Juniores (Sub 19) - 2024/2025

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
Farto de ver ex-jogadores quando não ganham. Quando ganham, são excelentes treinadores. Tipo Mário Silva de 2017/2018 mau, Mário Silva de 2018/2019 excelente treinador. 😉
Essas generalizações são o que são. Nem o facto de ser um teórico é garantia automática de qualidade nem o facto de ser ex-jogador é sinal de ser mau e tachista.
Felizmente, aqui temos um ex-jogador de divisões mais baixas que já conta com bastante experiência e que trabalha bem a formação.
---------------------

Só estou a falar por mim. Nada é garantido, até o Mourinho pode falhar nos juniores.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
---------------------

Só estou a falar por mim. Nada é garantido, até o Mourinho pode falhar nos juniores.
Eu sei que só falas por ti, daí aquela minha resposta, porque o teu discurso era o mesmo.
Admiro agora a tua compreensão e ponderação na avaliação.
E claro que o Mourinho falharia na função principal do que é um treinador da formação: formar. Acho que agora já entendes isso, uma vez que não te vejo a reclamar da entrada em falso dos sub-17. Eu não reclamo, atenção, só espero que o treinador ajude os miúdos a evoluir. Mas isso sou eu (e tu…agora).

• Like
Reações: Tmgd99

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
Eu sei que só falas por ti, daí aquela minha resposta, porque o teu discurso era o mesmo.
Admiro agora a tua compreensão e ponderação na avaliação.
E claro que o Mourinho falharia na função principal do que é um treinador da formação: formar. Acho que agora já entendes isso, uma vez que não te vejo a reclamar da entrada em falso dos sub-17. Eu não reclamo, atenção, só espero que o treinador ajude os miúdos a evoluir. Mas isso sou eu (e tu…agora).
--------------------------

Se queres que te diga mantenho o essencial, e o essencial é que o FC Porto tem de ganhar e não pode nem deve ser goleado como já foi este anos nos iniciados pelo benfica, nem perder como guimaraes e famalicão por hábito e se queres que te diga tudo isso foi resultado da gestao danosa e cega de PdC e seus muchachos tolerada por muita gente.

• Haha

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
--------------------------

Se queres que te diga mantenho o essencial, e o essencial é que o FC Porto tem de ganhar e não pode nem deve ser goleado como já foi este anos nos iniciados pelo benfica, nem perder como guimaraes e famalicão por hábito e se queres que te diga tudo isso foi resultado da gestao danosa e cega de PdC e seus muchachos tolerada por muita gente.
A questão é essa: tu só olhavas aos resultados e esquecias que o essencial do processo formativo não era esse. Era formar, ter miúdos prontos a serem lançados na A. E isso já se vê há alguns anos, mesmo quando dizias que tudo se fazia mal. Ou ouro da casa apareceu em abril de 2024? Pessoas que foram desvalorizadas e até ridicularizadas, como José Ferreirinha, regressam agora e bem. Porque será?
Se essa da tolerância era para mim, eu nunca votei em PdC. Mas conheço quem esteja agora no clube que validou tudo o que PdC fazia em 2020 e até foi dos primeiros a subscrever a candidatura (deve ser essa a tolerância que falas).

• Like

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
Resultados? Sim chocantes.
Vi várias vezes jovens copiosamente goleados em casa pelos de lisboa e não só. Houve resultados vergonhosos no Olival, como nunca aconteceram nos ultimos 50 anos na formação, não por culpa de tecnicos e jogadores.

Quanto aos jovens formados, também vejo bons resultados no benfica e scp, e melhores vendas. Aliás PdC desgraçadamente nunca conseguiu ter uma politica que valorizasse os seus melhores ativos e as vendas de Dalot, Vitinha, F Vieira, Ruben neves foram desastrosas e em desespero.

