Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

J

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Dizer que PdC não tinha experiência nenhuma em 82 é um absurdo total, todos sabemos isso

Mas também não quer dizer nada, AVB mesmo sem experiência pode ser um grande presidente
Tem todas as condições para tal, penso eu
Comentário honesto: o AH vem no projecto? E vamos saber isso antes das eleições?

Comentário viperino: com o Chelsea em revolução, será que poderemos contar com ele? Os candidatos a presidente têm cláusula de rescisão?

• Haha
Reações: Pavão
J

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Isso da situação financeira é uma falácia contada agora para desculpar a situação que passamos...

Nós nunca tivemos carregadinhos dele para comprar estrelas, mas sempre conseguimos ( até 2014 ) contratar quem queríamos 80 % das vezes. E raramente tivemos saídas a custo zero. Assim de repente lembro-me do Drulovic e do Rodriguez como jogadores bons que saíram a 0.

Claro que existiram períodos ( 2001/2003 ) em que tivemos mais dificuldades mas isso todos tem. Desde 1998 que eu me lembro de ouvir os dirigentes a dizer que tínhamos que vender uma pérola por ano. Não vejo mal nenhum nisso e até acho saudável não haver cristalização de muitos jogadores no plantel.

Este clube precisa de vender e comprar para se manter na alta roda. Mas tem é que ter muito cuidado a contratar. E só o estritamente necessário.

Agora, dificuldades como passamos neste período ( 2017/2021 ) nunca, tirando nos inícios de PdC, tivemos, nem de perto nem de longe.

Uma coisa é não ter dinheiro para ir buscar o Romário em 1992, o Paulo Sousa em 1997, o C Prates em 1998, o João Pinto em 2000, o De la Peña em 2002 ou o Dzeko em 2015, outra é não ter dinheiro para necessidades básicas de qualquer clube com a dimensão do Porto!
A situação financeira do FCP pós-PdC foi, sempre, aflitiva!
Até à morte do Comendador, o FCP tinha um banco privativo, que salvou muitas situações! E não era bem gerido... pelo meio, a venda do Futre e do Rui Barros mitigou alguns problemas!
Depois, quando jorge de brito deixou de ser "só" o banco privativo e passou a ser também presidente deles, lá tivemos de acompanhar, mas não havia dinheiro e, relembro por exemplo, o Timofte por empréstimo!
Falhado o totonegócio, lá fomos salvos com a SAD (é verdade, os outros estavam bem pior)...
Acabado o dinheiro da SAD, lá apareceu o Mourinho e descobriu-se o negócio da venda de jogadores...
E a história é, mais ou menos, esta... sempre no limbo, salvo ligeiras excepções... a diferença é que não se sabia ou já se esqueceu...

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Sabes a que se deve aquela discriminação?
Se bem recordo, o período era propenso a isso...
No ano anterior, a rtp pagou a ida do Futre para o slb...
O PdC nunca foi uma figura simpática... e, pasme-se... o Cavaco foi Dragão de Ouro no ano anterior...

O objectivo era juntar as dívidas todas e aprovar o totonegócio, como se fez em Espanha... saneavam-se os clubes e resolviam o problema...
Claro está que a "força do povo" impediu uma resolução aceitável, por outra absurda... como foi o plano Mateus...

Voltando à vaca fria, as negociações estavam centralizadas na Liga (Valentim), mas, em alguns sítios (como no Porto) foram avançando processualmente, chegando ao ponto de se pedirem colaterais! Pelo que eu ouvi, na altura (mas nunca vi), o Estádio das Antas era composto por vários artigos prediais... um deles tinha a célebre pérola...que acabou penhorada... se foi por diligência abusiva de um funcionário da (então) DGCI ou intencionalmente usada por um conivente funcionário da DGCI, não sei... já ouvi as duas versões...

• Like

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,497
18,875
Vila Nova de Gaia, 1975
Se bem recordo, o período era propenso a isso...
No ano anterior, a rtp pagou a ida do Futre para o slb...
O PdC nunca foi uma figura simpática... e, pasme-se... o Cavaco foi Dragão de Ouro no ano anterior...

O objectivo era juntar as dívidas todas e aprovar o totonegócio, como se fez em Espanha... saneavam-se os clubes e resolviam o problema...
Claro está que a "força do povo" impediu uma resolução aceitável, por outra absurda... como foi o plano Mateus...

