Liga Portugal Betclic 2025/2026

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,594
6,584
Eu estou a falar numa situação limite, caso acontteça uma redução, nunca será mais do que subtrair 2 clubes.
Esses sonhos ou peadelos de Ligas "Suiças" ou "escocesadas" não passam disso mesmo, devaneios.
Claro que Sporttv não quer, nem eles nem a maioria dos clubes.
Essas são ligas que têm clubes com adeptos.

O St. Mirren tem adeptos, o Casa Pia não tem.
O Aberdeen tem adeptos, o Arouca não tem.
O Dundee tem adeptos, o Tondela não tem.
O Motherwell tem adeptos, o AVS não tem.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,287
156,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
É surreal vermos equipas na Liga 3 a meter mais gente que malta da primeira liga

E não me digam que é só por oferecerem os bilhetes ao povo
É uma coisa estranha do futebol português, mas temos equipas na 1ª sem "tradição" nenhuma, verdadeiras empresas genéricas com um clube de bola, mas que tem bases financeiras para competir, e temos equipas nas divisões inferiores que têm muito mais ttradição e logo alguma massa adepta, mas que não possuem bases financeiras ou foram mal geridas e portanto não conseguem competir cá acima.

• Like
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
48,199
75,218
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20

A malta da liga anda mesmo apaixonada com o modelo da Champions. Se querem meter os pequenos a jogar uns contra os outros que façam a taça da carica sem a malta que vai às competições europeias. Depois no fim digam me se é rentável

Já agora gosto da ideia proposta do playoff de subida/descida

Mas eu era mais radical

Meter 4 da segunda e 4 da primeira no playout que é para ver se a malta da primeira divisão se preocupa mesmo em fazer pontos em vez de andar a dar pontos aos amigos

• Like
Reações: Tiago_Oliveira_10

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,287
156,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Nós temos os nossos "clubes com adeptos e tradição"
Não têm base financeira ou foderam a mesma e estão lá para baixo.
Foram substituidos por esses clubes manufaturados mas que têm bases financeiras, o lado mau, não têm following nem aderência dos locais.

Talvez excepção do Arouca que é um clube que simplesmente há uns 15 anos era um clube de Distrital sem relevância sequer a esse nível e ali está por causa do trabalho da direcção.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,287
156,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

E tudo certo, só estou a constatar que isso nao vai acontecer.
Só estou numa de ser altamente realista com as possibilidades, até para reduzir a 16 vai ser o Diabo.
Portanto diria que esse é o mínimo expectável.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,287
156,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

A malta da liga anda mesmo apaixonada com o modelo da Champions. Se querem meter os pequenos a jogar uns contra os outros que façam a taça da carica sem a malta que vai às competições europeias. Depois no fim digam me se é rentável

Já agora gosto da ideia proposta do playoff de subida/descida

Mas eu era mais radical

Meter 4 da segunda e 4 da primeira no playout que é para ver se a malta da primeira divisão se preocupa mesmo em fazer pontos em vez de andar a dar pontos aos amigos
Esse "modelo "não faz sentido nenhum, deixaria de ser um campeonato e passava a ser outra coisa. Jogos só de uns contra outros isso não é nada.
Por algum motivo não é utilizado em lado nenhum. Uma aberração e que poria muita carga em jogos específicos tornando as decisões arbitrais ainda mais pesadas. Esse modelo era para voltar aos anos 60.

Todos contra todos a duas voltas (pensar numa futura redução a 16).
Fim da Taça da Liga.
Liguilha de promoção/despromoção.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,594
6,584
Nós temos os nossos "clubes com adeptos e tradição"
Não têm base financeira ou foderam a mesma e estão lá para baixo.
Foram substituidos por esses clubes manufaturados mas que têm bases financeiras, o lado mau, não têm following nem aderência dos locais.

Talvez excepção do Arouca que é um clube que simplesmente há uns 15 anos era um clube de Distrital sem relevância sequer a esse nível e ali está por causa do trabalho da direcção.
Daí ter que haver um corte drástico de acesso à primeira liga, eu não estou a dizer para esses clubes deixarem de existir, se chegarem lá, lá têm que competir, é assim que funciona, mas limitem o número de equipas, para termos mais equipas grandes, mais jogos grandes por semana.

Ninguém quer ver 6 jogos. dos 9 jogos que existem por jornada, e os outros 3 jogos quem vê são os adeptos dos 3 grandes. Não sustentem clubes que não se conseguem autossustentar a este nível sem ser por investimentos de pessoas individuais. Aumentam a capacidade da liga de ser mais atrativa.

