Respondendo à questão do AntonioTeixeira, que era: Miguel Indurain dopou-se?
Complicado, mas vou tentar explicar o melhor possível.
Ao longo da história do ciclismo, o doping esteve sempre presente, isso é incontornável. Os maiores ciclistas, quase todos eles foram apanhados uma ou outra vez.
No entanto, o doping até aos anos 90, dava ganhos pequenos, até que apareceu o...EPO. O aparecimento do EPO em força no ciclismo, foi mais ou menos no inicio dos anos 90, no entanto o uso foi-se aperfeiçoando, diria que em 94 e 95, o uso já era massivo no pelotão e os ganhos eram gigantes, praticamente todos usavam e para se ganhar um Tour, Giro ou Vuelta, tinha-se de usar EPO.
Miguel Indurain ganhou 5 Tours consecutivos, de 91 a 95 e ainda venceu 2 Giros, ou seja, fez a dobradinha 2 vezes, coisa que hoje em dia, é quase impossível de se fazer.
A resposta é: Sim, dopou-se, é óbvio, mas também acredito que em 91 e 92, correu limpo. O Tour de 90 foi ganho por Greg Lemond, que é conhecido por ter uma carreira imaculada e foi das pessoas que lutou contra Armstrong. Indurain tinha condições naturais excepcionais, o homem nasceu para ser ciclista e em 1991, o EPO ainda não estava a ser utilizado em pleno, muitas dúvidas ainda existiam e até 94 ou 95, a coisa foi-se aperfeiçoando. O principal responsável era o Michele Ferrari médico que posteriormente trabalhou para Armstrong.
Aliás, sobre a ligação Ferrari/Armstrong, tudo começou quando Armstrong e todo um pelotão foi completamente humilhado pela equipa onde trabalhava Ferrari, a Gewiss-Ballan. Foi na Fleche-Wallone em 94, onde 3 corredores da equipa de Ferrari fizeram os 3 primeiros lugares, aí está o exemplo do que era capaz o EPO:
https://www.youtube.com/watch?v=D3rZphEtzSM
Das exibições mais inacreditáveis de uma equipa, aliás, para mim é mesmo dos momentos mais esmagadores do ciclismo. A facilidade daqueles 3 e o resto a sofrer como cães. Isto foi em 94, como vês, nem todos usavam EPO. O Armstrong estava nessa corrida e foi dos tais completamente arrasados pela Gewiss-Ballan e apartir daí, decidiu que queria trabalhar com Ferrari e usar EPO.
O Evgeny Berzin, que nesta corrida ficou em 3º lugar, 1 mês mais tarde, bateu o Indurain no Giro, repito, bateu o Indurain. Portanto em 94, o Indurain foi batido por um gajo completamente dopado. Nesse mesmo ano o Indurain venceu o Tour e em 95 não deu a mínima hipóteses aos adversários, basicamente as últimas duas temporadas o Indurain no Tour correu dopado. Nos primeiros dois acho que correu limpo e em 93...tenho dúvidas.
Mas voltando ao Indurain, o médico dele, o Padilla, também era conhecido por ter uns métodos um pouco ortodoxos. Mas como te disse acho que venceu Tours limpos, mas noutros, acho que estava carregadinho como quase todo o pelotão.
Esta é a minha visão dos Tours de Indurain. Só para que fique claro, Indurain foi dos ciclistas que mais apreciei, aliás, os meus primeiros anos a seguir a modalidade, a minha referência era ele. É uma boa pessoa, muito humilde e que nada tem a ver com outras pseudo-vedetas.