Voltando à vaca fria, as negociações estavam centralizadas na Liga (Valentim), mas, em alguns sítios (como no Porto) foram avançando processualmente, chegando ao ponto de se pedirem colaterais! Pelo que eu ouvi, na altura (mas nunca vi), o Estádio das Antas era composto por vários artigos prediais... um deles tinha a célebre pérola...que acabou penhorada... se foi por diligência abusiva de um funcionário da (então) DGCI ou intencionalmente usada por um conivente funcionário da DGCI, não sei... já ouvi as duas versões...
Porquê diligência abusiva ou conivente se a penhora do estádio pressupunha que fossem penhorados os diversos artigos prediais que o compunham e implicava a descrição dos mesmos em conformidade com as respectivas matrizes prediais?

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Porquê diligência abusiva ou conivente se a penhora do estádio pressupunha que fossem penhorados os diversos artigos prediais que o compunham e implicava a descrição dos mesmos em conformidade com as respectivas matrizes prediais?
Porque na base das conversas da altura, com o Valentim, as partes tinham estabelecido um acordo de cavalheiros em que não se avançariam com penhoras... pelo menos, enquanto decorressem as negociações... e, na época, o totonegócio era um dado adquirido, crieo eu... eu acho que chegaram a existir outras penhoras em clubes menores (poucos...), mas os outros grandes ficaram à margem, como ficou o Boavista... daí, as duas opções: diligência abusiva (porque contrariava o acordo de cavalheiros) ou conivente (precisamente, para explorar o assunto até ao limite)...

• Like

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,497
18,875
Vila Nova de Gaia, 1975
Porque na base das conversas da altura, com o Valentim, as partes tinham estabelecido um acordo de cavalheiros em que não se avançariam com penhoras... pelo menos, enquanto decorressem as negociações... e, na época, o totonegócio era um dado adquirido, crieo eu... eu acho que chegaram a existir outras penhoras em clubes menores (poucos...), mas os outros grandes ficaram à margem, como ficou o Boavista... daí, as duas opções: diligência abusiva (porque contrariava o acordo de cavalheiros) ou conivente (precisamente, para explorar o assunto até ao limite)...
A penhora e não a descrição da retrete...

A estória da retrete é uma genialidade de PdC para acicatar as massas.

• Like

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,680
45,215
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
A situação financeira do FCP pós-PdC foi, sempre, aflitiva!
Até à morte do Comendador, o FCP tinha um banco privativo, que salvou muitas situações! E não era bem gerido... pelo meio, a venda do Futre e do Rui Barros mitigou alguns problemas!
Depois, quando jorge de brito deixou de ser "só" o banco privativo e passou a ser também presidente deles, lá tivemos de acompanhar, mas não havia dinheiro e, relembro por exemplo, o Timofte por empréstimo!
Falhado o totonegócio, lá fomos salvos com a SAD (é verdade, os outros estavam bem pior)...
Acabado o dinheiro da SAD, lá apareceu o Mourinho e descobriu-se o negócio da venda de jogadores...
E a história é, mais ou menos, esta... sempre no limbo, salvo ligeiras excepções... a diferença é que não se sabia ou já se esqueceu...
Mas apesar de todo isso creio que com outro diretor financeiro seria possível ter um passivo mais reduzido, bem como recursos para construir a propalada de cidade do futebol e ainda termos um plantel com outra qualidade, no entanto infelizmente na SAD as pessoas não escolhidas ou nomeadas pelos seus méritos ou valores, mas sim por uma questão de jeito ou amizade.

• Like

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
A penhora e não a descrição da retrete...

A estória da retrete é uma genialidade de PdC para acicatar as massas.
Não vi a caderneta...deduzo que referisse expressamente a retrete... nem sei se o procedimento administrativo a isso obrigava... com um pingo de inteligência tinham travado isto...

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Mas apesar de todo isso creio que com outro diretor financeiro seria possível ter um passivo mais reduzido, bem como recursos para construir a propalada de cidade do futebol e ainda termos um plantel com outra qualidade, no entanto infelizmente na SAD as pessoas não escolhidas ou nomeadas pelos seus méritos ou valores, mas sim por uma questão de jeito ou amizade.
Com uma personalidade como a de PdC, todos os outros directores alinham com ele ou têm vida curta!
O CFO deve ser o que mais sofre!
Nunca percebi essa obsessão do mundo portista pelo FG! O FG é o que se lhe pede!
Mas, alguém imagina que o PdC, quando está negociar a renovação do SC ou a contratação do Pepê ou a venda do Díaz, envolve o FG?
Sem conhecimento de causa, eu imagino que o homem deva saber das coisas, quando lhe chega o contrato...
Alguém imagina o FG a dizer: "ó Presidente... 15 milhões por um rapaz brasileiro, é capaz de ser muito... e a ganhar x... não pode ser, vamos abortar o negócio..."

