Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,935
30,293
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Philipp disse:
Eu acho que o Joel Cleto já falou disso da fundação e mostrou que o clube foi mesmo fundado em 1893.

A questão da data de fundação passar para 1906 partiu de um historiador que defendia também que o Benfica nada tinha a ver com o regime do Estado Novo, por isso...
conheço pessoalmente o joel cleto. Meu caro a questão da data de fundaçao vem desde o dia da assembleia que mudou a data. O Mike Walsh diz o mesmo que eu digo e ele sabe bem mais sobre o clube que eu.
nuno queiros disse:
Muito stress logo no primeiro dia do ano...calma. Eu estava a brincar por teres escrito 1906 que é data da fundação do sporting, o benfica diz que foi em 1904 acho eu.

Mas já que tocas no assunto, em história tentamos não opinar sobre os factos mas somente interpretá-los. Dizes que não há nenhuma pista que ligue o clube de 1893 ao de 1906, mas não cabe ao historiador andar à procura dessa pista, cabe sim ao historiador procurar saber se existe alguma pista que diga que não há ligação...parece a mesma coisa mas não é.

Por isso pergunto eu, há alguma prova que não seja o mesmo clube? Se não há (pode haver um dia mais tarde) então o facto que temos neste momento é uma folha de um jornal onde diz que em 28 de setembro de 1893 se fundou na cidade do Porto o Football Club do Porto, texto esse que indica que o clube se fundou dias antes, mas na impossibilidade de saber esse dia, fica para a história o 28 de setembro.

Como podes ver, sei perfeitamente a história do clube como sei de outras coisas, pois sempre foi uma área que me interessou...até sou fã de uma máxima que diz, "para saberes o futuro, compreende o passado."
quanto ao carnide tens razao, dizem em 1904 o que é falso. Mas falsearam muito mal aquilo.

Estás errado, um historiador tem que provar que existe ligaçoes entre a e b. Se nao existe prova (pelo menos até agora) entao A nao tem ligaçao a B. É assim que funciona, através de factos.

O que é certo é que existe jornais que dizem que existiu um clube em 1893 que durou até 1894.

Os estatutos do clube desde a fundaçao até a mudança, dizem que o clube foi fundado em 1906. Na campa de , José Monteiro da Costa está lá escrito como fundador do Porto. Em lado algum (que se saiba) existe uma ligação ao clube fundado em 1893. Tudo o que se fala é suposições. Como aqui disse, até me mostraremprovas reais e nao fabricadas (como no carnide), da ligação dos 2 clubes, continuarei a apontar 1906 como ano da fundaçao.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Regod disse:
conheço pessoalmente o joel cleto. Meu caro a questão da data de fundaçao vem desde o dia da assembleia que mudou a data. O Mike Walsh diz o mesmo que eu digo e ele sabe bem mais sobre o clube que eu.
Eu também o conheço pessoalmente. O que eu estava a dizer é que me lembro de ver um programa no Porto Canal onde ele abordava as origens do FC Porto. O Joel Cleto é um historiador respeitado. Não se ia meter nisso se não fosse verdade.

Eu sei que foi numa assembleia que mudaram a data de fundação mas isso não mostra que a data de fundação anterior é que estava certa. A mudança verificou-se, segundo sei, porque descobriram testemunhos que levavam a data de fundação para 1893.

Aliás, se a data de fundação fosse mesmo 1906 ou se essa hipótese fosse muito plausível concerteza que a imprensa de Lisboa não ia ficar calada. E a verdade é que nos ultimos largos anos não de houve falar muito nisso. O momento em que se falou mais foi justamente aquele em que um historiador deu uma entrevista a um jornal em que disse que a data de fundação do FC Porto não era a de 1893 e onde também negou as ligações do Benfica ao antigo regime.

