais

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
A direção aqui entra numa questão de comunicação, evidentemente

É preciso saber como funciona a comunicação interna do clube, quem sabia, quando souberam e porque não se disse nada a ninguém até ontem quando os panos já estavam a 3000 km

Há aqui muita incompetência ou muito má fé do clube
Um desastre comunicacional. 100% de acordo
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Muito bem a achar que quem é está na presidência do clube há 42 anos merece o “benefício da dúvida”.

Já AVB não está preparado. O melhor é nem haver eleições, porque jamais alguém estará preparado.
Se o AVB ganhar ao PdC logo aí ganha um balde de experiência. Tipo curso intensivo.

ao contrário da facilidade que muitos pensam existir se o AVB ganhar é monumental.
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,860
1,241
36
um investidor na SAD ir para o conselho de administração da SAD? Ético não sei. Mas é o que acontece em 99% dos casos se tiveres uma participação relevante.

Eu às vezes penso se vocês estão no gozo só para ver se eu me pico.

Do género vamos lá fazer o gajo explicar uma vez mais algo que já sabemos.

Ou isso ou não fazem a mínima ideia do mundo corporativo.

não sei. Estou speechless
Aqui estava para estar de acordo contigo. Só que há um salto lógico que queria perceber: é verdade que investidores maioritários, ganham influência de decisão e acabam nos conselhos administrativos. O problema é que isso se aplica a accionistas de empresas que compram a sua posição. Não se aplica, ou devia aplicar a indivíduos que detém fundos privados que são usados como instrumentos financeiros da instituição da qual são administradores. Isso é um caso claro de conflito de interesses. É proibido em cargos públicos, politicos e escrutinado em cargos empresariais sendo contra as regras num sem fim de casos. No Porto, para alguns, não só é aceitável , como aparentemente desejável.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O tetra vieirista fruto do silêncio cúmplice do amigo do orelhas.

O lapso de tempo escolhido retrata fielmente o FC Porto atual que nem pelo segundo lugar consegue lutar.

PdC só é forte com os portistas que ousam levantar voz.

O que é que ele disse sobre a candidatura do Lobo à FPF?

O que é que ele disse sobre o CA que brinca e desrespeita o FC Porto?

PdC já não é quem foi. PdC foi ultrapassado
Colocar as culpas do tetra vieirista no Pinto da Costa… enfim não percebo.

de resto concordo prefiro o Pinto da Costa mais agressivo. Tenho saudades
 
  • Like
Reações: Silvino Morais

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,766
12,909
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
E o facto do Koehler ser simultaneamente credor e potencial beneficiário na relação com o FC Porto não te merece qualquer referência?
Alguém que descreves como sinistro não te faz confusão que tenha este tipo de relação com o clube?



há limites?

qual é a diferença entre:

o Banco Carregosa ter um crédito financeiro (papel comercial) para com o FCP e ter um seu admnistrador na direção do clube e…

a Connect Capital ter um crédito financeiro (factoring) para com o FCP e ter um seu administrador na direção do clube?

A única diferença que vejo é que quando o FCP fechou o papel comercial o gestor do Carregosa estava no clube e quando fechou o factoring o gestor da Connect Capital não estava no clube.

Qualquer pessoa que tenha estado minimamente envolvida com papel comercial e factoring (seja como cliente ou como detentor do crédito) sabe que esse vosso cenário do “entre salvar o clube e salvar o crédito” faz ZERO sentido.

simplesmente não é assim que as coisas funcionam e mesmo no limite dos limites da selvajaria digamos de gestão se algo assim acontecesse quer o Carregosa quer a Connect, os seus gestores e accionistas incorriam num risco legal, financeiro e reputacional totalmente desproporcional aos valores em causa.

por isso repito pode-se nao gostar destas operações. Eu mesmo sem conhecer em detalhe as condições não morro de amores.

mas estar super zen com a operação do Carregosa e fazer alarido com a da Connect é 100% propaganda eleitoral.