Depois, podemos apontar que tinha obrigação de correr o mundo inteiro para evitar a venda do Díaz em Janeiro! E, sobretudo, que no dia da eliminação pelo Atlético, devia ter tocado os sinos a rebate...
Agora, decisões estruturais... suspeito que a visão do Lucho (creio que é assim que o cão se chama...) deva ser mais importante...

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,680
45,215
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Com uma personalidade como a de PdC, todos os outros directores alinham com ele ou têm vida curta!
Nunca percebi essa obsessão do mundo portista pelo FG! O FG é o que se lhe pede!
Mas, alguém imagina que o PdC, quando está negociar a renovação do SC ou a contratação do Pepê ou a venda do Díaz, envolve o FG?
Sem conhecimento de causa, eu imagino que o homem deva saber das coisas, quando lhe chega o contrato...
Alguém imagina o FG a dizer: "ó Presidente... 15 milhões por um rapaz brasileiro, é capaz de ser muito... e a ganhar x... não pode ser, vamos abortar o negócio..."

Depois, podemos apontar que tinha obrigação de correr o mundo inteiro para evitar a venda do Díaz em Janeiro! E, sobretudo, que no dia da eliminação pelo Atlético, devia ter tocado os sinos a rebate...
Agora, decisões estruturais... suspeito que a visão do Lucho (creio que é assim que o cão se chama...) deva ser mais importante...
Mas a SAD como estrutura pensante deveria ter um número 2 com voz, isto apesar da fortíssima personalidade do Presidente Pinto da Costa, pois quiçá assim tivéssemos atualmente melhor financeiramente, quanto a Fernando Gomes lamento que seja apenas uma mera figura decorativa e que goste mais do seu vencimento em detrimento do F.C.Porto.

• Like

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Mas a SAD como estrutura pensante deveria ter um número 2 com voz, isto apesar da fortíssima personalidade do Presidente Pinto da Costa, pois quiçá assim tivéssemos atualmente melhor financeiramente, quanto a Fernando Gomes lamento que seja apenas uma mera figura decorativa e que goste mais do seu vencimento em detrimento do F.C.Porto.
Nunca tivemos e, certamente, nunca teremos com PdC...

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Creio quem teve mais perto desse papel o foi Antero Henrique, mas realmente é impossível que haja tal vital cargo no F.C.Porto durante o mandato de Pinto da Costa.
Pois...
O que não deixa de ser um argumento algo contraditório face à necessidade do número 2, em função da: a) reduzidíssima importância que ele dava às finanças do clube; b) inúmeras acusações de vigarice que contra ele proliferam neste e noutros espaços portistas...

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,680
45,215
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Pois...
O que não deixa de ser um argumento algo contraditório face à necessidade do número 2, em função da: a) reduzidíssima importância que ele dava às finanças do clube; b) inúmeras acusações de vigarice que contra ele proliferam neste e noutros espaços portistas...
Não digo que Antero Henrique fosse a pessoa ideal, mas que é necessário futuramente alguém com um perfil idóneo e com provas dadas em termos de gestão não tenho dúvidas, até porque tanto AVB ou Vítor Baía não devem ser propriamente uns génios na gestão financeira.

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Não digo que Antero Henrique fosse a pessoa ideal, mas que é necessário futuramente alguém com um perfil idóneo e com provas dadas em termos de gestão não tenho dúvidas, até porque tanto AVB ou Vítor Baía não devem ser propriamente uns génios na gestão financeira.
Gerir um clube financeiramente não é algo particularmente complexo! As receitas relevantes são exógenas: prémios desportivos, tv, bilheteira e venda de jogadores. O custo principal é exógeno: salários...
Complexo é fazer entender os sócios e os accionistas que têm 2 opções extremas:
a) ou vivem sem risco e terão um orçamento em que se presume o não apuramento para a Champions e será perto da metade do que é o do slb 2021/22 e uns 3/4 do scp 2021/22...
b) ou vivem no risco e terão um orçamento em que se presume o apuramento para os oitavos da Champions e é próximo do actual...

• Like
Reações: hawkeyes

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,473
2,711

Mas já tivemos CFO com capacidade de pensar a sustentabilidade do clube.
Saíram todos.

• Like
Reações: Holy Dragon e Tails

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,464
12,905
Claro que o director financeiro não risca nada no clube.

Não se chega ao meio bilião de passivo, tendo feito centenas e centenas de milhões de euros em vendas nos últimos 18 anos, assim do nada..dá trabalho.

Mas já tivemos CFO com capacidade de pensar a sustentabilidade do clube.
Saíram todos.
Ora..