Há coisas que vamos ter que perceber e que explicam muito do que aconteceu esta época.
Para começar, temos um plantel demasiado fraco para competir com adversários directos que investem forte nas suas equipas. Especialmente depois do mercado de inverno, o plantel apenas dá para lutar pelo 3.º lugar.
A direção cometeu erros, principalmente em alguns riscos e na for como falhou o momento certo para a saída do VB! A saída tinha que ser levada a cabo após o jogo na luz. Dessa forma, evitávamos uma saída já no desespero, com a época toda destruída e um plantel sem qualquer ponta de confiança! Talvez dessa forma se evitasse o enfraquecimento de um plantel já de si bem fraquinho no mercado de inverno (com as saídas de Nico e Galeno)!
Acho que também se falhou na comunicação de objectivos e na pouca percepção da realidade no que à qualidade do plantel diz respeito. Com um plantel destes (quando colocado ao lado do dos rivais) é impossível lutar pelo que quer que seja. Se formos comparar os jogadores 1 a 1 ficamos a perder em praticamente todas as posições e se passarmos bem os olhos ao banco do benfica hoje ficamos a perceber a assustadora realidade de que quase todos era titulares no Porto!
Apesar de também ter responsabilidades e já ter cometido erros, tenho muita dificuldade em apontar o dedo e riscar já o treinador. Chega num momento horrível, não teve dedo no plantel, não teve pré-época, apanha um plantel fraco (perdendo ainda dois dos melhores jogadores no mercado de inverno)…
Se já era difícil antes do mercado de inverno, passa a ser impossível após a daída de mais dois titulares. Acho que o treinador precisa de tempo e condições para trabalhar e ainda não as teve.
A direção tem aqui uma decisão a tomar. O treinador precisa de condições e isso implica um investimento a sério no plantel (seja com este treinador ou com outro).