Juniores (Sub 19) - 2025/2026

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,359
33,140
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Cuidado

Diogo Costa
Vitinha
Dalot
Fábio Silva
Diogo Leite

Só aqui estamos a falar de 5 internacionais A, um 3º classificado na bola de ouro e um dos 5 melhores guarda redes do mundo.

Dizer que só a geração de 2008 consegue ter mais talento que esta amostra, é estares a por-te fora de pé.

PS- Temos concorrência forte do regime na YL, têm uma geração de 2008 fortíssima também.
Nota correctiva, o Fábio Silva é de 2002.

Acho esta geração (2008) com mais quantidade, mas é muito cedo para dizer que há alguém do nível do Vitinha e do Diogo.

A de 2007 tem o Mora que à partida será desse tier.

DragaoDesdeDia1

Bancada lateral
17 Agosto 2025
962
502
Nota correctiva, o Fábio Silva é de 2002.

Acho esta geração (2008) com mais quantidade, mas é muito cedo para dizer que há alguém do nível do Vitinha e do Diogo.

A de 2007 tem o Mora que à partida será desse tier.
acho tambem bastante cedo mas o Bernardo Lima esta claramente a indicar que talvez pode ser um jogador de classe mundial, ainda so tem 17 anos tambem

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,931
2,337
26
Barcelos
Cuidado

Diogo Costa
Vitinha
Dalot
Fábio Silva
Diogo Leite

Só aqui estamos a falar de 5 internacionais A, um 3º classificado na bola de ouro e um dos 5 melhores guarda redes do mundo.

Dizer que só a geração de 2008 consegue ter mais talento que esta amostra, é estares a por-te fora de pé.

PS- Temos concorrência forte do regime na YL, têm uma geração de 2008 fortíssima também.
Eu ainda sou do tempo em que dizer que a formação do FCP tinha muita qualidade era pôr-me fora de pé. Vivo bem com isso sinceramente.
Mas tenho que fazer uns reparos nesses nomes. O Fábio Silva é de 2002 e o Diogo Leite não é internacional A. Falta aí o João Mário que esse sim é internacional A.

• Like
Reações: miguel1000

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,359
33,140
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
no twitter diz que o Charuzy (GR polaco) foi titular. tambem notavelmente o Salvador Gomes voltou a ser titular ja que o Chelmik nao esteve na convocatoria (acredito que foi chamado para a B). Tiago Silva, Bernardo Lima e Andre Miranda tambem nao convocados e devem estar na B esta segunda-feira.

2 golos do Joao Abreu, 2 do Mide, 1 do Eduardo Ferreira, um do Fajardo e um autogolo.
resultado final 7-2
N
Eu ainda sou do tempo em que dizer que a formação do FCP tinha muita qualidade era pôr-me fora de pé. Vivo bem com isso sinceramente.
Mas tenho que fazer uns reparos nesses nomes. O Fábio Silva é de 2002 e o Diogo Leite não é internacional A. Falta aí o João Mário que esse sim é internacional A.
O Diogo Leite foi várias vezes convocado não se chegando a estrear. E sim, falta o JM o que faz com que a geração 99/2000 tenha 4 internacionais A.

Nunca desdenhei da qualidade da nossa formação. Desde Rúben Neves temos sido muito consistentes nas fornadas, tendo anos melhores e anos piores.

Esta é uma geração vintage, mas é preciso algum recato porque ainda há etapas para queimar.

Por cada Vitinha há um Baró, por cada Diogo Costa há um Diogo Queirós.

Nem todos chegam ao Olimpo. O meu ponto é unica e exclusivamente esse.

Quanto à YL vejo nós e o regime com potencial de final four, não conhecendo a fornada dos outros competidores.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
7,321
2,011
FC Porto venceu o Paços de Ferreira (2-7) na 8.ª jornada do Nacional de juniores

A equipa de sub-19 do FC Porto deslocou-se à Capital do Móvel para golear (2-7) o Paços de Ferreira na oitava jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A.