mais nada. Arma de arremesso. O que não tem mal nenhum. Estamos em eleições.
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,860
1,241
36
Se gostas e admiras o trabalho do PdC e acreditas no projecto dele então no dia 27 mete a cruz na lista dele. Nem precisas de tentar justificar isso. Votas porque gostas. Distorcer a realidade para que todos embarquemos na tua distopia é embaracoso.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Aqui estava para estar de acordo contigo. Só que há um salto lógico que queria perceber: é verdade que investidores maioritários, ganham influência de decisão e acabam nos conselhos administrativos. O problema é que isso se aplica a accionistas de empresas que compram a sua posição. Não se aplica, ou devia aplicar a indivíduos que detém fundos privados que são usados como instrumentos financeiros da instituição da qual são administradores. Isso é um caso claro de conflito de interesses. É proibido em cargos públicos, politicos e escrutinado em cargos empresariais sendo contra as regras num sem fim de casos. No Porto, para alguns, não só é aceitável , como aparentemente desejável.
estamos a falar de investidores. Investidores são quem investe no clube. O Oliveira é investidor.

o Carregosa, a Sagasta, a Connect são credores e não investidores.

Um fundo como a Quadrantis (ou melhor um Fundo gerido pela Quadrantis) pode investir na SAD ou financiar a SAD.

ou ambos.

se investir OBVIAMENTE que vai sentar-se na administração e influenciar a SAD

seja a Quadrantis, o Textor ou os Fundos com que o AVb está a falar.

da mesma maneira que a entidade que está a investir na Porto comercial vai influenciar a parte comercial

Se for credor o poder que o credor tem está limitado ao contrato. E à sua capacidade de o executar.
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,860
1,241
36
estamos a falar de investidores. Investidores são quem investe no clube. O Oliveira é investidor.

o Carregosa, a Sagasta, a Connect são credores e não investidores.

Um fundo como a Quadrantis (ou melhor um Fundo gerido pela Quadrantis) pode investir na SAD ou financiar a SAD.

ou ambos.

se investir OBVIAMENTE que vai sentar-se na administração e influenciar a SAD

seja a Quadrantis, o Textor ou os Fundos com que o AVb está a falar.

da mesma maneira que a entidade que está a investir na Porto comercial vai influenciar a parte comercial

Se for credor o poder que o credor tem está limitado ao contrato. E à sua capacidade de o executar.
Isso mesmo. O problema parece ser exatamente esse. Uma presença na direção com comprometimento no financiamento.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Se gostas e admiras o trabalho do PdC e acreditas no projecto dele então no dia 27 mete a cruz na lista dele. Nem precisas de tentar justificar isso. Votas porque gostas. Distorcer a realidade para que todos embarquemos na tua distopia é embaracoso.
Oh co caracas. Mas este tópico não é para falar do Pinto da Costa e das eleições e do AVB e do FC Porto?

Não é para termos opiniões?

há cada um
 

Cheue

12 Maio 2016
22,705
36,420
Conquistas
7
108
Já agora deixo aqui um gande abraço à moderação por ter conseguido suspender um usuário por uns dias sem que este tenha insultado ninguém ou infringido qualquer regra.
Bastou falar num nome, do moderador sem pasta, e logo as amizades se moveram para me suspender.
Curioso que se fala tanto de "teias de interesses" no clube como algo mau, e é, e aqui tanto se move por amiguismos ao ponto de existirem foristas incriticáveis, tão incriticáveis que proferirmos seu nome em tom crítico garante uma suspensão sumária (em segundos) sem justificações plausíveis.
Democracia autocrática.
Só não esperava é que fosse esse o nosso Zé Estaline.
temos o portal a fazer propaganda descarada por PdC nas redes sociais..

um investidor na SAD ir para o conselho de administração da SAD? Ético não sei. Mas é o que acontece em 99% dos casos se tiveres uma participação relevante.

Eu às vezes penso se vocês estão no gozo só para ver se eu me pico.