Logo por ai se vê o intuito deles. O Benfica sempre teve a ambição de ser o mais antigo clube dos 3 grandes.

naraujo

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,953
1,904
Conquistas
5
47
Vila Nova de Gaia
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González
  • Deco
devil may cry disse:
Alguém me sabe dizer se o projeto de centro de formação já iniciou?
Entretanto os encornados devem avançar com o centro de alto rendimento, uma rádio e um hotel na baixa de Lisboa...
A antiga sede nos aliados não o dar origem a um hotel temático sobre o nosso clube? Quem vai explorar?

Por muito que me custe, estamos a ser ultrapassados e não vejo capacidade para responder. Mais 3 anos e pico de inépcia e falta de iniciativa em prole do clube vão-nos atrasar defenitivamente...
Urge MUDAR

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,317
5,798
Conquistas
16
  • Jorge Costa
https://s29.postimg.org/7jriig4zb/Sem_T_tulo.png

Presidente, viu ontem? 28 mil nas bancadas! Orgulho-me por ser portista e ver aquela mole humana para ver apenas um treino. Só um treino. Espero que tenha sentido o orgulho que eu senti e que tenha metido a mão na consciência, e pensado no que anda a fazer. As pessoas merecem respeito e consideração da sua parte.

Faça o seu trabalho de forma honesta, séria e competente. Trate o Clube como ele merece, não como um entreposto e placa giratória de jogadores de valor duvidoso para fazer dinheiro à custa de comissões, não só para si, como para os seus familiares e amigos. Não lhe peço nada mais que isso.

Apenas Honestidade e Competência!

E FORÇA PORTO! Vamos ter de ser muito fortes se quisermos ser campeões.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,615
27,987
Gaia
naraujo disse:
Entretanto os encornados devem avançar com o centro de alto rendimento, uma rádio e um hotel na baixa de Lisboa...
A antiga sede nos aliados não o dar origem a um hotel temático sobre o nosso clube? Quem vai explorar?

Por muito que me custe, estamos a ser ultrapassados e não vejo capacidade para responder. Mais 3 anos e pico de inépcia e falta de iniciativa em prole do clube vão-nos atrasar defenitivamente...
Urge MUDAR
---------------------------------

A inteligencia comercial da Direção é tanta que até venderam a antiga sede do FCP na baixa, à beira da camara, ao que dizem vai ser um Hotel, só falta fazerem um hotel temático para os benfiquistas do norte.

Estamos a ser comidos e ultrapassados à força toda.

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
17,157
24,539
Conquistas
8
37
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
grandeporto disse:

A inteligencia comercial da Direção é tanta que até venderam a antiga sede do FCP na baixa, à beira da camara, ao que dizem vai ser um Hotel, só falta fazerem um hotem temático para os benfiquistas do norte.

Vou só relembrar que 79% votou nesta direção.

De quem é a culpa realmente?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,944
12,176
grandeporto disse:

A inteligencia comercial da Direção é tanta que até venderam a antiga sede do FCP na baixa, à beira da camara, ao que dizem vai ser um Hotel, só falta fazerem um hotem temático para os benfiquistas do norte.

Não venderam, julgo eu.

Querem dar à concessão por 50 anos.

Se os vermelhos pagarem melhor, quem sabe.

P.S.: Enquanto a maioria dos sócios pensar que estamos numa fase "menos boa", nada a fazer.

Azul

Tribuna Presidencial
3 Dezembro 2013
13,935
44
grandeporto disse:

A inteligencia comercial da Direção é tanta que até venderam a antiga sede do FCP na baixa, à beira da camara, ao que dizem vai ser um Hotel, só falta fazerem um hotel temático para os benfiquistas do norte.

Dá uma vista de olhos na capa do nojo, vão avançar com o o hotel, não sei.....;)

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
naraujo disse:

Urge MUDAR
Se for para a SAD investir que seja no futebol. Para que queremos ter uma radio? Para ainda haver menos possibilidade de oposição? Que se melhore as infraestruturas que são nossas, que se equilibre as finanças e assim se invista na equipa.

O resto pouco mais é que folclore para se fazer propaganda.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,935
30,293
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Philipp disse:
Eu também o conheço pessoalmente. O que eu estava a dizer é que me lembro de ver um programa no Porto Canal onde ele abordava as origens do FC Porto. O Joel Cleto é um historiador respeitado. Não se ia meter nisso se não fosse verdade.