Os golos de Mateus Mide (2), João Abreu (2), Eduardo Ferreira, Leonardo Fajardo e Duarte Cunha construíram a o triunfo expressivo que prolongou a invencibilidade na Série Norte: os portistas são líderes com 24 pontos - 40 golos marcados e apenas 11 sofridos -, mais três do que o Gil Vicente, adversário na nona ronda.

Os juniores azuis e brancos, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com Hubert CHaruzy, Rafael Magalhães, Filipe Sousa (Marco Silva, 46m), Salvador Gomes, Yoan Pereira, Rayan Pereira, Duarte Cunha (Francisco Fernandes, 59m), Gonçalo Oliveira (Salvador Ribeiro, 70m), Eduardo Ferreira (Leonardo Fajardo, 46m), João Abreu (Tomás Peixoto, 59m) e Mateus Mide.

O regresso a Pedroso está marcado para as 15h00 de sexta-feira (Porto Canal) e acarreta a receção ao conjunto de Barcelos, segundo classificado da primeira fase.

• Like
Reações: Rhaegar

DragaoDesdeDia1

Bancada lateral
17 Agosto 2025
962
502
FC Porto venceu o Paços de Ferreira (2-7) na 8.ª jornada do Nacional de juniores

A equipa de sub-19 do FC Porto deslocou-se à Capital do Móvel para golear (2-7) o Paços de Ferreira na oitava jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A.

Os golos de Mateus Mide (2), João Abreu (2), Eduardo Ferreira, Leonardo Fajardo e Duarte Cunha construíram a o triunfo expressivo que prolongou a invencibilidade na Série Norte: os portistas são líderes com 24 pontos - 40 golos marcados e apenas 11 sofridos -, mais três do que o Gil Vicente, adversário na nona ronda.

Os juniores azuis e brancos, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com Hubert CHaruzy, Rafael Magalhães, Filipe Sousa (Marco Silva, 46m), Salvador Gomes, Yoan Pereira, Rayan Pereira, Duarte Cunha (Francisco Fernandes, 59m), Gonçalo Oliveira (Salvador Ribeiro, 70m), Eduardo Ferreira (Leonardo Fajardo, 46m), João Abreu (Tomás Peixoto, 59m) e Mateus Mide.

O regresso a Pedroso está marcado para as 15h00 de sexta-feira (Porto Canal) e acarreta a receção ao conjunto de Barcelos, segundo classificado da primeira fase.
"Rayan Perreira". Demorou me uns bons 30 segundos a perceber quem era

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,931
2,337
26
Barcelos
N

O Diogo Leite foi várias vezes convocado não se chegando a estrear. E sim, falta o JM o que faz com que a geração 99/2000 tenha 4 internacionais A.

Nunca desdenhei da qualidade da nossa formação. Desde Rúben Neves temos sido muito consistentes nas fornadas, tendo anos melhores e anos piores.

Esta é uma geração vintage, mas é preciso algum recato porque ainda há etapas para queimar.

Por cada Vitinha há um Baró, por cada Diogo Costa há um Diogo Queirós.

Nem todos chegam ao Olimpo. O meu ponto é unica e exclusivamente esse.

Quanto à YL vejo nós e o regime com potencial de final four, não conhecendo a fornada dos outros competidores.
O Diogo Leite foi convocado 1/2x. 4 jogadores internacionais A em duas gerações consecutivas é muito bom é verdade mas não é nada de transcendente. Acredito plenamente que a geração de 2008 ultrapassará facilmente esse número. Se juntarmos a de 2007 então até digo mais: dobram esse número.

Nunca disse que eras tu que desdenhavas da qualidade nossa formação. Bem pelo contrário.
No entanto há um "erro" bastante vezes cometido aqui inclusive por ti. A malta aqui fixa sempre a atenção em 1/2 jogadores por geração e não consegue ver a big picture. E o exemplo mais gritante é na geração de 2007. Muito se fala no Mora, depois falou-se no Candé e raramente se fala no Tiago Silva e no André Miranda que têm um talento e potencial enormes.
Os adeptos só falam quando os jogadores sobem de escalão. Como se isso fosse indicação que têm mais potencial que os outros🤦‍♂️.

