Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,321
6,252
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Regod disse:
Quem monta a equipa de trabalho é o presidente. Está mais que visto que o presidente ja nao tem capacidade para ser presidente do Porto.
Eu ontem escrevi 2 post.  Um no tópico do jogo, outro no do treinador, apaguei os 2.

Críticas para mim agora é só neste tópico. Não se pode criticar ninguém por fazer apenas aquilo que é capaz, as críticas tem de ser dirigidas a quem por orgulho e necessidade de ser a única estrela continua a contratar pessoas sem competências para as funções.

Alguém que curiosamente para muitos por aqui é o único responsável pelas vitórias do passado, mas em relação às vergonhas do presente a culpa é sempre de outros....

Cada dia que passa o PdC leva o clube mais para o fundo.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
24,509
16,850
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Se uma pessoa pensar bem, ve que os porblemas vem dos ultimos anos do jesualdo, mas houve uma bolha de ar chamada AVB e outra chamada VP.

domribeiro disse:
Eu ontem escrevi 2 post.  Um no tópico do jogo, outro no do treinador, apaguei os 2.

Críticas para mim agora é só neste tópico. Não se pode criticar ninguém por fazer apenas aquilo que é capaz, as críticas tem de ser dirigidas a quem por orgulho e necessidade de ser a única estrela continua a contratar pessoas sem competências para as funções.

Alguém que curiosamente para muitos por aqui é o único responsável pelas vitórias do passado, mas em relação às vergonhas do presente a culpa é sempre de outros....

Cada dia que passa o PdC leva o clube mais para o fundo.
Eu critico o NES porque nao consigo nao criticar, mas claro que nao concordo em mandar para a rua. A direçao fez esta escolha, logo quem tem de ser responsabilizado é a direçao. Enquanto o pessoal nao perceber isto, todos os anos vai ser a mesma historia.

De resto concordo, ja fui atacado por portistas por dizer que o mérito do Porto ganhador nao foi so de PDC, alias o mérito da revoluçao do clube foi de Pedroto, PDC continuou e soube rodear-se das pessoas certas, que tinham amor ao clube com muitas delas a gastar rios de dinheiro no clube.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Vlk disse:
A oposição ou existe de forma convicta ou mais vale nem existir.
Pois, mas o mal é que dificilmente haverá essa convicção enquanto quem está no poder se mantiver. Com os SD & Macacos bem controlados, qualquer um teme pelas eventuais ameaças que surgiriam a uma oposição.

Dirk

Arquibancada
6 Outubro 2015
177
0
O futebol é um mundo especial.

Pensem nos documentos do leaks. Várias das coisas lá reveladas --- por documentos oficiais --- mostram um padrão de má gestão, lesiva dos interesses do clube... Agora imaginem uma empresa normal. Os accionistas fariam cair a gestão da empresa. Cabeças rolariam. Aqui no futebol, é visto como "normal".

A nível financeiro, estamos prestes a apresentar valores monstruosos de prejuízo. E mais grave que isso, facilmente percebemos que não acrescentamos valor ao plantel... antes pelo contrário, o Porto investiu como se fosse um clube Inglês, que não depende das mais valias de vendas... ou seja, o Porto para atingir certos níveis altíssimos de mais valias, basicamente teria de vender quase todo o onze e depois comprar opções bem menos custosas que essas para manter um equilíbrio financeiro --- mas sabemos que isso não é o que acontece. Antes pelo contrário, a cada desaire, damos mais um passo para o precipício.

Tudo isto é obviamente afetado pela parte desportiva, que é melhor nem falar. Em três/quatro anos, esta direção conseguiu que o Porto se encaminhe para se tornar no Sporting do Godinho Lopes.

O que sempre mais me chocou na direcção do Porto, é basicamente olhar para os membros constituintes da mesma e não perceber o que acrescentam. Quais as suas valias e qualidades? Qual o seu estado de saude fisica e mental neste período da vida? Temos Pinto da Costa, máximo responsável, mas que depois é ajudado por... Reinaldo Teles, Caldeira... Fernando Gomes? Algum destes nomes vos inspira confiança? Exorta energia? Precisamos de sangue novo para ontem. E eu nem falo em termos de presidente. Esta direcção deveria ter-se renovado. Ao contrário, perpetuaram o que de mal já lá estava. São travões do crescimento.

