Eu gostava de ver os Capitais Próprios a passar a positivos mas era com a diminuição do Passivo.
Agora fazer uma reavaliação do estádio de forma a aumentar o ativo... Para mim é cosmética.
O estádio esta na esfera da porto estádio (acho que é assim que se chama) que é detida a 50% pela SAD.
quer isto dizer que era preciso aumentar o valor do estádio em perto de 400M€ para a SAD passar a ter capitais próprios positivos (tem 215M€ negativos).
Vamos esperar para ver, com um bocado de sorte vai ser uma operação género a que permitiu sair do FPF, troca de juniores com o Guimarães valorizados a M€. Operação essa que curiosamente a CMVM obrigou a corrigir. A sorte é que a UEFA andava a dormir.
Por mais engenharias que façam duvido que a SAD fique com capitais positivos, será eventualmente mais fácil que as contas consolidadas (incluindo o clube) possam passar ao positivo - mas mesmo ai não acredito.
De qualquer forma, convém que as pessoas entendam que melhorar os capitais da SAD com reavaliações, ou com aumentos de capitais (em que sociedades da esfera porto passam do clube para a SAD) são mera cosmética e não resolvem nada.
Exemplo se disserem que agora o estádio vale 500M€, passam a capitais próprios positivos, mas no fim do dia continuam sem dinheiro para pagar as contas.
A menos que sejam os salários dos administradores e as comissões dos amigos que para esses arranja-se sempre uns trocos.
Por isso votem pdc, mais 4 anos disto é mesmo o que o clube precisa.