Eu sei que foi numa assembleia que mudaram a data de fundação mas isso não mostra que a data de fundação anterior é que estava certa. A mudança verificou-se, segundo sei, porque descobriram testemunhos que levavam a data de fundação para 1893.

Aliás, se a data de fundação fosse mesmo 1906 ou se essa hipótese fosse muito plausível concerteza que a imprensa de Lisboa não ia ficar calada. E a verdade é que nos ultimos largos anos não de houve falar muito nisso. O momento em que se falou mais foi justamente aquele em que um historiador deu uma entrevista a um jornal em que disse que a data de fundação do FC Porto não era a de 1893 e onde também negou as ligações do Benfica ao antigo regime.

Logo por ai se vê o intuito deles. O Benfica sempre teve a ambição de ser o mais antigo clube dos 3 grandes.
Ora bem se todas as anteriores, todos os registos desde que existe o F. C. Porto dizem quea fundaçao foi em 1906, é porque foi em 1906.

Não se houve falar da imprensa lisboeta porque quer o carnide quer os calimeros falsificaram as datas de fundação.

O caso do carnide é escandaloso

nuno queiros disse:
Há muito portista que ainda não visitou o Museu...mas para criticar no forum estão na primeira linha.
Quais documentos? aqueles jornais?

Se o mike walsh passar aqui pode explicar bem melhor que eu. HAvia um tópico onde era explicado o porque que factualmente 1906 é a data de fundaçao e nao em 1893.

Mike_Walsh disse:
Não há uma única prova de que o nosso FC Porto tenha sido fundado em 1983. Uma única.
E não há uma única prova de que o FC Porto fundado em 1893 tenha alguma ligação ao nosso FC Porto. Nem uma.
Tudo não passou, no fundo, de uma invenção do pianista do Topo Gigio (que por acaso era benfiquista) para ganhar dinheiro, aproveitada por Pinto da Costa para tornar o Porto o clube mais antigo. Não por acaso, a Assembleia-Geral em que isso foi discutido foi das mais polémicas da história do clube e havia mesmo muita gente contra a nova data.
Mas enfim, como a História é uma ciência dinâmica, pode ser que um dia apareça ao menos um indício que seja a ligar o efémero FC Porto de 1893 ao nosso FC Porto. Até lá, vou continuar na minha, até porque não gosto de mentiras e não acho que o FC Porto seja maior ou menor por ser mais antigo.
Eu sei que no Benfica foi ainda mais grave, pois alteraram a data da fundação e o fundador com recurso a falsificação de actas e tudo. Mas isso não me serve de consolo - os problemas dos outros é lá com eles.

nao sou o unico.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,935
30,293
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
grandeporto disse:

comidos onde?

fazer um hotel para que se lisboa ja ultrapassou o limite que devia ter?

rádio para propaganda?

centro de alto rendimento para?

Parece me que isto seja para lavar dinheiro, ou entao mas decisoes com o dinheiro (pouco) que tem.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Vocês fazem cada filme, até com a data da fundação implicam.

Se o clube fundado em 1893 não tem nada a ver com o de 1906, porque carga de água tem o mesmo nome?? Não me digam que era o único disponível? Havia o Sport Clube do Porto, havia então o tal Football Club do Porto, podiam ter chamado a esse clube em 1906 Académico do Porto (que surgiria em 1911), Desportivo do Porto, Porto Futebol Clube, Sporting do Porto, sei lá, tanto nome...mas não, tinha que ser Football Club do Porto!!

Mas quanto a mim, é para o lado que durmo melhor, até podia ter sido fundado em 1500 pelo Vasco da Gama ou em 1975 pelo Mário Soares que eu gostava na mesma do clube.

Agora querer apagar provas, com a premissa que nada liga um assunto ao outro é do mais absurdo que pode existir. Respeito as vossas opiniões mas nada me impede de as criticar.