Apesar de também achar que isto será um processo lento, por mais que me custe dizer isto, temo que quem esteja lá dentro não estando contentes, estão aconchegados ($$$), por isso não passa por uma acção própria, "apresentamos a nossa demissão", passará por uma volta de 180º da claque (improvável se for verdade que estão a mando da direcção)... e acima de tudo pela coragem de algum Portista com alguma credibilidade que surja.

Custa-me acreditar que o Porto pudesse ter nova época vergonhosa, longe da luta do título, sem futebol, sem expetativas... e nada se passe, apesar de este ser o primeiro ano de mandato...

Draganblue

Bancada lateral
18 Março 2012
527
98
43
London
Largos dias teem 100 anos meu caro, pois apesar de teres razão em tudo o que escreveste, nao há ninguém neste momento que se atreva a chegar a frente e apresente alternativas face á actual situação, muito culpa do NGP pois por respeito (e se calhar medo de algo que possa esta por detrás  dele...) alguém se atreve a chegar perto, tá visto que sò quando o homem morrer é que irá haver mudanças ! daqui ate la resta nos penar .....
Gostava que a malta nova se lembrasse como o NGP comecou... e no que esta agora .... ou seja nada haver com o que era/pensava!

P.S: nao desejo mal nenhum ao NGP , apenas relato o que todos os Portistas veem mas nao dizem...

IsaacDaniel86

Arquibancada
6 Março 2016
370
0
38
Cascais
www.facebook.com
Nem mais. A culpa também é nossa, pois não permitimos que alguém se chegue à frente. A única solução é um numeroso numero de adeptos se chegar À frente do Oliveira, Baia, AVB, etc um exemplo, não interessa quem.

Só assim, um desses ou outro avançará..

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,572
7,063
Draganblue disse:
Largos dias teem 100 anos meu caro, pois apesar de teres razão em tudo o que escreveste, nao há ninguém neste momento que se atreva a chegar a frente e apresente alternativas face á actual situação, muito culpa do NGP pois por respeito (e se calhar medo de algo que possa esta por detrás  dele...) alguém se atreve a chegar perto, tá visto que sò quando o homem morrer é que irá haver mudanças ! daqui ate la resta nos penar .....
Gostava que a malta nova se lembrasse como o NGP comecou... e no que esta agora .... ou seja nada haver com o que era/pensava!

P.S: nao desejo mal nenhum ao NGP , apenas relato o que todos os Portistas veem mas nao dizem...
o NGP quando assumiu a Liderança do CLube, conhecia o FCPorto como poucos e soube defender o Clube com frontalidade sem medo de guerras .... mas também é verdade que tinha um conjunto de Homens à sua volta que sentiam e defendiam o Clube como poucos (Teles Roxo, Reinaldo Teles, José Maria Pedroto,etc.).
Ao longo de diversas décadas ganhou tudo e catapultou o FCPorto para uma dimensão tremenda.
Hoje, o NGP está mais velho mas não acredito que tenha ficado burro, não acredito que queira o insucesso do NGC, se calhar já não tem a força necessário e recomendável para proceder à mudança como o CLube precisa.
Como tal, talvez o melhor seja cair esta direção para entrar uma outra, e com um novo timoneiro mas para que isso aconteça é preciso que alguém esteja disposto a assumir o NGC e parece-me que ninguém se quer chegar à frente.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,234
62
Porto
A maior questão neste momento, quanto a mim, é se os sócios deixarão esta Direcção manter-se em funções  durante os próximos 4 anos, se não houver qualquer indício de que a Estrutura tem a força de voltar a puxar o clube para cima.
Até ver, e tem sido assim nos últimos anos, a curva tem vindo a ser descendente, sem nenhum sinal de melhoria. Queremos nós mais 4 anos disto, quando é visível que a cada ano que passa temos vindo a perder hegemonia e força? Até que ponto queremos nós deixar as coisas chegar? A um ponto sem retorno? A uma crise profunda que nos possa levar anos e anos para conseguir sair dela, enquanto os nossos rivais crescem?

Até quando é que nós deixaremos esta situação perpetuar-se, sem virarmos a página e darmos um novo rumo ao Clube?

