Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
Precisamos que pessoas próximas, se bem que a proximidade aos 80 anos, seja basicamente a familiar, transmitam aos adeptos que PdC está top!

Se um jogador se lesiona temos médicos a avaliar e a dar parecer. Nesta fase avançada da vida por alguma razão precisamos de mais testes médicos, quanto mais não seja para conduzir um automóvel! O discurso e a imagem de PdC não é a que estamos habituados. Enquanto PdC acompanhar os jogos é bom sinal, mas é um facto que se resguarda cada vez mais de eventos públicos ou exposição aos média televisivos.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,967
5,065
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Qualquer pessoas que tenha convivido com familiares com a idade de PDC sabe que obviamente as faculdades vão diminuindo.
É perfeitamente natural. O que já não é tão natural é esta ausência de co-liderança. E, a meu ver, os restantes administradores executivos da SAD não inspiram igualmente confiança.
Ninguém têm dúvidas que é esta evidente e cronológica debilidade de PDC que permitiu a ascensão do SLM.
Sem qualificar a actuação que teve o nosso clube precisava de um GM na linha do Antero, a quem fosse reconhecido como  voz do clube.
E, igualmente, porque ninguém é uma ilha, os contactos referências nos centros de poder, quer futebolístico puro quer ao nível das estruturas anexas ao futebol, tal como PDC, envelheceram, reformaram-se ou já não exercem poder. Logo, PDC ficou sem interlocutores privilegiados. E já não está em idade de, através de contactos directos, os granjear. 
Igualmente, permitam-me dizer que se devemos, e muito, a PDC o nosso clube se ter tornado primeiro um clube de expressão verdadeiramente nacional e, depois, europeia e mundial, penso que falhou, tal as direcções falharam, no cavalgar a onda e lograr expandir o clube. Adequando o dircurso ao nacional, cativando as novas gerações que sempre querem ser de quem ganha. Facilitando o ser portista.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
84,184
79,430
40
Se o antigo PdC indicasse um sucessor, não tenho dúvidas que o mesmo ganharia facilmente. E esse PdC inspirava-me toda a confiança. Já o actual se indicar alguém, é fugir dessa opção!
 

The_Boss

Bancada central
11 Junho 2017
1,407
135
Vamos deixar sair o brahimi a custo 0?? A SAD perdeu o seu poder negocial... O SC fez um milagre a epoca passada... É preciso sangue novo.. Não aceito perder o brahimi a custo 0... Marcano e reyes sairam a custo 0... agora é o brahimi e talvez o herrera (este acho que vai renovar)... Epa acordem!!!. Vi a noticia no jornal oJogo, a dizer que rejeitou o west ham e que pretende cumprir o seu contrato ate ao fim (2019) e da a ideia que ele pretende acabar o contrato e depois não renovar!!!
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
A capa do Jogo de hoje é ilucidativa. O registo, e bem dos feitos passados do nosso Presidente. Nota-se o frete ( do jornal) , mas também adivinha-se que as mudanças estão a chegar mais cedo que se previa! Esta preépoca é o reflexo. Acredito que a substituição de PdC esteja para muito em breve!
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,547
389
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto


De outro Mundo. A obra de Pinto da Costa no clube é inigualável e inquestionável. É o maior e melhor dirigente desportivo da história. A maior figura da nossa história.

Quem não reconhece o legado de Pinto da Costa incorre num erro grave. No entanto, esse mesmo legado, essa mesma obra, essa mesmo força são a maior evidencia do declínio da gestão de Pinto da Costa, são a maior evidencia de como o tempo, algo natural, passa sempre a factura.

Pinto da Costa é o maior "inimigo" do actual Pinto da Costa, pois Pinto da Costa demonstrou a maneira como se gere e lidera um clube e actualmente não vemos quase nada desse Pinto da Costa.

Que este seja o seu ultimo mandato, e não digo isto por não gostar de Pinto da Costa, digo exactamente por gostar imenso dele e por lhe estar grato por tudo. Quero que saia da melhor maneira possivel.
 