Quanto aos resultados, sim são importantes, desculpem lá, mas não gosto, perder com o benfica e scp em casa e não inventem desculpas com catanados, porque tambem os temos e já vi o Braga, o Famalicão, o Gil, o Estoril, Guimaraes e outros a limpar nos acodea sem catanados.

Repito não gosto, detesto ver a formação perder com o os de lisboa.

• Haha

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
A história do erguer do dragão e da mistica vitoriosa do FC doPorto anos 70 e 80 começou com equipas de iniciados, juvenis e juniores que nos anos 70, com Rodolfo, Pavao, Seninho, Chico Gordo, Gomes, Oliveira, Julio, Coelho e outros treinados por Artur Baeta, Sr. Feliciano, e mais tarde outras gerações mais tarde com Joao Pinto, Jaime Magahlaes, Bandeirinha treinadas por Costa Soares começaram a criar MENTALIDADE vencedora.

Houve anos em que ganhamos TUDO. Iniciados, Juvenis, Juniores e anos em que houve infantis.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
@grandeporto fico só a aguardar portanto a tua reação a este início dos sub-17. Senão fico a pensar que tens dois pesos e duas medidas.
E não me venhas com anos 70 e 80 e com esses dados que nem para mim são novidade, porque já li artigos sobre isso. O mundo evoluiu muito depois disso e mesmo os clubes mais pequenos agora trabalham bem a formação.
Só para teres noção (e isto num nível de formação baixo): tive um colega que foi formado no Vizela, até chegou a ir à seleção distrital e jogou os nacionais da formação. Teve a mesma lesão 2 vezes e veio jogar para minha equipa (na altura, 1a divisão distrital de juniores de Braga). Isto só para dizer que o pai dele disse que o futebol que nós praticávamos era o melhor que tinha visto naqueles anos todos (nacionais, inclusive). E estamos a falar de um clube mesmo pequeno (AD Oliveirense). Para teres noção de que, já nesse nível, as equipas sabem jogar à bola.
O futebol evoluiu. Há que entender isso, há que entender que o Famalicão também sabe trabalhar, o Braga também (entre outros).
Já percebi que para ti, os resultados são tudo. Eu não podia discordar mais (aliás a derrota também faz parte da evolução). Por exemplo, as bases das equipas da vitória da YL foram goleadas anteriormente pelos lamps. E isso, quanto muito, ajudou-os a ganhar calo e experiência, a evoluir.

PS: de acordo com o ponto das vendas, mas não metas aí o Fábio Vieira (se não sabes, o Arsenal quer emprestá-lo).

Última edição:
  • Like

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,158
15,077
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
@grandeporto fico só a aguardar portanto a tua reação a este início dos sub-17. Senão fico a pensar que tens dois pesos e duas medidas.
E não me venhas com anos 70 e 80. O mundo evoluiu muito depois disso e mesmo os clubes mais pequenos agora trabalham bem a formação.
Só para teres noção (e isto num nível de formação baixo): tive um colega que foi formado no Vizela, até chegou a ir à seleção distrital e jogou os nacionais da formação. Teve a mesma lesão 2 vezes e veio jogar para minha equipa (na altura, 1a divisão distrital de juniores de Braga). Isto só para dizer que o pai dele disse que o futebol que nós praticávamos era o melhor que tinha visto naqueles anos todos (nacionais, inclusive). E estamos a falar de um clube mesmo pequeno (AD Oliveirense). Para teres noção de que, já nesse nível, as equipas sabem jogar à bola.
O futebol evoluiu. Há que entender isso, há que entender que o Famalicão também sabe trabalhar, o Braga também (entre outros).
Já percebi que para ti, os resultados são tudo. Eu não podia discordar mais (aliás a derrota também faz parte da evolução). Por exemplo, as bases das equipas da vitória da YL foram goleadas anteriormente pelos lamps. E isso, quanto muito, ajudou-os a ganhar calo e experiência, a evoluir.
PS: de acordo com o ponto das vendas, mas não metas aí o Fábio Vieira (se não sabes, o Arsenal quer emprestá-lo).
Lembro-me de ver esse Clube á uns 20 anos atrás já com futebol feminino. Lembro-me perfeitamente de uma loira tesuda que era guarda redes.