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,753
5,417
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Artur Jorge
mmmkk disse:
A maior questão neste momento, quanto a mim, é se os sócios deixarão esta Direcção manter-se em funções  durante os próximos 4 anos, se não houver qualquer indício de que a Estrutura tem a força de voltar a puxar o clube para cima.
Até ver, e tem sido assim nos últimos anos, a curva tem vindo a ser descendente, sem nenhum sinal de melhoria. Queremos nós mais 4 anos disto, quando é visível que a cada ano que passa temos vindo a perder hegemonia e força? Até que ponto queremos nós deixar as coisas chegar? A um ponto sem retorno? A uma crise profunda que nos possa levar anos e anos para conseguir sair dela, enquanto os nossos rivais crescem?

Até quando é que nós deixaremos esta situação perpetuar-se, sem virarmos a página e darmos um novo rumo ao Clube?
Estou de acordo, mas tenho uma questão.

Como é que os sócios vão impedir esta direcção de manter-se em funções? Com manifestações públicas? Em AG's? Petições? Os sócios podem obrigar esta gente a demitir-se? É que eu não vejo como, a não ser que haja a hipótese de fazer uma AG extraordinária para destituir a SAD, ou com um abaixo assinado de x sócios isso seja possível. Mas com o braço armado da SAD, os SD, parece-me complicado tal suceder, além de que, há sempre muita gente preocupada em jogar areia para os olhos de adeptos e sócios nas redes sociais, para encobrir a verdade.

O FCP há 3 anos atrás estava apenas a 5 títulos de campeão do benfica. Algo verdadeiramente impensável há coisa de 30 anos atrás. Mais precisamente, há 34 anos, em 1982, quando PdC assumiu a presidência, o FCP tinha... 7 titulos de campeão. O benfica tinha 24. Se somarmos os 2 titulos nos 2 anos seguintes - 83' e 84' -, dá 26. É normal que não tenhamos ganho de imediato quando PdC chegou à presidencia com Pedroto a seu lado a treinador. Havia muito que reestruturar, e construir.

Portanto, vamos fazer esta contagem, a partir de 1984, onde os lampiões tinham 26 titulos, os lagartos 16, e nós 7! REPITO: SETE!!!!

A partir daí e durante os 29 anos seguintes, até 2013, fomos campeões 20 vezes. benfica, 6 vezes, sporting 2 e boavista 1!

Em 29 anos, o FC Porto emagreceu uma desvantagem de 19 para 5 em relação ao benfica, e de uma desvantagem de 9 para uma vantagem de 9 para o sporting! Colossal!

Tornámo-nos na força nº 1 em Portugal, temidos, respeitados, invejados! Em numero de titulos oficiais passámos o benfica amplamente, e julgo que a diferença chegou a estar em 74-67. Hoje já estamos atrás...

O que pretendo mostrar com isto, é que fizemos algo impensável.
E em tão pouco tempo estamos a dar cabo de tudo o que se construiu. E que vai ao encontro do que disseste sobre esta ser uma crise que poderá levar anos a ser debelada, enquanto os rivais crescem, e a diferença aumenta de novo para patamares que ainda não sabemos quais são. Neste momento a diferença está em 8 titulos. Há 3 anos era 5. Nada me garante que, a continuar este estado de coisas, em 2020, não estejamos a 10 ou 11. Depois de todo o trabalho desenvolvido, todo o esforço para chegarmos onde chegámos, perante a incredulidade e muito nervosismo de muitos, a situação pode voltar, não digo ao que era, mas podemos ver cavado um fosso novamente complicado de suplantar, e para conseguir esse desiderato teremos de começar do zero em muitos aspectos.

Sinceramente, quando penso como estará o FC Porto, não em 2019, ou 2020, mas já em 2018, até me custa a imaginar, e confesso que sinto receio do que pode vir por aí.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,258
22,722
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
. Que esta direcção não tem competência para esta fase, é evidente
. Que é constituída por Homens já sem vitalidade, energia ou ambição é evidente
. Que estão respaldados por um regime interno que faz de tudo para que ninguém ouse colocar o poder nstituido em causa também é evidente, e é AQUI neste ponto que se vê como o Amor pelo clube cai por terra, na forma agressiva como se comportam perante qq adepto que os critique ou questione os tantos e tantos e tantos e tantos episódios que deixam muitas duvidas...quem gosta tanto do clube e dos adeptos não se comporta desta forma relativamente ao seu poder. Não manda calar adeptos, não agride adeptos, não persegue adeptos

A preocupação principal da direcção de Pinto da Costa é garantir que lá continuam, custe o que custar para o clube. O que diz isto?

