Não sei porque dão tanta importância a uma crónica do Miguel Serrão. É um portista mediático sim mas apenas isso, tem tanta influência a opinião dele como a de qualquer um por incógnito que seja esse portista.Igual o Pedro Baldaia ou o Pedro Marques Lopes ou qualquer um.
Citei 3 casos de gente inteligente mas cujo trabalho não é própriamente o futebol.
Ainda voltando aos 3 citados a sua opinião tempos atrás não era bem esta, mudou agora porque os resultados têm sido catastróficos porque se fossem + ou - positivos não teriam mudado de opinião - não apenas eles mas muita gente, inclusive grande parte dos foristas neste espaço. Ainda não há muito tempo pediam mudanças na SAD protagonizadas por...Pinto da Costa como se não fosse ele o problema.
E é ele o problema porquê?
Porque é ele que é eleito e escolhe os restantes membros - sempre foi assim desde 1982 para cá.
O Pinto da Costa de 1982 (e mesmo de 1987 e 2000 a 2004 aqui quando já existia SAD) não é o mesmo, é o mesmo na pessoa em si mas não é o mesmo nos objetivos e ambições. As ambições que eram de servir o FCP e não a si próprio e clientela tornaram-se passado há longo tempo e não apenas de há 3 anos para cá. Quem não consegue ver isto paciência é porque não consegue analisar as políticas. As políticas tanto existem na política de Estado como nos negócios ou no dia a dia de cada um.
Dizer que o problema de Pinto da Costa é a idade é uma falsa questão, sempre foi costume e prática dele nas horas más não assumir os problemas, não ter capacidade para dar a volta por cima explicando às massas porque correu mal e como deverá correr melhor no futuro. Cada um é o que é e não aquilo que poderia ser - aqui já entra o problema da idade, não é depois dos 50 que vamos mudar atitudes e comportamentos e ele já ultrapassou há largos anos os 50, vai fazer 79 em Dezembro.
Mas não é estúpido, longe disso, porque soube rodear-se de uma clique que afasta qualquer hipótese de alguém o afrontar. Até soube arranjar maneira de ter uma "tropa de choque" e sabemos quem são - coisa inédita creio nos clubes mundiais principais de que fazemos parte.
Só será afastado de duas maneiras;
- ou morre ou fica doente e incapacitado de gerir o Clube, ou os resultados continuam catastróficos e é afastado de forma violenta. Nada que diferencie neste ponto da política dos regimes totalitários que começaram por querer limpar a porcaria que vinha de trás mas que depois se acomodaram no poder e passaram a reagir à moda do Rei Sol Luís XIV.
Qual é a diferença da política para aqui?
Na política desejamos ardentemente, aqueles que o desejam claro porque os acólitos ou beneficiários dele continuam fiéis sempre, o fim desse regime. No clubismo é complicado porque não desejamos nunca a derrota do Clube embora...entre 1980 e 1982 Pinto da Costa nunca frequentasse as Antas e andava por Guimarães e outras bandas a festejar as derrotas de Stessl e Américo Sá - eu tenho memória e sei do que estou a afirmar. O filho também quando escorraçado do Clube também andou com Veiga (outro ressabiado) a festejar títulos do Benfica. Mas o adepto que paga as cotas ou o adepto que não é sócio mas apenas deseja a vitória do seu Clube nunca teve desvarios destes porque a sua ambição é apenas festejar triunfos e NUNCA OCUPAR A CADEIRA DO PODER.
E do meu ponto de vista, desde há largos anos, é isto o problema.