Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,134
11,107
Se agruparmos os 3 escalões pelas suas gerações diria que são os juniores
Já repararam que são sempre os juniores, todos os anos oiço é a melhor de 2002, melhor de 2003...nos sub-17 e sub-15 pouco dá pra ver. A de 2004 era só craques de equipa A, Esteves, Candé, Brás, Meireles, Ribeiro, Guedes...no final chegam a seniores e só Brás tem qualidade pra A.

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,307
1,801
25
Barcelos
Já repararam que são sempre os juniores, todos os anos oiço é a melhor de 2002, melhor de 2003...nos sub-17 e sub-15 pouco dá pra ver. A de 2004 era só craques de equipa A, Esteves, Candé, Brás, Meireles, Ribeiro, Guedes...no final chegam a seniores e só Brás tem qualidade pra A.
Não, não são sempre os juniores. Até porque neste caso, na minha opinião, os juniores são os "piores" mas a fasquia está bem lá no alto

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,108
3,194
Lisboa, 1979
Não vi o jogo por isso não posso falar sobre o que aconteceu nele.
Agora vou falar de situações que a mim me parecem no mínimo estanhas.
Antes disso vou apenas referir que a nossa geração de 2008 é potencialmente a melhor geração que eu me lembro de ver em Portugal a nível de formação. Mas isso não significa que tenham que saltar logo 10/11/12 jogadores de escalão.
Voltando à geração de 2007, o Mora e o Anha Candé estão num patamar acima. O Martim Cunha também alterna entre juvenis e juniores. Até aqui tudo bem.
O que eu não percebo é o facto do Duarte Nogueira ser o 6 desta equipa. Aqui nem a questão da parte física serve como desculpa. Ainda para mais tendo na equipa um jogador com o talento do Gonçalo Pinto.
Outra situação que eu acho bastante duvidosa prende-se com a lateral direita. O Pedro Davide é o titular (que jogador que aqui temos). Mas o que aconteceu ao Edgar Antunes? Relembro que na época passada sendo ainda juvenil de primeiro ano começou a época a titular nesta equipa. A partir dessa fase desapareceu do mapa. Foi ao café comprar cigarros e nunca mais apareceu aos treinos???
Nos avançados também há situações bastante curiosas. O Leonardo Santos faz o primeiro jogo a titular, marca e depois desaparece do mapa? A menos que esteja lesionado custa-me a perceber esta ausência até porque as outras duas opções para a posição são de 2008 sendo que um deles, apesar de ser o que tem mais potencial, esteve lesionado durante muito tempo na época passada.
O Alassana Balde também foi dar sangue e nunca mais voltou.
......
Quanto ao jogo e olhando apenas para a ficha de jogo, em 20 jogadores 8 eram de 2008 sendo que jogaram 7 em 16 jogadores. Ou seja, praticamente metade da equipa que jogou era de primeiro ano.

Do lado do Vitória, apenas 3 jogadores em 20 eram de 2008 sendo que um deles era o GR.

Nestas idades as diferenças fisicas ainda estão bem presentes. Esta derrota também se pode eventualmente explicar por aí.
É verdade que a equipa do Vitória era maioritariamente de 2º ano e a do FC Porto de 1º ano.

Mas pego no filho do Flávio Meireles. É um jogador banal, mas tal como o pai, muito aguerrido, muito metido no jogo. Do outro lado, temos o Duarte Nogueira (juro que não é perseguição, pois até gosto muito do jogador) que ao pé do Meireles está a anos luz em talento e fisicamente nada lhe deve. Neste jogo, o Meireles comeu o meio campo do FC Porto na base do esforço, garra e meter o pé. Se o Duarte tivesse ganho metade das bolas, chateado o criativo do Vitória como o Meireles chateou o Abreu....o meio campo do FC Porto não tinha claudicado como claudicou.

Concordo contigo com o Antunes. Mas creio ter encontrado uma explicação no empresário...
Mas tb não encontro explicação para a pouco utilização do Bernardo Lima. Porque o Yoan nunca começa um jogo. Ou que futuro terão o Mide e o João Pereira se não se desenvolverem fisicamente e não terem a base física para serem um 9 (neste sector, até ver, o "meu" 9 é o Leonardo Santos).