E por falar em Clubes desses lados, hoje passei a Guimarães de moto e vi uma publicidade ao 10⁰(!) Campo de Férias do Riba D'Ave para miudos dos 4 aos 15 anos.

Ai meu Porto 🧐

Mas vá, desculpem o offtopic

• Love
Reações: simao977

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Lembro-me de ver esse Clube á uns 20 anos atrás já com futebol feminino. Lembro-me perfeitamente de uma loira tesuda que era guarda redes.

E por falar em Clubes desses lados, hoje passei a Guimarães de moto e vi uma publicidade ao 10⁰(!) Campo de Férias do Riba D'Ave para miudos dos 4 aos 15 anos.

Ai meu Porto 🧐

Mas vá, desculpem o offtopic
Futebol salão feminino, amigo.
E era a Helena. Era muito bonita, sim. Mas também exageraste no tempo dela, diria uns 15 anos.
Em relação ao RAHC, em termos de marketing, tem aumentado bastante a presença em vários meios (quer redes sociais quer em locais físicos). Está a dar frutos, por acaso. 😎

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,158
15,077
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Futebol salão feminino, amigo.
E era a Helena. Era muito bonita, sim. Mas também exageraste no tempo dela, diria uns 15 anos.
Em relação ao RAHC, em termos de marketing, tem aumentado bastante a presença em vários meios (quer redes sociais quer em locais físicos). Está a dar frutos, por acaso. 😎
Foi na parte de trás de um autocarro a publicidade.

Ps: Não estou confuso, a Oliveirense tinha futebol 11 feminino á cerca de 20 anos atrás.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Foi na parte de trás de um autocarro a publicidade.

Ps: Não estou confuso, a Oliveirense tinha futebol 11 feminino á cerca de 20 anos atrás.
Sim, um dos locais físicos são as traseiras dos autocarros. Mas também não sei muito mais, agora vivo mais longe 😅
Ui, desconhecia totalmente isso, mas totalmente mesmo. Eu comecei a jogar em 2005 e só me recordo mesmo do futebol salão. Futebol 11 não fazia ideia, mas vou informar-me sobre isso. O futebol salão ainda durou uns anos, uma prima minha até jogou lá. Mas acabou e só regressou em 2022, como futebol 11.

• Like
Reações: Um Portista

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
E não me venhas com anos 70 e 80 e com esses dados que nem para mim são novidade, porque já li artigos sobre isso. O mundo evoluiu muito depois disso e mesmo os clubes mais pequenos agora trabalham bem a formação.

---------------------------------------------------------

Em relação aos sub 17, e mesmo em relação a toda a formação desejo muito sucesso mas não espero resultados a breve prazo, o clube está atrasado em relação aos de lisboa e nivelado com Braga, Fama, Guima. Se os sub 17 falham é preciso mudanças, ou de treinador ou contratar novos jogadores. Uma coisa que me mete impressão, é que raramente em ciclos de 3 anos saia um central, um lateral esquerdo, extremo ou um pdl com qualidade para I Liga, além da completa desconexão entra a A e a B e a B com a formação (uma coisa que parece o AVB já estar a tentar mudar).

O mundo evolui, mas nós nem por isso, e não passo cheques em branco, para mim só há um culto, FC do Porto, não cultivo personalidades, nem Pedroto (foi expulso de sócio em Assembleia no final dos anos 60), nem Oliveira, nem PdC, nem SC nem agora AVB.

O AVB tem o crédito de ter tido coragem para enfrentar uma estrutura anquilosada mas agarrada ao Poder. Mas se não tiver resultados será questionado. Agora acho estranho pessoas que NUNCA questionaram PdC, LG ou Joaquim Pinheiro ou os Coordenadores de Formação ao fim de 2 meses já estarem a criticar ???

