O problema de PdC é que está naquela fase da vida, um pouco como o Mário Soares, em que não tem muito filtro.
E ainda bem. Com o conhecimento que tem, a experiência que tem, esse é o papel dele
Que escreva memórias, que conte histórias, gosto de ler, ouvir, emociono me quando fala p.e. do Gomes, das vitórias antigas, de Artur Jorge, Pedroto, os meus ídolos de juventude...
Era ótimo, ter esse PdC, uma voz da experiência, uma consciência, que não fosse presidente do Porto, e que recordasse estas coisas "O que SC diz é verdade...O Porto gastou 40 ou 50M em Grujic, Galeno, David Carmo e Veron. E nenhum é titular. É um erro. Eu sei, porque estive lá, já cometi esse erro, oiçam o que digo."
Era bom, e era esse o papel dele, como foi o do Mário Soares, como foi o do Saramago, Manoel de Oliveira, o Veríssimo Serrão, um Eduardo Lourenço... para mim,o meu avô, para quem hoje olho com saudade e penso "afinal o velhote tinha razão e eu era puto e pensava que sabia tudo"....o papel de quem tem conhecimento empírico, experiência de vida, de quem pode ajudar os mais novos, seus sucessores a trilhar o seu caminho, evitando alguns erros.
Infelizmente, e com muita pena minha, PdC não se presta a esse papel. Podia ser o Presidente Vitor Baía a gastar 20M no David Carmo, podia ser o Presidente AVB a torrar 20M no Veron + Grujic, podia ser o Presidente Rui Moreira a ter ido buscar o Nakajima e era melhor que assim fosse, porque tinhas cá for a voz, a autoridade de PdC, validada pela sua experiência a dizer "Não façam isso, esse não é o caminho", como tivemos nós, Portugal, vozes que de uma forma ou outra contribuíram ou contribuem para que possamos avançar, progredir, que nos ajudam a não cometer os mesmo erros que eles cometeram...
Perdemos nós, perde PdC, perdem os possíveis candidatos que estariam muito mais respaldados, e sobretudo perde o Porto.
Mais uma vez, total respeito por PdC, infelizmente recorda me aquelas pessoas que já não têm condições para conduzir, mas insistem em fazê-lo, mesmo quando têm a seu lado quem o faça melhor.
E apesar de não o querer fazer, não consigo deixar de pensar noutra figura, bem mais sinistra, na longa história de Portugal, que não soube abandonar a cadeira do poder a tempo, ficou a ela agarrado, julgando ainda mandar, quando era apenas uma figura decorativa do regime à espera de cair...