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,190
1,075
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
apocalypto disse:
Se o antigo PdC indicasse um sucessor, não tenho dúvidas que o mesmo ganharia facilmente. E esse PdC inspirava-me toda a confiança. Já o actual se indicar alguém, é fugir dessa opção!
Neste momento, com toda a gente que falo, só há um nome consensual e que inspira confiança: António Oliveira. É portista "doente", foi um grande jogador, foi um grande treinador do NGC, tem know how empresarial, cultivou-se e licenciou-se em direito, é transversalmente respeitado e não precisa do NGC para salário, poder, visibilidade... O mesmo disse várias vezes que nunca concorreria contra PdC.
Se o atual PdC indicasse o Oliveirinha, creio que todos poderíamos ficar descansados.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,747
14,162
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O tempo vai passando e o Oliveira já tem 66 anos (mais um que eu) e em 2020 terá 68 anos - o melhor dele (como o meu) já passou não há como fugir disto e quanto mais tarde pior. O Principe Carlos vai fazer 70 em Novembro e a mãe ainda lá anda e não se sabe quem morre 1º se a mãe ou o filho.
Ironizando mas aí vai;
O Alexandre já passou dos 50 está aí cada vez mais ativo mas cada vez menos sagaz (o que não me espanta conhecendo-o de rapaz) ou "melhor" cada vez mais esperto a meter jogadores no FCP que não valem um chavo. Espanta-me, ou não me espanta falando sério, quem lhe apara o jogo - enquanto der...
Mas alguém no seu perfeito juízo acredita que ele alguma vez sucederá ao pai? Só pode acreditar nisso quem nunca o ouviu falar.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Oliveira? Não, obrigado.

No tempo certo virão os candidatos. Tenho bem vistos Baía e Rui Moreira mas mais aparecerão quando for o momento.
 

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,190
1,075
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Devenish disse:
O tempo vai passando e o Oliveira já tem 66 anos (mais um que eu) e em 2020 terá 68 anos - o melhor dele (como o meu) já passou não há como fugir disto e quanto mais tarde pior. O Principe Carlos vai fazer 70 em Novembro e a mãe ainda lá anda e não se sabe quem morre 1º se a mãe ou o filho.
Ironizando mas aí vai;
O Alexandre já passou dos 50 está aí cada vez mais ativo mas cada vez menos sagaz (o que não me espanta conhecendo-o de rapaz) ou "melhor" cada vez mais esperto a meter jogadores no FCP que não valem um chavo. Espanta-me, ou não me espanta falando sério, quem lhe apara o jogo - enquanto der...
Mas alguém no seu perfeito juízo acredita que ele alguma vez sucederá ao pai? Só pode acreditar nisso quem nunca o ouviu falar.
:) o melhor já passou?!? Nem pensar!! O melhor é estar vivo e ter saúde, estar rodeado da família e amigos, e ter algum no bolso para "cigarros e bilhar". O Oliveira vai muito a tempo e é (será) absolutamente necessário para fazer, pelo menos, 1 ou 2 mandatos, para que o NGC se adapte à ausência de uma figura tão emblemática como a PdC. Quanto ao xandinho, já que o conhece, pergunto: não estará o rapaz permanente f#$$%# com o facto do pai gostar mais do clube do que dele? ... desculpe, estou a ser muito maldoso.

 

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,190
1,075
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Flanders disse:
Oliveira? Não, obrigado.

No tempo certo virão os candidatos. Tenho bem vistos Baía e Rui Moreira mas mais aparecerão quando for o momento.
Rui Moreira, certamente que sim, seria uma fantástica hipótese. Portista, empresário, gestor, influência económica e política. Não desdenharia.

Vitor Baía, fantástica figura. Alto, bonito e bem falante. No resto, francamente não sei.

Por falar em Vitor, lembrei-me agora do Vitor Hugo, que já foi meu vizinho de cadeira no Dragão, que me parece um tipo impecável, grande portista, grandíssimo jogador e que, creio, já está na estrutura.
 

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,190
1,075
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
socrates disse:
não há problema eu posso ser o futuro presidente do NGC
Um presidente Sócrates seria sempre algo de muito interessante, sem dúvida!

PS: ao escrever pensei no filósofo e no grande jogador brasileiro (médico, humanista); depois de escrever lembrei-me do outro Sócrates, o beirão. Porra, um presidente desse tipo Não!!!!
 

socrates

Bancada central
11 Setembro 2017
2,393
1,261
pois é....bem obervado.... a avaliar pelo que sucedeu na república portuguesa.

mas sonhar não custa
 

socrates

Bancada central
11 Setembro 2017
2,393
1,261
Porto sentido

por acaso o meu jogador de futebol preferido é o socrates ...que saudades do mundial de  1982
 