Para mim os resultados e os titulos contam, sem resultados não há atratividade, na prospeção e angariação de novos adeptos, novos talentos e novos jogadores, não há atratividade negocial (os orcs exploraram isso até ao tutano). Mesmo no mundo das transferencias e valores na formação, desenvolvimento e negócio de jovens talentos, nem é preciso pensar muito, ficamos atrás dos de lisboa e a culpa mais uma vez não é dos atletas, mas de quem nos dirigiu.

• Haha

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia

Em relação aos sub 17, e mesmo em relação a toda a formação desejo muito sucesso mas não espero resultados a breve prazo, o clube está atrasado em relação aos de lisboa e nivelado com Braga, Fama, Guima. Se os sub 17 falham é preciso mudanças, ou de treinador ou contratar novos jogadores. Uma coisa que me mete impressão, é que raramente em ciclos de 3 anos saia um central, um lateral esquerdo, extremo ou um pdl com qualidade para I Liga, além da completa desconexão entra a A e a B e a B com a formação (uma coisa que parece o AVB já estar a tentar mudar).

O mundo evolui, mas nós nem por isso, e não passo cheques em branco, para mim só há um culto, FC do Porto, não cultivo personalidades, nem Pedroto (foi expulso de sócio em Assembleia no final dos anos 60), nem Oliveira, nem PdC, nem SC nem agora AVB.

O AVB tem o crédito de ter tido coragem para enfrentar uma estrutura anquilosada mas agarrada ao Poder. Mas se não tiver resultados será questionado. Agora acho estranho pessoas que NUNCA questionaram PdC, LG ou Joaquim Pinheiro ou os Coordenadores de Formação ao fim de 2 meses já estarem a criticar ???

Para mim os resultados e os titulos contam, sem resultados não há atratividade, na prospeção e angariação de novos adeptos, novos talentos e novos jogadores, não há atratividade negocial (os orcs exploraram isso até ao tutano). Mesmo no mundo das transferencias e valores na formação, desenvolvimento e negócio de jovens talentos, nem é preciso pensar muito, ficamos atrás dos de lisboa e a culpa mais uma vez não é dos atletas, mas de quem nos dirigiu.
Estamos atrás e andamos a falar de ouro da casa?
Depois, eu só te critiquei a ti e à tua capacidade de contorcionismo. Até elogiei termos ido buscar de novo o Ferreirinha e o Sérgio.
Não venhas com mentiras ou verdades adulteradas que eu não critiquei nada da formação até agora.

Cheue

12 Maio 2016
23,384
37,259
Conquistas
7
108

há quantas décadas não tínhamos tantos jogadores da formação a chegar à equipa A?

evoluiu-se muito nos últimos anos.
há talento, a formação dos rivais também é boa, mas temos que tentar ser os melhores, claro.

mas o problema não é agora, foram os anos e anos em que se cagava completamente para a formação.

• Like
Reações: Tmgd99 e jmj

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,414
12,832
Mas conheço quem esteja agora no clube que validou tudo o que PdC fazia em 2020 e até foi dos primeiros a subscrever a candidatura (deve ser essa a tolerância que falas).

Tens razão em muito do que escreves e estavas a ir tao bem, completamente desnecessário essa boca, que tresanda a azia, (lá está, se calhar a critica ate é injusta, mas é o que parece) ao AVB.

Com um presidente que fica para a historia do clube como a figura mais importante do mesmo, que ocupou o cargo durante mais de 40 anos, seria mais fácil encontrar uma agulha num palheiro do que alguém que, a determinada altura, em determinada época, não tivesse apoiado PdC, para que/qual a necessidade de vir mandar uma boca ao homem que está a tentar salvar os cacos o estado em que deixaram o clube ?