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,134
11,107
Não, não são sempre os juniores. Até porque neste caso, na minha opinião, os juniores são os "piores" mas a fasquia está bem lá no alto
Luís Gomes, André Oliveira, Ussumane Djaló, Tiago Andrade, Gonçalo Ribeiro, Martim Fernandes, João Teixeira, Gil Martins e Gonçalo Sousa são os "piores"? Então deve ser só Messis nessa geração.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,134
11,107
Não sei. Talvez devesses acompanhar mais os outros escalões
Prefiro a partir dos sub-19 onde já vemos futebol mais digamos profissional. Até podemos ter muitos craques aí, mas todos os anos leio a melhor é de sub-15 ou sub-17. A de sub-19 é sempre fraca, mas esses que atualmente são sub-19 já foram os craques de sub-15.

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,307
1,801
25
Barcelos
Prefiro a partir dos sub-19 onde já vemos futebol mais digamos profissional. Até podemos ter muitos craques aí, mas todos os anos leio a melhor é de sub-15 ou sub-17. A de sub-19 é sempre fraca, mas esses que atualmente são sub-19 já foram os craques de sub-15.
Eu percebo o que estás a dizer. Mas se fizermos a comparação destes sub19 quando estavam nos escalões mais baixos com os atuais, podemos observar que todas as gerações têm jogadores diferenciados. Na minha opinião, a nível de quantidade as gerações de 2007, 2008, 2009 e 2010 têm mais talento

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,271
26,922
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
É verdade que a equipa do Vitória era maioritariamente de 2º ano e a do FC Porto de 1º ano.

Mas pego no filho do Flávio Meireles. É um jogador banal, mas tal como o pai, muito aguerrido, muito metido no jogo. Do outro lado, temos o Duarte Nogueira (juro que não é perseguição, pois até gosto muito do jogador) que ao pé do Meireles está a anos luz em talento e fisicamente nada lhe deve. Neste jogo, o Meireles comeu o meio campo do FC Porto na base do esforço, garra e meter o pé. Se o Duarte tivesse ganho metade das bolas, chateado o criativo do Vitória como o Meireles chateou o Abreu....o meio campo do FC Porto não tinha claudicado como claudicou.

Concordo contigo com o Antunes. Mas creio ter encontrado uma explicação no empresário...
Mas tb não encontro explicação para a pouco utilização do Bernardo Lima. Porque o Yoan nunca começa um jogo. Ou que futuro terão o Mide e o João Pereira se não se desenvolverem fisicamente e não terem a base física para serem um 9 (neste sector, até ver, o "meu" 9 é o Leonardo Santos).
Não achas o Gonçalo Pinto mais capaz para esse papel?

É que olho para o Duarte Nogueira e não vejo um pingo de raça.

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
809
254
FC Porto 5 - 0 Leixões. Vitória tranquila contra um adversário fraquinho. Primeira parte aceitável, com Mide e Abreu (primeiro golo é extraordinário) em destaque e uma segunda metade para ver o tempo passar. Pelo que tenho visto, não seria absurdo, integrar o Abreu nos sub-19. Quanto mais não seja, para aumentar a concorrência no sector intermediário. Boas exibições do Pedro David e A. Miranda (apesar dos falhanços). Infelizmente, tivemos mais uma lesão. Rodrigo Costa teve de sair de maca e provavelmente foi ao hospital.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,768
24,091
Gaia
FC Porto 5 - 0 Leixões. Vitória tranquila contra um adversário fraquinho. Primeira parte aceitável, com Mide e Abreu (primeiro golo é extraordinário) em destaque e uma segunda metade para ver o tempo passar. Pelo que tenho visto, não seria absurdo, integrar o Abreu nos sub-19. Quanto mais não seja, para aumentar a concorrência no sector intermediário. Boas exibições do Pedro David e A. Miranda (apesar dos falhanços). Infelizmente, tivemos mais uma lesão. Rodrigo Costa teve de sair de maca e provavelmente foi ao hospital.
É sempre bom foder os peixeiros, que ainda por cima acham que são uma Escola de formação. Estão completamente ultrapassados por n clubes do Norte.

• Like
Reações: andremaisfcp

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,271
26,922
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Sabes o estado do Tomás Peixoto?

Está para breve o seu regresso?

Quanto ao Abreu, juntamente com Peixoto e.Cardoso Varela são os maiores talentos desta geração.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,134
11,107
Sabes o estado do Tomás Peixoto?

Está para breve o seu regresso?

Quanto ao Abreu, juntamente com Peixoto e.Cardoso Varela são os maiores talentos desta geração.
Eu não conheço, mas esse Mide não é bom? Vejo sempre elogios. Só sei que os melhores daqui deviam tar a titulares dos sub-19, no campeonato óbvio.