Toda a gente fala em investidores e inevitabilidade de isso acontecer mas antes de mais perguntem-se primeiro
- é legal à Luz da lei portuguesa ter investidores nas SADs? Sim é
- qual a % máxima que pode ser adquirida?
Menos de 50%, uma SAD nunca pode ser controlada por investidores
- se a lei mudasse e um investidor pudesse controlar a SAD os nossos estatutos aceitariam?
neste momento não. Ainda que numa AG de urgência isso pudesse ser revertido
- que tipo de investidores querem investir em PT num mercado que não dá nem exposição nem retorno e uma SAD não pode ser controlada?
Algum maluco haverá, mas nem noutros mercados mais fortes os clubes são todos comprados ou quando são comprados os investimentos também não são nada por aí além (roma, napoles, marselha, etc)
- que tipo de contrapartida esse maluco quererá?
Pois essa seria a grande questão porque não há cafés grátis
- o que aconteceria a SAD se esse eventual maluco se cansasse de torrar € aqui ou entrasse em conflito com o presidente do clube que não pertence à SAD?
O que está acontecer ao os belenenses, ao malaga ou ao Chelsea
O chelsea devia mais de 2 mil milhões ao abramovic que afinal não injetou la € apenas emprestou
O malaga está a ser gerido pela uma entidade governamental para obrigar o clube a pagar as dívidas
posto isto, antes de querer ganhar já e potencialmente hipotecar o futuro é preciso pensar muito bem o que isto pode significar.
Isto não seria como comprar um adrian lopez ou um loum
Obrigado por responderes a muitas das questões e dúvidas que tinha.
Não é possível controlar mais que 50% da SAD, maravilha.
Imaginemos que eu sou O Antoniovich com muito dinheiro e que adoro o Porto e vejo a actual situação do clube e quero ajudar.
1.Estabelecer negocioções e comprar a maioria das acções da SAD, por mero exercício, 49% das acções. Valor esse que seria para abater emprestimos obrigacionistas, etc.
2. PdC para Chairman
3. Eleições para uma nova SAD, uma equipa que escolha 4 elementos da SAD e o investidor nomeia directamente 3 elementos da SAD.
4. Criação de uma estratégia de futuro para o clube votada em AG e conhecida por todos. O orçamento é este, as receitas vão ser estas, etc ... Ccriar uma Academia, bla bla bla ...
5. Criação de uma estratégia para resolver a situação financeira a longo prazo ...
E aqui é que entra a competitividade do clube e as contrapartidas para o investidor ...
6. Eu vou com base numa equipa de scouting adquirir uma série de jogadores de potencial inequívoco e em concordância com o Director Desportivo e Treinador.
- Empresto/cedo o jogador ao clube ficando com 50% do passe do jogador. O clube paga os salários ao jogador. Ao fim de 2-3 anos se o jogador tiver mercado tem que ser vendido, sendo as mais valias repartidas. Se for um flop tem que ser encontrada uma solução para o futuro do jogador ...
Não há cafés de borlas, é verdade que não ... muitos vão dizer que ele só quer ganhar dinheiro com o clube, etc ... Temos que contar que podem haver flops e que um negócio pode compensar outro ... Se num determinado período der prejuízo, então tem que ser repensada ...
Quando ao facto de quem quer investir em Portugal? Ainda ontem saiu uma notícia que o novo dono do Chelsea queria investir num clube em Portugal que servisse para novos jogadores se habituarem a Europa ...Queres melhor clube que o Porto? Que está sempre nos maiores palcos europeus?
Segundo so planos acima qual a dependência do nosso investidor? Eu não quero um investidor que chegue aqui e comece a despejar dinheiro ... assim é fácil gerir um clube ... o problema é quando ele se cansa e se vai embora ...
O que disse acima foi um mero exercício, podem haver muitas limitações, mas algo assim do género poderia funcionar ...