Juniores (Sub 19) - 2024/2025

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
Estamos atrás e andamos a falar de ouro da casa?
Depois, eu só te critiquei a ti e à tua capacidade de contorcionismo. Até elogiei termos ido buscar de novo o Ferreirinha e o Sérgio.
Não venhas com mentiras ou verdades adulteradas que eu não critiquei nada da formação até agora.
-----------------
Eu só me contorso com as derrotas com os de lisboa, e olha que na formação são derrotas e goleadas. Se alguns acham normal levarmos 3 e 4 do benfica e do scp no Olival na formação, eu como Portista não posso aceitar isso como normal, só os benfiquistas é que deliram com esta situação.

• Like
Reações: Um Portista

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
-----------------
Eu só me contorso com as derrotas com os de lisboa, e olha que na formação são derrotas e goleadas. Se alguns acham normal levarmos 3 e 4 do benfica e do scp no Olival na formação, eu como Portista não posso aceitar isso como normal, só os benfiquistas é que deliram com esta situação.
Ninguém disse que aceita esses resultados ou que vive feliz com isso. Ou achas que, quando vejo os jogos (para conhecer os jogadores), fico feliz por sofrermos golos ou perdermos?
Agora não uso os resultados como única métrica para avaliar a qualidade da formação. Até porque o principal objetivo da formação não é esse.
Aliás, cada vez mais vemos a preocupação com os resultados na formação e isso tem-se traduzido em jogadores mecânicos e robotizados, que seguem o modelo de jogo mas que não inventam.
Acho que o trabalho tem sido feito com qualidade e isso está patente no “ouro da casa”. Espero que assim se mantenha e se possível com ainda mais jogadores jovens de qualidade. Preocupação com os resultados basta a equipa A e a B (esta apenas para se manter).

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,855
1,723
fazia todas as posições da defesa sem se destacar em nenhuma. è central mas era normalmente utilizado a DD e tb fazia defesa esquerdo
quando isto acontece é mau sinal.....

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,879
4,393
A única coisa que evoluiu é ausência do money on the bank.
Tivéssemos uma situação financeira boa, apostar na formação seria considerado " sportinguização".
Antes do Ruben Neves, Sérgio Oliveira e André Silva, existiram jogadores como Vieirinha( este fez uma carreira respeitável e chegou a selecção) ou Castro que foram mandados embora e tinha perfeitamente qualidade para chegar a primeira equipa
Portanto... Vierinha e Castro...
O Vierinha fez uma carreira respeitável? Concordo! O Vierinha, que saiu do FCP em 2007, não era o Vieirinha da década seguinte! Até de posição, o rapaz mudou! Bem, e pela medida que ue já ouvi, o Vierinha esteve emprestado ao Leixões e só marcou 3 golos e, na época seguinte, no PAOK, foi 1 golo! Não era material FCP!
O Castro esteve 3 vezes na equipa A do FCP! Em nenhuma, conseguiu ser um elemento de destaque! Na última, quando parecia ser um elemento com importância, foi dispensado pelo PF! Nunca foi suficientemente bom, para deixar saudades! Com os antepassados que tem, certamente, teria todo o interesse em ficar!

Até esta falta de exemplos, ajuda a perceber 2 factores:
- a formação teve o seu pior momento na primeira década do novo milénio (menos qualidade no plantel);
- a equipa A teve o seu melhor momento na mesma década (mais qualidade no plantel)!
A conjugação dos dois teve os resultados que se conhecem!

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,325
6,370
Portanto... Vierinha e Castro...
O Vierinha fez uma carreira respeitável? Concordo! O Vierinha, que saiu do FCP em 2007, não era o Vieirinha da década seguinte! Até de posição, o rapaz mudou! Bem, e pela medida que ue já ouvi, o Vierinha esteve emprestado ao Leixões e só marcou 3 golos e, na época seguinte, no PAOK, foi 1 golo! Não era material FCP!
O Castro esteve 3 vezes na equipa A do FCP! Em nenhuma, conseguiu ser um elemento de destaque! Na última, quando parecia ser um elemento com importância, foi dispensado pelo PF! Nunca foi suficientemente bom, para deixar saudades! Com os antepassados que tem, certamente, teria todo o interesse em ficar!

Até esta falta de exemplos, ajuda a perceber 2 factores:
- a formação teve o seu pior momento na primeira década do novo milénio (menos qualidade no plantel);
- a equipa A teve o seu melhor momento na mesma década (mais qualidade no plantel)!
A conjugação dos dois teve os resultados que se conhecem!
Nessa primeira década do milénio lançaste jogadores como Helder Postiga e Hugo
A pior altura da formação foi o hiato que se seguiu até novamente o Sérgio Oliveira ser aposta com o Josué ou seja de 2004 a 2014( epoca das vacas gordas)
Em que existiram jogadores como referi alguns jogadores que atingiram determinado nível( determinado podemos depois calcular com o nível médio qualitativo da altura).
Ainda que não tivessem sido muitos, as oportunidades foram lhes vedadas pelo nível que a equipa apresentava.
Falaste dos 3 jogos do Castro...eu falo te dos 13 jogos do Bernardo Folha.
O Bernardo Folha teve 3x mais oportunidades com 1/3 do talento.
O Bernardo Folha lambe o forro dos colhoes por dentro ao Castro em termos qualitativos.

