mmmkk disse:
A maior questão neste momento, quanto a mim, é se os sócios deixarão esta Direcção manter-se em funções durante os próximos 4 anos, se não houver qualquer indício de que a Estrutura tem a força de voltar a puxar o clube para cima.
Até ver, e tem sido assim nos últimos anos, a curva tem vindo a ser descendente, sem nenhum sinal de melhoria. Queremos nós mais 4 anos disto, quando é visível que a cada ano que passa temos vindo a perder hegemonia e força? Até que ponto queremos nós deixar as coisas chegar? A um ponto sem retorno? A uma crise profunda que nos possa levar anos e anos para conseguir sair dela, enquanto os nossos rivais crescem?
Até quando é que nós deixaremos esta situação perpetuar-se, sem virarmos a página e darmos um novo rumo ao Clube?
Estou de acordo, mas tenho uma questão.
Como é que os sócios vão impedir esta direcção de manter-se em funções? Com manifestações públicas? Em AG's? Petições? Os sócios podem obrigar esta gente a demitir-se? É que eu não vejo como, a não ser que haja a hipótese de fazer uma AG extraordinária para destituir a SAD, ou com um abaixo assinado de x sócios isso seja possível. Mas com o braço armado da SAD, os SD, parece-me complicado tal suceder, além de que, há sempre muita gente preocupada em jogar areia para os olhos de adeptos e sócios nas redes sociais, para encobrir a verdade.
O FCP há 3 anos atrás estava apenas a 5 títulos de campeão do benfica. Algo verdadeiramente impensável há coisa de 30 anos atrás. Mais precisamente, há 34 anos, em 1982, quando PdC assumiu a presidência, o FCP tinha... 7 titulos de campeão. O benfica tinha 24. Se somarmos os 2 titulos nos 2 anos seguintes - 83' e 84' -, dá 26. É normal que não tenhamos ganho de imediato quando PdC chegou à presidencia com Pedroto a seu lado a treinador. Havia muito que reestruturar, e construir.
Portanto, vamos fazer esta contagem, a partir de 1984, onde os lampiões tinham 26 titulos, os lagartos 16, e nós 7! REPITO: SETE!!!!
A partir daí e durante os 29 anos seguintes, até 2013, fomos campeões 20 vezes. benfica, 6 vezes, sporting 2 e boavista 1!
Em 29 anos, o FC Porto emagreceu uma desvantagem de 19 para 5 em relação ao benfica, e de uma desvantagem de 9 para uma vantagem de 9 para o sporting! Colossal!
Tornámo-nos na força nº 1 em Portugal, temidos, respeitados, invejados! Em numero de titulos oficiais passámos o benfica amplamente, e julgo que a diferença chegou a estar em 74-67. Hoje já estamos atrás...
O que pretendo mostrar com isto, é que fizemos algo impensável.
E em tão pouco tempo estamos a dar cabo de tudo o que se construiu. E que vai ao encontro do que disseste sobre esta ser uma crise que poderá levar anos a ser debelada, enquanto os rivais crescem, e a diferença aumenta de novo para patamares que ainda não sabemos quais são. Neste momento a diferença está em 8 titulos. Há 3 anos era 5. Nada me garante que, a continuar este estado de coisas, em 2020, não estejamos a 10 ou 11. Depois de todo o trabalho desenvolvido, todo o esforço para chegarmos onde chegámos, perante a incredulidade e muito nervosismo de muitos, a situação pode voltar, não digo ao que era, mas podemos ver cavado um fosso novamente complicado de suplantar, e para conseguir esse desiderato teremos de começar do zero em muitos aspectos.
Sinceramente, quando penso como estará o FC Porto, não em 2019, ou 2020, mas já em 2018, até me custa a imaginar, e confesso que sinto receio do que pode vir por aí.