Do género vamos lá fazer o gajo explicar uma vez mais algo que já sabemos.

Ou isso ou não fazem a mínima ideia do mundo corporativo.

não sei. Estou speechless
e que tal não ter um clube falido e não ter o "investidor na SAD" Koehler e não ter um administrador escolhido por esse investidor?...

só estás a dar mais razões para não votar em PdC
 
  • Like
Reações: Feraz

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,213
83,493
40
"Vá chamar pai a outro", para além de inúmeros outros ataques.

Nervosismo? Só existe de um dos lados, está claro.
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,860
1,241
36
E eu percebo. Concordas ou não que se aplica ao Carregosa e à Connect de igual forma?
Aplica-se a todos. Conflito de interesses é sempre nocivo. Um trabalhador do BCE tem que consentir transparência bancaria. Por motivos mais do que evidentes. O bom senso assim o exige.
 
  • Like
Reações: Kerouac

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Eu nunca disse que não há conflito de interesse. Só acho que a importância desse conflito é mínima.

o impacto no macro ambiente do FCP não justifica o alarido. A não ser por razões eleitoralistas.

só isso.

e sim o “correcto” é se alguém ligado a qualquer entidade credora for para a administração da SAD para uma posição executiva deve deixar o seu cargo na entidade credora.

como parece que fez o putativo candidato a CFO.

Ser o correcto não quer dizer que o conflito em causa seja gerador de problemas imensos! Mas é o correcto.

note-se que digo correcto mas não urgente ou obrigatório.

já se fosse alguém da Sagasta a coisa piava de outra forma. Aí seria correcto urgente e obrigatório
 

migrib88

Bancada central
2 Maio 2016
1,468
4,620
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
nao. O campo PdC também está com níveis de nervosismo alto.

por uma razão que é fácil de intuir. É uma corrida apertada. Ou pelo menos não previsível.
É uma corrida apertada, mas na verdade só um dos lados é que ficará a perder (e muito) se não ganhar as eleições. É todo um modus operanid que dá de mamar a muita gente que está em causa. E por isso se vê Pinto da Costa e seus muchachos a darem tudo como nunca antes deram. Porque será? De repente perceberam, muito contra a sua vontade, que o FC Porto é uma democracia, e embora tenham feito de tudo para evitar que assim o fosse, é essa democracia que irá em abril demonstrar o futuro que queremos para o clube.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Aqui estava para estar de acordo contigo. Só que há um salto lógico que queria perceber: é verdade que investidores maioritários, ganham influência de decisão e acabam nos conselhos administrativos. O problema é que isso se aplica a accionistas de empresas que compram a sua posição. Não se aplica, ou devia aplicar a indivíduos que detém fundos privados que são usados como instrumentos financeiros da instituição da qual são administradores. Isso é um caso claro de conflito de interesses. É proibido em cargos públicos, politicos e escrutinado em cargos empresariais sendo contra as regras num sem fim de casos. No Porto, para alguns, não só é aceitável , como aparentemente desejável.
para ir mais em concreto ao ponto que levantas.

imaginemos o cenário da Quadrantis é uma gestora de fundos. Imaginemos que ela cria o Fundo Pinto da Costa 😀 e levanta fundos no mercado americano e investe 250 milhões de euros na FCP SAD.

Deve/pode ou não o Koehler estar na administração. Sim mas tem de ficar claro com que chapéu:

nomeado pelo FCP Clube para representar / gerir a SAD e nesse caso tem de se demitir da Quadrantis como fez o CFO (parece) ou

nomeado pela Quadrantis como gestora do Fundo Investidor e aí não pode deve ter cargos executivos no FCP Clube.

Neste caso o conflito de interesse seria enorme porque estamos a falar de um investidor de 250 milhões e influência na gestao

no caso do Carregosa e Connect estamos a falar de credores com micro peso no total do passivo

ou seja conflitos há muitos mas não são todos iguais nem todos merecedores da mesma preocupação.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.