FC Porto
2
SC Braga
1
Nov 02, 2025 at 08:30 PM

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,425
26,095
34
Vila Das Aves
Ao contrário do que muitos apregoam, este Porto do Farioli não vive tanto da posse ou da iniciativa constante.
O segredo está onde sempre esteve nas grandes equipas, na organização defensiva.

Há quem confunda jogar bem com ter bola, mas o futebol também é saber quando não a ter, e este nosso Porto começa a dominar essa arte.
A equipa é hoje muito sólida sem bola (é ver o que fazíamos sem bola na época passada, ainda tenho pesadelos com o Kikas na Reboleira), fecha-se rápido, as linhas encurtam, e o bloco ganha corpo, alma e agressividade.

O Braga teve bola, é verdade, mas tirando uma (Navarro) ou outra ocasião de menor perigo, nunca conseguiu desmontar.
E é precisamente aí que está a força desta equipa, não precisamos dominar o jogo para o controlar.

Quando sentimos o toque, recuámos com inteligência, juntámos as linhas, pusemos músculo e entrámos no “jogo da espera”, aquele futebol de paciência e leitura. E quando chegou o momento, fomos letais. Basta um erro, um espaço mal coberto, e este Porto acelera e fere.

É um Porto pragmático, adulto e competitivo, que sabe sofrer, sabe esperar e sabe reagir.
Um Porto que transforma o desconforto em força e o silêncio em resposta dentro de campo.
Um Porto que domina mais do que uma forma para ganhar jogos, múltiplas armas, múltiplos perigos, vários caminhos para a vitória. Uma equipa bem treinada para responder em qualquer cenário que o jogo lhe ofereça, e que muito trabalho é preciso fazer para em meses conseguir isto.

O bloco defensivo é a fundação deste crescimento, e quem quiser travar o Porto terá de saber feri-lo no último terço, porque enfrentar este Porto de frente é suicídio tático. É estar sempre a espera de morrer numa transição ou numa bola parada. É um jogo armadilhado, tal como víamos nas boas e velhas equipas italianas.

Ainda há caminho a percorrer no processo ofensivo, sim, mas as equipas que lutam por títulos começam sempre por saber defender.
A tua análise responde na perfeição á narrativa do "qualquer equipa bloqueia o Porto de Farioli".

O Braga ontem para além do golo, praticamente não criou mais nada e tem sido assim desde o início da época.

O tal jogo com o nacional que é supostamente o pior jogo na era Farioli, o único remate deles é feito a 30 metros.

Os adversários até podem ter posse e tudo mais mas a nossa equipa distribui-se pelo campo de uma maneira que o adversário pode andar com a bola o jogo todo que mal chega á nossa baliza.

Treinador novo e praticamente uma equipa nova e entramos em novembro com:

- uma defesa sólida e rotinada;
- equipa a saber o que fazer nos diferentes momentos do jogo;
- equipa forte psicologicamente que resiste a qualquer adversidade;
- disciplina;
- várias formas de executar bolas paradas;
- fio de jogo bem vincado;
- invictos na liga e já com algumas das deslocações mais difíceis já feitas (Barcelos, Moreira, Vila do Conde, Alvalade, Arouca), fora as recepções a Vitória, Benfica e Braga.

Seguimos fortes e juntos rumo ao objetivo.

TT

Superior
16 Junho 2017
4
3
O Braga jogou sem pressão, o campeonato já foi à vida, se é que queriam ambicionar algo em relação ao título, e isso parece que não também influencia.
Uma coisa é ter que ganhar, sentir essa pressão, em casa perante os teus adeptos, outra é estar em sétimo e que, se não ganhar, não vai fazer muita diferença. Sem dúvida que a cabeça está mais leve.
Este tipo de lógica falaciosa… Pode dizer-se exactamente o contrário.

“Uma coisa é estar em primeiro lugar, sem derrotas, a jogar em casa, com o estádio cheio e todos a apoiarem o treinador, outra é ser uma equipa que tenta lutar pelo terceiro lugar e neste momento está em sétimo, com o treinador já a ter tido rumores que apontam para uma saída.”