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Tens razão em muito do que escreves e estavas a ir tao bem, completamente desnecessário essa boca, que tresanda a azia, (lá está, se calhar a critica ate é injusta, mas é o que parece) ao AVB.

Com um presidente que fica para a historia do clube como a figura mais importante do mesmo, que ocupou o cargo durante mais de 40 anos, seria mais fácil encontrar uma agulha num palheiro do que alguém que, a determinada altura, em determinada época, não tivesse apoiado PdC, para que/qual a necessidade de vir mandar uma boca ao homem que está a tentar salvar os cacos o estado em que deixaram o clube ?
Primeiro, tentei defender-me do ataque que ele tentou fazer com o “tolerado por muita gente”. Eu nunca tolerei onde realmente importa, que são as urnas.
Depois, e honestamente já vem da campanha, nunca consegui compreender críticas que não se cingissem apenas aos últimos 4 anos. Porque lá está, alguém que é dos primeiros a subscrever a candidatura de PdC não pode discordar muito da gestão até ao momento (2020).
Já na altura, fiquei desiludido com o AVB por se pôr ao lado da gestão de PdC, que já dava todos os indícios do que se seguia. Não digo candidatar-se, até porque ainda treinava, mas criticar o que já se via que estava mal.
E eu não tenho azia. Confesso que não votei nele como não votei em PdC. Mas como sempre disse, espero o seu sucesso, porque será o do clube.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,325
6,370
Se quiserem posso provar que o FCdo Poto era líder de titulos na formção, com muito prazer. Se perdeu a liderança foi graças às desastrosas opções de dois homens, em 1º lugar o PdC e em 2º lugar Antero Henriques que espero o AVB não lhe dê corda.

É fácil os dados estão aqui para rever amatéria:

Amigo as coisas tem de ser vistas em certo enquadramento.
Ganhar na formação nem sempre é significativo de geração de qualidade( para atingir a primeira equipa)
Se fosse assim a geração 1992( Sérgio Oliveira) seria uma das melhores de sempre que ganhou títulos em todos os escaloes e um avançado de 166cm de seu nome Pipo seria o novo Romário porque fez quase 250 golos no seu trajecto na nossa formação.
Curiosamente a geração de 2000 que colocou mais jogadores na equipa A nos últimos anos antes de ter ganho a Youth, amargou 3 lugar nos iniciados e juvenis.

Uma coisa é ficar em 2o ou 3o e ser competitivo.
Outra coisa é o que aconteceu época passada na fase final que foi uma autêntica amálgama de merda promovida pelo Capucho.

Não pode voltar a haver outra época na formação como nos juniores da época passada

• Like
Reações: grandeporto

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,325
6,370
há quantas décadas não tínhamos tantos jogadores da formação a chegar à equipa A?

evoluiu-se muito nos últimos anos.
há talento, a formação dos rivais também é boa, mas temos que tentar ser os melhores, claro.

mas o problema não é agora, foram os anos e anos em que se cagava completamente para a formação.
A única coisa que evoluiu é ausência do money on the bank.
Tivéssemos uma situação financeira boa, apostar na formação seria considerado " sportinguização".
Antes do Ruben Neves, Sérgio Oliveira e André Silva, existiram jogadores como Vieirinha( este fez uma carreira respeitável e chegou a selecção) ou Castro que foram mandados embora e tinha perfeitamente qualidade para chegar a primeira equipa

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,695
23,961
Gaia
A única coisa que evoluiu é ausência do money on the bank.
Tivéssemos uma situação financeira boa, apostar na formação seria considerado " sportinguização".
Antes do Ruben Neves, Sérgio Oliveira e André Silva, existiram jogadores como Vieirinha( este fez uma carreira respeitável e chegou a selecção) ou Castro que foram mandados embora e tinha perfeitamente qualidade para chegar a primeira equipa
---------------------

Não conseguiria responder melhor.

• Like
Reações: supra04