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,125
1,831
Devenish disse:
O tempo vai passando e o Oliveira já tem 66 anos (mais um que eu) e em 2020 terá 68 anos - o melhor dele (como o meu) já passou não há como fugir disto e quanto mais tarde pior. O Principe Carlos vai fazer 70 em Novembro e a mãe ainda lá anda e não se sabe quem morre 1º se a mãe ou o filho.
Ironizando mas aí vai;
O Alexandre já passou dos 50 está aí cada vez mais ativo mas cada vez menos sagaz (o que não me espanta conhecendo-o de rapaz) ou "melhor" cada vez mais esperto a meter jogadores no FCP que não valem um chavo. Espanta-me, ou não me espanta falando sério, quem lhe apara o jogo - enquanto der...
Mas alguém no seu perfeito juízo acredita que ele alguma vez sucederá ao pai? Só pode acreditar nisso quem nunca o ouviu falar.
Se tivermos um cenário, idêntico ao do Sporting, com uma dezena de candidatos e se um deles for o APdC com o apoio do pai, não duvides que tem boas hipóteses de lhe suceder.
 

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,157
565
De facto peço desculpa pelo engano, pois atribui mais 10 anos ao nosso presidente.
Gostava também de esclarecer que realmente acho que já não tem condições para estar à frente da SAD, mas, na minha opinião, poderá é deverá continuar à frente do clube.
Parece-me que a solução mais interessante seria a de ele continuar como presidente do clube e designar um gestor profissional de elevado currículo para CEO da SAD. Com isso, conseguia que o clube continuasse a ser o garante da SAD e profissionalizava a administração de uma empresa que gere milhões.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,747
14,162
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
RuiDias disse:
De facto peço desculpa pelo engano, pois atribui mais 10 anos ao nosso presidente.
Gostava também de esclarecer que realmente acho que já não tem condições para estar à frente da SAD, mas, na minha opinião, poderá é deverá continuar à frente do clube.
Parece-me que a solução mais interessante seria a de ele continuar como presidente do clube e designar um gestor profissional de elevado currículo para CEO da SAD. Com isso, conseguia que o clube continuasse a ser o garante da SAD e profissionalizava a administração de uma empresa que gere milhões.
Essa ideia é idealista e não realista. Um gestor profissional BOM que percebesse de futebol nunca aceitaria ser yes men. Por exemplo António Oliveira nunca seria yes men, Rui Moreira (que segundo ele diz está no último mandato da CMP) nunca seria um yes men. Quem te resta?! Seguramente mais uns 3 capazes mas também nunca yes men. Quem aceitaria Janko, Ewerton (isto falando do recente) a não ser PdC e pelas razões que creio todos sabemos. SC recusou, falou, porque tem estatuto - foi campeão. Se não tivesse sido tinha saído pela porta das traseiras num instante. Vejamos as coisas de forma fria e consciente (aqui a gratidão não ajuda a ser assertivo) as coisas andam muito mal e não vão melhorar ou mudar de rumo até que haja um fim de mandato. A capa de hoje do Jogo teve um motiv; lançar poeira para os olhos de uma extrema maioria (é assim em todos os clubes) que não "pensa"(força de expressão) o que não quer dizer que sejam burros mas que só "chegam lá" com desastres consecutivos e em vários anos seguidos. Esteve para acontecer, felizmente não aconteceu porque aqui a emoção é superior à razão e também estive nessa, mas os erros, a má gestão (ou pior coisa ainda) continua e tapa-se um buraco aqui e acolá não para disfarçar mas para se poderem manter. Na minha opinião já deu o que tinha a dar mas não creio que abandone a não ser que por motivos de saúde extrema tenha que o fazer. Longos mandatos de décadas seguidas têm sempre esta ideia; SOU INSUBSTITUÍVEL - não o diz mas pensa.
 
4 Abril 2007
2,911
263
Tendo em conta que este deve ser mesmo o último mandato de Pinto da Costa, há que perspectivar desde já candidatos.

Vejo Rui Moreira muito ventilado, mas como presidente do FCPorto não me agradaria nada. Para mim terá de ser alguém que conheça o Clube e o futebol por dentro.
A escolha de Rui Moreira acabaria por ser na prática uma fotocópia perfeita da actual versão de Pinto da Costa - alguém com uma imagem regionalista marcada e respeitada externamente, mas alheada da gestão desportiva e do futebol do dia-a-dia.

O António Oliveira tem vários dos ingredientes necessários, mas deixa-me na dúvida devido ao perfil psicológico. Pouco estável, pouco jogo de cintura.

Espero que surjam novos nomes em breve, porque ainda nenhum dos habituais presidenciáveis serve, a meu ver, o que precisamos.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
84,184
79,430
40
O Rui Moreira seria uma excelente escolha, mas teria de ter um braço direito que soubesse tudo sobre o futebol e bastidores. Quem? Não sei.