O Braga jogou mais porque o Porto deixou. Um problema táctico que é preciso resolver e que se tem vindo a tornar cada vez mais notório.

E é preocupante porque repete exactamente o que aconteceu no Ajax. Pegou numa equipa que ninguém dava nada por ela e conseguiu resultados. Mas no fim, quando todos pediam que arriscasse mais, continuou na toada resultadista. E no fim nem ganhou campeonato nem a equipa tinha um estilo de jogo que respeitasse a identidade do Ajax.

Neste momento estamos na primeira fase Ajax, vamos esperar que tenha aprendido com os erros.

Última edição:

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,030
236,833
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Este tipo de lógica falaciosa… Pode dizer-se exactamente o contrário.

“Uma coisa é estar em primeiro lugar, sem derrotas, a jogar em casa, com o estádio cheio e todos a apoiarem o treinador, outra é ser uma equipa que tenta lutar pelo terceiro lugar e neste momento está em sétimo, com o treinador já a ter tido rumores que apontam para uma saída.”

O Braga jogou mais porque o Porto deixou. Um problema táctico que é preciso resolver e que se tem vindo a tornar cada vez mais notório.
Mas o Braga realisticamente não joga para o terceiro lugar

Eu acho que há imensa pressão na equipa do Porto por uma razão muito simples: com tanto roubo, tem 3 pontos de avanço em vez de ter 10!!

• Like
Reações: arichard e fjpfcp

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
49,572
40,350
63
Aveiro
A falta do Bednarek é falta, a do Alberto é mais discutível mas ao contrário tinha assinado porque o Veríssimo é mesmo assim.

já é o segundo jogo consecutivo em que a partir do s 70 minutos estou convencido que vamos perder pontos. Melhores jogos virão mas também não estou habituado a ter 36% de posse de bola num jogo em casa do campeonato nacional. Parece-me que o Francesco anda a jogar demasiado em função do adversário mas pode ser uma fase.
No golo anulado, os padres tinham sempre dois motivos para anular. A pretensa falta do Bednarek e o facto do Froholdt estar eventualmente fora de jogo.

fcp79

Tribuna Presidencial
18 Março 2012
7,555
2,827
Façam o exercicio ao contrário, se tivessemos sido nós com tanta posse de bola e ainda menos relevância no ataque , o que se ia dizer?

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
49,572
40,350
63
Aveiro
A pior notícia deste jogo é que fiquei com a sensação que vou vir com um melão do caralho de Utrecht

Mas o mister tem de rodar o máximo possível. É fundamental o jogo em Famalicão no próximo domingo
Estar em todas as frentes para ganhar com um plantel algo limitado em qualidade dentro da quantidade, tem destas coisas.
É preciso fazer opções. Mas perder em Utrecht, mesmo com 5 ou 6 mexidas, não pode acontecer sob o risco do apuramento direto poder ficar mais tremido.

• Like
Reações: arichard

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
49,572
40,350
63
Aveiro
O farioli tá a ficar sem margem para manter Samu no 11. O nosso jogo de pasada larga e chegada dos médios precisa de um pivot que dê tempo de chegada. Quando Samh toca na bola, quase invariavelmente a corrida dos médios passa a ser para recuperar a bola. Estamos sem "tempo" com a bola no terço ofensivo por inoperância do nosso pivot.
É um grande dilema para o Farioli.
Pôr a equipa a jogar um futebol mais associativo ou desvalorizar no banco o nosso ativo mais valioso.

• Like
Reações: arichard

João Vieira

Arquibancada
25 Maio 2019
163
276
Conquistas
2
  • Deco
  • Lucho González
tirar o william, meter o pablo rosario, e jogar com gabri veiga gul e e borja sainz jogar em contra ataque rapido na frente não é tentar alguma coisa nova ? parece que funcionou...
Mudanças durante o jogo sem ter de recorrer a substituições. Pareceu-me claro.
E essas substituições pareceu ser para tentar algo novo? Não querendo ser polémico, pareceu-me ser para controlar o jogo mas sem qualquer risco. Como no jogo do SLBosta, "não podendo ganhar que não se perca".

Fariolli até ao fim. Pelo menos comigo.