Eu tenho perfeita noção que nem todos chegarão lá acima. É a lei da vida. Agora não se pode escamotear que as perspetivas são mesmo muito boas para esta geração.

Quanto à YL, na minha opinião, a nossa equipa é mais forte que a do SLB no conjunto das gerações de 2007/2008. E como já disse na altura do Euro gosto muito de alguns jogadores destas gerações do SLB. Mas também não posso esconder que jogadores como Umeh, Anísio, Stevan, Mauro Furtado, Ricardo Neto, Banjaqui valem mais pela capacidade fisica do que propriamente pela qualidade que efetivamente têm

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,931
2,337
26
Barcelos
Os meus locks são o Tiago Silva e o Bernardo Lima. O Duarte Cunha entrou nesse lote mais recentemente, embora tenha dúvidas se não irá ser um lateral no futuro. Tem uma capacidade de último passe, cruzamento e definição invulgar para a idade.

O Yohan deu saltos evolutivos gigantes, O Mide parece ser uma espécie de Mora com menos talento inato. O André um extremo moderno.

O Edu está a ter um desempenho notável e é um jogador a acompanhar também.
Adaptar o Duarte Cunha a lateral será literalmente uma tragédia. Não percebo sinceramente porque sempre que aparece um extremo de pé natural toda a gente "queira" fazer dele um lateral

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,931
2,337
26
Barcelos
Acho intressante o que dizes sobre o Duarte a lateral, mas realmente o rapaz é um talento com muita velocidade, cerbero, dribble e explosividade. Acho que pode dar grande extremo ou lateral.

O Edu acho que ja passou o Anha e o Fajardo imo se continuar assim o resto da epoca, qualquer um desses 2 não tinha os numeros do Edu nesta equipa apesar de ser muito forte.

Tambem digo que tanto o Chelmik como o Felipe são centrais intressantes mas não sou bom o gulgar centrais por isso não tenho opiniões sobre o potencial deles mas acho lhes boms projetos para trabalhar-se
O Eduardo como eu já referi na época passada, é um enorme projeto de avançado. Tem uma capacidade brutal de jogar de costas para a baliza e consegue também ferir no ataque à profundidade.
Agora não me venham dizer que só por este início de época fulgurante já está à frente do Anha Candé. Estas histórias já chateiam sinceramente. Primeiro era o Bernardo que ia ultrapassar o João Teixeira, depois era o Tiago Andrade/Duarte Cunha que ia passar o Gonçalo Sousa....
Porque carga de água sentem necessidade de criar estas "rivalidades"?

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,359
33,140
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Adaptar o Duarte Cunha a lateral será literalmente uma tragédia. Não percebo sinceramente porque sempre que aparece um extremo de pé natural toda a gente "queira" fazer dele um lateral
Porque no futebol actual os extremos puros,al como os numeros 10 praticamente desapareceram.

Com isto não quero dizer que o Duarte não possa ser um extremo, apenas digo que não me admiraria se essa porta estivesse aberta.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,931
2,337
26
Barcelos
Quanto a esta equipa, olhando de uma perspetiva mais organizacional, é fruto da falta de projeto desportivo na equipa B e da vontade incessante desta direção ganhar títulos na formação. Algo que a meu ver em nada beneficia estes talentos e muito menos o clube.
Não faz sentido, por exemplo, ter o Kaio Henrique a titular na equipa B, baixar o Martim Cunha aos sub19 e deixar sem jogar o Yoan Pereira, o José Afonso e o Guilherme Carvalho.
Não faz sentido ter contratado o Nagata e não subir o Mide de escalão para ter o Francisco Fernandes, o João Abreu e o Manuel Miranda sem jogar.
Não faz sentido ter o Alarcón a jogar na B para ter Tomás Peixoto, Rúben Barbosa, Francisco Fernandes, João Abreu nos juniores.... o mesmo se aplica no lado direito com o André Miranda e o Duarte Cunha a canibalizarem o tempo de jogo um do outro
Não faz sentido ter Brás, Felipe Silva, António Ribeiro na B e ter Schelmik e Filipe Sousa nos juniores com o Salvador Gomes e o Marco Silva (fez época brutal nos juvenis) a comerem banco.
Não faz sentido contratar jovens colombianos para posições em que dispensamos jogadores talentosos como o Leonardo Santos.