E isso não é com jogos, com jogos 2/3 mil pessoas (estou a ser simpático) em autênticos descampados.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,979
240,568
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Acabem com a Carica Cup!!!
Que sonho!!!

Ou façam uma taça a sério como a Carabao Cup onde é uma taça normal em vez de 300 formatos diferentes

• Like
Reações: jcmp17

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,411
19,272
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Campeonato de 16 equipas, 30 jornadas no total. Taça da Liga deixava de existir e a Supertaça passava a realizar-se em formato final four, tipo mini-torneio de pré-época.

Sistemas de play-offs e afins é estar a inventar demasiado.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,287
156,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Campeonato de 16 equipas, 30 jornadas no total. Taça da Liga deixava de existir e a Supertaça passava a realizar-se em formato final four, tipo mini-torneio de pré-época.

Sistemas de play-offs e afins é estar a inventar demasiado.
Deixem a supertaça como está, Supertaça é para vencedor do campeonato e da Taça (ou finalista vencido) e não para penduras que não fizeram nada para lá estar.

16 equipas na Liga e fim da Carica Cup e eu já ficava satisfeito

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
9,164
7,742
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Surpreende o que se está a passar no Rio Ave. Será outro clube a ser puxado para a cova pela sua SAD?

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,594
6,584
E tudo certo, só estou a constatar que isso nao vai acontecer.
Só estou numa de ser altamente realista com as possibilidades, até para reduzir a 16 vai ser o Diabo.
Portanto diria que esse é o mínimo expectável.
16 não vai fazer a mínima diferença, como não fez anteriormente, o número de jogos tem que se manter, agora têm é que jogar mais jogos entre si. Mais jogos entre os grandes. Mais jogos interessantes. Repito, indo pela última jornada apenas, ninguém quer ver o Rio Ave x Sta Clara ( 2.098 Espetadores), o Gil Vicente x Tondela ( 4.538 Espetadores ), o Casa Pia x Alverca ( 1.127 Espetadores), Arouca x Braga ( 1.447 Espetadores ), Moreirense x Famalicão ( 1.999 Espetadores )

Isto devia ser embaraçoso para um país de futebol.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,287
156,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
16 não vai fazer a mínima diferença, como não fez anteriormente, o número de jogos tem que se manter, agora têm é que jogar mais jogos entre si. Mais jogos entre os grandes. Mais jogos interessantes. Repito, indo pela última jornada apenas, ninguém quer ver o Rio Ave x Sta Clara ( 2.098 Espetadores), o Gil Vicente x Tondela ( 4.538 Espetadores ), o Casa Pia x Alverca ( 1.127 Espetadores), Arouca x Braga ( 1.447 Espetadores ), Moreirense x Famalicão ( 1.999 Espetadores )
Mas é o máximo que podes esperar em Portugal.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,979
240,568
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas

Isto devia ser embaraçoso para um país de futebol.
4500 em barcelos é grande casa

É dos clubes mais jeitosos em Portugal

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,411
19,272
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Deixem a supertaça como está, Supertaça é para vencedor do campeonato e da Taça (ou finalista vencido) e não para penduras que não fizeram nada para lá estar.

Já tens um pendura quando alguém faz a Dobradinha. Nesse caso a Supertaça devia ser imediatamente atribuída a quem ganha Campeonato e Taça, mas isso não acontece.

Em condições normais, numa Supertaça com final four, só estarias a acrescentar mais um pendura, que seria o segundo classificado do campeonato. E ficar em segundo no campeonato é, teoricamente, mais difícil que chegar à final da Taça.

jcmp17

8 Julho 2018
48,199
75,218
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20

Metam os clubes da primeira liga na primeira eliminatória da taça de Portugal como na Alemanha

E obriguem a que o jogo seja na terrinha. Tinha muito mais valor que a carica cup

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,594
6,584

Isso é verdade, justiça seja feita. E têm uma bela média. Mas temos 10 clubes, 10, abaixo dos 3 mil adeptos por jogo, e o que faz a diferença nestas médias é os jogos com os 3 grandes, quando vão lá, enchem aquilo.

Isto é uma realidade muito triste.

• Like
Reações: Ruben1893

jcmp17

8 Julho 2018
48,199
75,218
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20

O clube que mete mais gente a seguir aos 5 com massa adepta relevante é o Marítimo. E está na segunda

Para se ver a quantidade de gente que mete a primeira liga

• Like
Reações: Ruben1893