Contudo, continua por responder a pergunta base para quem quer entender a história, "Existe alguma prova que separe o clube de 1893 do de 1906?" Se houver que alguém as apresente, pois a história é flexível, sempre que houver provas a mesma muda.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,615
27,987
Gaia
Regod disse:
comidos onde?

fazer um hotel para que se lisboa ja ultrapassou o limite que devia ter?

rádio para propaganda?

centro de alto rendimento para?

Parece me que isto seja para lavar dinheiro, ou entao mas decisoes com o dinheiro (pouco) que tem.
------------------------------------

Há dez anos eles não tinham o centro de estagio, o centro de treino desportivo, o tal Lab/doping, a cantina para os jovens da formaçao, o Hotel para as equipas, museu, a bafiq tv, e conseguiram filmar os proprios jogos.

Nós andamos sempre a reboque. O centro de alto de rendimento e o Hotel será mais uma farpa nos nossos dirigentes

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,944
12,176
Um hotel temático, em parceria com um grupo hoteleiro de referência, seria espectacular e tenho poucas dúvidas que seria um sucesso. Mas nunca o clube a gerir directamente,não tem conhecimento para um negócio tão especifico.

Quanto ao centro de formação ou de alto rendimento, já nem vale a pena comentar porque até já é uma necessidade.

E temos milhões para comissões, e não temos 2/3Milhões para um centro de Formação???
Brincadeira..

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,935
30,293
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
nuno queiros disse:
Vocês fazem cada filme, até com a data da fundação implicam.

Se o clube fundado em 1893 não tem nada a ver com o de 1906, porque carga de água tem o mesmo nome?? Não me digam que era o único disponível? Havia o Sport Clube do Porto, havia então o tal Football Club do Porto, podiam ter chamado a esse clube em 1906 Académico do Porto (que surgiria em 1911), Desportivo do Porto, Porto Futebol Clube, Sporting do Porto, sei lá, tanto nome...mas não, tinha que ser Football Club do Porto!!

Mas quanto a mim, é para o lado que durmo melhor, até podia ter sido fundado em 1500 pelo Vasco da Gama ou em 1975 pelo Mário Soares que eu gostava na mesma do clube.

Agora querer apagar provas, com a premissa que nada liga um assunto ao outro é do mais absurdo que pode existir. Respeito as vossas opiniões mas nada me impede de as criticar.

Contudo, continua por responder a pergunta base para quem quer entender a história, "Existe alguma prova que separe o clube de 1893 do de 1906?" Se houver que alguém as apresente, pois a história é flexível, sempre que houver provas a mesma muda.
apagar quais provas?

repara existe várias pessoas com o mesmo nome, sao todos a mesma pessoa?

Existe uma maneira de gostar do clube e nao ser carneiro e a outra de ser carneiro.

grandeporto disse:
------------------------------------

Há dez anos eles não tinham o centro de estagio, o centro de treino desportivo, o tal Lab/doping, a cantina para os jovens da formaçao, o Hotel para as equipas, museu, a bafiq tv, e conseguiram filmar os proprios jogos.

Nós andamos sempre a reboque. O centro de alto de rendimento e o Hotel será mais uma farpa nos nossos dirigentes
Uma coisa é centro de estágio com instalações para as equipas de futebol, concordo em absoluto. Outra é filmar os proprios jogos que nao dá lucro, por isso nao ves mais nenhum clube faze lo e eles venderam os direitos a nos.

O hotel e centro de rendimentos  parece me lavagem de dinheiro.

Existe hoteis em lisboa sem clientes, mas mantem-se abertos sem ninguem saber porque.

Meter mais hoteis em cidades que ja tem hoteis em demasia é um erro. Alias como é um erro apostar no turismo como a unica fonte de rendimento.

Espero que o clube nao se meta em hoteis e centros de rendimentos.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
o mais importante não são centros de estágio, centros de rendimento, cantinas, hoteis, rádios, tvs, labs, museus, etc etc, o mais importante e crucial são as pessoas.. As PESSOAS.. quem tiver as pessoas mais competentes, vence.