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
7,102
1,448
Conquistas
2
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
Miguel Alexandre disse:
. Que estão respaldados por um regime interno que faz de tudo para que ninguém ouse colocar o poder nstituido em causa também é evidente, e é AQUI neste ponto que se vê como o Amor pelo clube cai por terra, na forma agressiva como se comportam perante qq adepto que os critique ou questione os tantos e tantos e tantos e tantos episódios que deixam muitas duvidas...quem gosta tanto do clube e dos adeptos não se comporta desta forma relativamente ao seu poder. Não manda calar adeptos, não agride adeptos, não persegue adeptos

A preocupação principal da direcção de Pinto da Costa é garantir que lá continuam, custe o que custar para o clube. O que diz isto?
Mais grave, temos uma direcção que está tão ocupado com o seu umbigo que nem sequer se soube defender da mudança de poder para Lisboa. Agora temos a arbitragem dominada pela segunda circular.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,750
24,067
Gaia
Miguel Alexandre disse:

-----------------------------

Excelente análise, a realidade é dura, mais duro é fazer de conta e acordar mais tarde,

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
7,102
1,448
Conquistas
2
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
grandeporto disse:

Excelente análise, a realidade é dura, mais duro é fazer de conta e acordar mais tarde,
O problema é que se no fim-de-semana ganhas ao rasga a manta, fica toda a gente eufórica e o presidente é o maior. Vive-se um dia de cada vez, em vez de se olhar para o horizonte.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,258
22,722
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Na altura da saída de Antero houve um forista que disse algo do estilo "nada como mudar qualquer coisa para garantir que fica tudo na mesma", ou seja, com promessas, discursos fait-divers e mudanças de decoração sem ir às questões de fundo é uma forma de tudo se manter igual. É por isso que qualquer mudança na direcção que não passe pelo core, nenhum resultado trará.

Há varias formas de se construírem/fortalecerem clubes, há clubes que optam por ter treinadores "bigger than life" que forçam que todo o futebol gire à sua volta mas esses custam caro, há outros que constroem uma estrutura modernizada e ambiciosa como o Sevilla, o Atletico, o Dortmund...nos temos uma estrutura dos anos 80.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,747
Conquistas
1
  • José Mourinho
Miguel Alexandre disse:
Na altura da saída de Antero houve um forista que disse algo do estilo "nada como mudar qualquer coisa para garantir que fica tudo na mesma", ou seja, com promessas, discursos fait-divers e mudanças de decoração sem ir às questões de fundo é uma forma de tudo se manter igual. É por isso que qualquer mudança na direcção que não passe pelo core, nenhum resultado trará.

Há varias formas de se construírem/fortalecerem clubes, há clubes que optam por ter treinadores "bigger than life" que forçam que todo o futebol gire à sua volta mas esses custam caro, há outros que constroem uma estrutura modernizada e ambiciosa como o Sevilla, o Atletico, o Dortmund...nos temos uma estrutura dos anos 80.
O Atlético está ai a mais. Aliás, eles correspondem à primeira opção. Todo o futebol do Atlético gira à volta do Simeone. A estrutura do Atlético é das piores coisas que anda para ai. Antes de chegar o Simeone eram o Patético de Madrid.

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
9,442
2,591
Philipp disse:
O Atlético está ai a mais. Aliás, eles correspondem à primeira opção. Todo o futebol do Atlético gira à volta do Simeone. A estrutura do Atlético é das piores coisas que anda para ai. Antes de chegar o Simeone eram o Patético de Madrid.
Quem me dera ter um "Simeone" agora no Porto!!!!....

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,750
24,067
Gaia
Juary disse:
Quem me dera ter um "Simeone" agora no Porto!!!!....
Juary essa foto que te acompanha é que nos anima, mais do que o simeone.

Eu só queria o PdC de há 30 anos acompanha do POncio e do teles Roxo, gente séria e COMPETENTE.

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,620
3,165
41
Almada
Não podemos olhar para o futuro estando refens e presos no passado! Mas a verdade é que a nossa realidade futura vai ser pior que a nossa realidade atual. Não se avizinha ninguém com competência para dirigir o clube e além disso quem herdar o clube vai ter de gerir o buraco que foram cavando.