Tudo isto para dizer o quê?

Para dizer que o clube não está a dar resposta às necessidades destes talentos. Tanto a nível de política desportiva nomeadamente a miserável construção do plantel da equipa B, tanto a nível organizacional nomeadamente a criação de uma equipa sub23/C para dar resposta competitiva a todos estes talentos

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,931
2,337
26
Barcelos
Porque no futebol actual os extremos puros,al como os numeros 10 praticamente desapareceram.

Com isto não quero dizer que o Duarte não possa ser um extremo, apenas digo que não me admiraria se essa porta estivesse aberta.
Será que desapareceram?🤔
Eu vejo cada vez mais uma procura por laterais de construção e por extremos puros.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
7,321
2,011
eu defendo a equipa sub 23 liga revelação com o unico objectivo dar ritmo competitivo aos jogadores que não jogam durante fim semana.
Não seria preciso muito dinheiro, apenas um relvado e um pequeno staff. seria apenas juntar os jogadores não ou menos utilizados nos fins semana
Os resultados na liga revelação valem zero.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,359
33,140
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Mas era preciso dizer à malta que era para isso

Mas também gostava de ter equipa sub 23
Este ano dava mesmo jeito uma equipa sub 23.

Temos uma equipa sub 19 que tem a maior profundidade aliada á qualidade que me lembro, e que grande parte dos maiores talentos não têm estimulo competitivo nos sub 19 e ou não estão prontos para a 2liga ou para serem treinados pelo Brandão.

• Like
Reações: DragaoDesdeDia1

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
985
465
O Eduardo como eu já referi na época passada, é um enorme projeto de avançado. Tem uma capacidade brutal de jogar de costas para a baliza e consegue também ferir no ataque à profundidade.
É um jogador de poucos toques na bola. Na minha opinião, a sua principal virtude é saber posicionar-se, no tempo certo e esperar o passe, seja do Mide, do Duarte, etc. No fundo, dança a música que os outros tocam.

DragaoDesdeDia1

Bancada lateral
17 Agosto 2025
962
502
Agora não me venham dizer que só por este início de época fulgurante já está à frente do Anha Candé. Estas histórias já chateiam sinceramente. Primeiro era o Bernardo que ia ultrapassar o João Teixeira, depois era o Tiago Andrade/Duarte Cunha que ia passar o Gonçalo Sousa....
Porque carga de água sentem necessidade de criar estas "rivalidades"?
sobre o Bernardo Lima, entretanto acho ja vai passar todos os outros medios, nao por demerito dos outros mas sim pelo proprio merito, tem mesmo muito talento o rapaz e nao me surprendia se na epoca seguinte ou ate mesmo esta epoca se estreiar pela equipa principal. o Tiago Andrade, Duarte Cunha e Andre Miranda sao extremos de muita alta qualidade mas continuo a achar o Goncalo Sousa um extremo difrenciado e da para ver pelos jogos que tem feito esta epoca.

concordo que talvez exagerei em dizer queo Edu esta a frente do Anha depois de tudo que Anha fez (tanto na YL como nos sub-17 e sub-19). mas na verdade, desde que deu a salto para a B, o Anha tem tido muitas difficuldades, claro que ainda mostra que tem talento ainda me lembro do golo dele no fim da epoca passada contra o Portimonense e ainda so tem 18 anos, mas tambem tem apenas 5 golos na B em 52 jogos e pelo que tenho visto esta epoca, mesmo quando fez jogos nos sub-19 teve muitas difficuldades e la nao teve tanto impacto como o Edu, nao digo que ja nao chegue la ou algo do genero ja que ainda tem 18 anos e muitos jogadores da idade dele nem nas equipas B estao, mas tenho que dizer em termos de evoluir parece me que o Anha esta com dificuldades a dar o salto a este nivel e acho isso um pouco preocupante ja com mais de 50 jogos de equipa B (mesmo que em bastantes tenha tido poucos minutos)