• Like
Reações: TennantWho

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,030
11,028
A pior altura da formação foi o hiato que se seguiu até novamente o Sérgio Oliveira ser aposta com o Josué ou seja de 2004 a 2014( epoca das vacas gordas)
Em que existiram jogadores como referi alguns jogadores que atingiram determinado nível( determinado podemos depois calcular com o nível médio qualitativo da altura).
Ainda que não tivessem sido muitos, as oportunidades foram lhes vedadas pelo nível que a equipa apresentava.
O Bernardo Folha lambe o forro dos colhoes por dentro ao Castro em termos qualitativos.
Folha foi o caso mais estranho no Porto, e não duvides que a nossa formação tá cada vez melhor...e o benfica cada vez pior.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,066
466
“Queremos dar uma resposta muito forte”

Sérgio Ferreira antevê o Oliveirense-FC Porto, da 4.ª jornada de sub-19 (sábado, 17h00)

Depois de duas goleadas e de um empate no espaço de oito dias, a equipa de juniores A do FC Porto volta a competir este sábado e desloca-se até ao CFF Ápio Assunção para defrontar a Oliveirense. “Neste campeonato não há jogos fáceis”, explica o líder de um grupo composto por “jogadores preparados para atacar e defender” que têm “crescido no plano individual e coletivo”. “Queremos dar uma imagem diferente, entrando com uma mentalidade muito agressiva, ambiciosa e arrojada”, acrescenta Sérgio Ferreira.

Ainda o Famalicão
“Saímos frustrados pelo resultado, temos de estar precavidos para os momentos mais fortes da equipa adversária e evitá-los. Entrámos bem, mas depois do 1-0 passámos a descansar. Quando sofremos o empate voltámos a ter oportunidades para marcar, que não concretizámos, e o adversário foi criando dificuldades. Nesta semana com três jogos em nove dias a preocupação foi recuperar os jogadores. A equipa tem crescido no plano individual e coletivo, foi fiel aos princípios, nem sempre fomos competentes, mas estamos no caminho certo.”

Preparados para as adversidades
“Neste campeonato não há jogos fáceis e a nossa prioridade é evitar que o adversário crie oportunidades. Quando isso acontecer temos de estar preparados e ter cultura tática para dar respostas. Os problemas vão ser sempre diferentes, tem de haver entendimento muito forte do ponto de vista individual e coletivo.”

Receita para a vitória
“Não podemos estar desequilibrados, sempre equilibrados numa lógica de jogar o jogo todo com os jogadores preparados para atacar e defender. Estamos a contar com isso, queremos ter a iniciativa, queremos dominar, queremos impor-nos para atacar nas melhores condições possíveis. Também devemos ter uma forte reação à perda para evitar que eles cheguem à nossa área.”

Só um resultado interessa
“A equipa sente-se muito motivada e quer dar uma resposta muito forte depois do empate que sofremos em casa. Neste clube isso sente-se de outra forma e não fizemos um jogo à imagem da primeira e da segunda jornada. Queremos dar uma imagem diferente, entrando com uma mentalidade muito agressiva, ambiciosa e arrojada para evitar que o adversário tenha espaço.”

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,325
6,370
Folha foi o caso mais estranho no Porto, e não duvides que a nossa formação tá cada vez melhor...e o benfica cada vez pior.
Aquilo que digo é que antes apostavamos muito pouco na formação, hoje estamos no polo oposto por causa da condição financeira.
Acho que não há duvidas que a condição financeira é o principal impulsionador

Cheue

12 Maio 2016
23,382
37,257
Conquistas
7
108
Aquilo que digo é que antes apostavamos muito pouco na formação, hoje estamos no polo oposto por causa da condição financeira.
Acho que não há duvidas que a condição financeira é o principal impulsionador
também há melhores jogadores...
é diferente ter um Vitinha ou um Paulo Machado...

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
O Castro, nas suas 3 passagens (que foi o que o @jorgcastro referiu), fez 34 jogos na nossa equipa A.

• Like
Reações: jorgcastro

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,325
6,370
também há melhores jogadores...
é diferente ter um Vitinha ou um Paulo Machado...
Há mais melhores jogadores de facto.
Mas tb há alguns que tiveram aqui oportunidades enquanto outros noutras eras não tiveram sendo melhores.
Ainda assim parece me evidente que o grande impulsionador da formação é não haver dinheiro